Trilha Banco de Dados

Transformando dados em informação.

Nesta trilha iremos ver as novidades na área de banco de dados. Bancos relacionais, noSQL, big data, multidimensionais. Vamos conhecer as opções que temos no mercado e aonde cada uma se aplica e pode auxiliar a transformar a crescente quantidade de dados gerados e coletados pelas empresas em informação útil e confiável!

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Diferentes tecnologias de bancos de dados: concorrentes ou complementares?
Diferentes tecnologias de bancos de dados: concorrentes ou complementares?
Anderson Rodrigo Farias
A necessidade de armazenamento de dados é antiga. Recente é a preocupação com o uso da tecnologia que trate os diferentes tipos de dados de maneira eficiente, respeitando as suas particularidades. Mais do que isso, atualmente temos buscado por ferramentas que considerem as diferentes fontes e usos de dados, não só os tipos. Os bancos relacionais reinaram absolutos no mundo corporativo durante anos, não tendo concorrentes à altura, embora houvesse carência de tecnologias para atender a necessidades específicas das organizações. Como quase tudo no mundo da tecnologia, por questões de necessidade, o modelo relacional tem sido posto à prova nos últimos anos. O lado bom dessa história é que temos visto algumas abordagens se destacarem no mercado, fomentadas pelas grandes corporações. O grande volume de dados não-estruturados oriundos das redes sociais somado a tudo o que gira em torno da Web 2.0, fez com que alternativas interessantes de armazenamento de dados surgissem. A intenção é falar sobre abordagens relacionais proprietárias, open source, NoSql e orientação à coluna.

Anderson Rodrigo Farias
11:10 às 12:00 Bancos de Dados Relacionais e NoSQL na Nuvem da AWS
Bancos de Dados Relacionais e NoSQL na Nuvem da AWS
José Papo
Bancos de Dados Relacionais e NoSQL na Nuvem da AWS: Visão Relâmpago das opções e serviços

José Papo
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Novos Recursos do Oracle Database 11g para desenvolvedores e Administradores de Banco de Dados
Novos Recursos do Oracle Database 11g para desenvolvedores e Administradores de Banco de Dados
Marcelo Pivovar
Apesar do Oracle Database 11g ter sido lançado já faz alguns anos, ainda existem funcionalidades desconhecidas por desenvolvedores e administradores de banco de dados.

Marcelo Pivovar
14:10 às 15:00
Monitorando gateway de pagamentos com Splunk
Monitorando gateway de pagamentos com Splunk
Marcio Ghiraldelli
Monitorando transações financeiras em tempo real utilizando solução comercial de Big Data Splunk e arquitetura Java

Marcio Ghiraldelli
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Banco de dados de graphos (30 min)
Banco de dados de graphos (30 min)
Priscila Mayumi Sato
Você conhece banco de dados de graphos? São um tipo de banco de dados noSql que combina entidades e seus relacionamentos. Veremos nessa palestra mais sobre o assunto e exemplos de bancos de graphos existentes.

Priscila Mayumi Sato
Escalabilidade e Alta Performance para aplicações web com MongoDB (15min)
Escalabilidade e Alta Performance para aplicações web com MongoDB (15min)
Rafael Pereira Nunes
Performance, Escalabilidade, Replicação, Sharding. Essas e muitas outras palavras fazem parte do vocabulário de qualquer aplicação web moderna. O MongoDB, um banco de dados free, não relacional e orientado a documentos possue a resposta para essas(e muitas outras) necessidades da sua aplicação.

Rafael Pereira Nunes
16:40 às 17:30 SQL Storage - Melhores Práticas de Armazenamento para SQL Server
SQL Storage - Melhores Práticas de Armazenamento para SQL Server
Marcus Bittencourt
O Administrador do Storage diz que está tudo bem e que deve haver algum problema com o SQL Server. As probabilidades de já terem passado por esta situação são grandes. Estimo que mais de 90% dos profissionais que tiveram problema de desempenho já ouviram que a culpa é do banco de dados sem nem ao menos uma análise superficial do problema. É exatamente isso que vamos abordar, é o momento para aprendermos sobre armazenamento com SQL Server. Além disso também é a hora de saberem como o SQL Server trabalha e quais as vantagens de um armazenamento bem estruturado. Vou abordar detalhes da configuração de um SQL Server para Storage's. O que é importante lembrar, quais são as boas práticas, noções de armazenamento, onde devo colocar meus arquivos, I/O e muito mais. Devemos entender que nem sempre o problema são queries mal desenvolvidas o problema pode estar nos bastidores da sua estrutura.

Marcus Bittencourt
17:40 às 18:30 Hadoop: Agora sim, aquela memória de elefante
Hadoop: Agora sim, aquela memória de elefante
Aldrin Lucier Mendes Leal
Cobrir o Hadoop, Cases, Ecosistema, Paradigma e tendências futuras, com o objetivo de abrir os horizontes para a carreira em ciência de dados. Hadoop originalmente foi batizado por causa de um Elefante de Pelúcia, e tornou-se o centro de um furação que é o chamado Big Data. Mas pra que serve, em que consiste, e como utilizá-lo como uma carreira? Nesta palestra iremos responder a estas questões, e mostrar o futuro que nos espera.

Aldrin Lucier Mendes Leal
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Felipe Ferreira SC

Felipe Ferreira SC


Felipe Ferreira é MVP em SQL Server, trabalhou em projetos em empresas no Brasil, Espanha, Estados Unidos e China. Presidente do grupo de usuários Virtual PASS PT, que contém mais de 1200 artigos e 100 horas de vídeos de SQL Server gratuitos e já foi visto palestrando em diversos eventos no Brasil e no exterior como o Teched Brasil, Microsoft CodeCamp Argentina, 24 Hours of PASS e SQLBits London. Felipe possui mais de 15 certificações Microsoft, nas areas de desenvolvimento, banco de dados e SharePoint.


Luiz Avila

Luiz Avila


Desenvolvedor de software há mais de 15 anos, trabalha com a plataforma java desde 1997. Entre 2005 e 2009 foi um dos lideres do Grupo de Usuários Java de Santa Catarina (GUJavaSC). Trabalhou em grandes projetos com foco em gestão pública, educação e entretenimento, entre outros. Entusiasta de eletrônica e robótica desenvolveu projetos de automação utilizando Arduíno e tecnologias de identificação por Radio Frequencia (RFID). Arquiteto de software na empresa Uno Soluções.


Aldrin Lucier Mendes Leal

Aldrin Lucier Mendes Leal


Aldrin Leal trabalha como Arquiteto, especialmente focado em Nuvem e Big Data. Além de sua cota de anos acumulados nas trincheiras em projetos variando a Telecom, Aerospacial, Governo, ele ainda possui uma paixão para encontrar novos paradigmas e imaginar uma maneira de incorporá-las em novas empreitadas.


Anderson Rodrigo Farias

Anderson Rodrigo Farias


Graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc, pós-graduado em Gerenciamento de Banco de Dados, também pela Unesc, professor do ensino superior no Centro Universitário Barriga Verde - Unibave e aculdade Satc, administrador de banco de dados e coordenador de Business Intelligence da Betha Sistemas.


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Marcelo Pivovar

Marcelo Pivovar


Profissional com mais de 10 anos de experiência em Tecnologia. Graduado em Ciências da Computação pela UMESP e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Atualmente atua como Arquiteto de Soluções na Oracle do Brasil. Possui várias certificações tais como: PMP, Oracle IT Architecture, Itil, Cobit.


Marcio Ghiraldelli

Marcio Ghiraldelli


Marcio Ghiraldelli é Especialista de Sistemas e atua na área de P&D do UOL há 4 anos. Foi desenvolvedor Java na B2W (Americanas/Shoptime/Sumarino) por 4 anos e Sócio/Proprietário de agência de desenvolvimento de sites por 2 anos. Possui certificações Java Certified Enteprise Architect 5 e MBA Gerenciamento de projetos PMI.


Marcus Bittencourt

Marcus Bittencourt


Data Architect | Data Engineer at Grupo Boticario. MVP Data Platform e PASS Regional Mentor, responsável pelos grupos de usuários no Brasil, onde também é Chapter Leader do SQL Server RS.

Especialista em segurança, infraestrutura e arquitetura, trabalha com SQL Server desde a versão 2000. Mestrando na UTFPR em Segurança de Banco de Dados, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de Caxias do Sul.



Priscila Mayumi Sato

Priscila Mayumi Sato


Priscila Sato é formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, reconhecida MTAC da Microsoft desde 2013, e já foi bem ativa na comunidade de desenvolvimento de software.


Rafael Pereira Nunes

Rafael Pereira Nunes


Desenvolvedor de software há mais de 10 anos, sócio fundador da YaW Tecnologia, instrutor da Globalcode desde 2006, editor da InfoQ Br, últimos anos dedicados a pesquisa e desenvolvimento com Cloud Computing, Java e Python. Atualmente trabalhando como Software Engineer na empresa catchafire.org, uma empresa voltada para o terceiro setor e trabalho voluntário profissional.





Público Alvo

Estudantes que tenham interessa na área de banco de dados e business intelligence e desenvolvedores querendo aprender e se especializar na área.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações