Trilha Games

Levando os jogos brasileiros para o próximo nível!

A indústria de jogos brasileiros está cada vez mais madura; conheça nesta trilha as novas tendências no desenvolvimento de jogos, e as oportunidades de negócio que estão trazendo o Brasil definitivamente para o mapa dos games no mundo!

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 A ascensão do mercado de games no Brasil (Stadium)
A ascensão do mercado de games no Brasil (Stadium)
Moacyr Alves
A ascensão do mercado de games no Brasil

Moacyr Alves
11:10 às 12:00 Jogos educacionais com iOS
Jogos educacionais com iOS
Marcelo Ricardo Quinta
Jogos educacionais com iOS

Marcelo Ricardo Quinta
Utilizando Bluetooth com Android para Games
Utilizando Bluetooth com Android para Games
Marcelo Ricardo Quinta
Utilizando Bluetooth com Android para Games

Marcelo Ricardo Quinta
Introdução a Física para Games
Introdução a Física para Games
Zaedy Dantas Sayão
Conceitos de Física para Games

Zaedy Dantas Sayão
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Intel Perceptual Computing
Intel Perceptual Computing
Felipe Augusto Pedroso
Intel Perceptual Computing

Felipe Augusto Pedroso
14:10 às 15:00
Desenvolvimento em Unity
Desenvolvimento em Unity
Jay Santos
Desenvolvimento em Unity

Jay Santos
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Greenfoot: iniciando com a programação de jogos
Greenfoot: iniciando com a programação de jogos
Luciana Pereira de Araújo Kohler
O Greenfoot é um software livre que permite a criação de jogos e aplicativos interativos em Java. O software combina um framework, uma interface gráfica específica para jogos e um ambiente de desenvolvimento integrado, sendo simples e dinâmico. Ele foi desenvolvido na Universidade de Kent com o intuito de ensinar crianças a partir de 5 anos a programar. O Greenfoot vem se espalhando pelos países e há dois anos o Brasilia Java Users Group (DFJUG) criou o projeto Greenfoot no Brasil, com intenção de traduzir todo o material disponível para o Português e preparar cursos para ensinar iniciantes (crianças e adolescentes) a programarem jogos em Java. A palestra tem por objetivo apresentar o projeto e realizar demonstrações de como programar nessa ferramenta prática e divertida.

Luciana Pereira de Araújo Kohler
16:40 às 17:30 Gamification: Engajando Clientes
Gamification: Engajando Clientes
Alessandro Vieira dos Reis
Gamificar é inserir uma camada extra de interatividade e entretenimento em produtos, para torná-los atrativos como games. Esta palestra elucidará os principais conceitos da gamification para mostrar que games são muito mais rentáveis para diversas indústrias do que podem parecer. A palestra tem 3 objetivos: 1) definir a gamification e seu valor, enquanto forte tendência iniciada em 2007 e de crescimento vertiginoso hoje; e) oferecer elementos de como analisar e sintetizar um processo de gamification e 3) como calcular o ROI do projeto. A ênfase estará em marketing digital e web design.

Alessandro Vieira dos Reis
17:40 às 18:30
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Mauricio Tadeu Alegretti

Mauricio Tadeu Alegretti


Mauricio Tadeu Alegretti ("Malegra") é desenvolvedor veterano de games, envolvido na produção de mais de vinte jogos que obtiveram milhões de downloads e diversos prêmios para plataformas mobile, consoles e PC/Steam. É fundador do Indústria de Jogos, empresa de conteúdo e serviços com a missão de auxiliar os estúdios e profissionais a tornar possível o sonho de criar games no Brasil, e conselheiro da ABRAGAMES. Foi co-fundador do estúdio de games Smyowl, Microsoft Most Valuable Professional (MVP), chair do capítulo Sorocaba da International Game Developers Association (IGDA) e co-fundador do Portalxbox


Alessandro Vieira dos Reis

Alessandro Vieira dos Reis


Analista de gamification Sênior & Game Designer no DOT digital group. Psicólogo comportamental com mestrado em Design de Interação.


Felipe Augusto Pedroso

Felipe Augusto Pedroso


Engenheiro de Software com quase 10 anos de experiência em desenvolvimento e 4 anos de experiência de trabalho com evangelização de tecnologias e comunidades. Áreas de interesse: dispositivos móveis, visão computacional, desenvolvimento de jogos e chatbots.



Luciana Pereira de Araújo Kohler

Luciana Pereira de Araújo Kohler


Mestra em Computação Aplicada pela UDESC, professora e chefe do Departamento de Sistemas e Computação na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Coordenadora do Projeto Meninas Digitais Vale do Itajaí apoiado pelo projeto oficial Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atua com o objetivo empoderar meninas e mulheres a atuarem na área de computação e tecnologia, além de auxiliar na equidade de gênero nessa mesma área. Além disso, atua no projeto Furbot que tem por objetivo ensinar as crianças o Pensamento Computacional e habilidades de programação. E ainda atua com o sensoriamento remoto em um projeto do grupo IFFSC/FURB, com o desenvolvimento de algoritmos Python para automatizar a classificação do uso da terra.



Marcelo Ricardo Quinta

Marcelo Ricardo Quinta


Mestre em Computação e professor pela UFG, tem 10 anos de experiência em desenvolvimento móvel (Android/iOS/Web) e trabalha hoje para o Facebook em Londres colaborando com o WhatsApp Android. Na comunidade tem histórico organizando e também palestrando em eventos dentro e fora do país, sendo atualmente TDC Rockstar e Google Developer Expert (Android e Design Sprint).


Moacyr Alves

Moacyr Alves


Moacyr hoje é Titular do Conselho de Jogos eletrônicos e digitais pela Secretária do Áudio Visual no Ministério da Cultura, também é consultor do Ministério da Justiça na área de classificação indicativa para jogos, ocupa o cargo de embaixador de games entre o Brasil e a Espanha pela Academia de artes e Ciências interativas no Ministério da cultura Espanhola e na Itália possui a mesma titulação pela AIOMI (Associazione Interative Multimidiale). Também presidente da ACIGAMES (Associação Comercial Industrial e Cultural dos jogos eletrônicos do Brasil) além disso é coordenador para a área de Apps e Mobile do evento internacional E-Show e curador da área de games da Campus Party Brasil e agora recém nomeado coordenador do curso de jogos digitais da Faculdade Impacta de Tecnologia. Atualmente Moacyr luta pelas melhores condições do mercado de games no Brasil em várias frentes perante o governo.


Zaedy Dantas Sayão

Zaedy Dantas Sayão


Zaedy Sayão é especialista em aplicações RIA com uso do Ext e Sencha Touch. Graduando em Ciência da Computação pela UFRJ, é aderente aos movimentos ágeis e de modelos como o Mps.Br, trabalhando com PHP há mais de 6 anos e com Java há mais 10 anos. Desenvolve aplicações mobile em iOS, Android, BB10 e WP8, tanto nativo como em HTML5, sendo especialista no uso de Phonegap.




Público Alvo

- Desenvolvedores de jogos (indie e profissionais) - Designers de jogos - Ilustradores - Modeladores



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Domingo, 26 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações

Patrocínio Trilha