Em um mundo cada vez mais globalizado, conectado e dinâmico, a tecnologia tem sido a base para novas ideias que nos trazem facilidade e agilidade, transformando a forma como nosso mundo funciona. Assim, dentro da área de Arquitetura, API e Microservices, nesta edição o TDC oferece as trilhas de Liderança Técnica; API; Arquitetura .NET; Arquitetura Java; Design de Código e XP; e Microservices.
A próxima edição do TDC será a edição Connections, o papel da tecnologia na construção do amanhã de 22 a 24 de Março
Serão 30 trilhas PREMIUM e 9 trilhas COMMUNITY para acelerar a sua carreira na direção que você escolher! Conheça as 7 trilhas de ARQUITETURA , API E MICROSERVICES no TDC e programe-se para participar e aproveitar ao máximo as palestras, debates, networking e muito mais. Além das trilhas ARQUITETURA , API E MICROSERVICES tem muitas outras áreas, confira todas as trilhas:
Alcançar uma liderança inspiradora é desafio da maior parte dos líderes contemporâneos e a principal responsável por impactar no desenvolvimento de times técnicos. A transformação digital trouxe ainda mais desafios na formação, gestão e liderança de times de alta performance. Encarar estes desafios com maestria influencia diretamente na criação de produtos e serviços inovadores e disruptivos e contribui ativamente para o crescimento dos negócios das empresas. Nesta trilha líderes de diversas senioridades e contextos compartilharão cases, aprendizados e estratégias para liderar frente ao contexto atual.
Conectando pessoas e tecnologias diferentes. A diversidade de linguagens de programação e tecnologias que podem ser utilizadas para criar uma aplicação é enorme. Cada uma delas pode trazer vantagens distintas de acordo com o tipo de aplicação que você deseja construir. Ainda assim, dentre essas possibilidades, você, como pessoa desenvolvedora, consegue fazer diferentes sistemas se comunicarem, independente da tecnologia, utilizando as APIs. As APIs estão no centro das Estratégias Digitais das empresas, as transformações se fazem de forma contínua e rápida, prover APIs é a melhor maneira de unir Negócios, Tecnologia e Cliente. Vamos discutir na trilha importantes pontos do momento e que estão por vir no Gerenciamento Full Lifecycle de APIs. Estejam conectadas nas novidades das APIs em tempos de transformações contínuas.
O Java morreu! O Java é lento! Outras linguagens são melhores que Java!" Você provavelmente já escutou isso em algum lugar. Mas será mesmo? Será que arquiteturas complexas e modernas não usam mais Java? Quando falamos de Java, estamos falando de todo um ecossistema ao redor utilizado por múltiplas linguagens que estão em alta no mercado. Hoje em dia tecnologias como Clojure, Scala e Kotlin tem em comum o uso da plataforma Java e sem contar o surgimento de frameworks leves e performáticos. Vamos abordar cases e novidades da plataforma Java e arquiteturas construídas em cima desse ecossistema. Entender porque os profissionais estão planejando e construindo usando esta stack que é utilizada por milhares empresas ainda hoje.
Saber desenhar um código melhor te torna um melhor profissional. Nessa trilha, vamos oferecer ferramentas para que desenvolvedores e analistas melhorem sua capacidade de decisão de qual código é o melhor para cada tipo de situação além de discussões sobre princípios, valores e práticas que apoiam os times no dia-a-dia. Nesse ambiente de mudanças intensas em que vivemos há algo que tem se mantido intacto: não importa a linguagem, paradigma, ou o padrão a ser utilizado, na hora de escrever o código devemos escrevê-lo com qualidade. Fazemos isso por que temos a convicção de que escrever código de qualidade é um diferencial estratégico para nossos projetos. Saber pensar sobre o design do código e agilidade irá fazer a diferença em capacitar você como profissional capaz de desenvolver com qualidade independente de tecnologia ou framework. Venha participar e traga sua experiência de problemas e de soluções que reforcem o quanto é importante pensar em planejar seu código para maior facilidade de leitura, entendimento, eficiência e manutenção.
Após anos do termo ser cunhado como Arquitetura de Microserviços e termos um hype de aprendizado e inovação, podemos hoje ter uma ideia melhor do que funciona e o que não funciona. Também aprendemos sobre quando é recomendado usar, onde é bom evitar e quais os erros e acertos deste conceito de arquitetura que inovou o mundo de desenvolvimento. Mas não se engane, apesar de termos alguns anos desde sua introdução, ainda há muitas coisas novas a se aprender e é isso que propomos nessa trilha. A idéia é mostrar um pouco de tudo: novidades, acertos, falhas e principalmente os aprendizados em meio a essa jornada. Bora lá?!
Sexta-Feira 13 - Parte 3031: JSON Vive
Otávio Santana
Design de API - Como deixar desenvolvedores felizes ao usar
uma API criada por você?
Adeildo Neto
The Microservices Smackdown: Data
Andres Almiray
"Em um mundo on demand, cada escolha arquitetural precisa ser muito bem projetada e codificada, para que alcançe o objetivo desejado, não apenas em tecnologia mas também no contexto de negócio, exigindo ao arquiteto de software um papel muito além do técnico. A arquitetura de uma aplicação pode estar diretamente ligada ao sucesso ou ao fracasso da ideia por trás da tecnologia. Adotar uma arquitetura que impulsione o crescimento sustentável do seu negócio nunca foi tão vital quanto nos nossos dias. Vamos mergulhar em desafios complexos no contexto de arquitetura de software, por meio de cases reais, abordagens e estratégias para levar o seu software para o próximo nível."
Se você gosta muito e participa de uma comunidade e já pensou em ajudar a organizar uma trilha no evento, então a hora é agora!
O Call4Papers é o processo através do qual você pode submeter propostas de palestras!