Trilha PHP

Desenvolvendo com qualidade e objetividade

Atualmente, o PHP é uma das principais linguagens de programação do mercado, presente na maioria dos sites, e capaz de atender qualquer demanda de software, implementando as features necessárias para o desenvolvimento de aplicações de todos os portes. Esta trilha tem como objetivo principal trazer as principais ferramentas, metodologias e projetos open source nascidos e criados na comunidade aos desenvolvedores PHP. Além de mostrar as principais características para as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o PHP.

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 PHP presta? Então prove (Stadium)
PHP presta? Então prove (Stadium)
Zaedy Dantas Sayão
É sabido que PHP, infelizmente, é mal visto por muitos, principalmente no mundo corporativo. Na palestra, veremos como a comunidade pode fazer para mudar esse cenário, mostrando os pontos fortes da linguagem e como contornar os pontos ruins. Ainda, discutiremos em que pontos a comunidade PHP a nível nacional vem errando e como fazer para que consigamos, juntos, vender melhor o PHP, para que isso se reflita em melhoras para todos, como no tão amado salário.

Zaedy Dantas Sayão
11:10 às 12:00 Webservices RestFul com FRAPI
Webservices RestFul com FRAPI
Alex Piaz
Se você precisa implementar APIs em seu negócio essa palestra é pra você! Iremos abordar conceitos e estratégias básicas para a criação de APIs e apresentar o FRAPI, um poderoso framework escrito em PHP especialmente para a criação de APIs Rest(Ful)

Alex Piaz
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Distribua e Escale sua aplicação
Distribua e Escale sua aplicação
Klederson Bueno
Escalabilidade não precisa ser necessariamente cara e nem difícil, aprenda nesta palestra como planejar ou refatorar sua aplicação para torna-la mais leve e produtiva sem grandes custos ou toneladas de ferramentas e servidores usando Gearman, Memcached e alguns outros truques.

Klederson Bueno
14:10 às 15:00
Vossa Excelência, PHP
Vossa Excelência, PHP
Anderson Casimiro
Excelência: a superação das espectativas. O que você precisa fazer de diferente para realizar aplicações além do esperado? O que o PHP, e seu ecossistema lhe oferecem para tal?

Anderson Casimiro
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Falhando miseravelmente com o PHP (ou como evitar)
Falhando miseravelmente com o PHP (ou como evitar)
Augusto Pascutti
Erros têm de fazer parte do dia a dia do desenvolvedor, porém a maioria prefere ignorá-los ou simplesmente não sabem como lidar com os mesmos. Nesta palestra de 50min vamos passar por duas diferentes formas de lidar com eles: procedural/imperativo e Exceptions.

Augusto Pascutti
16:40 às 17:30 Desenvolvimento de Software e Negócios: O universo expandido
Desenvolvimento de Software e Negócios: O universo expandido
Ivo Nascimento
Decisões técnicas fazem parte do dia a dia de um programador. Nesta palestra pretendo adicionar uma dimensão de negócios a dimensão técnica e com isso abordar os ganhos que surgem quando olhamos para a programação como parte do objetivo de negócio. O raciocínio será ilustrado por exemplos que demonstrem situações em que observar detalhes de negócio permite reduzir tensões entre negócios e tecnologia e buscar um resultado de ganha-ganha.

Ivo Nascimento
17:40 às 18:30 Fishbowl: De sobrinho a profissional: PHP do jeito certo
Fishbowl: De sobrinho a profissional: PHP do jeito certo

Será um debate iniciado pelos palestrantes da trilha, onde a participação de todos os presentes é bem vinda e necessária. Os assuntos poderão ser sugeridos por qualquer pessoa presente e qualquer um poderá se juntar ao grupo inicial para falar sobre o assunto em pauta. Uma excelente oportunidade pra troca de experiências entre os profissionais PHP presentes.


18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Johnathan Cardoso

Johnathan Cardoso


Atua com desenvolvimento de software desde 2002. Formado em Sistemas de Informação pela UNISUL e em Gestão da Tecnologia da Informação pelo SENAC, com especialização em análise estratégica e ciência de dados, também pela UNISUL. É um dos coordenadores do PHPSC (www.phpsc.com.br) e desde 2007 envolvido no crescimento e profissionalização da comunidade PHP.


Thiago Paes

Thiago Paes


PHP & Javascript & Python Developer, ZCPE, DevOps, Grower, Writer, Electronics Hobbyist, Astronomy Enthusiast, Open Source Advocate and Remote Work addicted.


Alex Piaz

Alex Piaz


Mercantólogo por formação e desenvolvedor por paixão, trabalho com projetos digitais há cerca de 15 anos. Fundador da Global Map Internet Marketing, uma das primeiras agências digitais do Brasil, atualmente coordeno as ações de internet do Instituto Socioambiental (ISA).


Anderson Casimiro

Anderson Casimiro


Comecei a programar em 1988, profissionalmente em 2001 e tenho evoluído times de desenvolvimento desde 2011. Atuo com a comunidade PHP desde 2008 e sou entusiasta do mundo Opensource desde 2003. Acredito que programar é direito de todos e meu objetivo de vida é facilitar isso.



Augusto Pascutti

Augusto Pascutti


Augusto Pascutti é desenvolvedor PHP a 5 anos, trabalhou em projetos Open Source como CakePHP, Zend Framework e Habari. É evangelista PHP e de boas práticas, Zend Certified Engineer para PHP 5, fundador/coordenador do PHPSP e host do PHPSPCast.


Ivo Nascimento

Ivo Nascimento


Sou um apaixonado por tecnologia, música e leitura de ficção. Trabalho com PHP a mais de 10 anos. Retirei a ZCE em 2009. Mantenho o Projeto do Framework BlueSeed, o pl2method, o phpvomaker e o podcast PHP 5 Minutes. Sou sócio da Oto ( http://o8o.com.br )


Klederson Bueno

Klederson Bueno


Klederson Bueno é um entusiasta de tecnologia, envolvido com diversos projetos na área de tecnologia, Community Manager, Venture Builder, Nerd. Com um vasto background em gestão de tecnologia, arquitetura de soluções, gestão de crise e startup assembling/managing, atua há mais de 17 anos no setor e já participou de mais de 200 projetos no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Atualmente CTO Latam do Spryker ( www.spryker.com ) uma plataforma de eCommerce alemã.


Zaedy Dantas Sayão

Zaedy Dantas Sayão


Zaedy Sayão é especialista em aplicações RIA com uso do Ext e Sencha Touch. Graduando em Ciência da Computação pela UFRJ, é aderente aos movimentos ágeis e de modelos como o Mps.Br, trabalhando com PHP há mais de 6 anos e com Java há mais 10 anos. Desenvolve aplicações mobile em iOS, Android, BB10 e WP8, tanto nativo como em HTML5, sendo especialista no uso de Phonegap.




Público Alvo

Desenvolvedores PHP em busca de objetividade e qualidade no desenvolvimento. Interessados em expandir seus horizontes adotando uma linguagem dinâmica, rápida e robusta.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sábado, 25 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações