Trilha Java

Sempre evoluindo como linguagem e como plataforma

A força do Java como linguagem e como plataforma pode ser observada com sua presença em diversos dispositivos e na sua constante evolução, evolução esta que é acompanhada cada vez mais de perto pela comunidade brasileira. Durante um dia serão apresentados diversos temas sobre a evolução da linguagem e da plataforma, APIs e frameworks de forma prática, reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.


Público Alvo

Profissionais e interessados na Plataforma Java


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Desenvolvimento Ágil de aplicações Java EE na Nuvem com o Amazon Elastic Beanstalk
Desenvolvimento Ágil de aplicações Java EE na Nuvem com o Amazon Elastic Beanstalk
José Papo
Nessa palestra mostraremos como usar uma Plataforma como Serviço (PaaS) para desenvolver e implantar com agilidade aplicações Java EE na Nuvem. Utilizaremos o Elastic Beanstalk para Java. Mostraremos também como é feito o desenvolvimento e o deploy incremental utilizando o Eclipse

José Papo
11:10 às 12:00 Perfis de Configuração do Spring 3.x (sem XML!)
Perfis de Configuração do Spring 3.x (sem XML!)
Edson Yanaga
O Spring 3.1.x trouxe a possibilidade de se utilizar diferentes configurações de aplicação baseado no perfil (profile selecionado). Desse modo pode-se criar diferentes perfis de configuração de log, servidor, banco de dados etc durante o processo de bootstrap de sua aplicação. Esta palestra explicará os conceitos envolvidos na definição de perfis e demonstrará a separação destes perfis de configuração em ambientes de desenvolvimento, teste e produção. Sem utilizar uma linha sequer de XML.

Edson Yanaga
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Introdução ao Scala
Introdução ao Scala
Juliano Alves
Scala é uma linguagem que mistura os paradigmas OO e funcional, desenvolvida para rodar em cima da JVM que vem ganhando muito espaço devido às suas características, sendo adotada em grandes plataformas como twitter e foursquare. Venha conhecer essa excelente linguagem, quais são os recursos que ela oferece, suas vantagens e desvantages e porque ela está sendo adotada em empresas gigantes como o twitter.

Juliano Alves
14:10 às 15:00
Let's Play! Desenvolvimento Java divertido e rápido! (STADIUM)
Let's Play! Desenvolvimento Java divertido e rápido! (STADIUM)
Daniel Wildt
O desenvolvimento Java pode ser divertido! Vamos trabalhar com o Framework Play e mostrar o trabalho de desenvolver um aplicativo usando Java ou Scala de uma forma divertida. E para ajudar, vamos conversar também sobre deploy em produção destes aplicativos usando Heroku.

Daniel Wildt
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 JavaFX 2.0
JavaFX 2.0
William Antônio Siqueira
JavaFX 2 já contém uma completa biblioteca para criação de aplicações rica usando Java, no entanto, você já conhece todas as características dessa plataforma? JavaFX contém muitos componentes de interface, diversas possibilidades para criação de aplicações e ainda novíssimas ferramentas de desenvolvimento. Com certeza após essa apresentação você irá considerar JavaFX como a plataforma de desenvolvimento de sua próxima aplicação.

William Antônio Siqueira
16:40 às 17:30 JBoss Forge: Produtividade, Confiança e Testabilidade em um ambiente corporativo
JBoss Forge: Produtividade, Confiança e Testabilidade em um ambiente corporativo
George Gastaldi
Quantas vezes você desejou iniciar um novo projeto em Java EE, mas teve dificuldades em juntar todas as peças ? Todos estão falando sobre Rails, Grails e Roo e você pensa "Gostaria que fosse fácil para mim". Você não precisa deixar de usar Java EE para encontrar uma ferramenta que o auxilie a começar facilmente. JBoss Forge vai te auxiliar no desenvolvimento de aplicações Java EE, minimizando a dificuldade em configurar testes de integração, além de utilizar todo o poder do JBoss AS7 para desenvolvimento, testes e deployment. Combinado com uma integração com Eclipse e o JBoss Developer Studio, nunca houve tanto poder na ponta dos seus dedos ! Conheça como construir uma aplicação real do zero, testá-la e realizar deploy nas nuvens com OpenShift em pouco tempo.

George Gastaldi
17:40 às 18:30 JDK 8: uma visão sobre Lambda, Jigsaw e outras novidades
JDK 8: uma visão sobre Lambda, Jigsaw e outras novidades
Rafael Pereira Nunes
Apresentar as features da próxima versão da linguagem, o Java 8. Explorando em detalhes as caracteristicas das 2 principais novidades do JDK8, os projetos: Lambda e Jigsaw;

Rafael Pereira Nunes
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Rodrigo Cândido da Silva

Rodrigo Cândido da Silva


Especialista Java e JUG Leader do GUJavaSC, grupo de usuários Java de Santa Catarina. Com mais de 16 anos de experiência na área de desenvolvimento de software, vem trabalhando atualmente nas áreas de consultoria, desenvolvimento, treinamento e design de arquiteturas de software. Contribuidor ativo de projetos open source e participate frequente de conferências de software pelo Brasil.



Otávio Santana

Otávio Santana


Empowering staff-plus engineers to deliver highly scalable software on the cloud, so they can become influential in their companies and in the market, and move their technical careers to the next level.

Otavio is a passionate architect and software engineer focused on cloud and Java technologies. He has deep expertise in polyglot persistence, and high-performance applications in the areas of finance, social media, and e-commerce.

As an open-source contributor, Otavio is directly involved in the Java world as an expert leader in several specifications both at the Java Community Process (JCP) and at the Eclipse Foundation. His work on the Apache and Eclipse Foundations helps projects such as MicroProfile and Jakarta EE to flourish.



Daniel Wildt

Daniel Wildt


I?m a software developer helping people to become better people, teams to grow and products to come alive. I can play as a Developer, Mentor, Consultant, Head of Technology, CTO, you name it. I can manage teams, projects, products and services. But? be sure to understand that my process is about building autonomy and trust whenever I am. I use Design Thinking, Lean Thinking, Agile Methodologies and Non Violent Communication to do that. My mission? To be a Chief Heart Officer, creating safety, enabling spaces where people can be who they are, and are able to bring their best to the game of building a company, product or a service.



Edson Yanaga

Edson Yanaga


Edson Yanaga, Diretor de Experiência do Desenvolvedor da Red Hat, é Java Champion e Microsoft MVP. Também é um autor reconhecido internacionalmente e palestrante frequente em eventos internacionais, discutindo Java, Cloud Computing, DevOps, Microservices, Domain-Driven Design e Software Craftsmanship. Yanaga se considera um Artesão de Software, e acredita que todos nós desenvolvedores podemos criar um mundo melhor para as pessoas através de software melhor. Seu propósito de vida é entregar e ajudar desenvolvedores do mundo todo a também entregar software melhor cada vez mais rápido e de modo mais confiável. Hoje seu trabalho, seu hobby e seu objetivo de vida são uma coisa só: e é muito feliz por causa disso.



George Gastaldi

George Gastaldi


Engenheiro de software na Red Hat. Líder de projeto do JBoss Forge e contribuidor core do WildFly Swarm



José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Juliano Alves

Juliano Alves


Juliano Alves é especializado em Engenharia de Software pela PUC-SP e considera desenvolver software uma arte. Um entusiasta de linguagens funcionais e open-source, acredita profundamente que o futuro pertence aos programadores poliglotas. Hoje vive em Londres, trabalhando na uSwitch.com



Rafael Pereira Nunes

Rafael Pereira Nunes


Desenvolvedor de software há mais de 10 anos, sócio fundador da YaW Tecnologia, instrutor da Globalcode desde 2006, editor da InfoQ Br, últimos anos dedicados a pesquisa e desenvolvimento com Cloud Computing, Java e Python. Atualmente trabalhando como Software Engineer na empresa catchafire.org, uma empresa voltada para o terceiro setor e trabalho voluntário profissional.



William Antônio Siqueira

William Antônio Siqueira


Formado na FATEC de São José dos Campos, tem cerca de 5 anos de experiência na área de TI. Trabalhou com ABAP, Business Objects, Linguagem C e atualmente é Analista de Suporte na Red Hat atuando no suporte de ferramentas JBoss. É moderador do JavaFree, segundo maior site sobre Java do Brasil e apaixonado por Open Source, se envolveu com JavaFX desde a versão 1.0 e fundou o primeiro grupo brasileiro sobre essa tecnologia, além de criar inúmeros artigos em português. Atua também com RESTEasy e portais como o Gatein.


Data e Local

Sábado, 25 de Agosto de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431 CEP 88117-001
São José - SC

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 Floripa Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions PagSeguro DevMedia Intel Software Positivo Google Plusoft Senior Betha InfoQ Brasil Octo Technology Estácio de Sá V.Office Globalcode