Trilha JavaEE

A plataforma madura e eficiente para desenvolvimento corporativo!

O JavaEE é uma plataforma utilizada em grande escala por pequenas e grande corporações mundo a fora. Por meio de sua especificação esta plataforma define um conjunto ideal de funcionalidades para empresas que possuem uma visão moderna dos seus processos de negócio e produtos que demandam requisitos não funcionais, como: disponibilidade, escalabilidade e manutenibilidade. Já consolidada, a plataforma mantém o processo contínuo de evolução, sempre alinhada as tendências e necessidades do desenvolvimento corporativo. Nessa trilha veremos como tirar proveito das funcionalidades oferecidas pela plataforma, com eficiência e produtividade por intermédio de palestrantes ativos na comunidade, protagonistas do mercado que atuam em empresas que fazem o JavaEE acontecer.

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Migrando JavaEE 6 para 7, na prática
Migrando JavaEE 6 para 7, na prática
Paulo Jerônimo
Acompanhe mudanças reais na migração de uma aplicação Java EE 6 para a versão 7. Veja as melhorias introduzidas em JSF, JMS, EJB e o uso de novas APIs Java o trabalho com WebSocket, JSON e HTML 5. Tudo isto, numa única aplicação, mostrando o antes e o depois.

Paulo Jerônimo
11:10 às 12:00 Maven: Ah, me deixa em paz!
Maven: Ah, me deixa em paz!
Aldrin Lucier Mendes Leal
Cansado de Ouvir falar mal do Maven, Aldrin Leal irá parar e explicar os dez maiores problemas - Lendo o Manual, e mostrar porque, apesar do mimimi, o Maven ainda é a plataforma favorita para a construção de projetos no Ecosistema Java.

Aldrin Lucier Mendes Leal
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Aplicando Clean Code e DDD em entidades Hibernate/JPA
Aplicando Clean Code e DDD em entidades Hibernate/JPA
Edson Yanaga
Objetos bem encapsulados, uso adequado de herança, imutabilidade de objetos, princípios de código limpo (SOLID) e prática do Effective Java não são tão usuais quanto se gostaria em equipes de desenvolvimento atuais. A maioria dos desenvolvedores se esforça, mas tem grandes dificuldades em aplicar estas técnicas em sistemas com entidades mutáveis JPA (ou Hibernate). Esta palestra apresentará algumas lições aprendidas em como aplicar estas técnicas num ambiente JavaEE utilizando entidades JPA (ou Hibernate). Também avaliaremos como estas práticas podem ser aplicadas em outras implementações de JPA e JPA 2.1.

Edson Yanaga
14:10 às 15:00
Desenvolvimento Colaborativo na Nuvem (Stadium)
Desenvolvimento Colaborativo na Nuvem (Stadium)
Bruno Souza
Seu time esta desenvolvendo aplicações JavaEE com todas as facilidades, inclusive integrando com Maven, o que te permite facilmente incorporar novas bibilotecas ao seu projeto de forma facil. Com a integração com o NetBeans isso fica ainda mais simples! Agora? e como integrar isso com o resto do seu time? Essa palestra irá mostrar como voce pode tirar proveito dos ambientes de computação em nuvem e de um conjunto de ferramentas open source para acelerar a integração do seu time, diminuir o risco do seu projeto e facilitar o seu processo de deploy e produção.

Bruno Souza
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Annotation Processors na Prática
Annotation Processors na Prática
Klaus López Boeing / Michel Graciano
Quando um código Java é compilado, anotações podem ser processadas pelo compilador através de plug-ins conhecidos como Annotation Processors. Os processadores (Processors) podem produzir mensagens informativas ou criar outros arquivos de origem Java ou recursos, que por sua vez podem ser compilados e processados. A palestra apresenta os conceitos principais, focando em como utilizar Annotation Processors em um cenário real, através de exemplos práticos.

Klaus López Boeing / Michel Graciano
16:40 às 17:30 Aplicações HTML5 com Java EE 7 e NetBeans (Stadium)
Aplicações HTML5 com Java EE 7 e NetBeans (Stadium)
Bruno Borges
Desenvolva aplicações em HTML5 e Java EE 7 dentro do NetBeans. Veja como utilizar frameworks JavaScript como Backbone e jQuery, e os bootstraps de HTML5 como o Twitter Bootstrap e o Boilerplate. No Java EE 7, obtenha os benefícios de WebSockets, Server Sent Events e JAX-RS 2.0! A plataforma de desenvolvimento NetBeans traz na sua versão 7.3 excelentes funcionalidades para criar aplicações HTML5, com integração de JavaScript (e debug) em navegadores WebKit como Google Chrome. Do outro lado, temos o Java EE 7 para o desenvolvimento de serviços RESTful com a nova especificação JAX-RS 2.0. No NetBeans, crie arquivos Backbone.js para os serviços RESTful e tenha acesso direito e rápido aos serviços REST.

Bruno Borges
17:40 às 18:30 Desenvolvimento rápido de aplicações JavaEE com JavaFX no cliente
Desenvolvimento rápido de aplicações JavaEE com JavaFX no cliente
William Antônio Siqueira
JavaEE 6 traz para o programador java uma super produtividade. Especificações novas como JAX-RS e CDI são muito atraentes e orientadas a anotações e dispensar o uso de qualquer configuração por XML. Por outro lado, o desenvolvimento de GUIs com JavaFX usando XML é uma realidade e já contamos com uma ferramenta RAID estável que ajuda na separação de componentes gráficos da lógica de programação. Nessa apresentação você verá o desenvolvimento rápido e prático de uma aplicação JavaEE rodando no JBoss/Openshift com um cliente JavaFX. Tudo na hora e na prática, sem enrolação.

William Antônio Siqueira
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Rodrigo Cândido da Silva

Rodrigo Cândido da Silva


Especialista Java e JUG Leader do GUJavaSC, grupo de usuários Java de Santa Catarina. Com mais de 16 anos de experiência na área de desenvolvimento de software, vem trabalhando atualmente nas áreas de consultoria, desenvolvimento, treinamento e design de arquiteturas de software. Contribuidor ativo de projetos open source e participate frequente de conferências de software pelo Brasil.



Otávio Santana

Otávio Santana


Empowering staff-plus engineers to deliver highly scalable software on the cloud, so they can become influential in their companies and in the market, and move their technical careers to the next level.

Otavio is a passionate architect and software engineer focused on cloud and Java technologies. He has deep expertise in polyglot persistence, and high-performance applications in the areas of finance, social media, and e-commerce.

As an open-source contributor, Otavio is directly involved in the Java world as an expert leader in several specifications both at the Java Community Process (JCP) and at the Eclipse Foundation. His work on the Apache and Eclipse Foundations helps projects such as MicroProfile and Jakarta EE to flourish.



Aldrin Lucier Mendes Leal

Aldrin Lucier Mendes Leal


Aldrin Leal trabalha como Arquiteto, especialmente focado em Nuvem e Big Data. Além de sua cota de anos acumulados nas trincheiras em projetos variando a Telecom, Aerospacial, Governo, ele ainda possui uma paixão para encontrar novos paradigmas e imaginar uma maneira de incorporá-las em novas empreitadas.


Bruno Borges

Bruno Borges


Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.


Bruno Souza

Bruno Souza


Bruno helps professional Java developers to share their passion so they can grow in their careers and work on amazing projects. Bruno wants every developer in the world to work with other great developers, in life-changing projects. For that he is on a personal crusade to connect developers and communities to their passions, to eliminate boring, low paying work.



Edson Yanaga

Edson Yanaga


Edson Yanaga, Diretor de Experiência do Desenvolvedor da Red Hat, é Java Champion e Microsoft MVP. Também é um autor reconhecido internacionalmente e palestrante frequente em eventos internacionais, discutindo Java, Cloud Computing, DevOps, Microservices, Domain-Driven Design e Software Craftsmanship. Yanaga se considera um Artesão de Software, e acredita que todos nós desenvolvedores podemos criar um mundo melhor para as pessoas através de software melhor. Seu propósito de vida é entregar e ajudar desenvolvedores do mundo todo a também entregar software melhor cada vez mais rápido e de modo mais confiável. Hoje seu trabalho, seu hobby e seu objetivo de vida são uma coisa só: e é muito feliz por causa disso.



Klaus López Boeing

Klaus López Boeing


Desenvolvedor de software há mais de 10 anos, arquiteto na Betha Sistemas fazendo parte do setor de P&D, músico nos fins de semana, pai, fã de padrões de arquitetura, últimos anos dedicados a pesquisa e desenvolvimento de soluções para aplicações Web.


Michel Graciano

Michel Graciano


Trabalhando atualmente para a Betha Sistemas e com mais de 10 anos de experiência com a plataforma Java, é também um membro ativo de projetos open source como o NetBeans e o genesis, bem como já fez apresentações no JavaOne USA e Brasil, TDC Floripa e em duas edições do JustJava.


Paulo Jerônimo

Paulo Jerônimo


Paulo Jerônimo é triatleta e, nas horas vagas, desenvolve em algumas linguagens de programação. ;) Possui experiência em arquitetura, desenvolvimento e infraestrutura para o atendimento a requisitos não funcionais em softwares de missão crítica, escaláveis e tolerantes a falhas, executados por clusters de servidores de aplicações


William Antônio Siqueira

William Antônio Siqueira


Formado na FATEC de São José dos Campos, tem cerca de 5 anos de experiência na área de TI. Trabalhou com ABAP, Business Objects, Linguagem C e atualmente é Analista de Suporte na Red Hat atuando no suporte de ferramentas JBoss. É moderador do JavaFree, segundo maior site sobre Java do Brasil e apaixonado por Open Source, se envolveu com JavaFX desde a versão 1.0 e fundou o primeiro grupo brasileiro sobre essa tecnologia, além de criar inúmeros artigos em português. Atua também com RESTEasy e portais como o Gatein.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sábado, 25 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações