Trilha JavaEE University

A plataforma madura e eficiente para desenvolvimento corporativo!

O JavaEE é uma plataforma utiliza em grande escala por pequenas e grande corporações munda a fora. Por meio de sua especificação entrega um conjunto ideal de funcionalidades para empresas que possuem uma visão moderna dos seus processos de negócio e produtos e demandam requisitos não funcionais, principalmente: disponibilidade, escalabilidade e manutenabilidade. Já consolidada, a plataforma mantém o processo contínuo de evolução, sempre alinhada as tendências e necessidades do desenvolvimento corporativo. Nessa trilha veremos como tirar proveito das funcionalidades oferecidas pela plataforma, com eficiência e produtividade por intermédio de palestrantes ativos na comunidade, protagonistas do mercado que atuam em empresas que trabalham e que fazem o JavaEE acontecer.


Público Alvo

Universitários, estudantes, gerentes e profissionais interessados na tecnologia Java.


O que são as trilhas University ?

As trilhas University são destinadas a estudantes e profissionais que estão iniciando na tecnologia discutido na trilha. As palestras têm nível mais introdutório, foco educacional e sempre que possível prático. Para que os participantes possam encerrar o dia com sentimento de aprendizado e ainda mais motivados.

Especial para estudantes

Estudante com carteira de estudante paga meia nas trilhas University!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@thedevelopersconference.com.br. Não faremos devolução após a inscrição feita.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Introdução ao Java EE: os primeiros passos na plataforma Enterprise do Java
Introdução ao Java EE: os primeiros passos na plataforma Enterprise do Java
Eder Magalhães
A plataforma Java EE foi projetada para resolver problemas/desafios complexos do desenvolvimento corporativo. O Java EE estabelece um conjunto de especificações (contratos) para APIs e frameworks, tornando mais simples e produtivo. Esta apresentação descreverá a essência do Java EE e algumas de suas APIs fundamentais.

Eder Magalhães
11:10 às 12:00 Mapeamento Logica e Relacional com JPA
Mapeamento Logica e Relacional com JPA
Elaine Quintino da Silva
Grande parte dos sistemas corporativos armazenam seus dados em bancos de dados relacionais. No mercado existem diversas opções de sistemas de bancos de dados relacionais, em comum todos utilizam a SQL para manipulação desses dados. A SQL é uma linguagem estruturada, com caracteristicas diferentes de uma linguagem Orientada a Objetos. Atualmente é essencial adotar uma tecnologia que resolva a integração entre esses dois modelos de programação, o que chamados de Mapeamento Objeto Relacional (ORM). A Java Persistence API (JPA) determina um mecanismo ORM padrão para aplicativos desenvolvidos em Java. Essa apresentação descreverá os principais conceitos e recursos da JPA, permitindo que os desenvolvedores sem preocupem o mínimo possível com SQL.

Elaine Quintino da Silva
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 EJB simples e descomplicado, na prática
EJB simples e descomplicado, na prática
Vinicius Senger / Kleber da Silva Xavier
Nesta palestra você vai entender o que são e para que servem os Enterprise Java Beans. Serão apresentadas várias demos divertidas dos principais recursos destes componentes.

Vinicius Senger / Kleber da Silva Xavier
14:10 às 15:00
Implementando aplicativos Web com JSF
Implementando aplicativos Web com JSF
Eder Magalhães / Otávio Santana
Construir aplicativos para web é uma das principais demandas do mercado. O Java EE define uma série de componentes para essa área, um deles é o JavaServer Faces (JSF). O JSF é um framework que adota o modelo de arquitetura MVC (Model View Controller), com o objetivo de aumentar a produtividade da construção de interfaces gráficas web baseadas em templates e disponibilizando um conjunto de componentes visuais reutilizáveis. Os componentes visuais do JSF encapsulam a escrita de código HTML, CSS e JavaScript, muitos delessuportam Ajax. Outra caracteristica importante do JSF é permitir o uso de bibliotecas de componentes visuais fornecidas por terceiros, trazendo mais opções de escolha aos desenvolvedores. Esta apresentação descreverá como o JSF pode ser uma tecnologia interessante para o desenvolvimento de aplicações web com Java EE.

Eder Magalhães / Otávio Santana
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Explorando os conceitos básicos da API de CDI do Java EE 6
Explorando os conceitos básicos da API de CDI do Java EE 6
Alberto Lemos (Dr. Spock)
Dentre todas as APIs que compõem a especificação da plataforma Java EE 6, a API de Contextos e Injeção de Dependência (Contexts and Dependency Injection), ou simplesmente CDI, é a grande novidade que não existia nas versões anterior desta plataforma. Esta API adiciona um suporte ao padrão de projetos chamado de "Injeção de Dependências" como uma ferramenta de modelagem. Contudo, muito mais do que injeção de dependências, esta especificação estabelece novos conceitos que revolucionam as estrategias na construção de componentes de negócios. Esta apresentação, em caráter introdutório, descreverá os principais conceitos e recursos do CDI que facilitam o processo de construção de aplicações enterprise robustas e eficientes com produtividade.

Alberto Lemos (Dr. Spock)
16:40 às 17:30 Interoperabilidade com Serviços Web e REST
Interoperabilidade com Serviços Web e REST
Rafael Pereira Nunes
Uma aplicação web tem geralmente uma porta de entrada principal, que são suas páginas web. Mas na web atual, esta é só uma das formas de se acessar, as aplicações modernas provêem formas de acesso que possibilita maior flexibilidade, e a oportunidade de se criar todo um ecosistema em volta de uma aplicação, como acontece hoje com o Facebook, Twitter, Google, e tantos outros. Vamos apresentar de forma simples como criar interfaces de acesso REST para aplicações Java e quais os desafios desta abordagem.

Rafael Pereira Nunes
17:40 às 18:30 Mesa redonda Frameworks: JSF, Spring, Wicket, ExtJS, Play e GWT
Mesa redonda Frameworks: JSF, Spring, Wicket, ExtJS, Play e GWT
Todos os participantes
A proposta da Mesa redonda é debater sobre alguns dos principais frameworks Java EE. Abordando os pontos fortes e fracos dessas tecnologias, de forma pragmática, alinhada as tedências e perspectivas do mercado de desenvolvimento.

Todos os participantes
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Eder Magalhães

Eder Magalhães


Trabalha profissionalmente com desenvolvimento de sistemas desde 2000. Atuou com diversas tecnologias, destaque para Java, no desenvolvimento de soluções para os segmentos: logística, call center, bancário, e-commerce, educacional. Instrutor da Globalcode desde 2006, aonde já ministrou mais 3000 horas-aula. É editor do portal InfoQ Brasil, colaborando com a publicação de artigos e notícias relacionadas a tecnologia. Pós-Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP. Possui as certificações Java: SCJP (Programador), SCWCD (Desenvolvedor Web), SCBDC (Desenvolvedor Business) e SCEA (Arquiteto - Fase 1). Já apresentou palestras em vários eventos nacionais e escreveu artigos em revistas relacionadas a tecnologia Java.


Mauricio "Maltron" Leal

Mauricio "Maltron" Leal


Mauricio Leal (também conhecido como Maltron) é Arquiteto de Soluções para JBoss na Red Hat e possui mais de 15 anos de experiência em tecnologias Open Source, ambientes de Alta Disponibilidade e Software de Tecnologias Móveis. Antes da Red Hat, trabalhou na Sun Microsystems (mais tarde adquirida pela Oracle) como Gerente de Programas para Desenvolvedores para toda a comunidade de Java no Brasil. Ao longo de sua carreira, obteve grandes experiências e resultados trabalhando junto com empresas de Mídia, Telecom e cooperando em projetos Governamentais em todo mercado Latino Americano. Maltron já trabalhou em outros mercados de alta tecnologia em países como a Alemanha, França e Irlanda e sempre esta procurando forma de promover Open Source não importa onde ele vai.


Alberto Lemos (Dr. Spock)

Alberto Lemos (Dr. Spock)


Dr. Spock, as vezes também conhecido como Alberto Lemos, trabalha há mais de 13 anos no desenvolvimento de soluções para internet e Java. Formado em Física pela UFV em Viçosa, Já participou do desenvolvimento de dezenas de sistemas corporativos, realizando atividades desde o levantamento de requisitos, modelagem UML, definição de arquitetura, implementação, testes e otimização de aplicações. Com experiência em consultoria e ensino de informática, especializa-se em técnicas da orientação a objetos com foco na arquitetura de sistemas. Acumula mais de 1200 horas ministrando treinamento nas carreiras Globalcode, além de palestras e tutorais nos principais eventos nacionais e internacionais. Atualmente exercita a sua criatividade e experiência colaborando com a equipe de desenvolvimento da Vocado LLC, uma empresa sediada em Los Angeles, USA.


Eder Magalhães

Eder Magalhães


Trabalha profissionalmente com desenvolvimento de sistemas desde 2000. Atuou com diversas tecnologias, destaque para Java, no desenvolvimento de soluções para os segmentos: logística, call center, bancário, e-commerce, educacional. Instrutor da Globalcode desde 2006, aonde já ministrou mais 3000 horas-aula. É editor do portal InfoQ Brasil, colaborando com a publicação de artigos e notícias relacionadas a tecnologia. Pós-Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP. Possui as certificações Java: SCJP (Programador), SCWCD (Desenvolvedor Web), SCBDC (Desenvolvedor Business) e SCEA (Arquiteto - Fase 1). Já apresentou palestras em vários eventos nacionais e escreveu artigos em revistas relacionadas a tecnologia Java.


Elaine Quintino da Silva

Elaine Quintino da Silva


Doutora e mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP (São Carlos). Trabalha com a linguagem Java há mais de 10 anos, aplicando inicialmente em projetos de pesquisa na área de informática na educação. Atualmente trabalha na Globalcode com instrutoria, ministrando aulas e preparando material didático, e com desenvolvimento de software utilizando diversas tecnologias Java.


Kleber da Silva Xavier

Kleber da Silva Xavier


Formado em Engenharia Mecatrônica e mestre em Ciência da Computação pela USP, atua com desenvolvimento de softwares há mais de 15 anos e acumula mais de 6000 horas/aula. A vivência profissional inclui, dentre outras, experiências internacionais em Cingapura e Equador, desenvolvendo softwares críticos para plataformas de petróleo.


Otávio Santana

Otávio Santana


Empowering staff-plus engineers to deliver highly scalable software on the cloud, so they can become influential in their companies and in the market, and move their technical careers to the next level.

Otavio is a passionate architect and software engineer focused on cloud and Java technologies. He has deep expertise in polyglot persistence, and high-performance applications in the areas of finance, social media, and e-commerce.

As an open-source contributor, Otavio is directly involved in the Java world as an expert leader in several specifications both at the Java Community Process (JCP) and at the Eclipse Foundation. His work on the Apache and Eclipse Foundations helps projects such as MicroProfile and Jakarta EE to flourish.



Rafael Pereira Nunes

Rafael Pereira Nunes


Desenvolvedor de software há mais de 10 anos, sócio fundador da YaW Tecnologia, instrutor da Globalcode desde 2006, editor da InfoQ Br, últimos anos dedicados a pesquisa e desenvolvimento com Cloud Computing, Java e Python. Atualmente trabalhando como Software Engineer na empresa catchafire.org, uma empresa voltada para o terceiro setor e trabalho voluntário profissional.




Vinicius Senger

Vinicius Senger


Vinicius Senger é desenvolvedor, inventor e palestrante técnico trabalhando como no time de especialistas global da AWS Califórnia como Senior Developer Advocate. Começou a desenvolver softwares com apenas 8 anos de idade e nunca mais parou acumulando 30 anos de trabalho na área de T.I.. Fundador da Globalcode e do The Developers Conference, Vinicius foi considerado top 20 influenciador em desenvolvimento de IoT, Java Champion ganhando dois Duke's Choice Award na Califórnia por projetos de inovação em automação, robótica, barcos, casas, capacetes e muitas outros. Desde 2017 na AWS, tem trabalhado com Java, IoT, Serverless, Machine Learning, Inteligência Artificial, Alexa skills e outros



Data e Local

Quinta-feira, 5 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode