Trilha ALM

Da concepção ao monitoramento: ferramentas, técnicas e dicas para gerenciar o ciclo de vida de aplicações de sucesso

ALM (Application Management Lifecycle) é o processo de gerenciar o ciclo de vida de uma aplicação, desde da sua concepção até o momento em que ela deixa de ser usada. Esta trilha irá discutir técnicas ágeis para a construção e gerencimento de projetos de software, além de apresentar as ferramentas e dicas mais bacanas para que o seu projeto tenha sucesso não só durante a construção, mas também durante a produção.


Público Alvo

Desenvolvedores de software, gerentes de projeto, srum masters, analistas de sistemas, system administrators



Horário Sala Open ALM Sala Microsoft ALM
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 ALM focado em resultados
ALM focado em resultados
Cristiano Hermogenio Heringer
Como aplicar ALM em projetos de metodologia tradicional e métodos ágeis de forma a obter resultados em Projetos de Desenvolvimento de Software. Ferramentas e suas aplicações em gestão de projetos e gestão de serviços.

Cristiano Hermogenio Heringer
Gerenciando o Ciclo de Vida com TFS e o Project Server 2010
Gerenciando o Ciclo de Vida com TFS e o Project Server 2010
Claudio Leite
O controle do ciclo de vida da aplicação, começa na hora que idéia surge até o momento em que definimos que é hora de "desligar os aparelhos" do sistema. Mas como podemos controlar esse surgimento da demanda até colocarmos em produção o sistema ? A Microsoft possui duas plataformas que integradas facilitarão muito a gestão dessa parte do ciclo de vida de uma aplicação. Nessa palestra iremos ver como controlar desde a criação da idéia, gerindo todas as demandas até terminarmos o desenvolvimento do software com a Integração entre o Project Server 2010 e o Team Foundation Server.

Claudio Leite
11:10 às 12:00 Continuos Delivery by Example
Continuos Delivery by Example
Roger Eduardo P. de Almeida
Mostrar como integrar SVN/Git+Jenkins+Tomcat/WebLogic+Ant/Maven/Gradle para ter uma ambiente com continuos integration na prática e como esse ambiente pode evoluir para passar de Continuos Integration para continuos delivery.

Roger Eduardo P. de Almeida
Visual Studio Scrum 2.0
Visual Studio Scrum 2.0
Márcio Sete
Você pode desenvolver produtos complexos, utilizando o framework Scrum, que é baseado em princípios e valores ágeis. Veja como sua equipe pode praticar Scrum usando os artefatos e as ferramentas fornecidas com o modelo de processo para o Microsoft Visual Studio Scrum 2.0 que está disponível com Visual Studio Team Foundation Server 2012 RC. Cada artefato tem uma função específica e oferece oportunidades para refinar seus processos ao longo do tempo. Estes artefatos incluem itens de trabalho, relatórios e consultas da equipe, e sua equipe pode usá-los para rastrear informações, analisar o progresso e tomar decisões. Nessa palestra veremos como definir e acompanhar os ítens de trabalho, Gerenciar o ciclo de vida, além de Monitorar e relatar o progresso da equipe.

Márcio Sete
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Produção! É hora de chamar o quebra-galho?
Produção! É hora de chamar o quebra-galho?
Bruno Souza
Você teve uma boa idéia e seu sócio é um cara de negócios fenomenal. Como um bom desenvolvedor, você fez tudo certo: controle de versão, issue tracker, agile, kanban... E agora precisa colocar em produção. Em uma startup ou empresa pequena (as vezes até em empresas grandes!) o que você não tem é o pessoal de "Operação", que vai cuidar do seu ambiente em produção. E ai? Vai na raça? Vai chamar o quebra-galho Severino e colocá-lo segurando o servidor? Como colocar em produção, sem a produção? Essa mini-palestra vai falar de idéias simples e práticas, que podem tornar o que tem tudo para ser um desastre em uma situação confortável e até inovadora! Pelo menos até que a solução definitiva chegue em 15 minutinhos...

Bruno Souza
Escalabilidade automática de aplicações web: tratando picos repentinos de tráfego, zero downtime e minimizando custos de hosting
Escalabilidade automática de aplicações web: tratando picos repentinos de tráfego, zero downtime e minimizando custos de hosting
Fernando Babadopulos
Escalar corretamente a infraestrutura que uma aplicação web precisa para funcionar não é uma tarefa fácil. Vários fatores devem ser levados em consideração quando se provisiona a quantidade certa de servidores para assegurar um tempo de resposta que não cause impacto na experiência do usuário e, ao mesmo tempo, seja capaz de responder a picos de demanda. A computação na nuvem torna fácil adquirir novos servidores para atender crescimentos de demanda. No entanto, a compra de serviços desnecessários pode causar um aumento no custo que poderia ser reduzido com monitoramento e técnicas de escalabilidade automática. Esta palestra irá mostrar como monitorar a sua aplicação e tomar ações para automaticamente escalar a sua infraestrutura em períodos de pico e para reduzi-la ao seu estado mínimo após o pico, assim reduzindo os custos de hosting. Serão apresentados exemplos reais de como realizar estas tarefas usando os servidores de aplicação mais populares e ferramentas de monitoramento e deployment open source.

Fernando Babadopulos
Turbinando sua produtividade com Mylyn
Turbinando sua produtividade com Mylyn
Luiz Fernando "Feu" Teston
Muitas atividades para fazer ao mesmo tempo? Esqueceu no que estava trabalhando? Seu chefe ou colega lhe pergunta coisas que você não lembra? Você não está sozinho! O mercado cobra muito dos desenvolvedores e estes não possuem ferramentas para ajudar a sobreviver nesta verdadeira trincheira de guerra que é o mercado de desenvolvimento de software. Nesta mini-palestra será apresentado o Mylyn, ferramenta do projeto Eclipse que ajuda a organização neste cenário. Uma vez usando o Mylyn, sua produtividade em desenvolvimento e manutenção será turbinada, e você não conseguirá mais viver sem ele!

Luiz Fernando "Feu" Teston
Continuous Deployment com Team Foundation Server 2012
Continuous Deployment com Team Foundation Server 2012
Daniel Oliveira
O deploy de aplicações costuma ser uma tarefa demorada, feita manualmente e suscetível a erros. Nesta palestra veremos como utilizar o Visual Studio Team Foundation Build 2012 para construir uma plataforma para deploy de diversos tipos de aplicações (ASP.NET, pacote de componentes, windows service), em ambientes na nuvem e on-premises, além de executar verificações de qualidade de código e teste automatizado nas aplicações.

Daniel Oliveira
14:10 às 15:00 Criando plug-ins para o Jenkins
Criando plug-ins para o Jenkins
Bruno P. Kinoshita
Jenkins é um servidor de integração contínua vencedor de prêmios e adotado por diversos times para auxiliar na construção de soluções. Uma das vantagens do Jenkins é a facilidade de customização. Exatamente por isso, desenvolver plug-ins torna-se uma habilidade importante em times de desenvolvedores. Além disso, é uma ótima maneira de fazer parte do projeto, aprender mais e conhecer gente interessante.

Bruno P. Kinoshita
Gerenciamento, Execução e Automação de Testes Funcionais com Visual Studio Test Professional 2012
Gerenciamento, Execução e Automação de Testes Funcionais com Visual Studio Test Professional 2012
André Dias
Nesta palestra, vamos explorar praticamente todos os recursos disponíveis dentro do Visual Studio Test Professional 2012. Inicialmente, veremos a criação e gerenciamento de planos, suítes e casos de testes. Em seguida abordaremos o Test Runner e veremos como executar os casos de testes, coletar evidências e abrir bugs realmente ricos e ao final mostraremos a automação de testes integrado com o processo de build e os benefícios de rastreabilidade que essa integração proporciona.

André Dias
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Testes Funcionais em um ALM Open Souce
Testes Funcionais em um ALM Open Souce
Elias Nogueira
Dentro do mundo de ALM muitos focam apenas no desenvolvimento e integração continua e esquecem que, para termos uma solução completa de ALM, precisamos também dar atenção aos Testes Funcionais/Integração. Não seria ótimo executar um script de teste automatizado e, ele mesmo, reportar os resultados para ferramentas de gestão de teste e gestão de defeitos? Esta palestra vai mostrar, de uma maneira simples e prática, como integrar três linhas de ferramentas de teste: automação funcional, gestão de testes e gestão de defeitos utilizando WebDriver (Selenium 2), Testlink e Mantis BugTracker.

Elias Nogueira
PowerPoint Storyboarding
PowerPoint Storyboarding
Marcelo Hideaki Azuma
Conheça os recursos do PowerPoint Storyboarding para ilustrar requisitos e planejar funcionalidades das aplicações e a integração com o Team Foundation Server.

Marcelo Hideaki Azuma
Gestão de fábrica de software com desenvolvimento em multi-plataformas utilizando TFS
Gestão de fábrica de software com desenvolvimento em multi-plataformas utilizando TFS
José Freire Neto
Obtenha resultados otimizados em uma gestão de desenvolimento multi-plataforma utilizando o Visual Studio Team Foundation Server. A palestra irá exclarecer os pontos necessários para gestão de uma fabrica de software multi-plataforma, gerando indicadores padronizados e resultados otizimados no processo gestão. Os tópicos abordados serão: -Gestão de requisitos -Testes -Build, Deployment -Rastramento e auditoria -Relatórios unificados

José Freire Neto
Como montar o seu ambiente de ALM Gratuito em apenas 15 minutos
Como montar o seu ambiente de ALM Gratuito em apenas 15 minutos
Ramon Durães
Descubra como implementar um modelo de Application Lifecycle Management (ALM) usando o novo Team Foundation Server 2012 Express integrando atividades do projeto, código fonte e integração contínua para todos os tamanhos de projetos seja usando Visual Studio ou Java em um modelo de gestão ágil e integrada.

Ramon Durães
16:40 às 17:30 Lean Startup: como pensar o seu negócio de forma diferente
Lean Startup: como pensar o seu negócio de forma diferente
Juan Bernabo
Como usar técnicas de Lean Startup para pensar o seu negócio de forma diferente e projetar sistemas muito mais eficientes.

Juan Bernabo
Dev-Ops - Melhores Práticas na plataforrma Microsoft
Dev-Ops - Melhores Práticas na plataforrma Microsoft
Igor Abade / Vinicius Moura

Construir um código com alta qualidade é essencial, mas de nada adianta se a aplicação não está em produção. Nesta palestra, vamos aprender como as ferramentas Visual Studio 2012 e System Center 2012 podem trabalhar juntas para melhorar a integração do deployment e a manutenção da aplicação através de todo o ciclo de vida.

Entenderemos como integrar as disciplinas de desenvolvimento e operações de seu negócio usando o Visual Studio Team Foundation Server 2012, System Center 2012 - Orchestrator e System Center 2012 - Virtual Machine Manager. Veremos também monitoração avançada usando as últimas features de Application Performance Management do System Center 2012 - Operations Manager e o processo de troubleshooting utilizando Visual Studio Team Foundation Server Work Item Synchronization e Visual Studio IntelliTrace.


Igor Abade / Vinicius Moura
17:40 às 18:30 Painel de discussão sobre ALM
Painel de discussão sobre ALM

Alguns dos maiores especialistas em ALM do Brasil juntos para responder todas as suas dúvidas em um debate dinâmico e interessante.


Painel de discussão sobre ALM
Painel de discussão sobre ALM

Venha participar deste painel com palestrantes e convidados e aproveite para trocar experiências de campo e esclarecer todas as suas dúvidas sobre ALM de um modo geral.


18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Fabiane Bizinella Nardon

Fabiane Bizinella Nardon


Fabiane Bizinella Nardon é mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e Doutora em Engenharia Elétrica pela USP. Ela foi arquiteta do Sistema de Saúde de São Paulo, considerado o maior sistema JavaEE do mundo e vencedor do Duke?s Choice Award de 2005. Liderou e lidera várias comunidades, incluindo a JavaTools Community no java.net, onde nasceram mais de 800 projetos open source. Palestrante frequente em conferências no Brasil e exterior, foi autora de diversos artigos técnicos e membro dos comitês de programa de conferências como JavaOne, OSCON, TDC, QConSP. Foi escolhida Java Champion pela Sun Microsystem, como reconhecimento de sua contribuição para o ecosistema Java. Atualmente é Chief Data Scientist da Tail, empresa que produz soluções



Bruno Souza

Bruno Souza


Bruno helps professional Java developers to share their passion so they can grow in their careers and work on amazing projects. Bruno wants every developer in the world to work with other great developers, in life-changing projects. For that he is on a personal crusade to connect developers and communities to their passions, to eliminate boring, low paying work.



André Dias

André Dias


André Dias é CQO (Chief Quality Officer) na BR Soluções Integradas, Visual Studio ALM Ranger, Visual Studio ALM MVP e Professional Scrum Developer Trainer pela Scrum.Org. Possui as seguintes certificações: SCJP, SCWCD, MCP, MCTS, CSM, PSM, PSD, PSDT, MCSD ALM e MCT É graduado em Ciência da Computação pela Unip, atua na área de desenvolvimento de software há mais de 15 anos e, nos últimos anos, tem se dedicado as práticas de ALM (Application Lifecycle Management) e de Agilidade. É co-fundador da Lambda3, foi consultor de ALM da Microsoft Brasil e morou na Irlanda onde trabalhou em projetos de desenvolvimento para o governo Irlandês. No Brasil, atuou em dezenas de projetos, muitos deles para o governo e para grandes instituições financeiras. Tem participação ativa na comunidade através da realização de palestras, organização de eventos, seu blog e seu twitter em @AndreDiasBR


Bruno P. Kinoshita

Bruno P. Kinoshita


Bruno trabalha com Java há sete anos em empresas de telecomunicações, bancos, varejo entre outras. Há dois anos passou a ser Engenheiro de Qualidade e então aprendeu que havia muito espaço para desenvolvedores contribuírem com qualidade e testes, bem como coisas novas para aprender com testadores. Possui artigos e já fez palestras no Brasil e no exterior. No seu tempo útil pratica natação, academia, slack line, escalada indoor e desenha.


Bruno Souza

Bruno Souza


Bruno helps professional Java developers to share their passion so they can grow in their careers and work on amazing projects. Bruno wants every developer in the world to work with other great developers, in life-changing projects. For that he is on a personal crusade to connect developers and communities to their passions, to eliminate boring, low paying work.



Claudio Leite

Claudio Leite


Consultor de ALM da Lambda 3; participa do grupo VIsual Studio ALM Rangers; possui os certificados PSM I e II e PSD da Scrum.org; Formado pela Universidade Católica de Petrópolis, MBA em gestão de projetos e PÓS-MBA em gestão avançada de projetos pela FGV; Já atuou como coordenador de equipe de desenvolvimento focado em Sharepoint e Implantação da Solução de EPM da Microsoft.


Cristiano Hermogenio Heringer

Cristiano Hermogenio Heringer


+23 anos na área de Tecnologia e Negócios, como Executivo em Negócios e Soluções Digitais/Inovação, com foco em transformação digital e inovação. Palestrante e coordenador, voluntário no IIBA e TDC e sócio/Diretor Acadêmico na DEVIT (Clube de Ensino). Graduado em Processamento de Dados pelo Mackenzie, MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia pelo IPT (USP), eXponential Business Administration (XBA) pela Nova SBE Executive Education (Portugal via StartSe) e cursando MBA em Banking pela FIA. Certificado em: CSM, CSPO, PACC, Facilitador Management 3.0, SFPC, DEPC, ICI-Professional Coach Certification (SLAC) e XBA (StartSe).


Daniel Oliveira

Daniel Oliveira


Daniel Oliveira atua como Premier Field Engineer na Microsoft e participa do grupo Visual Studio ALM Rangers. Possui certificação em Team Foundation Server 2010 e atua ativamente na comunidade de ALM.


Elias Nogueira

Elias Nogueira


Elias é um profissional de TI experiente com formação em engenharia de software, consultoria, agile coach e liderança técnica, atualmente trabalhando como Principal Engineer na Backbase. Ele ajuda os engenheiros de software a desenvolver com foco em qualidade e entregar software livre de erros. Sua especialização é em Engenharia de Qualidade para tecnologias de back-end, front-end e mobile. Ele é um escritor, blogueiro e adora ajudar comunidades a organizar encontros, compartilhar conhecimento e fazer apresentações ao redor do mundo e atualmente mora nos Países Baixos.



Fernando Babadopulos

Fernando Babadopulos


Arquiteto de software, empresário e entusiasta de novas tecnologias, foi responsável pelo desenvolvimento de algumas das aplicações web mais conhecidas do Brasil e do exterior. Com mais de 15 anos de experiência na área de internet, é especialista na criação e concepção de sistemas de alto desempenho. Foi um dos pioneiros na utilização de Java para aplicações de data science e é um palestrante frequente em conferências no mundo todo. É mestre em engenharia da informação pela Universidade Federal do ABC e bacharel em ciências da computação pelo Centro Universitário da FEI. Reconhecido como Java champion e ganhador do Duke's choice award pelas suas contribuições para o ecossistemas Java.



Igor Abade

Igor Abade


Igor Abade é desenvolvedor de formação e por paixão. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (Microsoft Ignite, The Developers? Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCon e outros), ele já foi um Microsoft MVP e agora é um Microsoft Regional Director. Em 2019 fundou a CloudMotion para ajudar empresas e equipes de TI a realizarem seu potencial através do uso de DevOps, Cloud Computing e Treinamentos.



José Freire Neto

José Freire Neto


Gerente de Pesquisa e desenvolvimento da Sonda IT (Multinacional com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de softwares físcais. Mais de 60% dos tributos brasileiros são processados em nossos produtos.), MCP Visual Studio Team Foundation Server 2010, desenvolvedor .net, apaixonado por tecnologia, motociclismo e futebol.


Juan Bernabo

Juan Bernabo


Juan Bernabó, fundador da ?? labs, é um visionário e catalisador de ecossistemas. Com mais de duas décadas de experiência em transformação organizacional, Juan liderou iniciativas pioneiras, desde a aceleração da adoção do Agile no Brasil até a fundação da Germinadora, impulsionando o ecossistema de startups. Após um período de reflexão pessoal, ele se reinventou, focando na adaptação para a Década da Grande Disrupção. Seus insights e estratégias inspiram líderes e organizações a prosperar em um mundo em constante mudança, adotando práticas ágeis, humanizando a liderança e abraçando a inovação.


Luiz Fernando "Feu" Teston

Luiz Fernando "Feu" Teston


Teston possui 12 anos de experiência com programação de sistemas não triviais em diversas linguagens tais como Java, C++ e Python.
Em Java já desenvolveu itens envolvendo manipulação de bytecode em runtime, processamento concorrente e debugs não triviais com ferramentas de profilling e diagnóstico.
Entusiasta de programação funcional e palestrante de eventos como JavaOne Brasil 2010, JustJava e No:SQL(BR) v1 quando não está programando gasta seu tempo insistindo em aprender artes marciais chinesas e cozinha japonesa.


Marcelo Hideaki Azuma

Marcelo Hideaki Azuma


Líder Educador de uma Empresa Progressista, preocupado em formar equipes de alto desempenho, estabelecer processos de qualidade superior e criar produtos inovadores. Diretor da ITGROUP desde 2004. Microsoft ALM MVP desde 2005.


Márcio Sete

Márcio Sete


Márcio Sete é Microsoft MVP na competência Visual Studio ALM. É especialista em Scrum e outras práticas ágeis de desenvolvimento de software. Atua como consultor em diversas empresas do setor público e privado, ajudando-as na adoção de ferramentas ALM e na definição de processos maduros focados na entrega de software.


Ramon Durães

Ramon Durães


Ramon Durães é CEO da DevPrime (https://devprime.tech) e atua no mercado de software há mais de 25 anos, apoiando a modernização de aplicativos como estrategista de software em empresas que impactam bilhões de reais no Brasil. Foi premiado como Microsoft Most Valuable Professional (MVP) desde 2003.


Roger Eduardo P. de Almeida

Roger Eduardo P. de Almeida


Arquiteto de Sistemas na Atos. Atuando com desenvolvimento há 10 anos. Com passagem por empresas referências como ThoughtWorks, e trabalhando com grande volume de dados na segunda maior operadora de celular do Brasil.


Vinicius Moura

Vinicius Moura


Visual Studio ALM Consultant @lambdatres | VS ALM MVP | #almrangers | Speaker at #vsosprints(http://bit.ly/vso-sprints ) and #buildnoturno(http://bit.ly/buildnoturno )


Data e Local

Quinta-feira, 5 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode