Trilha Mobile

Vai ficar só no Desktop?

A trilha mobile marca presença mais uma vez no TDC, e como sempre, vamos trazer conteúdo de mobilidade sem nenhum tipo de fanatismo ou preferência. O que conta aqui é gostar de desenvolver para dispostivos móveis. Se você gosta de Java, Android, iOS e mobile web, essa é a sua trilha!


Público Alvo

Desenvolvedores em geral, seja Android, iOS, Java ME, Windows Phone ou qualquer outro que tenha interesse em ingressar ou aumentar seus conhecimentos em programação móvel.



Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Media Queries - Fazendo o seu site acessível pelo celular
Media Queries - Fazendo o seu site acessível pelo celular
Paulo Fernandes
Pretendo mostrar como usar media queries para melhorar a experiencia do site para os usuários - mostrar o que são media queries - como usá-las - live code de uma página de um site

Paulo Fernandes
Sencha Touch
Sencha Touch
Pablo Marcelo Hadler Gomez
Nesta palestra vamos mostrar como desenvolver app mobile usando o framework sencha touch e empacotar a app nativamente para android e iphone

Pablo Marcelo Hadler Gomez
11:10 às 12:00 Firefox OS: Levando a Open Web para os dispositivos Móveis (Stadium)
Firefox OS: Levando a Open Web para os dispositivos Móveis (Stadium)
Matthew / Clauber Stipkovic Halic
Conheça a nova plataforma mobile da Mozilla Foundation. Um sistema operacional baseado na WebApp, em que a Web é a plataforma. Demonstrar o celular, como os desenvolvedores irão publicar os seus WebApps.

Matthew / Clauber Stipkovic Halic
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Comparação de Report de falha em lojas de aplicativos
Comparação de Report de falha em lojas de aplicativos
Igor de Borborema Correia
A palestra mostrará uma comparação de Report de falha entre 3 lojas de aplicativos para celular: Windows Phone, Android e Apple. Um mesmo aplicativo "bugado" foi desenvolvido e submetido com as mesmas falhas para ambas plataformas. O resultado desta pesquisa mostra como cada plataforma reporta as falhas de submissão para os desenvoledores,promovendo uma base de conhecimento de critérios de qualidade para publicação de aplicativos.

Igor de Borborema Correia
Dicas para publicar seu aplicativo na App Store
Dicas para publicar seu aplicativo na App Store
Maurilio Henrique dos Reis Campos
Dicas de como fazer; Dicas de como não fazer; Dicas para evitar; Dicas para "burlar" a App Store

Maurilio Henrique dos Reis Campos
Uso de dados abertos governamentais: O app Transparência
Uso de dados abertos governamentais: O app Transparência
Edson Luiz
Nesta palestra, falaremos sobre o caso da app Transparência, um aplicativo para iPhone que auxiliou eleitores a escolher seus candidatos em 2012 através da leitura de dados abertos do TRE.

Edson Luiz
14:10 às 15:00
Android de cabo a rabo: Comunicação Web, Persistência, Mapas e Sensores (Stadium)
Android de cabo a rabo: Comunicação Web, Persistência, Mapas e Sensores (Stadium)
Marcelo Ricardo Quinta / Marlon Bueno Bochi
Nessa palestra, abordaremos uma introdução sobre Android e depois discutiremos alguns temas específicos: Comunicação Web, Persistência, Mapas e Sensores

Marcelo Ricardo Quinta / Marlon Bueno Bochi
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Plataforma Microsoft para desenvolvimento Mobile
Plataforma Microsoft para desenvolvimento Mobile
Vinícius Souza
A Microsoft oferece soluções para Phone, Tablet e tudo isso suportado com o Windows Azure. Nessa palestra irei apresentar a nossa plataforma de desenvolvimento, os pontos de conexão entre elas e como tirando o máximo proveito dos serviços da nuvem.

Vinícius Souza
16:40 às 17:30 Como começar a desenvolver aplicativos para iOS
Como começar a desenvolver aplicativos para iOS
Dilson Alkmim
O objetivo dessa palestra é apresentar aos participantes o que um desenvolvedor iOS precisa para desenvolver um aplicativo e disponibilizá-lo na App Store. Quais os passos a seguir. Como funciona o ecossistema. Quais as linguagens, ferramentas, o que existe de tão diferente nessa plataforma.

Dilson Alkmim
Jogar é social - Como criar games multiplayers para iOS
Jogar é social - Como criar games multiplayers para iOS
Dilson Alkmim
Nesta palestra serão mostrados os principais recursos empregados para criar jogos e aplicações com suporte a partidas em rede e online, explorando o ambiente do GameCenter. Além das técnicas, ferramentas e APIS serão disponibilizadas aplicações funcionais explorando esses recursos.

Dilson Alkmim
17:40 às 18:30 Princípios básicos de interface móvel. Suas diferenças e peculiaridades.
Princípios básicos de interface móvel. Suas diferenças e peculiaridades.
Alessandro de Andrade Guarita
* Dedo não é mouse: as diferenças entre clicar e tocar; o que se faz em interface desktop que deve ser evitado em mobile (mobile não tem estágio hover). * Simplicidade: a principal forma de interação é com o dedo. Como não há teclado e nem mouse, não existem teclas de atalho. A interface deve ser limpa e as funções simples.

Alessandro de Andrade Guarita
Fishbowl: Monetização, pulos-do-gato Mobile e novas tecnologias
Fishbowl: Monetização, pulos-do-gato Mobile e novas tecnologias
Todos os participantes
Uma discussão/conversa entre os palestrantes e os participantes para tirar dúvidas e compartilhar experiências.

Todos os participantes
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Marcelo Ricardo Quinta

Marcelo Ricardo Quinta


Mestre em Computação e professor pela UFG, tem 10 anos de experiência em desenvolvimento móvel (Android/iOS/Web) e trabalha hoje para o Facebook em Londres colaborando com o WhatsApp Android. Na comunidade tem histórico organizando e também palestrando em eventos dentro e fora do país, sendo atualmente TDC Rockstar e Google Developer Expert (Android e Design Sprint).


Marlon Bueno Bochi

Marlon Bueno Bochi


Desenvolvedor Sênior Android. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia. MBA em Aplicativos e Jogos Móveis. Co-autor do livro Android: do Básico ao Avançado. Mais de 350 publicações entre livro, artigos em revistas e sites especializados, palestras e workshops. Um dos 10 nomes do Open-Hardware em 2013, eleito pela revista iMasters.



Alessandro de Andrade Guarita

Alessandro de Andrade Guarita


Formado em Design Gráfico pela UFG em 2000 e pós graduado em Cinema pela Cambury. Atualmente trabalha como webdesigner concursado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.




Dilson Alkmim

Dilson Alkmim


Formado em Engenheiro de Computação pela UFG, com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de software, compartilhados entre aplicações para grandes empresas e para dispositivos móveis. Atuou como desenvolvedor, projetista e arquiteto em diversas plataformas, do C ao Java/.Net, do J2ME/SuperWaba ao iOS.


Edson Luiz

Edson Luiz


Edson Luiz Pieczarka Junior é formado em Ciência da Computação pela PUC-GO e hoje é Gerente de TI na Meta Tecnologia. Apaixonado por desenvolvimento desde adolescente, iniciou na web com ASP e HTML, passando por PHP e chegando ao ASP.Net. No desktop desenvolve em VB 6. No mobile, começou com um Palm, depois se aventurou com Java J2ME e agora curte Objective-C desenvolvendo para iOS. Com a música correndo em suas veias, toca teclado, violão e bateria nas horas vagas. Sua motivação é sua esposa e seus dois filhos.


Igor de Borborema Correia

Igor de Borborema Correia


Graduado em Engenharia de Telecom pelo Instituto de Ensino Superior Fucapi em Manaus, especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - Campinas/ SP. Já atuou em diversos projetos Mobile em grandes empresas como Nokia, Siemens e Nortel. Atualmente trabalha no Instituto Nokia de Tecnologia como responsável pela qualidade de diversos aplicativos móveis para plataformas Nokia e Microsoft, como por exemplo o produto MobileDeck. Realiza publicações de artigos e participa de eventos como palestrante, onde compartilha experiências em assuntos como testes ágeis, qualidade de software e desenvolvimento de software para dispositivos móveis.


Marcelo Ricardo Quinta

Marcelo Ricardo Quinta


Mestre em Computação e professor pela UFG, tem 10 anos de experiência em desenvolvimento móvel (Android/iOS/Web) e trabalha hoje para o Facebook em Londres colaborando com o WhatsApp Android. Na comunidade tem histórico organizando e também palestrando em eventos dentro e fora do país, sendo atualmente TDC Rockstar e Google Developer Expert (Android e Design Sprint).


Marlon Bueno Bochi

Marlon Bueno Bochi


Desenvolvedor Sênior Android. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia. MBA em Aplicativos e Jogos Móveis. Co-autor do livro Android: do Básico ao Avançado. Mais de 350 publicações entre livro, artigos em revistas e sites especializados, palestras e workshops. Um dos 10 nomes do Open-Hardware em 2013, eleito pela revista iMasters.



Matthew

Matthew


Web developer at Mozilla.


Maurilio Henrique dos Reis Campos

Maurilio Henrique dos Reis Campos


Formado em Analise de Sistemas, desenvolvedor da Assembleia Legislativa e co-fundador da Kiwi Tecnologia, "entusiasta" de coisas novas e mobilidade.


Pablo Marcelo Hadler Gomez

Pablo Marcelo Hadler Gomez


Sou Arquiteto de Soluções mobile, já desenvolvi grandes projetos na área de governo e bancos entre outros. Comecei na vida de developer aos 18 anos ainda com clipper(será que alguém lembra de clipper). Já desenvolvi backend .Net/Java, mas atualmente minha motivação é criar apps mobile conectadas com o mundo de oportunidades que a IOT nos traz.


Paulo Fernandes

Paulo Fernandes


Paulo Fernandes é desenvolvedor de software há mais de 5 anos. Desenvolvedor apaixonado pelo que faz, seja Web ou Mobile. Nas horas vagas ele ajuda a comunidade sendo um dos coordenadores do Google Developer Group de São Paulo



Vinícius Souza

Vinícius Souza


Bacharel em Ciência da computação com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento utilizando diferentes plataformas. Atualmente trabalha como evangelista de desenvolvimento no time de audiência técnica da Microsoft. Além da paixão por tecnologia, pratica automodelismo off road, joga muito game e está aprendendo a tocar guitarra.


Data e Local

Domingo, 21 de Outubro de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Faculdade Fasam

BR-153 - Km 502 - Jardim da luz - CEP:74850-370
Goiânia - GO

Mais informações


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