Trilha Web University

Conheça a web do jeito certo!

Você que está aprendendo a criar sites venha conhecer as práticas corretas e comece aprendendo do jeito certo.


Público Alvo

Universitários, iniciantes na tecnologia web e quem quer entender como fazer correto desde o começo.


O que são as trilhas University ?

As trilhas University são destinadas a estudantes e profissionais que estão iniciando na tecnologia discutido na trilha. As palestras têm nível mais introdutório, foco educacional e sempre que possível prático. Para que os participantes possam encerrar o dia com sentimento de aprendizado e ainda mais motivados.

Especial para estudantes

Estudante com carteira de estudante paga meia nas trilhas University!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@thedevelopersconference.com.br. Não faremos devolução após a inscrição feita.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Quero ser um desenvolvedor web, o que preciso saber?
Quero ser um desenvolvedor web, o que preciso saber?
Victor Cavalcante
O perfil de um desenvolvedor web mudou muito nos últimos 10 anos, principalmente com a evolução dos browsers. Agora eles permitem que utilizemos recursos muito mais avançados, com isso em mente, essa palestra irá demonstrar qual o caminho de estudo que um desenvolvedor web deve trilhar para ser um bom profissional.

Victor Cavalcante
11:10 às 12:00 HTML5 e Javacript Hoje
HTML5 e Javacript Hoje
ELCIO LUIZ FERREIRA
Usando as APIs do HTML5 e um pouco de javascript, é possível desenvolver hoje aplicações ricas em recursos, com caching para uso offline, geoposicionamento, interfaces inovadoras, armazenamento de dados local, gráficos vetoriais, interface para dispositivos móveis e muito mais.

ELCIO LUIZ FERREIRA
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Começando com jQuery
Começando com jQuery
Victor Cavalcante
Venha ver como esse maravilhoso framework JavaScript facilita sua vida no dia a dia.

Victor Cavalcante
14:10 às 15:00
Desenvolvimento de aplicações para a Internet Móvel: técnicas e tecnologias
Desenvolvimento de aplicações para a Internet Móvel: técnicas e tecnologias
Marcelo Ricardo Quinta
Você sabe fazer um site ou uma web app que funcione em um dispositivo móvel (celulares e tablets), adequando todas as informações a ele? Vamos falar sobre como tornar isso realidade. Com o mínimo de treinamento é relativamente fácil fazer uma aplicação ou site para computadores comuns. Porém, quando pensamos no mundo mobile, o cenário é diferente. Existem diversas restrições e se fala muito de tecnologias para aplicações e pouco em ferramentas para a Web. O objetivo da palestra é falar sobre as técnicas de construção de páginas e web apps adaptadas para dispositivos móveis e as diferentes tecnologias que podemos utilizar para tornar isso realidade

Marcelo Ricardo Quinta
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 HTML5: Todas as faces do novo padrão
HTML5: Todas as faces do novo padrão
Ricardo Luís Zanetti Panaggio
"Essa palestra dá uma boa introdução sobre HTML 5, falando de cada umas das frentes em que o padrão foi melhorado da versão anterior: semântica, armazenamento offline, acesso a dispositivos, conectividade, multimídia, gráficos e efeitos 3D, desempenho, integração e também um pouco de CSS3. Se você ainda não sabe muito bem o que mudou e do que você já pode se beneficiar do novo padrão, venha trocar ideias sobre o que há de mais novo em termos de padrões para desenvolvimento web."

Ricardo Luís Zanetti Panaggio
16:40 às 17:30 Minicurso de Encoding
Minicurso de Encoding
André Willik Valenti / Andrei Tognolo
Você já perdeu a cabeça e a paciência tentando entender de onde vêm aqueles caracteres malignos que misteriosamente tomam o lugar das palavras acentuadas? Você não se conforma que o ser humano já foi pra lua mas ainda não conseguiu garantir que um mísero texto chegue corretamente ao seu destino? Você não entende o que diabo é Unicode, LATIN-1, UTF-8, UTF-16, UTF-32 e como essas coisas influenciam a sua vida? Seus problemas acabaram!! - ou não... Na verdade, eles vão continuar. Mas pelo menos você vai aprender a lidar melhor com eles! Neste minicurso, serão explicados os conceitos básicos do mundo mágico do encoding e da representação dos diferentes caracteres ao redor do mundo. Veremos por que motivos as coisas podem ficar feias e o que podemos fazer para elas ficarem bonitas. Veremos maneiras de programar defensivamente para evitar, dentro do possível, o infeliz problema. Compareça!

André Willik Valenti / Andrei Tognolo
17:40 às 18:30 Evoluindo o Javascript: programando com CoffeeScript
Evoluindo o Javascript: programando com CoffeeScript
Giovanni Bassi
Venha conhecer essa nova linguagem!

Giovanni Bassi
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Victor Cavalcante

Victor Cavalcante


Victor Cavalcante é Microsoft MVP na tecnologia ASP.Net, trabalha com desenvolvimento web a 12 anos,é focado em padrões de desenvolvimento para web. Trabalha na Lambda3 (www.lambda3.com.br) empresa ágil que fundou com outros MVPs e amigos, e que insiste em fazer software certo. É ainda professor universitário e atua no grupo .NET Architects desde seu início. Acompanhe seu twitter para saber as novidades: @vcavalcante.


Raphael Molesim

Raphael Molesim


Sou consultor em Enterprise Agility na McKinsey & Company, eu ajudo as empresas a alcançar agilidade nos negócios. Trabalho com desenvolvimento de software desde 2005, já trabalhei tanto como cliente, como fornecedor em diversas empresas como MyHome.ie (Irlanda), Lambda3, Redecard, entre outras. Conheci métodos ágeis em 2008 quando trabalhava como desenvolvedor adotando práticas de engenharia ágil. Atualmente tenho me dedicado em transformação digital, atuando em projetos na América Latina, ajudando empresas a redesenharem jornadas de cliente para o mundo digital e a revisitarem as estruturas corporativas para habilitar agilidade nas pontas, como o sistemas de gestão de desempenho. Sou bacharel em Sistemas de Informação pela EACH/USP.



Andrei Tognolo

Andrei Tognolo


Um idealista que busca transformar utopias em realidade através de well crafted software. Tenho trabalho com desenvolvimento de software desde 2007, com focus em metodologias ágeis, principalmente usando Java, Ruby e JavaScript.

Atualmente sou Senior Consultant Developer na ThoughtWorks, onde trabalho como membro do time de desenvolvimento do Snap CI



ELCIO LUIZ FERREIRA

ELCIO LUIZ FERREIRA


Elcio é um dos pioneiros na divulgação dos padrões web no Brasil, um dos mantenedores do site Tableless.com.br, e atualmente dirige a Visie Padrões Web, empresa de treinamento e desenvolvimento web. Programador desde a infância, Elcio tem desenvolvido software e ensinado Tableless, Javascript, Ajax, Acessibilidade, PHP, Python e técnicas de produtividade para empresas como Globo.com, Terra, UOL e Editora Abril.


Giovanni Bassi

Giovanni Bassi


Software architect and developer, agilist, rock climber. Giovanni is founder and Chief Software Architect of Lambda3 in Brazil. He is passionate about software development, and he believes self managed teams are more efficient and productive than outside managed ones. He was awarded as a Microsoft MVP more than ten years ago, and has 20+ years or experience developing software. He has spoken around the world on conferences, user groups and online about .NET, microservices, JavaScript, Ruby, Node.js, frontend and backend development, agile development and many other topics. He leads some user groups in Brazil on topics such as .NET, and Docker.



Marcelo Ricardo Quinta

Marcelo Ricardo Quinta


Mestre em Computação e professor pela UFG, tem 10 anos de experiência em desenvolvimento móvel (Android/iOS/Web) e trabalha hoje para o Facebook em Londres colaborando com o WhatsApp Android. Na comunidade tem histórico organizando e também palestrando em eventos dentro e fora do país, sendo atualmente TDC Rockstar e Google Developer Expert (Android e Design Sprint).


Ricardo Luís Zanetti Panaggio

Ricardo Luís Zanetti Panaggio


Ricardo Panaggio desenvolve para Web há mais de 10 anos. Já ministrou diversas palestras e cursos sobre Web standards, HTML 5, Javascript, bibliotecas Javascript e outros assuntos correlatos. Atualmente desenvolve aplicações web e móveis usando apenas tecnologias Web no Meleva, startup da área de transportes da qual é cofundador.


Victor Cavalcante

Victor Cavalcante


Victor Cavalcante é Microsoft MVP na tecnologia ASP.Net, trabalha com desenvolvimento web a 12 anos,é focado em padrões de desenvolvimento para web. Trabalha na Lambda3 (www.lambda3.com.br) empresa ágil que fundou com outros MVPs e amigos, e que insiste em fazer software certo. É ainda professor universitário e atua no grupo .NET Architects desde seu início. Acompanhe seu twitter para saber as novidades: @vcavalcante.


Data e Local

Sexta-feira, 6 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode