Trilha Java

Sempre evoluindo como linguagem e como plataforma

A força do Java como linguagem e como plataforma pode ser observada com sua presença em diversos dispositivos e na sua constante evolução, evolução esta que é acompanhada cada vez mais de perto pela comunidade brasileira. Durante um dia serão apresentados diversos temas sobre a evolução da linguagem e da plataforma, APIs e frameworks de forma prática, reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.


Público Alvo

Desenvolvedores Java



Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 REST In Java 2.0
REST In Java 2.0
Eder Ignatowicz
A palestra "REST in Java" será construída de forma a apresentar ao desenvolvedor iniciante uma visão geral de serviços REST e a revolução que esta arquitetura provoca no desenvolvimento e integração de aplicações Web. Ao público mais experiente, serão apresentados detalhes da especificação JAX-RS com enfoque nas novidades da versão 2.0 (especificação que observo através do programa Adopt a JSR). Entre os assuntos que serão apresentados posso destacar: * Visão geral da especificação * Novidades do JAX-RS 2.0: - Nova API Client para consumo de serviços; - Suporte a Filters e Handlers (pré/pós processamento de Request e Response); - Validação via Bean Validation; - Suporte a HTTP link headers (início do suporte a HATEOAS); * Demo comparativo entre as diferentes implementações da JAX-RS (Jersey, RESTEasy, Restlet, etc.). Toda a palestra será baseada em exemplos práticos de uso e ao final pretendo apresentar um case de integração baseado em serviços REST (RESTEasy) e na plataforma Java EE. Realizei uma versão desta palestra no TDC SP e outra versão no QCon 2012, se quiser dar uma olhada nos slides é só procurar no meu slideshare. Eu posso também apresentar uma versão mais introdutória desta palestra na trilha University

Eder Ignatowicz
11:10 às 12:00 GlassFish, Maven, Cloud e o futuro do Java EE
GlassFish, Maven, Cloud e o futuro do Java EE
Bruno Borges
O servidor de aplicação GlassFish oferece um plugin para o Apache Maven que permite desenvolvedores iniciarem um projeto Java EE sem precisar instalar e configurar o servidor. Vá de um esqueleto de projeto para uma aplicação completa sem complicações. Conheça também as novidades para as próximas versões da plataforma Java EE e quais os benefícios de se pensar em desenvolvimento voltado a Cloud Computing.

Bruno Borges
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Java e Internet das Coisas (Stadium)
Java e Internet das Coisas (Stadium)
Vinicius Senger
This session will discuss about Internet of Things based on real Java implementation. We are going to present more than 10 demos using different devices, concepts, user-interface and most of all Java technologies: Java SE, Java ME, Java Embedded, Java FX and Java EE with Glassfish as a Internet Things Gateway.

Vinicius Senger
14:10 às 15:00
Aumentando a eficiência do web container com chamadas assíncronas
Aumentando a eficiência do web container com chamadas assíncronas
Rafael Torres Coelho Soares (Tuelho)
Nesta palestra abordaremos os seguintes tópicos (de forma superficial): * Conceitos do protocolo HTTP * Chamadas síncronas e assíncronas (características e diferenças) * Threads e Paralelismo * Suporte a processamento assíncrono disponível na API Servlet 3.0 (JSR 315) * Comet/Ajax Reverso/Push * Concorrência em Java (Framework de concorrência no Java SE 5) * Demo de servlet assíncrono com chamadas a serviços remotos obs: o foco será dado no uso do contexto assíncrono para chamadas a recursos externos (bancos de dados, mensageria, web/restful services) ao servidor de aplicação. ao final faremos uma demo demonstrando como o web container se comporta quando submetido a uma carga simulada através do JMeter. Nessa demo simularemos dois cenários com um web app: 1) utilizando servlets da forma tradicional (processamento de requisições de forma síncrona) e; 2) utilizando servlets realizando chamadas de forma assíncrona.

Rafael Torres Coelho Soares (Tuelho)
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Big Data, a era da informação: um case brasileiro
Big Data, a era da informação: um case brasileiro
Marco A. S. Reis
Nesta palestra será mostrada a solução desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal para resolver o problema da busca em documentos jurídicos, um domínio específico do conhecimento. Bancos relacionais são eficientes com dados estruturados ou ambientes transacionais, mas não trabalham bem em ambientes com muito texto (ou dados não estruturados). Os bancos NoSQL ou hierárquicos também não foram desenhados para recuperação de texto não estruturado, apesar de serem extremamente rápidos no que se propõem. Em todos os casos, quando o tamanho da base cresce, a busca sofre degradação. Do outro lado, os sistema de full text search trabalham com grandes volumes de informação não estruturada. Pode-se pesquisar em milhões de documentos indexados em milésimos de segundo. Além de escalável, o mecanismo de busca permite ranking baseado em campos específicos, busca em tempo real, classificação por similaridade, etc.

Marco A. S. Reis
16:40 às 17:30 Modularização em Java com OSGI
Modularização em Java com OSGI
Filipe Portes
Essa palestra apresenta uma introdução a modularização de software, e ao principais problemas e desafios envolvidos, como encapsulamento, acoplamento, coesão, o conceito de módulo de software, etc... e apresenta a especificação OSGI como uma alternativa para a implementação de softwares modulares de forma organizada, para demonstração serão apresentados exemplos utilizando osgi e JavaFX.

Filipe Portes
17:40 às 18:30 Sua aplicação Java flutuando nas nuvens
Sua aplicação Java flutuando nas nuvens
Leandro Guimarães
A palestra ?Sua aplicação Java flutuando nas nuvens? tem como grande objetivo mostrar ao público presente uma comparação entre os dois maiores players de plataforma Java na nuvem: Amazon Web Services e Google Application Engine. Ao público com pouca experiência no assunto, a palestra abordará assuntos genéricos e introdutórios como o conceito de cloud computing e as diferenças entre IaaS (Infrastructure as a Service) e PaaS (Platform as a Service). Já o público mais experiente terá a oportunidade de conhecer os serviços providos pelas plataformas destes dois players. Durante a apresentação, pretende-se mostrar dados comparativos de funcionalidades e, também, de custos. Segue, abaixo, uma lista dos principais tópicos a serem abordados na apresentação: - Afinal de contas, o que é cloud computing? - Quais são as diferenças entre IaaS e PaaS? - Google Application Engine (GAE) e Amazon Web Services (AWS): características e cobrança - Deploy - Armazenamento - Persistência de dados - Performance com cache - Mensageria - Envio de e-mail - Quadro comparativo entre as plataformas - Conclusões (se é que elas existem) Para um maior e melhor entendimento das soluções apresentadas poderão ser utilizados, também, exemplos de códigos que ilustrem a utilização de cada um dos recursos abordados.

Leandro Guimarães
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Filipe Portes

Filipe Portes


Coordenador do Grupo de Usuário Java de Goiás - GoJava e desenvolvedor FullStack apaixonado pelo que faz, possui mais de 7 anos de experiência com desenvolvimento e arquitetura Java para a Web, entusiasta de software livre, agilidade, devOps e muito mais. Atualmente é desenvolvedor na TecSinapse.


Otávio Santana

Otávio Santana


Empowering staff-plus engineers to deliver highly scalable software on the cloud, so they can become influential in their companies and in the market, and move their technical careers to the next level.

Otavio is a passionate architect and software engineer focused on cloud and Java technologies. He has deep expertise in polyglot persistence, and high-performance applications in the areas of finance, social media, and e-commerce.

As an open-source contributor, Otavio is directly involved in the Java world as an expert leader in several specifications both at the Java Community Process (JCP) and at the Eclipse Foundation. His work on the Apache and Eclipse Foundations helps projects such as MicroProfile and Jakarta EE to flourish.



Bruno Borges

Bruno Borges


Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.


Eder Ignatowicz

Eder Ignatowicz


Java Champion, Tech Lead and Principal Software Engineer at Red Hat.



Filipe Portes

Filipe Portes


Coordenador do Grupo de Usuário Java de Goiás - GoJava e desenvolvedor FullStack apaixonado pelo que faz, possui mais de 7 anos de experiência com desenvolvimento e arquitetura Java para a Web, entusiasta de software livre, agilidade, devOps e muito mais. Atualmente é desenvolvedor na TecSinapse.


Leandro Guimarães

Leandro Guimarães


Há mais de 13 anos no mercado de TI, é entusiasta por agilidade e novas tecnologias. Generalista, é capaz de transitar como desenvolvedor de software , scrum master e consultor em metodolodias ágeis, possuindo uma capacidade ímpar na união e gestão de pessoas. Atualmente atua como Especialista em Soluções Pré-Venda na Dextra Sistemas e faz parte do grupo de escritores do site InfoQ Brasil.


Marco A. S. Reis

Marco A. S. Reis


Trabalha como Arquiteto de Software no TJDFT, com experiência em Java EE, servidores de aplicaçãoo e sistemas de busca textual. Instrutor e palestrante, pesquisa a área de big data.


Rafael Torres Coelho Soares (Tuelho)

Rafael Torres Coelho Soares (Tuelho)


Rafael Soares (Tuelho) é Analista de Soluções na Ação Informática especializado em Oracle Weblogic Application Server. Trabalha com Java desde 2004. Participou de projetos nos segmentos de Governo e Finanças. Já atuou como consultor em Middeware JBoss pela Red Hat e é um grande entusiasta do mundo Open Source.


Vinicius Senger

Vinicius Senger


Vinicius Senger é desenvolvedor, inventor e palestrante técnico trabalhando como no time de especialistas global da AWS Califórnia como Senior Developer Advocate. Começou a desenvolver softwares com apenas 8 anos de idade e nunca mais parou acumulando 30 anos de trabalho na área de T.I.. Fundador da Globalcode e do The Developers Conference, Vinicius foi considerado top 20 influenciador em desenvolvimento de IoT, Java Champion ganhando dois Duke's Choice Award na Califórnia por projetos de inovação em automação, robótica, barcos, casas, capacetes e muitas outros. Desde 2017 na AWS, tem trabalhado com Java, IoT, Serverless, Machine Learning, Inteligência Artificial, Alexa skills e outros



Data e Local

Sábado, 20 de Outubro de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Faculdade Fasam

BR-153 - Km 502 - Jardim da luz - CEP:74850-370
Goiânia - GO

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 Goiânia Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions PagSeguro DevMedia Intel Software Positivo Google Plusoft Oobj Mozilla InfoQ Brasil Octo Technology Sebrae - 40 Anos Faculdade FASAM R3TI Globalcode