Trilha Web

Usabilidade, inovação e tendências na Web

Mais e mais novidades aparecem a cada dia no mundo mundo WEB. Esta trilha apresentará as tendências e inovações da web de hoje e o seu futuro. Serão abordados de forma técnica assuntos como HTML5, CSS3, JQuery, Desenvolvimento Web para Mobile e SEO. No fim das contas, o usuário é o que realmente importa para nossas aplicações, então UX e Usabilidade também terão seu espaço.


Público Alvo

Estudantes, Desenvolvedores, Designers e interessados pelo mundo Web



Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 ROI não se faz com palavras, mas com informação (e a tecnologia é sua parceira nisso)
ROI não se faz com palavras, mas com informação (e a tecnologia é sua parceira nisso)
Luciano Palma
O sucesso das ações em marketing digital provém da uma boa estratégia e de uma execução efetiva. Uma característica importante do mundo digital é permitir monitorar todas as iterações no ambiente, e com isso, entender relações de causa e efeito e determinar o retorno do investimento realizado. Não é uma atividade trivial, mas com tecnologia adequada, isso é possível!

Luciano Palma
11:10 às 12:00 HTML5 e JavaScript (Stadium)
HTML5 e JavaScript (Stadium)
David Walsh (Mozilla Foundation)
Descrição em breve

David Walsh (Mozilla Foundation)
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Java e Internet das Coisas (Stadium)
Java e Internet das Coisas (Stadium)
Vinicius Senger
This session will discuss about Internet of Things based on real Java implementation. We are going to present more than 10 demos using different devices, concepts, user-interface and most of all Java technologies: Java SE, Java ME, Java Embedded, Java FX and Java EE with Glassfish as a Internet Things Gateway.

Vinicius Senger
14:10 às 15:00
Construindo aplicativos para Facebook
Construindo aplicativos para Facebook
Diego Roriz
Querendo desenvolver aquela idéia milionária para Facebook mas não sabe por onde começar o código? Nesta palestra iremos apresentar o caminho das pedras para você se familiarizar do ambiente de desenvolvimento ao deploy. Anima? Espero você lá!

Diego Roriz
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Minicurso de Encoding - resolvendo problemas com acentuação
Minicurso de Encoding - resolvendo problemas com acentuação
André Willik Valenti
Você já perdeu a cabeça e a paciência tentando entender de onde vêm aqueles caracteres malignos que misteriosamente tomam o lugar das palavras acentuadas? Você não se conforma que o ser humano já foi pra lua mas ainda não conseguiu garantir que um mísero texto chegue corretamente ao seu destino? Você não entende o que diabo é Unicode, LATIN-1, UTF-8, UTF-16, UTF-32 e como essas coisas influenciam a sua vida? Seus problemas acabaram!! - ou não... Na verdade, eles vão continuar. Mas pelo menos você vai aprender a lidar melhor com eles! Neste minicurso, serão explicados os conceitos básicos do mundo mágico do encoding e da representação dos diferentes caracteres ao redor do mundo. Veremos por que motivos as coisas podem ficar feias e o que podemos fazer para elas ficarem bonitas. Veremos maneiras de programar defensivamente para evitar, dentro do possível, o infeliz problema. Compareça!

André Willik Valenti
16:40 às 17:30 Entenda melhor o funcionamento do jQuery
Entenda melhor o funcionamento do jQuery
Luis Gustavo Lopes Furtado
A apresentação visa dar um visão do JQuery e seu funcionamento. Passando deste as lógica básica de interação do DOM, Animação, CSS, Seletores e Debug. Também abordarei a logica por traz da confecção de plugins e sua funcionalidade no dia-a-dia.

Luis Gustavo Lopes Furtado
17:40 às 18:30 Painel Futuro da Web
Painel Futuro da Web
Todos os participantes
Painel Futuro da Web

Todos os participantes
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Paulo Renato Campos de Siqueira

Paulo Renato Campos de Siqueira


Depois de anos de programação com Java e Scala, Paulo hoje é Engineering Lead na Zalando SE, maior site de comercio eletrônicos de moda da Europa.


Raphael Helmonth Adrien Caetano

Raphael Helmonth Adrien Caetano


Desenvolvedor Java com mais de 5 anos de experiência, e JUG Leader do GoJava ( Grupo de Usuários Java do Estado de Goiás) e coordenador da iniciativa JEDI no estado de Goiás, e já palestrou em diversos eventos importantes sobre Java, como JustJava e JavaOne Brasil. Já ministrou diversos treinamentos para empresas privadas e públicas.



David Walsh (Mozilla Foundation)

David Walsh (Mozilla Foundation)


A Mozilla Foundation é uma fundação sem fins lucrativos que mantém todo o software e projetos Open Source da linha Mozilla, como Firefox, Thunderbird e complemetos para os mesmos, como Venkman, DOM Inspector, Bugzilla, Bonsai, Tinderbox. Também é responsável por produzir documentação relacionada à internet e promover padrões de produção de conteúdo digital.


Diego Roriz

Diego Roriz


Cientista da computação pela Universidade Federal de Goiás, CEO da Katon Agência Digital, palestrante de diversos eventos de Software Livre de Goiás, entusiasta Rails e estudante eterno de empreendedorismo, startups e temas relacionados.


Luciano Palma

Luciano Palma


Electronic Engineer with MBA in Enterprise Management. 20+ years in the Technology Industry, including the roles of Google Business Group Lead (Google), Community Manager (Intel) , Technical Evangelist, Consultant and Premier Field Engineer (Microsoft). 4 years experience as a Developer in England and Italy. Founder of Desquebre (a startup that helps people fixing their home appliances) and GBG São Paulo Manager.



Luis Gustavo Lopes Furtado

Luis Gustavo Lopes Furtado


Apaixonado por inovação. Arquiteto de informação e analista de sistemas. cursei Ciências da computação na UFG, depois Administração em Marketing e pós graduado em Gestão de Projetos. Tenho mais de 8 anos no desenvolvimento WEB, com larga experiencia em client side (javascript, jquery, css, html) e outras linguagens como ASP.NET e PHP.



Vinicius Senger

Vinicius Senger


Vinicius Senger é desenvolvedor, inventor e palestrante técnico trabalhando como no time de especialistas global da AWS Califórnia como Senior Developer Advocate. Começou a desenvolver softwares com apenas 8 anos de idade e nunca mais parou acumulando 30 anos de trabalho na área de T.I.. Fundador da Globalcode e do The Developers Conference, Vinicius foi considerado top 20 influenciador em desenvolvimento de IoT, Java Champion ganhando dois Duke's Choice Award na Califórnia por projetos de inovação em automação, robótica, barcos, casas, capacetes e muitas outros. Desde 2017 na AWS, tem trabalhado com Java, IoT, Serverless, Machine Learning, Inteligência Artificial, Alexa skills e outros



Data e Local

Sábado, 20 de Outubro de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Faculdade Fasam

BR-153 - Km 502 - Jardim da luz - CEP:74850-370
Goiânia - GO

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 Goiânia Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions PagSeguro DevMedia Intel Software Positivo Google Plusoft Oobj Mozilla InfoQ Brasil Octo Technology Sebrae - 40 Anos Faculdade FASAM R3TI Globalcode