Trilha PHP

Evoluindo sempre

PHP: Uma das linguagens de programação mais utilizadas quando se fala em web - movendo a maior rede social, a mais utilizada plataforma de blog e um dos principais jornais do mundo. Agora madura, robusta e com uma comunidade dedicada a evolui-la e provoer ferramentas e técnicas para tornar o desenvolvimento melhor e mais ágil. Nesta Trilha você encontrará assuntos sobre a Evolução do PHP, Metodologias e Ferramentas para o Desenvolvimento e Trabalhos da Comunidade.


Público Alvo

Desenvolvedores PHP em busca de aprimorar seus conhecimentos, Desenvolvedores de qualquer tecnologia que queiram trocar experiências e que desejam expandir seus horizontes. Qualquer pessoa interessada em tecnologia que queira conhecer um pouco mais o PHP.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Segurança em Sistemas PHP
Segurança em Sistemas PHP
Erick Tedeschi
Ultimamente tem se falado muito de segurança na web por conta da onda de ataques que o Anonymous tem feito. O PHP também é uma das linguagens preferidas dos hackers pela sua facilidade e curva de aprendizado. Esta palestra tem o intuito de exemplificar algumas das principais vulnerabilidades de segurança e como resolvê-las com uso do PHP e frameworks. Será que sua aplicação está segura? Venha descobrir!

Erick Tedeschi
11:10 às 12:00 PHP like a Super Hero
PHP like a Super Hero
Elton Minetto
Apresentação de tecnologias e teorias que um programador iniciante em PHP deve aprender para tornar-se um profissional de alto nível. Nessa palestra são apresentadas tecnologias e teorias que um programador iniciante em PHP precisa saber nos dias de hoje como Orientação a Objetos, TDD, Rest, SOA, Integração Contínua, ORM, Git, Frameworks, etc

Elton Minetto
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 PHP e Azure na Prática
PHP e Azure na Prática
Vinícius Souza
Demonstração prática de um deploy de sistema PHP no Windows Azure

Vinícius Souza
PHP, usar ou não usar?
PHP, usar ou não usar?
Thiago Rigo
Quando descobrimos uma linguagem, e começamos a conhece-la mais, logo começamos a querer utilizar essa linguagem para tudo. Queremos que essa linguagem resolva todos os nossos problemas. E então caimos numa armadilha. Acabamos achando que a linguagem que utilizávamos não é muito boa. Na verdade, a linguagem em si não possui nenhum problema, mas sim a forma como ela esta sendo utilizada que é o grande problema. Vou levantar questões sobre o porque de varias linguagens de programação, e que temos que identificar quando não usar nossa linguagem habitual.

Thiago Rigo
Desenvolvimento PHP com Vagrant
Desenvolvimento PHP com Vagrant
Rogerio Prado de Jesus
Agilize a criação e configuração do seu ambiente de desenvolvimento PHP com a ferramenta Vagrant. A ferramenta Vagrant (vagrantup.com) agiliza a criação e configuração de ambientes de desenvolvimento em geral. Na palestra será demonstrada a criação de um ambiente PHP baseado na ferramenta Vagrant. Os tópicos são: - Vagrant: O que é? - Vagrant: Porque? - Vagrant: Como? - Demo - Quem usa

Rogerio Prado de Jesus
14:10 às 15:00
Técnicas para ser Escalável com PHP
Técnicas para ser Escalável com PHP
Filipe La Ruina
O que é escalabilidade? como implementar? onde o PHP entra nisso? o que pode ajudar o PHP nesse objetivo?

Filipe La Ruina
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Criando APIs RESTful com FRAPI
Criando APIs RESTful com FRAPI
Alex Piaz
Se você precisa abrir os dados da sua organização ou prover Api's ReSTFul de maneira fácil e rápida, não pode perder esta chance de conhecer o FRAPI: Um framework opensource desenvolvido em PHP especializado na criação de Api's.

Alex Piaz
16:40 às 17:30 Importância de Padrões da Comunidade PHP
Importância de Padrões da Comunidade PHP
Klaus Silveira
Com o recente desenvolvimento de padrões pelo PHP-FIG, a comunidade parece estar dividida. Esta palestra tem o objetivo de apresentar os padrões criados pelo PHP-FIG, como funciona o processo de proposta, discussão e aprovação, além de mostrar a importância da interoperabilidade entre frameworks e bibliotecas.

Klaus Silveira
17:40 às 18:30 Ask the ExPHPerts
Ask the ExPHPerts
Elton Minetto / Rogerio Prado de Jesus / Erick Tedeschi / Klaus Silveira / Thiago Rigo / Alex Piaz / Filipe La Ruina
Mesa redonda com todos os palestrantes da Trilha PHP, reunidos para responder a questões levantadas durante o evento e que surgirem na hora.

Elton Minetto / Rogerio Prado de Jesus / Erick Tedeschi / Klaus Silveira / Thiago Rigo / Alex Piaz / Filipe La Ruina
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração


Anderson Casimiro

Anderson Casimiro


Comecei a programar em 1988, profissionalmente em 2001 e tenho evoluído times de desenvolvimento desde 2011. Atuo com a comunidade PHP desde 2008 e sou entusiasta do mundo Opensource desde 2003. Acredito que programar é direito de todos e meu objetivo de vida é facilitar isso.



Alex Piaz

Alex Piaz


Mercantólogo por formação e desenvolvedor por paixão, trabalho com projetos digitais há cerca de 15 anos. Fundador da Global Map Internet Marketing, uma das primeiras agências digitais do Brasil, atualmente coordeno as ações de internet do Instituto Socioambiental (ISA).


Elton Minetto

Elton Minetto


Principal software engineer, teacher, speaker, open source evangelist, tech leader, AWS Community Builder. Principal Software Engineer @ PicPay





Klaus Silveira

Klaus Silveira


Klaus Silveira é desenvolvedor web há mais de 5 anos e dedica-se a projetos livres como PHP, Symfony, GitList, entre outros. Entusiasta de tecnologias livres para web e marketing digital, gosta de desenvolver soluções inteligentes e resolvam problemas impossíveis. Especialista em PHP e Zend Certified Engineer 5.3, trabalha como consultor e instrutor freelancer, focado em melhorar a qualidade de softwares desenvolvidos em empresas brasileiras.


Rogerio Prado de Jesus

Rogerio Prado de Jesus


Desenvolvedor, consultor de TI e "OpenSourcer" no GitHub. Evangelista da comunidade PHPSP, Analista na Caixa, Consultor na Quatro Elementos e Proprietário da PradoJ.com. Tecnólogo em PD pela FATEC-SP. Mantém o blog RogerioPradoJ.com


Thiago Rigo

Thiago Rigo


Desenvolvedor PHP a 3 anos, atualmente trabalhando na Dafiti. Apaixonado por PHP :)


Vinícius Souza

Vinícius Souza


Bacharel em Ciência da computação com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento utilizando diferentes plataformas. Atualmente trabalha como evangelista de desenvolvimento no time de audiência técnica da Microsoft. Além da paixão por tecnologia, pratica automodelismo off road, joga muito game e está aprendendo a tocar guitarra.


Data e Local

Sábado, 7 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode