Trilha Android University

Conhecendo e entendendo a plataforma móvel mais popular do mundo!

A trilha Android University busca apresentar a plataforma móvel do Google para aqueles que querem uma opção simples e descomplicada de entrar no mundo da mobilidade. Vamos trazer palestras que ao longo do dia irão aos poucos levando o participante para uma viagem sem volta para o universo Android. Abordando temas de introdução e apresentação da plataforma, mas também algumas palestras mais avançadas e com muita prática.


Público Alvo

Entusiastas e interessados em ingressar no desenvolvimento de aplicações móveis.


O que são as trilhas University ?

As trilhas University são destinadas a estudantes e profissionais que estão iniciando na tecnologia discutido na trilha. As palestras têm nível mais introdutório, foco educacional e sempre que possível prático. Para que os participantes possam encerrar o dia com sentimento de aprendizado e ainda mais motivados.

Especial para estudantes

Estudante com carteira de estudante paga meia nas trilhas University!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@thedevelopersconference.com.br. Não faremos devolução após a inscrição feita.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Android: o mercado de aplicativos no Brasil
Android: o mercado de aplicativos no Brasil
Rogério Saran
Desde 2008 a venda em massa de aplicativos é um mercado promissor em diversas plataformas móveis. A adoção acelerada do Android ao Brasil o torna candidato a ser o campeão de público, tornando especialmente atraente o desenvolvimento de aplicativos para venda em massa ao público de varejo. Como é esse mercado no Brasil? Vamos falar da experiência mundial e como esperamos que ela se manifeste no cenário brasileiro.

Rogério Saran
11:10 às 12:00 Construindo seu Aplicativo Android desde o Início Usando MOTODEV Studio
Construindo seu Aplicativo Android desde o Início Usando MOTODEV Studio
Guilherme Frenhani / Julia Perdigueiro
Nesta palestra, mostraremos em detalhes o passo a passo para se construir um aplicativo Android desde o início usando a ferramenta de desenvolvimento MOTODEV Studio. Serão abordadas todas as fases da construção de seu aplicativo, desde a decisão sobre qual versão de plataforma usar, dicas de como declarar corretamente seu arquivo AndroidManifest, como estruturar sua interface de usuário através de arquivos XML, passando também por técnicas de depuração no emulador. Além disso, exploraremos diversas outras funcionalidades oferecidas pela ferramenta que irão auxiliar seu dia-a-dia, tais como ferramentas para manipulação de bancos de dados, mecanismos de internacionalização de seu aplicativo e o popular MOTODEV App Validator, ferramenta que testa a compatibilidade de seu aplicativo contra uma variedade de dispositivos Android e perfis de hardware.

Guilherme Frenhani / Julia Perdigueiro
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Intents, Services, Receivers e outras coisas...
Intents, Services, Receivers e outras coisas...
Antonio Marin Neto
Quando um programador resolve entrar no mundo da plataforma Android, normalmente a linguagem Java não é muito problema. O que as vezes deixa os programadores um pouco confuso são algumas estruturas e padrões específicos do Android. A comunicação entre e intra aplicativos através de Intents e as diversas possibilidades de ações com Intent Filters. Assim como quando e como usar corretamente os serviços, e afinal de contas, eles são ou não outras threads? Enfim, mesmo a programação básica em Android pode conter elementos fundamentais e um pouco complexos. Nessa palestra vamos desvendar esse componentes e descobrir como usá-los da forma correta.

Antonio Marin Neto
14:10 às 15:00
Conceitos, limitações e monetização de Jogos para Android
Conceitos, limitações e monetização de Jogos para Android
Alexandre Tolstenko
Conceitos a serem observados em um game para mobile: tempo de permanência médio, tempo de vida, desenvolvimento incremental, métricas; Limites da plataforma e o que ela oferece em troca: drawcall, input, limitantes como memória, processador e placa gráfica; Conceitos básicos de monetização freemium e por que está se tornando uma tendência.

Alexandre Tolstenko
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Modelos de persistência na plataforma Android
Modelos de persistência na plataforma Android
Pedro Eugênio Cunha Brigatto
O desenvolvimento de aplicativos móveis passa, em muitas situações, pela necessidade de persistência local de dados. Trabalhar parcialmente offline tem sido uma necessidade frequentemente sinalizada, o que passa de simples modelos de persistência de preferências até bancos de dados com razoável complexidade estrutural. Exploraremos, nesta sessão, as estratégias que a plataforma Android oferece para armazenamento e manipulação local de dados, recurso imprescindível para todo bom desenvolvedor que deseja se aventurar no mercado de aplicativos móveis.

Pedro Eugênio Cunha Brigatto
16:40 às 17:30 Explorando novas telas com o Google TV !
Explorando novas telas com o Google TV !
Antonio Marin Neto
A plataforma Android vai além dos tablets ou smartphones! O Android vai até a sua TV com o Google TV! Venha conhecer como criar aplicações que aproveitem os recursos da TV e que podem atingir um público que está sentado no sofá esperando sua aplicação!

Antonio Marin Neto
17:40 às 18:30 Plataforma Android: Produtividade Além do SDK
Plataforma Android: Produtividade Além do SDK
Ryan Bruno C. Padilha
Conteúdo interessante do qual objetiva apresentar ferramentas e frameworks utilizados para automatizar o processo de desenvolvimento de aplicativos para Android. Técnicas de sincronização de dados utilizando webservices SOAP e REST. Arquitetura flexível utilizando padrões de projeto consolidados no mercado.

Ryan Bruno C. Padilha
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Antonio Marin Neto

Antonio Marin Neto


Neto Marin trabalha há 13 anos com desenvolvimento de software, com passagens por grandes empresas brasileiras e principalmente no mercado de comunicação / mobilidade. Há mais de 5 anos no Google trabalhando inicialmente na área de Andriod Developer Relations, Neto está agora como evangelista técnico da plataforma Actions on Google (AoG) que permite aos desenvolvedores a criarem apps que funcionam com o Google Assistant.



Alexandre Tolstenko

Alexandre Tolstenko


Desenvolvedor de jogos desde os 14 anos e entrei na computação com o objetivo de trabalhar nesta área. Já fui bolsista no Laboratorio da Microsoft da Unicamp trabalhando com computação distribuida. Fui um dos fundares do Gamux, que é o grupo de desenvolvimento de jogos da Unicamp e atualmente trabalho para a Mobjoy produzindo jogos para celulares utilizando Unity3D.


Antonio Marin Neto

Antonio Marin Neto


Neto Marin trabalha há 13 anos com desenvolvimento de software, com passagens por grandes empresas brasileiras e principalmente no mercado de comunicação / mobilidade. Há mais de 5 anos no Google trabalhando inicialmente na área de Andriod Developer Relations, Neto está agora como evangelista técnico da plataforma Actions on Google (AoG) que permite aos desenvolvedores a criarem apps que funcionam com o Google Assistant.



Guilherme Frenhani

Guilherme Frenhani


Guilherme Frenhani supervisiona todo o programa de desenvolvimento MOTODEV no Brasil, gerenciando as equipes de engenharia responsáveis pelo desenvolvimento e suporte do conjunto de ferramentas MOTODEV Studio. Também coordena diversas iniciativas regionais de apoio ao desenvolvedor através do programa MOTODEV no país, sendo responsável pelo perfil @motodevbr no Twitter. Com 16 anos de experiência no setor de telecomunicações, Guilherme ocupou cargos de gerência e desenvolvimento de software em empresas como IBM, CPqD e Instituto de Pesquisas Eldorado no Brasil, Sapient Inc. e Motorola Inc. nos Estados Unidos. Guilherme tem bacharelado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-graduação em Marketing pela ESPM. Possui também certificação PMP (Project Management Professional) e Digital Six Sigma Green Belt pela Motorola.



Pedro Eugênio Cunha Brigatto

Pedro Eugênio Cunha Brigatto


Engenheiro da Computação graduado pela Universidade Federal de São Carlos, desenvolvedor certificado SAP Netweaver (Java Stack) e certificado SCJP. Especialista em Engenharia de Software graduado pela Unimep e pós-graduado em Administração pela Fundação BI-FGV, atua com desenvolvimento de software desde 2005. Atualmente desempenha o papel de arquiteto de software na Ci&T apoiando projetos plataformas como SUP, Android e BlackBerry, sendo também proprietário da empresa ainosoft e professor universitário nas Faculdades Integradas Einstein, na cidade de Limeira.


Rogério Saran

Rogério Saran


Especialista em informática móvel e convergência digital, Saran hoje lidera a construção do ecossistema de conteúdo e Internet da Positivo Informática, uma oferta completa de conteúdo digital para PCs e tablets. Pioneiro em tecnologia Internet e mobilidade, implantou soluções móveis e web inovadoras no Brasil, incluindo o 1º mobile banking e tecnologia web para agregação de dados on-line.


Ryan Bruno C. Padilha

Ryan Bruno C. Padilha


Analista Desenvolvedor de Software com 6+ anos de experiência. Instrutor certificado atuante em um centro de ensino Prometric. Pós-graduado em Gestão de Banco de Dados IBM DB2/UDB. Possui certificação OCJA, OCA SQL Oracle 11g, IBM DB2 Database & Application. Interesses em Sistemas Distribuídos e Metodologias Ágeis.


Coordenação

Neto Marin
Neto Marin
Globalcode

Data e Local

Quarta-feira, 4 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode