Trilha Java University

Um bom ponto de partida para quem está começando na Plataforma Java

Java está presente em diversos dispositivos, dos mais simples aos mais complexos, e o conhecimento desta plataforma pode abrir muitas portas no mercado de trabalho. Durante um dia serão apresentados diversos temas introdutórios visando facilitar o ingresso de estudantes ou profissionais de outras linguagens nesta ampla plataforma.


Público Alvo

Estudantes universitários, iniciantes e desenvolvedores de outra plataformas que queiram saber mais sobre Java.


O que são as trilhas University ?

As trilhas University são destinadas a estudantes e profissionais que estão iniciando na tecnologia discutido na trilha. As palestras têm nível mais introdutório, foco educacional e sempre que possível prático. Para que os participantes possam encerrar o dia com sentimento de aprendizado e ainda mais motivados.

Especial para estudantes

Estudante com carteira de estudante paga meia nas trilhas University!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@thedevelopersconference.com.br. Não faremos devolução após a inscrição feita.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Bem-vindo ao mundo Java!
Bem-vindo ao mundo Java!
Bruno Souza / Fabiane Bizinella Nardon
Nesta palestra contaremos a história da tecnologia Java. Como surgiu e evoluiu uma das mais importantes tecnologias das últimas décadas, e qual foi a participação de alguns dos brasileiros que ajudaram a construir essa história.

Bruno Souza / Fabiane Bizinella Nardon
11:10 às 12:00 Entendo realmente a orientação a objetos sem chatice
Entendo realmente a orientação a objetos sem chatice
Ramon Oliveira
A maioria dos desenvolvedores, mesmo java, não entendem a filosofia que fundamenta a orientação a objeto. O objetivo desta palestra é repassar de forma descontraída, mas chegando há um nível de profundida razoável, os pilares da Orientação a Objetos e os motivos que fazem a ser tão mal compreendida e mal usada.

Ramon Oliveira
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Introdução a Design Patterns
Introdução a Design Patterns
Vinicius Senger
Design patterns são utilizados em sistemas para melhorar a organização interna do código e facilitar sua manutenção e extensão. O objetivo desta palestra é apresentar o conceito de design patterns e mostrar alguns dos design patterns mais comuns nas aplicações Java, e como podem ser utilizados.

Vinicius Senger
14:10 às 15:00
Desenvolvendo apps e gerando renda ainda na Universidade com Java ME
Desenvolvendo apps e gerando renda ainda na Universidade com Java ME
Awdren Fontão
Aprenda como produzir, publicar e ainda gerar renda através de apps para mobile phones, especificamente Nokia Série 40. Ainda na faculdade você poderá ter a experiência de se tornar um publicador de apps com qualidade e criar seu portifólio de apps como desenvolvedor mobile.

Awdren Fontão
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Introdução ao JavaFX 2
Introdução ao JavaFX 2
William Antônio Siqueira
Com alguns anos de estrada, JavaFX, a nova biblioteca gráfica da plataforma Java, está maduro e sua existência já é do conhecimento de muitos desenvolvedores Java. No entanto, a versão 2 do futuro substituto do Swing sofre drásticas mudanças com relação as versões 1.x. JavaFX 2 tem se mostrado uma plataforma que merece atenção e um tem um potencial crescimento de uso nos tradicionais sistemas operacionais ou em modernos sistemas para celulares. Nessa apresentação será mostrado como criar aplicações em JavaFX e todo o potencial da plataforma, além de projetos envolvendo a mesma, você não pode perder!

William Antônio Siqueira
16:40 às 17:30 Certificação Programador Java: Dicas e exemplos práticos
Certificação Programador Java: Dicas e exemplos práticos
Marcelo de Castro
Nesta palestra será apresentado um panorama geral das certificações, com maiores detalhes sobre certificação de Programador Java com apresentação dos objetivos e exemplos de questões.

Marcelo de Castro
17:40 às 18:30 Debate: Carreira do programador Java
Debate: Carreira do programador Java
Bruno Souza / Eder Magalhães / Otávio Santana / Marcelo de Castro
Será realizado um debate com discussões pertinentes a carreira do programador Java, explorando o mercado de trabalho Java no Brasil e no Mundo, além da preparação do profissional para este mercado.

Bruno Souza / Eder Magalhães / Otávio Santana / Marcelo de Castro
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Marcelo de Castro

Marcelo de Castro


Experiência em desenvolvimento e treinamento em informática. Responsável técnico da Globalcode Alphaville, pós-graduado em Desenvolvimento Corporativo Java pelo IBTA, Tecnólogo em Processamento de Dados pela UNIUBE. Atua desde 2000 no desenvolvimento de sistemas, principalmente para a área acadêmica, e desde de 2004 com a plataforma Java. Palestrante em diversos eventos nacionais, instrutor das Academias Java, Web e Enterprise.


Jonnes do Nascimento Tahara

Jonnes do Nascimento Tahara


.....................


Awdren Fontão

Awdren Fontão


Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Informática do Instituto de Computação (ICOMP) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharel em Ciência da Computação pela UFAM. Tem experiência com comunidades de desenvolvedores, onde atuou por seis anos na área de DevRel como evangelista de desenvolvedores da Nokia e Microsoft no Brasil e América Latina. Neste campo, participou da organização de hackathons, conferências de desenvolvedores e treinamentos. Atua como revisor de periódicos e de comitês de programas de conferências e workshops. Tem interesse, dentro da área de Engenharia de Software, por pesquisas sobre Developer Relations (DevRel), Ecossistemas de Software, Aplicações Móveis e Mineração de Repositórios de Software.



Bruno Souza

Bruno Souza


Bruno helps professional Java developers to share their passion so they can grow in their careers and work on amazing projects. Bruno wants every developer in the world to work with other great developers, in life-changing projects. For that he is on a personal crusade to connect developers and communities to their passions, to eliminate boring, low paying work.



Eder Magalhães

Eder Magalhães


Trabalha profissionalmente com desenvolvimento de sistemas desde 2000. Atuou com diversas tecnologias, destaque para Java, no desenvolvimento de soluções para os segmentos: logística, call center, bancário, e-commerce, educacional. Instrutor da Globalcode desde 2006, aonde já ministrou mais 3000 horas-aula. É editor do portal InfoQ Brasil, colaborando com a publicação de artigos e notícias relacionadas a tecnologia. Pós-Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP. Possui as certificações Java: SCJP (Programador), SCWCD (Desenvolvedor Web), SCBDC (Desenvolvedor Business) e SCEA (Arquiteto - Fase 1). Já apresentou palestras em vários eventos nacionais e escreveu artigos em revistas relacionadas a tecnologia Java.


Fabiane Bizinella Nardon

Fabiane Bizinella Nardon


Fabiane Bizinella Nardon é mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e Doutora em Engenharia Elétrica pela USP. Ela foi arquiteta do Sistema de Saúde de São Paulo, considerado o maior sistema JavaEE do mundo e vencedor do Duke?s Choice Award de 2005. Liderou e lidera várias comunidades, incluindo a JavaTools Community no java.net, onde nasceram mais de 800 projetos open source. Palestrante frequente em conferências no Brasil e exterior, foi autora de diversos artigos técnicos e membro dos comitês de programa de conferências como JavaOne, OSCON, TDC, QConSP. Foi escolhida Java Champion pela Sun Microsystem, como reconhecimento de sua contribuição para o ecosistema Java. Atualmente é Chief Data Scientist da Tail, empresa que produz soluções



Marcelo de Castro

Marcelo de Castro


Experiência em desenvolvimento e treinamento em informática. Responsável técnico da Globalcode Alphaville, pós-graduado em Desenvolvimento Corporativo Java pelo IBTA, Tecnólogo em Processamento de Dados pela UNIUBE. Atua desde 2000 no desenvolvimento de sistemas, principalmente para a área acadêmica, e desde de 2004 com a plataforma Java. Palestrante em diversos eventos nacionais, instrutor das Academias Java, Web e Enterprise.


Otávio Santana

Otávio Santana


Empowering staff-plus engineers to deliver highly scalable software on the cloud, so they can become influential in their companies and in the market, and move their technical careers to the next level.

Otavio is a passionate architect and software engineer focused on cloud and Java technologies. He has deep expertise in polyglot persistence, and high-performance applications in the areas of finance, social media, and e-commerce.

As an open-source contributor, Otavio is directly involved in the Java world as an expert leader in several specifications both at the Java Community Process (JCP) and at the Eclipse Foundation. His work on the Apache and Eclipse Foundations helps projects such as MicroProfile and Jakarta EE to flourish.



Ramon Oliveira

Ramon Oliveira


Ramon Felipe de Oliveira é bacharel em Sistemas de informação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e possui diversas certificações. Trabalha com desenvolvimento de softwares desde 2002 e com Java para Web há mais de cinco anos. Atualmente é Analista de desenvolvimento no departamento de Pesquisa e desenvolvimento da Softplan em Florianópolis, empresa líder de mercado no desenvolvimento de sistemas e instrutor da academia Java na Global Code ? Florianópolis. Possui um interesse especial por pesquisas relacionadas a linguagens de baixa tipagem e script. Certificações: SCJA, SCJP, SCWCD


Vinicius Senger

Vinicius Senger


Vinicius Senger é desenvolvedor, inventor e palestrante técnico trabalhando como no time de especialistas global da AWS Califórnia como Senior Developer Advocate. Começou a desenvolver softwares com apenas 8 anos de idade e nunca mais parou acumulando 30 anos de trabalho na área de T.I.. Fundador da Globalcode e do The Developers Conference, Vinicius foi considerado top 20 influenciador em desenvolvimento de IoT, Java Champion ganhando dois Duke's Choice Award na Califórnia por projetos de inovação em automação, robótica, barcos, casas, capacetes e muitas outros. Desde 2017 na AWS, tem trabalhado com Java, IoT, Serverless, Machine Learning, Inteligência Artificial, Alexa skills e outros



William Antônio Siqueira

William Antônio Siqueira


Formado na FATEC de São José dos Campos, tem cerca de 5 anos de experiência na área de TI. Trabalhou com ABAP, Business Objects, Linguagem C e atualmente é Analista de Suporte na Red Hat atuando no suporte de ferramentas JBoss. É moderador do JavaFree, segundo maior site sobre Java do Brasil e apaixonado por Open Source, se envolveu com JavaFX desde a versão 1.0 e fundou o primeiro grupo brasileiro sobre essa tecnologia, além de criar inúmeros artigos em português. Atua também com RESTEasy e portais como o Gatein.


Data e Local

Quarta-feira, 4 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode