Trilha Arquitetura

Tendências, tecnologias, futuro e o arquiteto!

A arquitetura das aplicações é uma peça chave para o sucesso do seu projeto de software. Esta trilha vai apresentar as principais tendências de mercado em termos de tecnologias e métodos com palestras que são úteis para as mais diversas linguagens e plataformas de programação.


Público Alvo

Desenvolvedores experientes, gestores técnicos e arquitetos.



Horário Sala Arquitetura Java Sala Arquitetura .NET
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Sistemas para o Mundo Real
Sistemas para o Mundo Real
Leandro Silva
Muitos desenvolvedores se preocupam bastante com os aspectos estáticos dos sistemas que constroem, tais como se o código está bonito, se está idiomático, se está seguindo um determinado styleguide, entre outros bullet points do bom design de código; e isso é muito bom. Mas isso não é tudo. Há ainda o aspecto real da coisa, o Runtime. É no Runtime que ômis e mininus se sobressaem. E essa apresentação é sobre com o que os ômis mais se preocupam quanto estão escrevendo sistemas críticos ? para o Mundo Real, é lógico.

Leandro Silva
Da arquitetura de software à arquitetura funcional e de soluções
Da arquitetura de software à arquitetura funcional e de soluções
Eric Lemes
Nesta palestra pretendo abordar a transição da arquitetura de software (arquitetura de uma aplicação) para a arquitetura funcional e de soluções, ou seja, enxergar o conjunto de sistemas de uma empresa, como eles interagem entre si e a definição de fronteiras e responsabilidades. A abordagem mostra as diferentes preocupações e desafios encontrados pelo arquiteto em cada um destes universos.

Eric Lemes
11:10 às 12:00 Arquiteturas Cloud: Uma Introdução
Arquiteturas Cloud: Uma Introdução
José Papo
Nessa palestra vamos abordar a arquitetura do ponto de vista da Nuvem. Vamos falar de como requisitos não-funcionais como elasticidade, segurança, escalabilidade, performance entre outras são aceleradas pelo uso da Nuvem.

José Papo
Métricas de código na arquitetura
Métricas de código na arquitetura
Leandro Daniel
Através das métricas de código podemos conhecer a complexidade, tamanho, quantidade de métodos, nível de coesão, grau de acoplamento entre classes, dentre inúmeras outras possibilidades. Nesta seção entenda como as métricas de software podem apoiar um arquiteto.

Leandro Daniel
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Robustez de Software - Como ouvir menos reclamações dos seus chefes
Robustez de Software - Como ouvir menos reclamações dos seus chefes
David Robert Camargo de Campos
A robustez é a capacidade do sistema funcionar mesmo em condições anormais. Esta palestra prentende demonstrar algumas técnicas que podem ser usadas no desenvolvimento de software com intuito de auxiliar o desenvolvedor a produzir sistemas robustos.

David Robert Camargo de Campos
Saindo do Brownfield com Refactoring
Saindo do Brownfield com Refactoring
Emmanuel Gomes Brandão
Uma aplicação em produção que seja lucrativa não deve ser jogada fora e refeita do zero, mas sim sofrer constantes manutenções não somente emergenciais como preventivas. Essas manutenções devem ocorrer em forma de Refactoring do seu código.

Emmanuel Gomes Brandão
14:10 às 15:00 Produtividade em Integração de Aplicações com Apache Camel
Produtividade em Integração de Aplicações com Apache Camel
Adriano de Pinho Tavares / Alessandro Kieras
Esta palestra apresenta como utilizar o projeto open source Apache Camel para implementar padrões de integração de aplicações corporativas nos ambiente Java e Java EE, com foco na produtividade. Serão apresentados: A DSL Java para integração utilizada pelo Apache Camel; A arquitetura do Apache Camel, requisitos e solução de desenho para um cenário do mundo real de integração de sistemas; e código executando com as melhores práticas de implementação da solução.

Adriano de Pinho Tavares / Alessandro Kieras
Introdução a EDA, ESP e CEP com Nesper
Introdução a EDA, ESP e CEP com Nesper
Felipe Oliveira
Design de API Request Driven vs Event-Driven, conceitos inerentes a Eventos (Propagados, Assíncronos, Granularidade, Acoplamento, Views), comparativo com ESP, EDA e CEP, introdução a Complex Events e correlação. Ferramental OpenSource, um tour pelo NEsper e a DSL para correlação EPL, conceitos como Named Window e Pattern Matching e Demo!

Felipe Oliveira
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Camada anti-corrupção
Camada anti-corrupção
Anderson Parra
Parte do segredo do baixo custo de manutenção está em manter a coesão e diminuir o acoplamento entre partes de um sistema. O segredo do sucesso está em criar componentes flexíveis sem vazamento para diminuir os pontos de manutenção nas futuras alterações.

Anderson Parra
Case: Arquitetura evolutiva
Case: Arquitetura evolutiva
Denis Ferrari
Nessa palestra será apresentado um caso real onde a Arquitetura evolutiva possibilitou que um produto inicialmente simples se tornasse uma poderosa ferramenta de integração de softwares para Service Desk. Serão apresentados os marcos do projeto, as tecnologias utilizadas, quais decisões ajudaram a manter o ritmo de evoluções e o que faríamos diferente hoje em dia.

Denis Ferrari
16:40 às 17:30 Big Data - Transformando dados em conhecimento
Big Data - Transformando dados em conhecimento
Evandro Silvestre / João Fabio Pegorin Di Lello
"Grandes poderes, trazem grandes responsabilidades" - Encontrar informação útil em um conjunto de dados muito grande não é nada fácil e gerenciá-los pode ser uma tarefa insana. Veja nesse estudo de caso como conceitos de Big Data, NoSQL, CQRS e Cloud Computing foram combinados gerando uma solução para trabalhar com grandes volumes de dados de maneira altamente escalável e com baixo custo.

Evandro Silvestre / João Fabio Pegorin Di Lello
Arquitetura: mitos e verdades
Arquitetura: mitos e verdades
Leandro Daniel
Com base nas minhas experiências e vivência como arquiteto (primeiro como consultor e agora dentro de uma instituição financeira internacional), essa lightning talk pretende desmistificar alguns conceitos, percepções e fatos relacionados com os papéis de um arquiteto de TI.

Leandro Daniel
Fishbowl conversation: Arquitetura (aquecimento)
Fishbowl conversation: Arquitetura (aquecimento)
Giovanni Bassi / Vinicius Senger / Leandro Daniel
Participe de um modelo dinâmico de debate onde todos podem interagir e discutir sobre arquitetura, abordando temas variados. Nesta seção, apresentaremos as regras e iniciaremos o debate!

Giovanni Bassi / Vinicius Senger / Leandro Daniel
17:40 às 18:30 Auditoria de sistemas: Abrindo caminho para novas tecnologias.
Auditoria de sistemas: Abrindo caminho para novas tecnologias.
Thiago Ramos Santiago / Wagner Roberto dos Santos
Os sistemas legados costumam ser os vilões da TI em grandes corporações sendo apontados como tecnologias obsoletas, falta de escalabilidade, baixa performance, codificação morta, etc... Utilizando métricas, ferramentas e processos, vamos apresentar uma abordagem para Analisar pontos fortes e fracos de sistemas legados, apontando as diretrizes para evolução e oportunidades de novas tecnologias.

Thiago Ramos Santiago / Wagner Roberto dos Santos
Fishbowl conversation: Arquitetura
Fishbowl conversation: Arquitetura
Todos os participantes
Participe de um modelo dinâmico de debate onde todos podem interagir e discutir sobre arquitetura, abordando temas variados. São quatro cadeiras disponíveis para 3 participantes, a qualquer momento um novo participante pode entrar no debate, mas existe uma regra: uma cadeira deve sempre permanecer vaga. Esta dinâmica propicia discussões fluidas e livres sobre o tema em foco.

Todos os participantes
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Kleber da Silva Xavier

Kleber da Silva Xavier


Formado em Engenharia Mecatrônica e mestre em Ciência da Computação pela USP, atua com desenvolvimento de softwares há mais de 15 anos e acumula mais de 6000 horas/aula. A vivência profissional inclui, dentre outras, experiências internacionais em Cingapura e Equador, desenvolvendo softwares críticos para plataformas de petróleo.


Wagner Roberto dos Santos

Wagner Roberto dos Santos


Wagner Roberto dos Santos é instrutor da Globalcode nas formações Academia Agile e Academia do Arquiteto, professor da FIAP nos cursos de especialização, possui mais de 12 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas. Atuando atualmente como Arquiteto de Software e Agile Coach pela OCTO Technology. Como arquiteto de software, se especializou na Plataforma Java EE, com experiência em ambientes distribuídos e de alta complexidade. Tendo utilizado tecnologias emergentes como os serviços AWS (Amazon Web Services) para controle de um ambiente em nuvem, NoSQL e Big Data. Ainda como arquiteto, trabalha na facilitação de times na definição de modelos ricos de domínio, favorecendo o uso de processos com o Domain Driven Design. Como Especialista em Agilidade, possui profundo conhecimento em técnicas de coaching e facilitação para liderança de equipes. Com pleno domínio em metodologias ágeis como FDD, Lean Kanban, Extreme Programming (XP) e Scrum. É Autor de diversos artigos para as revistas Mundo Java e Java Magazine. Possui as certificações SCJA, SCJP, SCWCD, SCSNI, SCJWSD, SCBCD, SCEA(I), CSM e ACP. Nas horas vagas mantém o blog http://netfeijao.blogspot.com


Adriano de Pinho Tavares

Adriano de Pinho Tavares


Agilista, arquiteto de software, programador


Alessandro Kieras

Alessandro Kieras


Alessandro Kieras é arquiteto de software da Arkhi. Possue larga experiência com a plataforma Java, e vem atuando nos últimos anos em projetos de transformação com SOA, BRMS, ESB, EAI e métodos ágeis.


Anderson Parra

Anderson Parra


Passionate software engineer and researcher. I believe that software enables people to be creative because it saves their time. I really enjoy building systems that bring value to stakeholders and users, always looking for opportunities to learn more and become a better professional. For me programming languages are tools that can fit in different ways for each solution. I always look forward to the best fit for every project.



David Robert Camargo de Campos

David Robert Camargo de Campos


Eu me graduei em Ciência da Computação e concluí o Mestrado em Ciência da Computação pela USP (Brasil) na área de Inteligência Artificial. Além disso, eu me formei Oficial de Comunicações, terminando em primeiro lugar da turma, no Exército Brasileiro, onde mais tarde atuei como comandante de pelotão. Tenho sólidas habilidades de gerenciamento de projetos e fortes habilidades de arquitetura de software. Qualificações: ? Liderança ? Estratégia de Negocio ? Experiência prática em construção, desenvolvimento e gerenciamento de equipes de alto desempenho ? Arquitetura de sistemas para serviços web de alta disponibilidade ? +16 anos trabalhando com desenvolvimento de software


Denis Ferrari

Denis Ferrari


Após aproximadamente 10 anos trabalhando com tecnologias de desenvolvimento para web e com o framework .Net da Microsoft atuando em projetos de diferentes cenários, portes e orçamentos, considero-me apto a atuar em qualquer projeto de software. Com o tempo, decidi especializar-me em arquitetura, design e técnicas de engenharia aplicadas a construção de produtos para plataforma web, tendo como objetivo melhorar o desenvolvimento do time, reduzir o custo de manutenção e customização dos projetos.


Emmanuel Gomes Brandão

Emmanuel Gomes Brandão


Ajudo times de desenvolvimento de software a serem mais eficientes.



Eric Lemes

Eric Lemes


Desenvolvedor, arquiteto, blogueiro, baixista. 19 anos fazendo software, em empresas gigantes, médias e minúsculas. Apesar de ter como principal tecnologia .NET e C#, me aventuro também em C++, Java, Android e o que mais for necessário. Recentemente morando e trabalhando com TI na Inglaterra.


Evandro Silvestre

Evandro Silvestre


Evandro Silvestre é Diretor de Tecnologia da Escale e possui 22 anos de experiência em tecnologia, gerenciamento de ambientes complexos, Lean, DevOps, Agile e arquitetura de sistemas de alta escala. Iniciou sua carreira como desenvolvedor aos 15 anos e posteriormente, foi professor universitário na Faculdade Santa Bárbara. Entre 2008 a 2017, Evandro atuou na Geofusion e desempenhou funções como arquiteto de software e gerente de engenharia. Formado em Ciência da Computação na Escola de Engenharia de Piracicaba, Evandro possui MBA em Tecnologia da Informação pela FIAP.



Felipe Oliveira

Felipe Oliveira


Fundador da Sciensa, empresa de inovação e pioneira no movimento de ?Transformação Digital? no país, com metodologia e cases reais: XP Investimentos, Grupo CVC, Gerdau, Porto Seguro entre outras. Especialista como professor: Aplicações distribuídas, Integrações de Alto Desempenho, High Performance Computing -HPC, DLTs (Dags, Blockchain), Inovação Corporativa, Construção de Produtos Digitais e Estratégia Digital. Resumindo: Empreendedor em Série, Professor, Digital Expert, e nas horas vagas; Piloto de Asa-Delta.


Giovanni Bassi

Giovanni Bassi


Software architect and developer, agilist, rock climber. Giovanni is founder and Chief Software Architect of Lambda3 in Brazil. He is passionate about software development, and he believes self managed teams are more efficient and productive than outside managed ones. He was awarded as a Microsoft MVP more than ten years ago, and has 20+ years or experience developing software. He has spoken around the world on conferences, user groups and online about .NET, microservices, JavaScript, Ruby, Node.js, frontend and backend development, agile development and many other topics. He leads some user groups in Brazil on topics such as .NET, and Docker.



João Fabio Pegorin Di Lello

João Fabio Pegorin Di Lello


João é arquiteto de sistemas na Geofusion, uma empresa especializada em soluções de negócios com inteligência geográfica. É formado em análise de sistemas na PUC Campinas e mestrando na Unicamp na área de bancos de dados espaciais. Tem 15 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de informação geográfica com tecnologias Java e Oracle


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Leandro Daniel

Leandro Daniel


Casado, pai, Systems Architect em uma instituição financeira com sede na Europa, desenvolvedor de software, autor de artigos, editor técnico, palestrante, guitarrista amador e um dos autores do Void Podcast.


Leandro Silva

Leandro Silva


Leandro Silva é programador e arquiteto de sistemas, com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software, escrevendo sistemas de produção. Atualmente ele é consultor em arquitetura e construção de sistemas distribuídos, altamente disponíveis e tolerantes a falhas. C#, Erlang, Java, Ruby e Clojure são suas linguagens preferidas, e volta e meia ele está falando sobre elas em algum evento.


Thiago Ramos Santiago

Thiago Ramos Santiago


Thiago possui 10 anos de experiência na área de TI. Graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo (USP). É arquiteto responsável em projetos de grande complexidade, em contexto de novas tecnologias e soluções de TI. Definindo arquitetura e integrações em diversos sistemas, utilizando metodologias e frameworks como SOA e o middleware Gartner para o mercado financeiro. Possui larga experiência profissional em análise, desenvolvimento e implementação de padrões de projeto e criação de ambientes Continuous Delivery (.Net), e auditoria de sistemas.



Vinicius Senger

Vinicius Senger


Vinicius Senger é desenvolvedor, inventor e palestrante técnico trabalhando como no time de especialistas global da AWS Califórnia como Senior Developer Advocate. Começou a desenvolver softwares com apenas 8 anos de idade e nunca mais parou acumulando 30 anos de trabalho na área de T.I.. Fundador da Globalcode e do The Developers Conference, Vinicius foi considerado top 20 influenciador em desenvolvimento de IoT, Java Champion ganhando dois Duke's Choice Award na Califórnia por projetos de inovação em automação, robótica, barcos, casas, capacetes e muitas outros. Desde 2017 na AWS, tem trabalhado com Java, IoT, Serverless, Machine Learning, Inteligência Artificial, Alexa skills e outros



Wagner Roberto dos Santos

Wagner Roberto dos Santos


Wagner Roberto dos Santos é instrutor da Globalcode nas formações Academia Agile e Academia do Arquiteto, professor da FIAP nos cursos de especialização, possui mais de 12 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas. Atuando atualmente como Arquiteto de Software e Agile Coach pela OCTO Technology. Como arquiteto de software, se especializou na Plataforma Java EE, com experiência em ambientes distribuídos e de alta complexidade. Tendo utilizado tecnologias emergentes como os serviços AWS (Amazon Web Services) para controle de um ambiente em nuvem, NoSQL e Big Data. Ainda como arquiteto, trabalha na facilitação de times na definição de modelos ricos de domínio, favorecendo o uso de processos com o Domain Driven Design. Como Especialista em Agilidade, possui profundo conhecimento em técnicas de coaching e facilitação para liderança de equipes. Com pleno domínio em metodologias ágeis como FDD, Lean Kanban, Extreme Programming (XP) e Scrum. É Autor de diversos artigos para as revistas Mundo Java e Java Magazine. Possui as certificações SCJA, SCJP, SCWCD, SCSNI, SCJWSD, SCBCD, SCEA(I), CSM e ACP. Nas horas vagas mantém o blog http://netfeijao.blogspot.com


Data e Local

Quarta-feira, 4 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode