Lado B Sábado


Horário Sala 1 Sala 2
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Dados Abertos: Transparência Hacker Day (Dia todo)
Dados Abertos: Transparência Hacker Day (Dia todo)
Alexandre Gomes (SEA Tecnologia) / Christian Morya Miranda (Ministério do Planejamento)
Transparência Hacker Day. Com o apoio do Portal Brasileiro de Dados Abertos e do W3C Brasil, promoveremos uma maratona de programação para o desenvolvimento de aplicativos inovadores em cima de dados públicos do governo brasileiro.

Alexandre Gomes (SEA Tecnologia) / Christian Morya Miranda (Ministério do Planejamento)
11:10 às 12:00 Cloud Computing com Java no Windows Azure
Cloud Computing com Java no Windows Azure
Vinícius Souza
Venha conhecer a plataforma de Cloud Computing da Microsoft e aprender a colocar as suas aplicações na Núvem!

Vinícius Souza
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 BDD - Cucumber com Java
BDD - Cucumber com Java
Marcelo Elias Del Valle
Exemplo prático de como aplicar BDD (Behavior Driven Development) num projeto Java, usando Cucumber e Selenium. Veja como é possível utilizar um caso de teste como especificação funcional, validando os mesmos com os usuários e ao mesmo tempo usando para testar o código.

Marcelo Elias Del Valle
14:10 às 15:00 PHP: PHP e Robótica juntos
PHP: PHP e Robótica juntos
Marco Antonio Maciel
PHP e Robótica juntos. Sim! Com Arduino isso é fácil. Nessa palestra mostrarei como é possível a qualquer desenvolvedor PHP criar soluções de Internet integradas com projetos de robótica, automação e domótica usando recursos de software e hardware open-source disponíveis para todos, mas que nem sempre são usados juntos como solução

Marco Antonio Maciel
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Cloud Computing com PHP no Windows Azure
Cloud Computing com PHP no Windows Azure
Vinícius Souza
Venha conhecer mais sobre a platafroma de Cloud Computing da Microsoft, o Windows Azure. Aprenda na prática como colocar suas aplicações PHP na núvem!

Vinícius Souza
16:40 às 17:30 Java e OSGi
Java e OSGi
Filipe Portes
Java e OSGi

Filipe Portes
17:40 às 18:30 Cloud Computing com Python no Windows Azure
Cloud Computing com Python no Windows Azure
Vinícius Souza
Venha conhecer a plataforma de Cloud Computing da Microsoft e como colocar sua aplicação Python na Nuvem!

Vinícius Souza
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Elias Nogueira

Elias Nogueira


Elias é um profissional de TI experiente com formação em engenharia de software, consultoria, agile coach e liderança técnica, atualmente trabalhando como Principal Engineer na Backbase. Ele ajuda os engenheiros de software a desenvolver com foco em qualidade e entregar software livre de erros. Sua especialização é em Engenharia de Qualidade para tecnologias de back-end, front-end e mobile. Ele é um escritor, blogueiro e adora ajudar comunidades a organizar encontros, compartilhar conhecimento e fazer apresentações ao redor do mundo e atualmente mora nos Países Baixos.



Alexandre Gomes (SEA Tecnologia)

Alexandre Gomes (SEA Tecnologia)


Alexandre Gomes é empresário, empreendedor, educador e grande entusiasta do uso da tecnologia para promoção do bem social. Membro do coletivo Transparência Hacker, representa a sociedade civil no processo colaborativo de desenvolvimento do Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br) e tem atuado ativamente com a comunidade internacional no compartilhamento das experiências brasileiras no âmbito dos trabalhos da Parceria para Governo Aberto - OGP (http://www.opengovpartnership.org).


Christian Morya Miranda (Ministério do Planejamento)

Christian Morya Miranda (Ministério do Planejamento)


Christian Miranda é servidor público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e membro do Time de Dados Abertos do Ministério. Trabalha no desenvolvimento do Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br ) e em projetos para melhorar os serviços de dados e informações prestados pela administração pública do Brasil.


Filipe Portes

Filipe Portes


Coordenador do Grupo de Usuário Java de Goiás - GoJava e desenvolvedor FullStack apaixonado pelo que faz, possui mais de 7 anos de experiência com desenvolvimento e arquitetura Java para a Web, entusiasta de software livre, agilidade, devOps e muito mais. Atualmente é desenvolvedor na TecSinapse.



Marco Antonio Maciel

Marco Antonio Maciel


Consultor de Java Embedded da Oracle para a América Latina. Possui mais de 18 anos de experiência no mercado de TI atuando principalmente na área de desenvolvimento de soluções. Desenvolve projetos de computação física com Arduino e RaspberryPi, além de ser um dos administradores do grupo ArduInRio, criado com o objetivo de disseminar o estudo e os projetos de robótica e eletrônica. Pai de duas filhas lindas, casado, corredor de rua de fim de semana, e de bem com a vida.


Vinícius Souza

Vinícius Souza


Bacharel em Ciência da computação com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento utilizando diferentes plataformas. Atualmente trabalha como evangelista de desenvolvimento no time de audiência técnica da Microsoft. Além da paixão por tecnologia, pratica automodelismo off road, joga muito game e está aprendendo a tocar guitarra.


Coordenação

Elias Nogueira
Elias Nogueira


Data e Local

Sábado, 7 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode