Trilha Agile

Valor de negócio, visibilidade do progresso e software íntegro

Compreenda como várias empresas tem conseguido desenvolver soluções computacionais: orientadas aos valores de negócio; monitoradas por gestão simples mas adaptativa de projetos e; fundamentada pela produção íntegra de software.

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Desenvolvedor 2.0
Desenvolvedor 2.0
Higor Cesar / Rodrigo Vidal
Para ter satisfação como desenvolvedor de software é necessário mais do que saber algoritmos e conseguir escrever código de qualidade. Desde a adoção de metodologias ágeis a valorização das relações entre as pessoas resgatou a importancia do desenvolvimento interpessoal dentro de um time de desenvolvimento.Vamos explorar as técnicas e disciplinas capazes de dar um upgrade na satisfação e desempenho de um desenvolvedor.

Higor Cesar / Rodrigo Vidal
11:10 às 12:00 Casos Ágeis
Casos Ágeis
Victor Hugo Germano / André Carlucci
Relatos de aprendizagem em vários projetos desenvolvidos por 2 empresas referências em uso de práticas ágeis no nosso mercado: Way 2 e Lambda 3.

Victor Hugo Germano / André Carlucci
Os desafios da entrega contínua. Você está preparado?
Os desafios da entrega contínua. Você está preparado?
Juliano de Paulo Ribeiro
Embora muitas pessoas nem mesmo saibam, estão usando práticas que nasceram no XP, só que com outra roupa, outra cara, um pouco mais fashion. Nessa palestra vamos falar de uma só, a integração contínua e sua evolução, a entrega contínua (do Lean). Vamos conversar sobre os desafios que envolvem essa prática, como preparar a sua equipe, seu produto e principalmente seu cliente para tudo ocorra com o mínimo trauma possível.

Juliano de Paulo Ribeiro
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Lean UX
Lean UX
Filipi Zimermann / Daniel Werle
O Lean UX é uma abordagem ao design de interação adaptada à realidade das empresas ágeis, que necessitam em pouco tempo e com poucos recursos resolver problemas complexos de experiência do usuário. Abordaremos os princípios do Lean UX, suas ferramentas e processos, e como integrá-la a outros processos ágeis de desenvolvimento.

Filipi Zimermann / Daniel Werle
14:10 às 15:00
Adotando Continuous Delivery
Adotando Continuous Delivery
Marcelo dos Santos de Oliveira / Rafael Magrin
Pretendemos compartilhar o dia a dia de um projeto que utiliza técnicas de Continuous Delivery com sucesso a mais de um ano. Abordaremos não apenas o lado técnico da adoção mas também as mudanças de processo e cultura.

Marcelo dos Santos de Oliveira / Rafael Magrin
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Como criar um ambiente de aprendizagem em sua equipe?
Como criar um ambiente de aprendizagem em sua equipe?
Rafael Helm / Guilherme Elias
Sabemos que desenvolver software requer conhecimento, seja este oriundo da leitura de livros e salas de aula, e/ou obtido através de experiências em projetos anteriores. Mas como você repassa conhecimento para outras pessoas? Talvez você nunca tenha pensado nisto, ou até já pensou mas não soube como fazer. Se este for o seu caso venha conhecer o que algumas empresa tem feito para distribuir conhecimento entre seus funcionários. Acredite, isto pode fazer a diferença e manter sua equipe motivada. ;)

Rafael Helm / Guilherme Elias
16:40 às 17:30 Uso de métricas e indicadores em projetos ágeis
Uso de métricas e indicadores em projetos ágeis
Vitor Pelizza
Para se elevar a produtividade e eficiência de uma equipe ágil precisamos nos basear em informações sobre sua performance, para análise e melhoria. Métricas e indicadores ainda são pouco utilizados em projetos ágeis, sendo uma ótima abordagem para alcançar tal resultado. Além de apresentar algumas regras e conceitos que possibilitam definir métricas e indicadores, esta palestra mostra exemplos de uso, mostrando benefícios e análises possíveis

Vitor Pelizza
17:40 às 18:30 Disfunções do Scrum - Como evitá-las e extrair o máximo desse framework (Stadium)
Disfunções do Scrum - Como evitá-las e extrair o máximo desse framework (Stadium)
Vinicius Rodrigues Nunes / Samuel Crescêncio
O Scrum é uma das melhores maneiras de se iniciar um experimento na adoção de metodologias ágeis. Em nossa experiência para que haja efetividade na adoção ágil, o Scrum precisa ser combinado com práticas de engenharia de software como TDD, refactoring e integração contínua, e também com técnicas de análise de negócios e modelagem ágil, para que se possa gerar o máximo valor. Em alguns casos, especialmente por conta do código legado existente e de uma possível estrutura organizacional pesada, pode ser difícil adotar estas práticas irmãs. Sendo assim, será de máxima importância que o Scrum seja adotado efetivamente, sem negligência de suas práticas, para que se possa criar de fato um ambiente de melhoria contínua e gerar o máximo valor. Quando executado com negligência e sem disciplina, o Scrum gera disfunções no processo, que por sua vez causam problemas e muito desperdício, levando a equipe iniciante a acreditar que o Scrum não funciona.

Vinicius Rodrigues Nunes / Samuel Crescêncio
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Vinicius Rodrigues Nunes

Vinicius Rodrigues Nunes


Pós-graduado em Engenharia de Software Orientada a Objetos (PUC-PR), bacharel em Ciências da Computação (UFSC) e técnico em Processamento de Dados (ETT-Joinville). Desenvolvedor Agilista desde 2010. Praticante de testes automatizados e integração contínua com Java. Praticante de Scrum e Kanban para gestão de atividades. Praticante de conceitos Lean para não perder o valor de negócio. Instrutor de cursos Java na VOffice desde 2006.


Rodrigo Branas

Rodrigo Branas


Rodrigo Branas is a TDC Rockstar brazilian software architect, professor, author, youtuber and speaker on software development, with more than 15 years of experience developing large applications.

In the last years, Rodrigo has been dedicated to spread knowledge in the software development community, having formed thousands of developers and presented more than 200 talks.

Rodrigo is also author of the book AngularJS Essentials, published by Packt Publishing, which has sold thousands of copies worldwide.

Also, Rodrigo presents a channel on YouTube about the JavaScript which has already more than 2.000.000 views and 37.000 subscribers.



André Carlucci

André Carlucci


André Carlucci é co-fundador da Way2 Tecnologia, Microsoft Most Valuable Professional, Intel Innovator, Intel Black Belt Software Developer e organizador do DotNetFloripa. Tem 15 anos de experiência trabalhando em grandes projetos de TI no Brasil e na Europa. Atualmente está focado em arquitetura de software, desenvolvimento ágil, IoT e projetos open-source.



Daniel Werle

Daniel Werle


Daniel Werle é graduado em Design pela UFSC, administração de empresas pela UDESC e especialista em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens. Como designer atuou em projetos de experiência do usuário em empresas no Brasil, Argentina e Alemanha, com foco em projeto e arquitetura da informação. É sócio da Nextt.


Filipi Zimermann

Filipi Zimermann


Com um forte background de desenvolvimento e arquiteto de soluções web, é front-end engineer e co-fundador da Nextt. Dedica todo o seu tempo para arrumar meios de transformar belos e inovadores projetos interativos em código executável.


Guilherme Elias

Guilherme Elias


Desenvolvedor de Software, entusiasta tecnológico, membro de comunidades de usuários (.Net, Python, Java, Metodologias Ágeis, Testes, Arquitetura). Aficionado por Continuous Delivery, Agile MMA, Lean, XP, Java, C#, Javascript, Ruby, Python, Shell script e afins. Atualmente na empresa uMov.Me S.A



Higor Cesar

Higor Cesar


Desenvolvedor de sofware desde 2006 com foco em boas práticas, linguagens e desenvolvimento pessoal. Atualmente atuo na Lambda3 como desenvolvedor de software e tentando construir um verdadeiro time de desenvolvimento.


Juliano de Paulo Ribeiro

Juliano de Paulo Ribeiro


Kanban University-Accredited Kanban Trainer and Coach, Certified Scrum Professional (CSP-SM & PO / ScrumAlliance), Certified Scrum Developer (CSD / ScrumAlliance), Internet Systems Technologist, and Object-Oriented Programming Specialist (UNICESUMAR). I have been working with software development since 1994 and spoken at conferences in Brazil and abroad at events such as Scrum Gathering, Agile Brazil, The Developer's Conference, Agile Tour, Saturn, and XP Conference. I have been leading development teams for several years and implementing various practices of XP, Kanban, Clean Code, and Scrum in companies where I worked with (Serasa, Tecban, Easyinvest, Sodexo, Mercedes-Benz, PagSeguro, Certisign, Liferay, XP Investments).



Marcelo dos Santos de Oliveira

Marcelo dos Santos de Oliveira


Marcelo trabalha com desenvolvimento de software a mais de 10 anos, 5 destes em um ambiente ágil. Atualmente trabalha na ThoughtWorks Porto Alegre.


Rafael Helm

Rafael Helm


Sócio da Wildtech onde atua como Agile Coach, Instrutor e Consultor. Experiência de Agile Coach em projetos de larga escala em organizações do governo federal via SERPRO. Instrutor Agile na Wildtech, tendo a oportunidade de treinar empresas e equipes de diferentes localidades do Brasil, incluindo organizações de larga escala como Procergs, Serpro, Totvs, entre outras empresas. Palestrante em eventos importantes como Agile Brazil, The Developers Conference, FISL, entre outros. Autor do ebook Histórias de Usuário - Por que e como escrever requisitos de forma ágil?, que atingiu a marca de 4.000 downloads em menos de um ano (http://wildtech.com.br/historias-de-usuario).


Rafael Magrin

Rafael Magrin


Rafael Magrin é formado em Ciências da Computação pela UFRGS e trabalha com desenvolvimento de software desde 2005 participando de projetos no Brasil e no exterior. Desde 2010 atua como consultor na ThoughtWorks ajudando seus clientes a implementarem métodos ágeis e entrega contínua.


Rodrigo Vidal

Rodrigo Vidal


Desenvolvedor na Lambda3. Adepto do movimento NOOO (notonlyoo.org). Interessado em ciência da computação, engenharia elétrica e matemática. MVP de F#.


Samuel Crescêncio

Samuel Crescêncio


Samuel is a software engineer with over 23 years of hands-on experience. He's helped to architect, develop, test and deliver solutions for niches such as education, retail, financial, telecom, energy, risk management and others. He is also an author, trainer, speaker, entrepreneur and an experienced executive.

Samuel has served for 5 years on the board of directors of Agile Alliance, co-founded the Agile Brazil conference in 2010 and served as its chairman for the 2014 edition. Samuel is the author of Lean Pyramid and has founded a few startups.

Currently Samuel provides lean business transformation services and is engaged in transforming large and small companies, coaching from it's top executives to developers.



Victor Hugo Germano

Victor Hugo Germano


Co-Fundador da Lambda3, atuando como CEO. Cientista da Computação, escalador e mais recentemente: empreendedor. Trabalhando com métodos ágeis desde 2003, já viu várias empresas falirem. Depois de inúmeras tentativas "in company" de mudança cultural, cansou de trabalhar para os outros e decidiu o óbvio: fazer a própria empresa dar certo. Assim nasceu a Lambda3, empresa multidisciplinar que atualmente possui projetos Ágeis de diversos tamanhos em muitas indústrias diferentes. Neste momento, Victor é um dos diretores do Board da Agile Alliance Global, conselheiro da Agile Alliance Brazil e faz parte da organização inúmeros eventos no Brasil e no Mundo


Vinicius Rodrigues Nunes

Vinicius Rodrigues Nunes


Pós-graduado em Engenharia de Software Orientada a Objetos (PUC-PR), bacharel em Ciências da Computação (UFSC) e técnico em Processamento de Dados (ETT-Joinville). Desenvolvedor Agilista desde 2010. Praticante de testes automatizados e integração contínua com Java. Praticante de Scrum e Kanban para gestão de atividades. Praticante de conceitos Lean para não perder o valor de negócio. Instrutor de cursos Java na VOffice desde 2006.


Vitor Pelizza

Vitor Pelizza


Formado em ciências da computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós graduado pelo MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, atua desde 2006 no mercado de TI como engenheiro de software, líder de equipes ágeis e analista de qualidade. Atualmente é co-founder da Kanoah Software, atuando na criação de add-ons para a plataforma Atlassian.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Domingo, 26 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações

Patrocínio Trilha