Tendências, tecnologias, futuro e o arquiteto!


A arquitetura das aplicações é uma peça chave para o sucesso do seu projeto de software. Esta trilha vai apresentar as principais tendências de mercado em termos de tecnologias e métodos com palestras que são úteis para as mais diversas linguagens e plataformas de programação.

Macro-temas

Fundamentos de arquitetura, técnicas avançadas, clean code, OSGi, arquiteturas .NET, Cloud

Público alvo

Desenvolvedores experientes, gestores técnicos e arquitetos.


Horário Palestra Lado B
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Baixo Acoplamento e Alta coesão no desenvolvimento de software
Marcelo Madeira
11:10 às 12:00 Arquiteturas REST além do básico
Felipe Oliveira (SOA Expert)
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Passado, presente e futuro da arquitetura de software Java
Vinicius Senger (Globalcode)
14:10 às 15:00 Fazendo as pazes com o legado: dicas, técnicas e experiências
Emmanuel G. Brandão
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Separando contextos de consulta e comando: uma nova perspectiva
Giovanni Bassi (Lambda3)
Conhecendo Scala
Paulo Renato Campos de Siqueira (JCranky)
16:40 às 17:30 Lean para Arquitetos: não há escapatória, você vai ter que se virar com isso
Claudio Kerber
17:40 às 18:30 Painel: métodos, SOA, noSQL, Cloud, Tendências, New School
Todos palestrantes participarão
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um Combinado do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Vinicus Senger

Vinicus Senger


Diretor técnico e fundador da Globalcode. Atua há mais de 15 anos com desenvolvimento de softwares, sendo mais de 10 com Java e Java EE.

Atualmente desenvolve pesquisas e treinamentos, ministra cursos para a tecnologia Java™ e também para formação de instrutores. Palestrante em diversos eventos nacionais e também no JavaOne - Maior evento Java™ dos EUA.



Giovanni Bassi

Giovanni Bassi


Arquiteto e desenvolvedor, agilista, pai, filho, namorado, escalador, provocador.

Programa porque gosta, e começou a trabalhar com isso porque acha que trabalhar como administrador é meio chato. Por esse motivo sempre diz que nunca mais vai virar gerente de ninguém. E também porque acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é melhor que hierarquia. Mas isso é outro assunto.

Foi reconhecido Microsoft MVP depois que alguém notou que ele não dormia à noite pra ficar escrevendo artigos, cuidando e participando do .Net Architects, gravando o podcast Tecnoretórica, escrevendo posts no blog e falando o que bem entende no twitter @giovannibassi. E por falar nisso é no twitter que conta pra todos que gerencia de projetos deve ser feita pelo time e não por um gerentes, que greves em TI são coisas sem sentido e que stored procedure com regras de negócio são malígnas.

Você já deve ter percebido (até porque está lá na primeira frase) que Giovanni é agilista. De tanto gostar disso ele trouxe os programas de certificação e treinamento PSD e PSM da Scrum.org pro Brasil, e por causa deles, do MVP e de algum trabalho que aparece tem que ficar indo pros EUA de vez enquando, coisa que prefere não fazer. (É bem comum você ouvir ele perguntando porque a Scrum.org e a Microsoft não estão na Itália, por exemplo.)

Junto com alguns Jedis criou a Lambda3, que, apesar de ser pequena e de não ser muito comum no Brasil, insiste em fazer projetos e consultoria direito. Por causa da Lambda3 ele tem trabalhado mais do que quando era consultor independente, mas menos do que a maioria das pessoas. Quer dizer, isso se você considerar que os trabalhos junto à comunidade não são trabalho, caso contrário ele trabalha mais que a maioria das pessoas.

Recentemente ele resolveu que merecia viver melhor e ganhar uns anos de vida e desistiu de ser sedentário, fazendo algum barulho de vez em quando com os amigos no twitter com a hashtag #DotNetEmForma. Por causa do convite recente de amigos do lado Open Source (que ele respeita e admira), começou a escalar, e agora está sempre com as mãos machucadas. Mas ainda dá pra programar.

Você encontra ele sempre em algum evento, como o TechEd, e o DNAD, mas também outros menos comuns para o pessoal do .NET, como a RubyConf. Nesses eventos, ou ele está vendo palestras, ou batendo papo com alguém, ou codando alguma aplicação que alguém achou que dava pra fazer durante o evento.



QUARTA - 06 de Julho

QUINTA - 07 de Julho

SEXTA - 08 de Julho

SÁBADO - 09 de Julho

DOMINGO - 10 de Julho

Coordenação

Vinicius Senger Globalcode
Giovanni Bassi Lambda3

Data e Local

Quarta, 6 de julho de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP


Exibir mapa ampliado