Trilha Arquitetura

Tendências, tecnologias, futuro e o arquiteto!

A arquitetura das aplicações é uma peça chave para o sucesso do seu projeto de software. Esta trilha vai apresentar as principais tendências de mercado em termos de tecnologias e métodos com palestras que são úteis para as mais diversas linguagens e plataformas de programação.

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Arquitetura NoOps para a Nuvem - Experiência e Boas Práticas
Arquitetura NoOps para a Nuvem - Experiência e Boas Práticas
Aldrin Lucier Mendes Leal
DevOps já era! Nesta aplicação, iremos discutir a ascenção do movimento NoOps. O segredo por trás das startups meteóricas, o mesmo consiste em delegar o aspectos que não são o core business em outros fornecedores. Como projetar minha aplicação, como escolher fornecedores, e como abordar isto no design? Nesta palestra, iremos tratar destes assuntos e tornar a sua aplicação o próximo sucesso da Internet.

Aldrin Lucier Mendes Leal
11:10 às 12:00 Evoluindo o desenvolvimento Web: Criando Single Page Applications
Evoluindo o desenvolvimento Web: Criando Single Page Applications
Juliano Alves
Quinze anos atrás descobrimos como gerar HTML dinamicamente, e é assim que temos gerado a maior parte das aplicações inteligentes. Isso começou a mudar quando passamos a fazer requisições assíncronas e usar XML e JSON para, em vez de entregar conteúdo, entregar dados ao navegador. Hoje não precisamos mais de geradores de HTML, mas de aplicações que processam e fornecem dados, e o navegador assumiu a posição de grande hospedeiro de aplicações. Agora, aplicações podem entregar uma única página HTML, e a partir daí só entregar JSON. Entenda nessa palestra o que muda pra você com essa nova maneira de encarar a web.

Juliano Alves
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 "Aplicações Sociais", como Integrar e Compartilhar sua plataforma de maneira Simples Fácil !
"Aplicações Sociais", como Integrar e Compartilhar sua plataforma de maneira Simples Fácil !
Felipe Oliveira
"Aplicações Sociais", como Integrar e Compartilhar sua plataforma de maneira Simples Fácil !

Felipe Oliveira
14:10 às 15:00
Continuous Delivery - Entrega Contínua (Stadium)
Continuous Delivery - Entrega Contínua (Stadium)
Edson Yanaga
Continuous Delivery (Entrega Contínua) está conquistando uma grande popularidade, misturando tópicos que envolvem os movimentos de Desenvolvimento Ágil e DevOps. O objetivo é um só: entregar software de valor aos clientes de modo previsível, rápido e confiável. Com Entrega Contínua torna-se possível entregar software (atualizar em produção) várias vezes por hora, e não mais uma vez a cada dois meses, duas semanas, uma semana? Mas como fazê-lo? Por onde começar? Quais são as ferramentas necessárias?

Edson Yanaga
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Integre um grid de dados em memória em sua arquitetura
Integre um grid de dados em memória em sua arquitetura
Fernando Galdino
Suas aplicações precisam acessar várias vezes o banco de dados? Você precisa armazenar dados em cache? Conheça o Oracle Coherence, uma ferramenta de grid de dados em memória que combina recursos de caching, análise, transações e eventos. Conheça diversos casos de uso para a sua utilização e tenha seus dados sempre disponíveis. Veja uma demonstração destes recursos usando APIs em Java e .NET.

Fernando Galdino
16:40 às 17:30 Logic-free markup for a team of drunk developers
Logic-free markup for a team of drunk developers
Miere Liniel Teixeira
Entenda como "Logic-Free Markup" pode ajudar o time a desenvolver web a separar a regra de negócio da camada de marcação, permitindo re-uso e teste destas lógicas, a componentização do front-end e ainda ter tempo para tomar uma boa cerveja depois do expediente.

Miere Liniel Teixeira
17:40 às 18:30 Não fique preso a apenas uma arquitetura
Não fique preso a apenas uma arquitetura
Rafael Mueller
Tópicos como SOA e DDD indicam que você divida seu domínio (serviços ou bounded contexts), contudo na prática quase todo software tem um domínio monolítico e uma arquitetura única que é aplicada em todo software. Diferentes partes do sistema podem ter necessidades diferentes, vou apresentar como o seu domínio na verdade são vários domínios, que podem ser quebrado em diferentes arquiteturas e como isso pode beneficiar o desenvolvimento.

Rafael Mueller
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Giovanni Bassi

Giovanni Bassi


Software architect and developer, agilist, rock climber. Giovanni is founder and Chief Software Architect of Lambda3 in Brazil. He is passionate about software development, and he believes self managed teams are more efficient and productive than outside managed ones. He was awarded as a Microsoft MVP more than ten years ago, and has 20+ years or experience developing software. He has spoken around the world on conferences, user groups and online about .NET, microservices, JavaScript, Ruby, Node.js, frontend and backend development, agile development and many other topics. He leads some user groups in Brazil on topics such as .NET, and Docker.



Rodrigo Cândido da Silva

Rodrigo Cândido da Silva


Especialista Java e JUG Leader do GUJavaSC, grupo de usuários Java de Santa Catarina. Com mais de 16 anos de experiência na área de desenvolvimento de software, vem trabalhando atualmente nas áreas de consultoria, desenvolvimento, treinamento e design de arquiteturas de software. Contribuidor ativo de projetos open source e participate frequente de conferências de software pelo Brasil.



Aldrin Lucier Mendes Leal

Aldrin Lucier Mendes Leal


Aldrin Leal trabalha como Arquiteto, especialmente focado em Nuvem e Big Data. Além de sua cota de anos acumulados nas trincheiras em projetos variando a Telecom, Aerospacial, Governo, ele ainda possui uma paixão para encontrar novos paradigmas e imaginar uma maneira de incorporá-las em novas empreitadas.


Edson Yanaga

Edson Yanaga


Edson Yanaga, Diretor de Experiência do Desenvolvedor da Red Hat, é Java Champion e Microsoft MVP. Também é um autor reconhecido internacionalmente e palestrante frequente em eventos internacionais, discutindo Java, Cloud Computing, DevOps, Microservices, Domain-Driven Design e Software Craftsmanship. Yanaga se considera um Artesão de Software, e acredita que todos nós desenvolvedores podemos criar um mundo melhor para as pessoas através de software melhor. Seu propósito de vida é entregar e ajudar desenvolvedores do mundo todo a também entregar software melhor cada vez mais rápido e de modo mais confiável. Hoje seu trabalho, seu hobby e seu objetivo de vida são uma coisa só: e é muito feliz por causa disso.



Felipe Oliveira

Felipe Oliveira


Fundador da Sciensa, empresa de inovação e pioneira no movimento de ?Transformação Digital? no país, com metodologia e cases reais: XP Investimentos, Grupo CVC, Gerdau, Porto Seguro entre outras. Especialista como professor: Aplicações distribuídas, Integrações de Alto Desempenho, High Performance Computing -HPC, DLTs (Dags, Blockchain), Inovação Corporativa, Construção de Produtos Digitais e Estratégia Digital. Resumindo: Empreendedor em Série, Professor, Digital Expert, e nas horas vagas; Piloto de Asa-Delta.


Fernando Galdino

Fernando Galdino


Supporting innovation and digital transformation in Public Sector industry.

? Professional experience is 20+ years, always working with the most recent technologies in the market, and efficiently applying processes, tools and methodologies for the project´s success. ? Owns technical certifications from companies such as Brainbench, IBM and Sun ? PMP - Project Management Professional from Project Management Institute (PMI) ? SCEA ? Sun Certified Enterprise Architect ? Fluent English Objectives ? Work as Solution Architect; promote improvement of teams in technical and human aspects; apply and demonstrate the best practices on using tools and processes on the daily activities of teams working on projects.



Juliano Alves

Juliano Alves


Juliano Alves é especializado em Engenharia de Software pela PUC-SP e considera desenvolver software uma arte. Um entusiasta de linguagens funcionais e open-source, acredita profundamente que o futuro pertence aos programadores poliglotas. Hoje vive em Londres, trabalhando na uSwitch.com



Miere Liniel Teixeira

Miere Liniel Teixeira


Clean Coder e apaixonado por software livre, contribui na comunidade Kotlin, JBoss, Vibur e Hazelcast, e é lead developer do projeto Kikaha. Há 13 anos trabalhando com desenvolvimento de software, vem dedicado seus últimos quatro anos com computação distribuída de alta performance, passando por empresas e clientes como ContaAzul, HSBC, Losango, Berlanda, Informant, Ibratan e Sizebay, empresa onde hoje é CTO.


Rafael Mueller

Rafael Mueller


Arquiteto e desenvolvedor de software na Inventti Soluções. Bacharel em Ciências da Computação pela UFSC, e especialista em engenharia de software pela IST. Trabalha profissionalmente com software desde 2001, nesses anos já trabalhou com PHP, Java, Ruby e nos últimos 4 anos na plataforma .net. Agilista desde 2004, sempre buscando mudança e melhoria no desenvolvimento de software.




Público Alvo

Arquitetos de software e desenvolvedores.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Domingo, 26 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações