Governança, Desenvolvimento e Operações - Conheça o ciclo de vida de uma aplicação


TBD

Público Alvo

Gerentes, Coordenadores, Desenvolvedores, Arquitetos, Testers

Macro-temas

Governança, Métricas, Dashboards, Controle de Versão, Issue Tracking, Automação de Build, Operações


Horário Palestra Lado B
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Primeiros Passos em ALM: implantando um ambiente de ALM em uma semana
Vinicius Senger
11:10 às 12:00 Software time, quando o PMBOK não ajuda
Moacyr Cardoso de Mello Filho
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Painel: Repositório Distribuído (GIT, Mercurial) ou Centralizado (Subversion, TFS)? Para onde eu vou?
Diego de Oliveira / Bruno Borges / José Papo (Microsoft)
14:10 às 15:00 Implantando Continuous Deployment no seu projeto usando ferramentas open source
Fabiane Bizinella Nardon
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Melhorando a Colaboração entre testers e desenvolvedores ? Dicas e Práticas
José Papo (Microsoft)
Juntando paradigmas com Ioke
Rafael Felix
16:40 às 17:30 Arquitetura Evolucionária faz sentido?
Leandro Daniel
Traga seus bancos de dados para dentro do ALM
Igor Abade
DEVOPS - Mantenha seus amigos perto e os Desenvolvedores mais perto ainda
Slede Poma
17:40 às 18:30 Vantagens e meios de convencer o negócio a substituir o mindset 'projeto' pelo mindset 'produto'
Claudio Kerber
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um Combinado do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Vinicius Senger

Vinicius Senger


Diretor técnico e fundador da Globalcode. Atua há mais de 14 anos com desenvolvimento de softwares para o mercado financeiro, incluído mentoring e arquitetura de projetos Java EE.

Atualmente desenvolve pesquisas e treinamentos, ministra cursos para a tecnologia Java™ e também para formação de instrutores. Palestrante em diversos eventos nacionais e também no JavaOne - Maior evento Java™ dos EUA.



Claudio Kerber

Claudio Kerber


Claudio Br é formado em Marketing, mas ele foi estudar essa área depois de quebrar a cara lançando produtos de TI cheios de boas intenções e tecnologia, mas sem visão de mercado. Atualmente atua como Agile Business Analyst no braço digital do Grupo RBS aplicando conceitos de lean software development no dia a dia sem dispensar um bom kanban.

Acredita fortemente no potencial de inovação dos desenvolvedores e busca meios de transformar esse potencial em produtos de sucesso. Sua missão é se divertir e entregar software no processo.



Diego de Oliveira

Diego de Oliveira


Bacharel em Sistemas de Informação com mais de oito anos atuando como analista de sistemas, hoje coordenador de sistemas do IBOPE. Nas empresas que passei fui vertente de mudança, dentre elas, aplicação de Scrum, atuando como ScrumMaster, migração do CVS para o Mercurial, design e implementação de sistemas OLAP, desktop, web e embarcados.



Bruno Borges

Bruno Borges


Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android.

Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.



José Papo

José Papo


José Papo é mestre em engenharia da computação pelo IPT. Atua como especialista técnico em ferramentas de desenvolvimento e ALM da Microsoft e como professor de pós-graduação na Universidade PUC-SP. Seu blog ( http://josepaulopapo.blogspot.com ) trata sobre assuntos de engenharia de software, ferramentas, Application Lifecycle Management, linguagens de programação, frameworks e métodos ágeis. Suas disciplinas acadêmicas abordam métodos e práticas ágeis, arquitetura de software, testes e design emergente.



Fabiane Bizinella Nardon

Fabiane Bizinella Nardon


Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e Doutora em Sistemas Eletrônicos pela USP.

Atuou em diversas instituições e projetos de larga escala e grande impacto social, como o Sistema SIGA-Saúde, vencedor do Duke's Choice Award'2005.

Foi escolhida Java Champion pela Sun Microsystems. É líder da JavaTools, comunidade com 800+ projetos open source.

É fundadora da ToolsCloud, que oferece ambiente de desenvolvimento ágil na Nuvem.

Atualmente é arquiteta chefe do Projeto Digital do Grupo RBS.



Leandro Daniel

Leandro Daniel


Músico amador, casado, pai e desenvolvedor de software.

Por não ter o talento suficiente e nem sorte como músico, tentou a área de TI por influência do pai (talvez o maior usuário final entusiasta de tecnologia que já tenha conhecido). Se envolveu com desenvolvimento de software em 1998 e se apaixonou pela área de TI.

Recém-formado, saiu de Minas Geras e veio tentar a vida em São Paulo, onde mora desde 2002. Além de receber por e-mail, quase que semanalmente, uma piada sobre mineiros, teve a oportunidade de trabalhar em projetos desafiadores.

Trabalha há 8 anos na Emphasys, empresa que lhe deu abertura para fazer (experimentar/aprender) tudo que desejou no desenvolvimento de software. Atualmente, faz parte da Célula de Inovação, em conjunto com diretores da empresa.

No início de 2009 realizou uma vontade antiga e começou a escrever artigos para a revista .net Magazine, onde procura contribuir com experiências vividas em projetos e boas práticas de desenvolvimento de software. Em 2010 se tornou Editor Técnico da mesma revista e passou a escrever também para a Easy .net Magazine.

Recentemente, começou a mexer com cinema de animação, fazendo alguns filminhos de stop motion. Está tentando juntar isso com a música e em breve com TI. Pode ser encontrado no Twitter em @leandronet.



Igor Abade V. Leite

Igor Abade V. Leite


Igor Abade V. Leite (igoravl@mvps.org) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM e palestrante em diversos eventos Microsoft (TechEd Brasil, Microsoft Community Days, VSTS Rocks Day, dentre outros), além de autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3. Nas horas vagas adora curtir sua esposa Sabrina e seus filhos Heitor e Álvaro. Visite seu blog sobre VS ALM em http://igoravl.wordpress.com e siga-o no Twitter @igorabade



QUARTA - 06 de Julho

QUINTA - 07 de Julho

SEXTA - 08 de Julho

SÁBADO - 09 de Julho

DOMINGO - 10 de Julho

Coordenação

Fabiane Nardon ToolsCloud
André Dias Lambda3

Data e Local

Sexta, 8 de julho de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP


Exibir mapa ampliado