Trilha Java EE University

Sempre evoluindo como linguagem e como plataforma

Esta trilha é destinada aos estudantes e profissionais que estão iniciando na tecnologia Java. A ideia central, desta trilha é mostrar como trabalhar com tecnologia Java, como se consolidou no mercado atual e como o Java pode ser a plataforma ideal para seus futuros negócios.


Público Alvo

Universitários, estudantes, gerentes e profissionais interessados na tecnologia Java.


O que são as trilhas University ?

As trilhas University são destinadas a estudantes e profissionais que estão iniciando na tecnologia discutido na trilha. As palestras têm nível mais introdutório, foco educacional e sempre que possível prático. Para que os participantes possam encerrar o dia com sentimento de aprendizado e ainda mais motivados.

Especial para estudantes

Estudante com carteira de estudante paga meia nas trilhas University!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@thedevelopersconference.com.br. Não faremos devolução após a inscrição feita.



Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Java EE mais leve e produtivo do que você pensa
Java EE mais leve e produtivo do que você pensa
Bruno Borges
A plataforma e o framework Java EE oferecem o ambiente perfeito para iniciar no desenvolvimento de aplicacoes Java, seja para Web, dispositivos embutidos ou aplicacoes ricas. Conheca os recursos que voce pode utilizar para maximizar um desenvolvimento limpo, conciso e reutilizavel de funcionalidades

Bruno Borges
11:10 às 12:00 Clean Code: Código Java Elegante
Clean Code: Código Java Elegante
Rogério Fontes Tomaz
As vezes deixamos os curtos espaços de tempo nos levar a criar códigos para ser entregues, baseado em pressão, estresses e demais situações. O que pode deixar o nosso código bastante ruim, e até mesmo pode fazer perdemos o nosso projeto, com infindáveis acertos no códigos e difíceis leituras para os mantenedores desses projetos. Com algumas técnicas simples podemos deixar nosso código limpo e pensar em que fazer para que os outros programadores possam entender nosso código e saber o que queríamos "expressar" nele. Temos que pensar como "nós autores de códigos escrevemos e o que as pessoas ao lerem nossos programas entendam e o façam como se estivessem lendo um livro" (Uncle Blob - Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship) Vamos falar e dar exemplos: Como deixar seu código mais limpo e significativo. Como criar melhores funções. Se seu código é significativo e auto explicativo, porque comentários que não significam muito? Melhorando os tratamentos de erros no seu código. Usando TDD (Test Driven Development) e testes limpos para melhoria e refatoração do seu código limpo. Evolução do seu código para lermos como um livro (código limpo)

Rogério Fontes Tomaz
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Introdução à JPA 2 e Hibernate
Introdução à JPA 2 e Hibernate
Frederico Maia Arantes
Quando falamos em persistência de dados em Java, falamos de JPA e Hibernate. Seja na Web ou Desktop estes frameworks dominaram o mercado com sua produtividade e é essencial aos desenvolvedores conhece-los! Veja nesta palestra como é fácil persistir dados, fazer o mapeamento objeto-relacional, manipular entidades, utilizar herança e conhecer algumas boas práticas que devem ser utilizadas!

Frederico Maia Arantes
14:10 às 15:00
JSF 2 -> Java "Super" Faces
JSF 2 -> Java "Super" Faces
Filipe Portes
JSF é a especificação padrão para o desenvolvimento de interfaces web em Java e faz parte do Java EE, conheça essa especificação que se tornou uma das mais populares do mercado, e todas as novidades da versão 2 que a tornaram ainda mais fácil de utilizar e produtiva. Essa palestra vai dar uma introdução ao uso da especificação JSF 2 em um servidor Java EE, e também algumas opções de bibliotecas de componentes que a tornam ainda mais completa como RichFaces e PrimeFaces

Filipe Portes
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 O "I" do CDI (Stadium)
O "I" do CDI (Stadium)
Raphael Helmonth Adrien Caetano
Contexts and Dependency Injection ou simplemente CDI, é a grande novidade da especificação da plataforma Java EE 6. Esta API foi liderada pelo criador do Hibernate e Jboss Seam, Gavin King, adicionando o suporte a ?Injeção de Dependências? e um novo padrão de programação, chamada de anotações qualificadoras, para unir os Beans, suas dependências, seus interceptadores, decoradores e seus consumidores de eventos. Esta apresentação tem objetivo de introduzir e descrever os principais conceitos e recursos do CDI, facilitando a construção de aplicações Java EE robustas com alta produtividade.

Raphael Helmonth Adrien Caetano
16:40 às 17:30 Por dentro da JVM
Por dentro da JVM
Felipe Freitas Fonseca
A palestra tem como foco promover uma introdução à Java Virtual Machine para estudantes que estão ingressando como desenvolvedores usando tecnologias Java. Tópicos sobre como a JVM faz o trabalho de gerência da memória para o programador, o que é o garbage colector e um pouco do seu funcionamento, e linguagens suportadas pela JVM, serão abordados.

Felipe Freitas Fonseca
Java OO - Você fez o dever de casa?
Java OO - Você fez o dever de casa?
Fernando Medeiros
O coração de um software é o algoritmo.? Com esta frase de efeito vamos nos perguntar: E eu estou realmente aprendendo a desenvolver algoritmos? Estarei eu escrevendo bons códigos? Eu realmente estou entendendo o que é paradigma OO? Ou será que me preocupo muito com a montagem do ambiente e esqueço o principal?

Fernando Medeiros
Quero ser programador e agora ?
Quero ser programador e agora ?
Otávio Santana
Ao iniciar uma carreira profissional, surge diversas dúvidas como: Por onde começar? O que é indispensável? Como evoluir na carreira ?etc. Conheça algumas boas dicas para se tornar um ótimo programador

Otávio Santana
17:40 às 18:30 100 anos de código
100 anos de código
Daniel Alves de Oliveira Junior / Paulo Jerônimo / Marcelo Sousa Ancelmo
Falar da carreira Java, experiências profissionais com Java e grupos de usuarios.

Daniel Alves de Oliveira Junior / Paulo Jerônimo / Marcelo Sousa Ancelmo
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Raphael Helmonth Adrien Caetano

Raphael Helmonth Adrien Caetano


Desenvolvedor Java com mais de 5 anos de experiência, e JUG Leader do GoJava ( Grupo de Usuários Java do Estado de Goiás) e coordenador da iniciativa JEDI no estado de Goiás, e já palestrou em diversos eventos importantes sobre Java, como JustJava e JavaOne Brasil. Já ministrou diversos treinamentos para empresas privadas e públicas.


Flavia Suares

Flavia Suares


É coordenadora do Gojava juntamente com o Raphael Adrien, Marcelo Quinta e Filipe Portes, entusiasta de software livre, membro do grupo /mnt (mulheres na tecnologia).


Bruno Borges

Bruno Borges


Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.


Daniel Alves de Oliveira Junior

Daniel Alves de Oliveira Junior


Daniel deOliveira é JUG Leader e fundador do DFJUG, um dos maiores grupos de usuários Java do mundo. é Mestre em Gestão do Conhecimento e instrutor de Java para PNE (cegos, surdos, cadeirantes, etc...) em Brasília. Pesquisador do Centro de Pesquisas em Arquitetura da Informação ? CPAI da UnB. É Java Champion e um dos criadores do Rybená, que é um programa J2ME para celulares, que permite que um surdo "veja" palavras faladas na linguagem de sinais. é também responsável, nos sete paises de lingua portuguesa, pela Iniciativa JEDI, que é curso completo de engenharia de Software, livre e gratuito, que conta com mais de 16.000 alunos.


Felipe Freitas Fonseca

Felipe Freitas Fonseca


Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás e bolsista da CAPES. Ama informática e é programador e músico nas horas vagas.


Fernando Medeiros

Fernando Medeiros


Web Design desenvolvedor front end, programador Java junior, hoje trabalho como Webdesigner e como programador Java junior onde trabalho em um programa de controle de produção desktop.


Filipe Portes

Filipe Portes


Coordenador do Grupo de Usuário Java de Goiás - GoJava e desenvolvedor FullStack apaixonado pelo que faz, possui mais de 7 anos de experiência com desenvolvimento e arquitetura Java para a Web, entusiasta de software livre, agilidade, devOps e muito mais. Atualmente é desenvolvedor na TecSinapse.


Frederico Maia Arantes

Frederico Maia Arantes


Frederico Maia trabalha com desenvolvimento de software desde 2008, já foi instrutor de cursos de programação e hoje atua como CEO na Meteor Software, empresa criadora do Meteor.js e Meteor Cloud. Morou na Irlanda e foi nômade digital morando em diversos países, hoje retornou ao Brasil e mora em Floripa.



Marcelo Sousa Ancelmo

Marcelo Sousa Ancelmo


Marcelo S. Ancelmo é atualmente Senior IT Specialist na IBM, oferecendo aos clientes no Brasil soluções concretas com foco específico em arquitetura de software, plataformas de middleware, gerenciamento de desempenho e DevOps. Em seus doze anos de experiência prática área de TI, Marcelo tem ajudado, apoiado, mentorizado e suportado equipes de TI nos seus desafios com a infra-estrutura, arquitetura, desenvolvimento, implementação e operações de aplicações. Palestrante freqüente no desenvolvimento de software, arquitetura e DevOps, com uma presença ativa na comunidade de software no Brasil e um aficionado por Hackathons.


Otávio Santana

Otávio Santana


Empowering staff-plus engineers to deliver highly scalable software on the cloud, so they can become influential in their companies and in the market, and move their technical careers to the next level.

Otavio is a passionate architect and software engineer focused on cloud and Java technologies. He has deep expertise in polyglot persistence, and high-performance applications in the areas of finance, social media, and e-commerce.

As an open-source contributor, Otavio is directly involved in the Java world as an expert leader in several specifications both at the Java Community Process (JCP) and at the Eclipse Foundation. His work on the Apache and Eclipse Foundations helps projects such as MicroProfile and Jakarta EE to flourish.



Paulo Jerônimo

Paulo Jerônimo


Paulo Jerônimo é triatleta e, nas horas vagas, desenvolve em algumas linguagens de programação. ;) Possui experiência em arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura para o atendimento a requisitos não funcionais em softwares de missão crítica, escaláveis e tolerantes a falhas, executados por clusters de servidores de aplicações


Raphael Helmonth Adrien Caetano

Raphael Helmonth Adrien Caetano


Desenvolvedor Java com mais de 5 anos de experiência, e JUG Leader do GoJava ( Grupo de Usuários Java do Estado de Goiás) e coordenador da iniciativa JEDI no estado de Goiás, e já palestrou em diversos eventos importantes sobre Java, como JustJava e JavaOne Brasil. Já ministrou diversos treinamentos para empresas privadas e públicas.


Rogério Fontes Tomaz

Rogério Fontes Tomaz


Apaixonado em código e formas ágeis de criá-los, Lider do UaiJUG (Grupo de Usuários do Triângulo Mineiro), e agora um novo empreendedor.


Data e Local

Sábado, 20 de Outubro de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Faculdade Fasam

BR-153 - Km 502 - Jardim da luz - CEP:74850-370
Goiânia - GO

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 Goiânia Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions PagSeguro DevMedia Intel Software Positivo Google Plusoft Oobj Mozilla InfoQ Brasil Octo Technology Sebrae - 40 Anos Faculdade FASAM R3TI Globalcode