SQL, NoSQL ou NewSQL: Onde armazenar meus dados?


Nos últimos 30 anos tem-se vivido a hegemonia dos bancos de dados relacionais, a grande bala de prata da TI. No entanto, em 2009 surgiu o movimento noSQL que além de trazer novas opções de ferramentas e modelos de dados, criou uma nova escola de pensamento. Esta nova escola tem exercido forte influência nos tradicionais bancos de dados relacionais, emergindo uma nova classe de ferramentas, chamada NewSQL.

Esta trilha irá explorar as diferenças e similaridades entre SQL, NoSQL e NewSQL bem como apresentar e explorar algumas das principais ferramentas disponíveis.

Público Alvo

Desenvolvedores e DBAs

Macro-temas

SQL, NoSQL, NewSQL


Horário Palestra Lado B
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Desenvolvendo com MongoDB
Thiago Avelino
11:10 às 12:00 MongoDB em produção, dá pra confiar?
Antonio Marques / André Ferraz
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Conhecendo o CouchDB
Henrique Gogó
14:10 às 15:00 CouchApps: do CouchDB para o navegador, sem escalas
Luciano Ramalho
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 VoltDB - OLTP escalável para Big Data
Edward Ribeiro
What the ... F#
Rodrigo Vidal
16:40 às 17:30 ElasticSearch: Seu banco de dados não precisa de índices
John D. Rowell
17:40 às 18:30 Filesystem Distribuido com Hadoop
Alessandro Binhara
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um Combinado do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Thiago Avelino

Thiago Avelino


Thiago Avelino desenvolve soluções com Python para ambiente Linux/Unix e para web utilizando os framework Django e webpy.

É membro da Associação Python Brasil, evangelista da linguagem Python, web framework Django e MongoDB. Uns dos socios da empresa Trianguli Consultoria Web, é também praticante e entusiasta de metodologias ágeis.



Antonio Marques

Antonio Marques


Antonio Marques trabalha com desenvolvimento de software desde 2004 e experimenta continuamente diferentes linguagens de programação e soluções NoSQL.

É formado em engenharia da computação pela Escola Politécnica da USP e atualmente é gerente de segurança da informação na Locaweb.



Henrique Gogó

Henrique Gogó


Henrique Gogó já tentou trabalhar com música, já foi publicitário, e, apesar de cursar letras, descobriu que o que gosta de fazer é programar. Começou com Perl em 2004, usou PHP por muito tempo, trabalha com Ruby desde 2009 e depois que se rendeu ao jQuery, quer fazer tudo em JavaScript. É entusiasta de bancos NoSQL, especificamente CouchDB, e JavaScript server-side.



Luciano Ramalho

Luciano Ramalho


Luciano Ramalho estava projetando o primeiro portal da Abril S/A na Internet antes da Netscape lançar ações na bolsa e antes da Microsoft lançar a primeira versão do IE. Desde então trabalhou na construção de portais para a IDG, BOL, UOL, AOL Brasil e muitos outros clientes.

Atualmente é supervisor de desenvolvimento na BIREME/OPAS/OMS, um centro gestor de blbliotecas digitais, parte da Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, situado no campus da UNIFESP em São Paulo.



Edward Ribeiro

Edward Ribeiro


Mestre em Informática pela Universidade de Brasília (2006), na área de sistemas distribuídos, e Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de Brasília (UnB). Lecionou em faculdades particulares do DF entre 2002 e 2008 e como professor substituto na UnB nas áreas de bancos de dados, sistemas distribuídos e sistemas operacionais. Trabalhou como servidor concursado no SERPRO, Superior Tribunal Militar (STM), TSE (eleições 2008), Câmara Legislativa do DF (CL-DF). Atualmente é servidor concursado do Senado Federal onde desenvolve sistemas web em Java.



John D. Rowell

John D. Rowell


John D. Rowell é programador e consultor de TI com 25 anos de experiência profissional. Trabalha principalmente com startups (próprias e de clientes), buscando sempre utilizar tecnologia de ponta para gerar eficiências e viabilizar produtos. Hoje seus focos de pesquisa e desenvolvimento incluem Ruby, NoSQL, cloud e sistemas distribuídos.



Alessandro Binhara

Alessandro Binhara


Mestre em Gestão de Projetos Complexos pela UTF-PR, Metodologias ágeis, também formado como Bacharel em Tecnologia da Informação e Técnico Eletrônica no CEFET-PR. Desenvolvedor de Software Livre a 16 anos trabalhou em empresas como CREA-PR, TRE-PR, CELEPAR, usando tecnologias como C++, ASM, Pascal, Java, IL, C#, PHP, Ruby, Boo. Foi Coordenador Adjunto do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) no Programa Classe Mundial, onde coordenou o Projeto REDE SOL o qual ganhou o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica na Categoria Produto para região sul em 2002 para o Projeto Caderno Digital. Foi Diretor de Software Livre da SUCESU-PR, membro do Projeto Software Livre Brasil, destaque na Revista do Linux como personalidade do software livre brasileiro, fundador do Projeto Mono Brasil. Três projetos aprovados na FINEP de 2001 até 2008 totalizando 12milhões de reais em pesquisa e desenvolvimento (Projetos MonoBasic, Rhodes, Caderno Digital). Consultor especializado em cluster para sistema distribuídos para Ebehavior empresa do Grupo Buscapé para plataforma JAVA e .NET.



QUARTA - 06 de Julho

QUINTA - 07 de Julho

SEXTA - 08 de Julho

SÁBADO - 09 de Julho

DOMINGO - 10 de Julho

Coordenação

Alexandre Porcelli nosqlbr

Data e Local

Domingo, 10 de julho de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP


Exibir mapa ampliado