Desenvolvedores em movimento!


O uso de aplicações móveis vem crescendo rapidamente e um grande mercado de oportunidades está se abrindo para os desenvolvedores. As plataformas são diversas e todas possuem seus pontos positivos e negativas.

Venha participar da trilha Mobile e assim comparar as principais plataformas disponíveis no mercado através de experientes profissionais que irão contribuir muito para a sua caminhada nesse mundo móvel.


Horário Palestra Lado B
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Arquitetura e Android: Será que realmente importa?
Marcos Paulo Souza Damasceno
11:10 às 12:00 Construindo Aplicativos Android de Alto Desempenho
Bruno Oliveira (Google)
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Construindo seu Aplicativo Android desde o Início Usando MOTODEV Studio
Julia Perdigueiro / Guilherme Frenhani
14:10 às 15:00 Melhores Práticas para Interfaces de Usuário
Tim Bray (Google)
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Desenvolvendo Jogos para Android
Daniel Galpin (Google)
Conhecendo Scala
Paulo Renato Campos de Siqueira (JCranky)
16:40 às 17:30 Comunicação Entre Aplicações
Eloi Júnior
Visão Geral do SDK e Últimas Novidades
Bruno Oliveira (Google)
17:40 às 18:30 Integrando sua aplicação com as redes sociais: OAuth, Webservices, JSON e tudo mais!
Neto Marin
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um Combinado do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração




Marcos Paulo Souza Damasceno

Marcos Paulo Souza Damasceno


Desenvolvedor Java a 2 anos, já trabalhou com diversos frameworks web em vários projetos diferente e atualmente trabalha com Mobile. Formado em Desenvolvimento De Software pelo IFCE, já trabalhou em projetos grandes para o Governo Do Ceará, Bradesco, Votorantim e Saraiva. Adquiriu boa experiência no Android ao desenvolver um aplicativo de TEM para a empresa Navita.



Bruno Oliveira

Bruno Oliveira


Bruno é engenheiro de Developer Relations nas equipes de Android e Orkut do Google. Baseado em São Paulo, Brasil, ele trabalha com os desenvolvedores para aumentar e fortalecer a comunidade de desenvolvedores ao redor das tecnologias o Google, com ênfase especial em aumentar o envolvimento de desenvolvedores brasileiros e ajudá-los a criar aplicativos de alta qualidade e de grande sucesso tanto no Android quanto no Orkut.



Tim Bray

Tim Bray


Tim Bray é um desenvolvedor de software que também fundou duas empresas e já escreveu mais de um milhão de palavras no seu blog. Atualmente, ele trabalha no Google como Developer Advocate do Android. Você pode ler mais sobre ele aqui.



Daniel Galpin

Daniel Galpin


Dan Galpin é Developer Advocate para a equipe Android do Google focaliza seus esforços em jogos e OpenGL, o que significa que ele trabalha tanto com o ambiente Dalvik quanto com o NDK. Antes de se juntar ao Google, Dan já trabalha extensivamente com Android; ele desenvolveu várias aplicações de mídia, um vídeo de tutorial, e foi o revisor técnico de um livro famoso sobre o sistema. Ele passou os últimos dez anos trabalhando em tecnologias móveis, envolvendo-se em quase todas as camadas de software para telefonia.



Eloi Júnior

Eloi Júnior


Fundador, diretor e desenvolvedor da Runze Tecnologia. Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade de Imperatriz (FACIMP). Palestrante em diversos eventos técnicos pelo país, entre eles, FISL em Porto Alegre-RS, M3DDLA em Goiânia-GO, WebMobile Tech Week em São Paulo-SP e BelJungle em Belém-PA, tratando sempre de algum tema relacionado ao desenvolvimento de software para sistemas mobile e embarcado. Também já escreveu artigos técnicos sobre Java ME para a revista WebMobile do DevMedia Group. Criador da aplicação Copa2010 hospedada no site GetJar que atingiu a marca de mais de 50.000 downloads.



Julia Perdigueiro

Julia Perdigueiro


Engenheira de Software no Instituto de Pesquisas Eldorado, Julia é graduada em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e desenvolve produtos baseados em Eclipse para aplicativos móveis desde 2006. Desenvolve aplicações Java desktop e também para dispositivos Android, além de contribuir para projetos Open Source da Eclipse Foundation. Já trabalhou com outras plataformas móveis baseadas em Linux, além de desenvolvimento Web. É atualmente líder técnica no projeto MOTODEV Studio for Android, atuando também como parte do time de desenvolvimento do software.



Guilherme Frenhani

Guilherme Frenhani


Guilherme Frenhani supervisiona todo o programa de desenvolvimento MOTODEV no Brasil, gerenciando as equipes de engenharia responsáveis pelo desenvolvimento e suporte do conjunto de ferramentas MOTODEV Studio. Ele também coordena diversas outras iniciativas regionais de apoio ao desenvolvedor através do programa MOTODEV no país, sendo responsável pelo perfil @motodevbr no Twitter. Com 15 anos de experiência no setor de telecomunicações, Guilherme ocupou cargos de gerência e desenvolvimento de software em empresas como IBM, CPqD e Instituto de Pesquisas Eldorado no Brasil, Sapient Inc. e Motorola Inc. nos Estados Unidos. Guilherme tem bacharelado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-graduação em Marketing pela ESPM. Possui também certificação PMP (Project Management Professional) pelo Project Management Institute (PMI) e Digital Six Sigma Green Belt pela Motorola.



QUARTA - 06 de Julho

QUINTA - 07 de Julho

SEXTA - 08 de Julho

SÁBADO - 09 de Julho

DOMINGO - 10 de Julho

Coordenação

Neto Marin Ever Source
Eder Magalhães YaW

Patrocínio Diamond Trilha


Patrocínio Trilha

Data e Local

Quarta, 6 de julho de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP


Exibir mapa ampliado