Trilha TV Digital

Indo além do entretenimento com a interatividade na TV Digital

A partir de 2013 as TVs Digitais estarão saindo da fábrica com o middleware Ginga. Inovação que proporciona interatividade nos programas da TV foi iniciada nas universidades e estará disponível a todas as pessoas para interagir nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas 2016 no Brasil. Todas as grandes emissoras de TV no Brasil já estão colocando interatividade na programação nas atrações como novelas, jogos, jornais e programas diários. A interatividade na TV Digital veio pra ficar e também as oportunidades. Venha conhecer e fazer parte desta comunidade.


Público Alvo

Desenvolvedores, estudantes e produtores de conteúdo para TV


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Ginga - Panorama atual - visão de mercado e tecnologia
Ginga - Panorama atual - visão de mercado e tecnologia
David Britto
A palestra irá abordar a situação da TV Digital no Brasil e a realidade do Ginga, tanto no aspecto tecnológico quanto mercadológico. Será apresentado uma visão concreta de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Riscos.

David Britto
11:10 às 12:00 Interatividade: o conceito e a prática no SBT
Interatividade: o conceito e a prática no SBT
Luana Bravo
Será explicado o que é, e por que fazer interatividade na TV Digital, explanando a experiência do SBT nesse âmbito.

Luana Bravo
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 O Ginga integrado com novas tecnologias - Cloud TV, MultiScreen, Smart Devices
O Ginga integrado com novas tecnologias - Cloud TV, MultiScreen, Smart Devices
Aguinaldo Boquimpani
- A evolução do Ginga desde seu ingresso no mercado há 2 anos. - O mercado atual de Ginga e a TV Digital: 3 milhões de TVs vendidas já estão com o Ginga completo. - O potencial do Ginga a partir de 2013: 10 milhões de TVs por ano. - Como os desenvolvedores Java podem criar aplicações Ginga-J: ferramentas e cenários de integração. - A potencial integração em diversos cenários entre aplicações Ginga e o ambiente JEE no servidor com Cloud TV e com HTML5 em Smart Devices para o ambiente de Interatividade em múltiplas telas.

Aguinaldo Boquimpani
14:10 às 15:00
TV Digital: O Atual Estágio das Aplicações Interativas no âmbito Rede Record
TV Digital: O Atual Estágio das Aplicações Interativas no âmbito Rede Record
Rosiene Fagundes Lauer / Shyrles Monteiro
Essa palestra tem por objetivo, mostrar a evolução das aplicações interativas desenvolvidas na emissora desde 2007 - ano em que se iniciou a pesquisa e o desenvolvimento das primeiras aplicações - até hoje. O layout, usabilidade e implementação, desde as primeiras aplicações com vídeo redimensionado e navegação através dos botões coloridos do controle remoto, até as atuais, com opções de personalização, temperatura, hora, atualização via web e medição da audiência das aplicações. Discutir sobre interatividade, canal de retorno, público alvo, popularidade de acesso atualmente à tecnologia Ginga e a produção de conteúdo.

Rosiene Fagundes Lauer / Shyrles Monteiro
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Publicidade na TV Digital - Expectativas para um futuro conectado
Publicidade na TV Digital - Expectativas para um futuro conectado
Rafael Gonçalez Carneiro
A era da TV digital no Brasil já começou. De um lado, o consumidor corre em busca de TVs inteligentes e dispositivos que exibam conteúdo digital. De outro, as marcas se esforçam para sair na frente, tornando-se canais de distribuição desse mesmo conteúdo. Em meio a tudo isso, milhões de possibilidades de aplicação dessa nova tecnologia. Alta definição, interatividade, mobilidade, convergência de dispositivos, segmentação de anúncios, conteúdos adicionais, métricas e aplicativos. Estes e outros temas que estão revolucionando a relação entre espectador e conteúdo audiovisual são apresentados na palestra Publicidade na TV Digital - Expectativas para um futuro conectado. Ela é ideal para profissionais de publicidade, entretenimento e desenvolvedores de software que queiram entender essa nova lógica e encontrar oportunidades de atuação nesse cenário.

Rafael Gonçalez Carneiro
16:40 às 17:30 TV Digital Interativa
TV Digital Interativa
Felipe Almeida
Breve histórico da TV Digital, Ginga, importância da TV na inclusão social e realizações da TV Globo na área de interatividade da TV Digital

Felipe Almeida
17:40 às 18:30 T-Banking: Comunicação segura na TV Digital usando Java
T-Banking: Comunicação segura na TV Digital usando Java
David Campelo
Mais que imagens e som de alta qualidade a TV Digital enriquece a experiência de uso do telespectador por meio de cenários complexos de interatividade com o padrão Ginga. Será apresentado o estudo de caso do Banco do Brasil, que já conta com sua aplicação de T-Banking para consultas, transferências, pagamentos e outras operações usando tecnologias Java para garantir um canal de comunicação seguro com o usuário. O potencial da aplicação é ainda maior considerando a alta utilização de outras facilidades já implantadas em outros dispositivos. Logo, fila de banco é algo que definitivamente não precisamos mais enfrentar...

David Campelo
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Carlos Fernando Gonçalves

Carlos Fernando Gonçalves


Mestre em Engenharia de Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (2004) e graduação em Bacharel em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (1994). Quinze anos de experiência profissional. Consultor no projeto CEPID do Centro de Estudos da Metrópole. Consultor e desenvolvedor, utiliza software livre e Java nos seguintes temas: TV Digital Ginga-J, Web e Mobile. Consultor Técnico da Organização Internacional UNESCO para o projeto WEBGIS - Mapas Interativos - da Secretaria de Vigilância Sanitária - Ministério da Saúde (2007) DF- Brasília. Trabalhou nas empresas: EverSystems Informática, Touch Tecnologia e PROCOMP Indústria Eletônica LTDA. Tradutor e Revisor do IDE NetBeans. Fundador do Java Noroeste - Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista.


Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa


Um curioso que começou na infância desmontando radinhos da avó, começou a programar na adolescência, seguiu a carreira de desenvolvedor, caiu no universo tecnológico de Java e hoje é Head de Desenvolvimento e Tecnologia da Accurate Software. Mais de duas décadas de experiência em desenvolvimento, atua hoje na coordenação de várias equipes em grandes projetos. Pai de dois filhos, adora viajar e cuidar de plantas com a esposa. Já atuou desde aplicações para TV Digital, Blu-ray, até grandes e-commerces e envio de sondas estratosféricas. Além disso, possui algumas certificações e é doutorando e mestre em Computação pela USP, doutorando em Liderança pela Andrews e bacharel em Ciência da Computação pela UNESP.


Aguinaldo Boquimpani

Aguinaldo Boquimpani


Aguinaldo Boquimpani é Consultor independente especialista em TV Digital Interativa, e foi Gerente Senior de Produtos da TQTVD, unidade da TOTVS especializada no mercado de TV Digital. Foi o responsável pela equipe que desenvolveu o middleware AstroTV, implementação do Ginga hoje presente em diversos fabricantes do mercado. Foi autor da Norma J.205 do ITU e representante do Brasil durante a aprovação do Ginga-J como referência de padrão internacional. Foi membro do Comitê Executivo do JCP entre 2010 e 2012.


David Britto

David Britto


"David Britto é empresário do mercado de TI com mais de 28 anos de experiência em negócios empresariais e projetos de mobilidade e eletrônica de consumo. Foi fundador e CEO da Quality Software, empresa de integração de sistemas que está entre as 200 maiores empresas de TI do Brasil. É o Diretor Técnico e Co-Fundador da TQTVD, empresa do grupo TOTVS, líder no mercado de soluções para TV digital. É Diretor de Interatividade da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão). Atua no Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), como Co-representante do setor de software e é membro do Comitê Executivo do JCP. Atua como evangelizador do Ginga, já tendo ajudando a levar o padrão a mais de dez países e a criar o Fórum Internacional de discussão do ISDB-T.'


David Campelo

David Campelo


Graduado e Mestre (Msc) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará, onde atuou como pesquisador e líder de projetos nas Área de ensino a distância e TV Digital Interativa. Trabalha há 8 anos com tecnologias para TV Digital, TV Participativa e IPTV. Autor de artigos na área, é também contribuidor frequente nas normas do SBTVD. Trabalha atualmente na TQTVD Software, onde é um dos líderes no desenvolvimento do AstroTV (primeira implementação comercial do middleware Ginga), atuando em grande parte na customização do software para as mais diferentes plataformas de TV e set-top-boxes.


Felipe Almeida

Felipe Almeida


Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalha há 2 anos e meio na Rede Globo, atualmente como Pesquisador, realizando pesquisas e desenvolvendo soluções para o ecosistema interativo digital da emissora, que inclui aplicativos para TV Digital, aplicativos para dispositivos móveis, games, etc


Luana Bravo

Luana Bravo


Engenheira Eletricista com ênfase em Eletrônica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, FESP. Pós graduada na área de TV Digital, atualmente, mestranda em Telecomunicações, ambas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalha na TV SBT na área de Gestão de Projetos, sendo responsável pela elaboração e execução de projetos relacionados a emissora de São Paulo. Participou ativamente do grupo de implantação da TV Digital desta emissora em 2007. Atualmente, nesta área realiza trabalhos junto ao grupo de interatividade além de atuar no grupo de Middleware e no grupo de suite de teste do Ginga ambos do Fórum de TV Digital.


Rafael Gonçalez Carneiro

Rafael Gonçalez Carneiro


Rafael Gonçalez Carneiro é doutor em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade Autônoma de Barcelona ? bolsista pelo Ministério de Assuntos Exteriores do Governo da Espanha (Becas MAE). Sua tese doutoral, que tem como tema central a Publicidade na TV digital, busca novos modelos de serviços publicitários voltados para as Micro e Pequenas Empresas. Nesta mesma instituição concluiu seu mestrado na linha de pesquisa "Conteúdos na Era Digital". Rafael é publicitário, graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro e possui especialização em Planejamento de Comunicação pela Miami Ad School-ESPM-SP. Sua experiência profissional inclui passagens pelo departamento de Marketing e Comunicação da General Electric Latin America e área comercial do jornal O Globo. Profissional com larga experiência em produção audiovisual, incluindo participações em projetos nas produtoras O2 filmes, CaradeCão Filmes, Zohar Cinema, Ocean films, Tycoon Produções, entre outras. Atualmente trabalha com meios e conteúdos digitais no canal TV Escola, do Ministério da Educação.


Rosiene Fagundes Lauer

Rosiene Fagundes Lauer


É designer, formada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós graduanda em Direção de arte pela mesma instituição. Trabalha desde 2008 na Rede Record e desde 2009 faz parte do departamento de Desenvolvimento TV Digital como Designer de Mídias Interativas, sendo responsável pela arte das aplicações interativas veiculadas pela emissora.


Shyrles Monteiro

Shyrles Monteiro


Possui graduação em Produção Audiovisual e especialização em Produção para TV Digital. Atualmente faz Bacharel em Análise de Sistemas e Tecnologia da informação na FATEC. Exerceu atividades de pesquisa na área de TV Digital no LSI-TEC (Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico) e atualmente é desenvolvedora de aplicações interativas na TV Record.


Data e Local

Domingo, 8 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode