Trilha Android University

Domine a plataforma móvel presente em mais de 50% dos Smartphones no mundo!

Vamos discutir temas mais técnicos e trocar experiências dentro da plataforma Android, que vem se firmando como a plataforma móvel mais usada no mercado.


Público Alvo

Desenvolvedores iniciantes ou intermediários no desenvolvimento móvel para Android


O que são as trilhas University ?

As trilhas University são destinadas a estudantes e profissionais que estão iniciando na tecnologia discutido na trilha. As palestras têm nível mais introdutório, foco educacional e sempre que possível prático. Para que os participantes possam encerrar o dia com sentimento de aprendizado e ainda mais motivados.

Especial para estudantes

Estudante com carteira de estudante paga meia nas trilhas University!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@thedevelopersconference.com.br. Não faremos devolução após a inscrição feita.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Desenvolvendo aplicativos: A importância do design para a qualidade
Desenvolvendo aplicativos: A importância do design para a qualidade
Daiany Nascimento / Karen Nanci Costa
O design é uma grande ferramenta para construir produtos com qualidade, ergonomia e segurança, entre outros requisitos que podem diferencia-los da grande similaridade de artefatos lançados a cada dia, despertando o desejo dos consumidores. O design é parte fundamental do sistema, aquela visível ao usuário, através da qual ele se comunica para realizar as tarefas desejadas. Iremos mostrar como interfaces bem projetadas tornam?se uma fonte facilitadora, diminuindo a curva de aprendizado e a necessidade de descobrir como as coisas funcionam. Tornam o software mais atraente e funcional. Caso contrário, pode transformar?se em um ponto decisivo na rejeição de um sistema, na limitação de uma ferramenta ou na execução de tarefas.

Daiany Nascimento / Karen Nanci Costa
11:10 às 12:00 Desenvolvendo para Android: Apenas um número é importante (STADIUM)
Desenvolvendo para Android: Apenas um número é importante (STADIUM)
Santhyago Gallao
O foco da palestra é mostrar boas práticas no desenvolvimento de apps para Android (e dispositivos móveis em geral).

Santhyago Gallao
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Persistência de dados no Android
Persistência de dados no Android
Marlon Bueno Bochi
Em breve a descrição.

Marlon Bueno Bochi
14:10 às 15:00
Android na Arquitetura Intel
Android na Arquitetura Intel
George H. Silva
Apresentaremos o trabalho que a Intel está fazendo tanto, na plataforma Android para garantir o melhor desempenho de smartphones na arquitetura x86, quanto em ferramentas para os desenvolvedores de aplicativos. Faremos apresentação de demos utilizando um emulador 5x mais rápido e um tablet usando tecnologia Intel, inclusive, podemos fazer testes dos aplicativos Android da nossa audiência. Tragam seus aplicativos.

George H. Silva
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Portal do desenvolvedor Positivo
Portal do desenvolvedor Positivo
Gustavo Vedovato
Conheça o portal do desenvolvedor Positivo!

Gustavo Vedovato
Mapas com Android
Mapas com Android
Marlon Bueno Bochi
Aprenda a trabalhar com mapas no Android

Marlon Bueno Bochi
16:40 às 17:30 Android com Arduino: ADK, bluetooth, Amarino e muito mais!
Android com Arduino: ADK, bluetooth, Amarino e muito mais!
Vinicius Senger
Nesta palestra vamos apresentar várias formas de você utilizar seu telefone Android para projetos de eletrônica, computação física, robótica e automação residencial. Vamos apresentar a Google ADK que é o kit oficial Google para desenvolvimento de acessórios para aparelhos Android e também vamos mostrar como utilizar bluetooth com Amarino, uma aplicação mágica para Android que facilita muito a transferência dos valores dos sensores do celular para uma placa Arduino. Várias demos legais também!

Vinicius Senger
17:40 às 18:30 Desenvolvendo aplicações Android suportadas pela Nuvem
Desenvolvendo aplicações Android suportadas pela Nuvem
José Papo
Vamos rapidamente falar e mostrar exemplos de uso dos Kits de desenvolvimento da Amazon Web Services para desenvolvimento móvel utilizando o SDK para Android

José Papo
Enviando seu aplicativo móvel para a Play Store
Enviando seu aplicativo móvel para a Play Store
Marcelo Ricardo Quinta
Seu aplicativo está pronto. E agora? O que fazer para disponibiliza-lo na Play Store? Ao sair dessa palestra você vai saber como responder essa pergunta.

Marcelo Ricardo Quinta
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Marcelo Ricardo Quinta

Marcelo Ricardo Quinta


Mestre em Computação e professor pela UFG, tem 10 anos de experiência em desenvolvimento móvel (Android/iOS/Web) e trabalha hoje para o Facebook em Londres colaborando com o WhatsApp Android. Na comunidade tem histórico organizando e também palestrando em eventos dentro e fora do país, sendo atualmente TDC Rockstar e Google Developer Expert (Android e Design Sprint).


Daiany Nascimento

Daiany Nascimento


Tem explorado alguns campos no mundo digital desde 2008, trabalhando em startups e empresas como Portal Nacional Unimed. Há 4 anos e meio aventurando-se em uma empresa chamada Chaordic, líder em personalização de e-commerce na América Latina, recentemente adquirida pela gigante Linx. Além de amar ler sobre, falar e viver de UX, tem dedicado os últimos 2 anos a estudar e aplicar metodologias e práticas de pesquisas com usuários, assim como incentivar a adoção da cultura direcionada por testes.


George H. Silva

George H. Silva


Formado em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, é o Comunity Manager de Android da Intel do Brasil. Com experiência profissional na Coréia do Sul, participou do projeto LiMo Foundation desde 2008 pela LG Electronics. Em 2010, passou a desenvoler a plataforma Android para smartphones. Atualmente trabalha com o ecossistema de desenvolvimento de software brasileiro pela Intel Software. Áreas de interesse: software embarcado; programação distribuida e paralela.



José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Karen Nanci Costa

Karen Nanci Costa


Graduada em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), bacharel em Administração pela Universidade Castelo Branco (Ucb) e cursando a Pós graduação em Design Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina. Web designer do Portal Unimed e freelancer de projetos gráficos.


Marcelo Ricardo Quinta

Marcelo Ricardo Quinta


Mestre em Computação e professor pela UFG, tem 10 anos de experiência em desenvolvimento móvel (Android/iOS/Web) e trabalha hoje para o Facebook em Londres colaborando com o WhatsApp Android. Na comunidade tem histórico organizando e também palestrando em eventos dentro e fora do país, sendo atualmente TDC Rockstar e Google Developer Expert (Android e Design Sprint).


Marlon Bueno Bochi

Marlon Bueno Bochi


Desenvolvedor Sênior Android. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia. MBA em Aplicativos e Jogos Móveis. Co-autor do livro Android: do Básico ao Avançado. Mais de 350 publicações entre livro, artigos em revistas e sites especializados, palestras e workshops. Um dos 10 nomes do Open-Hardware em 2013, eleito pela revista iMasters.



Santhyago Gallao

Santhyago Gallao


Santhyago Gallão é o líder técnico do UX Development da Samsung, porta-voz da Comunidade Android Brasil e o Organizador do Google Developer Group de Manaus. Cursou Ciências da Computação, Gestão de Tecnologia da Informação e pós-graduação em Design Centrado no Usuário. Possui mais de 15 anos de experiência em computação e sua experiência inclui, mas não se limita à redes de computadores, sistemas operacionais, governança de TI e mobilidade tecnológica. Tem participação em eventos nacionais e internacionais de tecnologia, comunicação e experiência de usuário.


Vinicius Senger

Vinicius Senger


Vinicius Senger é desenvolvedor, inventor e palestrante técnico trabalhando como no time de especialistas global da AWS Califórnia como Senior Developer Advocate. Começou a desenvolver softwares com apenas 8 anos de idade e nunca mais parou acumulando 30 anos de trabalho na área de T.I.. Fundador da Globalcode e do The Developers Conference, Vinicius foi considerado top 20 influenciador em desenvolvimento de IoT, Java Champion ganhando dois Duke's Choice Award na Califórnia por projetos de inovação em automação, robótica, barcos, casas, capacetes e muitas outros. Desde 2017 na AWS, tem trabalhado com Java, IoT, Serverless, Machine Learning, Inteligência Artificial, Alexa skills e outros



Coordenação

Marcelo Quinta
Marcelo Quinta
Triangulum Soluções

Data e Local

Sexta-feira, 24 de Agosto de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431 CEP 88117-001
São José - SC

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 Floripa Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions PagSeguro DevMedia Intel Software Positivo Google Plusoft Senior Betha InfoQ Brasil Octo Technology Estácio de Sá V.Office Globalcode