Trilha Python

De CGI a Cloud Computing

Do Dropbox ao Autodesk Maya, da Industrial Light & Magic ao Google App Engine, Python tornou-se uma linguagem essencial para sistemas tão diversos quanto aplicativos em nuvem e computação gráfica, passando por aplicações de gerenciamento de servidores, data mining e aplicações desktop com GUI. Esta trilha vai mostrar um pouco da diversidade do ecossistema Python, desde o popular framework Django até sistemas de programação assíncrona de alto desempenho.


Público Alvo

Programadores iniciantes ou profissionais que já conheçam alguma linguagem de programação e queiram ter um primeiro contato ou se aprofundar em Python


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Solucionando o "c10k problem" com python
Solucionando o "c10k problem" com python
Mario Augusto Mania
Entender o problema da alta concorrência em serviços web é fundamental para permanecer no mercado. Nesta palestrar vamos conhecer o problema e analisar algumas formas de soluciona-las.

Mario Augusto Mania
11:10 às 12:00 Metaprogramação com python
Metaprogramação com python
Tiago Albineli Motta
A idéia da palestra é sair um pouco do arroz com feijão de Python e nos embrenhar em exemplos e conceitos de como extender a linguagem, frameworks e libs com metaprogramação.

Tiago Albineli Motta
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 NoSQL e Python
NoSQL e Python
FERNANDO MASANORI ASHIKAGA
Veja como acessar na prática MongoDB, Cassandra e Redis via Python.

FERNANDO MASANORI ASHIKAGA
14:10 às 15:00
Python para programadores PHP
Python para programadores PHP
Evaldo Junior Bento
Este é uma palestra destinada a desenvolvedores de PHP que estão interessados em aprender Python mas ainda não conhecem os recursos da linguagem e o que de melhor ela tem a oferecer. O que leva empresas como Google e Globo.com a utilizarem Python? O que a comunidade pode oferecer aos novos desenvolvedores?

Evaldo Junior Bento
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Iteráveis, geradores e co-rotinas
Iteráveis, geradores e co-rotinas
Luciano Ramalho
Partimos do padrão de projeto Iterator e mostramos suas muitas manifestações e usos práticos em Python. Agora temos funções geradoras e expressões geradoras, que permitem lidar com massas de dados muito grandes de modo eficiente e com baixo consumo de memória. Ao final, mostramos o uso de funções geradoras como co-rotinas.

Luciano Ramalho
16:40 às 17:30 Hackeando o Facebook com Python
Hackeando o Facebook com Python
FERNANDO MASANORI ASHIKAGA
Como baixar fotos de amigos com 20 linhas de código Python sem instalar nenhuma biblioteca adicional.

FERNANDO MASANORI ASHIKAGA
Profiling de web apps com Django
Profiling de web apps com Django
Rafael Novello
Como posso analisar o desempenho de uma aplicação web? Quais são as opções disponíveis? Por onde começar? Estas são algumas perguntas que fazemos quando um sistema passa a ficar lento e o objetivo desta mini palestra é apresentar algumas respostas para estas perguntas.

Rafael Novello
bottle.py: o poder do simples
bottle.py: o poder do simples
Flávio Henrique Cardoso
O grande crescimento do desenvolvimento pra web nos fez conhecer uma infinidade de frameworks pra web, django é o mas utilizado dentro dos programadores python e possui um grande poder de fogo quando se fala em desenvolvimento ágil, a idéia não é mostra mas um frameworks em python pra web mas mostrar o quanto o bottle pode ser util junto com o django ou com qualquer outro framework que você utiliza.

Flávio Henrique Cardoso
17:40 às 18:30 Iniciando uma aplicação no Heroku com Python+Flask
Iniciando uma aplicação no Heroku com Python+Flask
Gabriel Pugliese
Heroku é a plataforma de hospedagem cloud escolhida pelo Facebook para desenvolvedores que pretendem construir aplicações sociais sem se preocupar com escalabilidade e infra-estrutura. Mostrarei como começar uma aplicação Flask do zero para esta plataforma. O objetivo é mostrar como se fosse um Workshop como criar uma aplicação Python com o microframework Flask na plataforma Heroku a partir do zero. Será necessário o conhecimento de Python 2.7, Virtualenv, pip e git, além de conhecimentos do shell do Linux. Começarei com a configuração do ambiente local e rodar o aplicativo localmente, instalando e configurando o Heroku toolbelt. Depois configurarei o ambiente virtual com pip, instalando o Flask. Depois disso, criarei através da linha de comando o app no Heroku e farei deploy através do git. E se der tempo mostrarei outro WSGI server, o gunicorn, que é o recomendado pelo Heroku para produção.

Gabriel Pugliese
Cliente Twitter em 5 minutos
Cliente Twitter em 5 minutos
FERNANDO MASANORI ASHIKAGA
Como montar um cliente Twitter com 12 linhas de código Python sem instalar nenhuma biblioteca adicional.

FERNANDO MASANORI ASHIKAGA
Procesamento de Linguagem Natural para leigos
Procesamento de Linguagem Natural para leigos
Adriano Petrich
Procesamento de Linguagem Natural para quem não é PhD em linguística computacional e nem tem um cargo eclesiástico.

Adriano Petrich
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Luciano Ramalho

Luciano Ramalho


Consultor na ThoughtWorks, autor do livro Fluent Python (O'Reilly) / Python Fluente (Novatec), e co-fundador do Garoa Hacker Clube.



Rafael Pereira Nunes

Rafael Pereira Nunes


Desenvolvedor de software há mais de 10 anos, sócio fundador da YaW Tecnologia, instrutor da Globalcode desde 2006, editor da InfoQ Br, últimos anos dedicados a pesquisa e desenvolvimento com Cloud Computing, Java e Python. Atualmente trabalhando como Software Engineer na empresa catchafire.org, uma empresa voltada para o terceiro setor e trabalho voluntário profissional.



Adriano Petrich

Adriano Petrich


Começou como um conglomerado um tanto complexo de elementos químicos incapaz de se defender de hienas, mas eventualmente se tornou um ser humano moderadamente competente em diversas habilidades sociais e técnicas a ponto de escrever código em python, fritar batatas e ministrar palestras.


Evaldo Junior Bento

Evaldo Junior Bento


Evaldo Junior Bento é desenvolvedor web com foco em boas práticas e padrões de desenvolvimento e utiliza PHP como sua principal linguagem. Desenvolvedor na Dafiti, um dos maiores e-commerces do Brasil. Escreveu o livro "Desenvolvimento web com PHP e MySQL" pela Casa do Código. É também palestrante em eventos relacionados à software livre e desenvolvimento de software.


FERNANDO MASANORI ASHIKAGA

FERNANDO MASANORI ASHIKAGA


Fernando é docente da FATEC São José dos Campos, adora dar aulas, graduado em Computação pela USP, mestrado Computação pelo ITA. Nos dois últimos anos deu muitas palestras e minicursos, na comunidade Python, viajando pelo Brasil e outros quinze países. Participa do Grants Work Group, que aprova todos os pedidos de financiamento para workshops e conferências Python no mundo. Fellow da Python Software Foundation, pelas contribuições ao crescimento da comunidade Python no Brasil. Em 2017 tem feito um esforço especial para divulgação de Python para o Jornalismo de Dados. Ministrou cursos para jornalistas na Editora Abril, Folha de SP e LabJor Unicamp. Os contatos dele você encontra em https://about.me/fmasanori



Flávio Henrique Cardoso

Flávio Henrique Cardoso


Analista Desenvolvedor web a 6 anos, trabalhando com python, php, java, gerente do projeto de folha de pagamento da defensoria pública do estado do tocantins, mantem-se atualizado em nosql desde 2009 onde comecei com o couchdb, hoje tento focar no cassandra nosql orientado a colunas.


Gabriel Pugliese

Gabriel Pugliese


Gabriel Pugliese é "DevOps" há 4 anos, com experiência em Python há 2 anos voltado para projetos web dentro da área de mineração de dados. Trabalha na digital cube, uma das empresas do Grupo digital INC, principal empresa do mercado nacional de inteligência e performance digital e está terminando o curso de Ciência da Computação no IME-USP. Se interessa por projetos interligados à redes sociais (Google, Facebook, Twitter etc), datawarehousing e também frameworks javascript.


Luciano Ramalho

Luciano Ramalho


Consultor na ThoughtWorks, autor do livro Fluent Python (O'Reilly) / Python Fluente (Novatec), e co-fundador do Garoa Hacker Clube.



Mario Augusto Mania

Mario Augusto Mania


Auto-didata. Apaixonado por informática desde os 12 anos de idade. Usuário e entusiasta de FreeBSD como sistema operacional primário. Desenvolvedor e entusiasta de Python como linguagem de programação principal.


Rafael Novello

Rafael Novello


Oi, sou Rafael. Tenho mais de 9 anos de experiência em desenvolvimento de software trabalhando com metodologias ágeis, arquitetura e engenharia de software, cloud computing, NoSQL e mais. Tenho um curso de especialização em engenharia de software e recentemente venho estudando intensamente sobre machine learning, deep learning e data science.



Tiago Albineli Motta

Tiago Albineli Motta


Formado em tecnologia da informação e pós graduado em gerencia de software pela Puc, desenvolve software a doze anos, sendo seis deles na Globo.com, onde hoje trabalha como lider técnico do Musica.com.br. Nas horas vagas aproveita para desenvolver novas funcionalidades para o webdemocracia.com, acompanhar exaustivamente 9gag e viajar entre rio de janeiro e minas gerais.


Data e Local

Sábado, 7 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode