Trilha PHP

Sim, desenvolvimento enterprise com PHP é possível.

Quem da área de PHP nunca ouviu uma frase parecida com esta? "PHP é legal para desenvolvimento de sites, mas para desenvolver aplicações enterprise é preciso utilizar outra linguagem." Portanto, esta trilha tem como objetivo mostrar que sim, é viável desenvolver aplicações enterprise com PHP, que os frameworks em PHP atendem as principais características e demandas de aplicações de grande porte. E também, mostrar que PHP é uma linguagem madura, dinâmica, estável e segura. Além disso, vamos apresentar as novidades mais importantes relacionadas a linguagem.


Público Alvo

Profissionais de TI.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Combatendo o código procedural
Combatendo o código procedural
Rodrigo dos Santos
Um código limpo, organizado e bem documentado é o cenário ideal na vida dos programadores. Mas a realidade nem sempre é assim. Encontramos constantemente em nosso caminho códigos bagunçados e mal organizados, conhecidos como 'código macarrão'. O foco da palestra é apresentar ferramentas e métodos para transformar o chamado código macarrão em um projeto bem organizado, padronizado, testado e documentado.

Rodrigo dos Santos
11:10 às 12:00 PHP like a super hero
PHP like a super hero
Elton Minetto
Apresentação de tecnologias e teorias que um programador iniciante em PHP deve aprender para tornar-se um profissional de alto nível

Elton Minetto
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 DDD e PHP (STADIUM)
DDD e PHP (STADIUM)
Luís Otávio Cobucci Oblonczyk
Você nunca ouviu falar sobre DDD (não, neste caso não é discagem direta à distância)? Tem dificuldades de analisar (e implementar o software), pois simplesmente parece que você e o cliente não falam o mesmo idioma? Seus problemas acabaram! Conheça já esta abordagem que faz com que repensemos inclusive nossos conhecimentos sobre programação orientada à objetos!

Luís Otávio Cobucci Oblonczyk
14:10 às 15:00
Certificacao PHP 5.3, o caminho das pedras!
Certificacao PHP 5.3, o caminho das pedras!
Marcel Araujo
Voce deseja realizar a prova da certificacao PHP 5.3 mas nao sente-se seguro para faze-la, entao venha conferir dicas importantes que farao a diferenca para voce e ajudar a ser aprovado.

Marcel Araujo
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 (Re) pensando a OOP
(Re) pensando a OOP
Luís Otávio Cobucci Oblonczyk
Nosso objetivo é (re)ver os conceitos de orientação à objetos, buscando as origens que construíram este paradigma e que foram de certa forma esquecidas e/ou deturpadas.

Luís Otávio Cobucci Oblonczyk
16:40 às 17:30 Agilidade no desenvolvimento com PHP
Agilidade no desenvolvimento com PHP
Eduardo Kraus
Esta palestra tem como foco principal a organização do seu projeto para que ele seja desenvolvido o mais rápido possível, levando em conta principalmente a segurança da aplicação, sua manutenção futura e possíveis upgrades.

Eduardo Kraus
17:40 às 18:30 Zend Framework repaginado, o que esperar da nova versão
Zend Framework repaginado, o que esperar da nova versão
Domingos Teruel
O Objetivo desta palestra é discutir um pouco da história do Zend Framework e sua caminhada até o presente momento, e seus caminhos que estão impulsionando a reescrita da Versão 2.0, os velhos e os novos paradgmas e os desafios que a nova versão vem colocando à tona frente aos paradgmas do desenvolvimento web.

Domingos Teruel
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Thiago Dias Fascin

Thiago Dias Fascin


Thiago é desenvolvedor PHP há 12 anos. Atualmente trabalha no desenvolvimento de web services com SOAP para uma empresa de abrangência mundial provedora de serviços VoIP. Ministra cursos de Zend Framewok pela Season Consultoria e Treinamentos, e esta desenvolvendo junto com a V.OFFICE cursos de PHP para iniciantes, visando trazer mais profissionais da área de desenvolvimento para o PHP. Profissional com certificação ZCE 5.3 e Zend Framework.


Johnathan Cardoso

Johnathan Cardoso


Atua com desenvolvimento de software desde 2002. Formado em Sistemas de Informação pela UNISUL e em Gestão da Tecnologia da Informação pelo SENAC, com especialização em análise estratégica e ciência de dados, também pela UNISUL. É um dos coordenadores do PHPSC (www.phpsc.com.br) e desde 2007 envolvido no crescimento e profissionalização da comunidade PHP.


Augusto Pascutti

Augusto Pascutti


Augusto Pascutti é desenvolvedor PHP a 5 anos, trabalhou em projetos Open Source como CakePHP, Zend Framework e Habari. É evangelista PHP e de boas práticas, Zend Certified Engineer para PHP 5, fundador/coordenador do PHPSP e host do PHPSPCast.


Domingos Teruel

Domingos Teruel


Developer, passionate about people (community, agile practices), their code (open source, refactoring, web applications, continuous integration) and their languages (Javascript, PHP, Python, Golang, Web standards).


Eduardo Kraus

Eduardo Kraus


É desenvolvedor, consultor e instrutor e tem trabalhado com várias tecnologias web por mais de 8 anos e principalmente PHP e Adobe Flex. Um dos maiores especialistas em sistemas de vídeos do Brasil. Atua principalmente no desenvolvimento de qualquer solução WEB que necessite de vídeos.


Elton Minetto

Elton Minetto


Principal software engineer, teacher, speaker, open source evangelist, tech leader, AWS Community Builder. Principal Software Engineer @ PicPay



Luís Otávio Cobucci Oblonczyk

Luís Otávio Cobucci Oblonczyk


Zend Certified Engineer em PHP 5.3 e PHP 5.5, apaixonado por boas práticas e qualidade de software com foco em PHP. Palestrante e contribuidor em projetos open source. É co-founder da Darwinsoft, secretário da ABRAPHP e core member do PHPSC.


Marcel Araujo

Marcel Araujo


System analyst with seven years of experience in PHP. Zend PHP 5.3 Certified. Currently frontend developer and researcher at InPhonex LLC, with advanced knowledge of Zend Framework, Javascript, jQuery, ExtJS and NodeJS web applications. Mobile developer of Android and HTML5. Brazilian CodeIgniter community leader.


Rodrigo dos Santos

Rodrigo dos Santos


Zend Certified Engineer, programador PHP desde 2004 e pós-graduado em Engenharia de Projetos de Softwares pela UNISUL. Sócio-Proprietário da empresa Ilha Web Internet Ltda onde trabalha com desenvolvimento web e webhosting.


Data e Local

Sábado, 25 de Agosto de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431 CEP 88117-001
São José - SC

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 Floripa Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions PagSeguro DevMedia Intel Software Positivo Google Plusoft Senior Betha InfoQ Brasil Octo Technology Estácio de Sá V.Office Globalcode