Trilha Stadium Sexta

Uma seleção premium de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar! O TDC Stadium é uma seleção de palestras de todas as trilhas do dia do evento apresentadas no auditório principal. Esta é uma forma de aproveitar um pouco de cada trilha do evento e não ficar apenas em uma trilha. Você pode fazer a inscrição nesta trilha, mas é importante reforçar que a trilha Stadium é liberada para todos os participantes inscritos em outras trilhas do evento.

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário estar cadastrado e solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@thedevelopersconference.com.br.
Não faremos devolução após a inscrição feita.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Java EE 7: Produtividade++ e HTML5
Java EE 7: Produtividade++ e HTML5
Bruno Borges
O Java EE começou bem, quando nas primeiras versões resolveu problemas de computação distribuida com padrões e tecnologias abertas. Hoje, estes problemas continuam a existir, mas a tecnologia evoluiu e nos trouxe agilidade e modernidade no desenvolvimento de soluções. Muito mais produtividade e simplicidade para desenvolver aplicações Web, de integração, ou serviços de negócio. Outras tecnologias, como Spring, Wicket, WebBeans, Seam, e tantas outras influenciaram, e continuarão a influenciar. O que esperar agora do Java EE no futuro?

Bruno Borges
11:10 às 12:00 Windows Runtime Deep Dive
Windows Runtime Deep Dive
Osvaldo Daibert
A plataforma de desenvolvimento para aplicações modernas

Osvaldo Daibert
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Guia do Desenvolvedor das Galáxias
Guia do Desenvolvedor das Galáxias
Marlon Luz
Venha conhecer o Babel Fish pro desenvolvedor mobile e aprenda a portar seus aplicativos Android ou IPhone para Windows Phone. Essa palestra mostra um guia pro desenvolvedor mobile, que já desenvolve para Android e para IPhone, e como ele pode desenvolver pra nova plataforma Windows Phone apresentando um Babel Fish, um dicionário que traduz as plataformas Android e IOS para Windows Phone. Apresenta também casos de Porting e como o desenvolvedor deve trabalhar em portings.

Marlon Luz
14:10 às 15:00
Visual Studio para Testadores
Visual Studio para Testadores
André Dias
Com quais tipos de testes você costuma trabalhar? Testes de Unidade? Testes Funcionais Manuais ou Automatizados? Testes Exploratórios? Testes de Carga/Stress? E que tipos de métricas você costuma lidar no seu dia a dia? Code Coverage? Complexidade Ciclomática? Ah, e a qualidade interna do seu código? Você precisa fazer análises de código estático ou análise semântica para identificar vulnerabilidades ou mesmo códigos duplicados? Veja nesta palestra como fazer tudo isso, com uma única ferramenta, em apenas 50 minutos.

André Dias
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Escalando o Pé de Feijão - uma História nas Nuvens
Escalando o Pé de Feijão - uma História nas Nuvens
Bruno Souza
A computação em nuvem é um dos "feijões mágicos" do momento, e o desenvolvedor Java tem a sua disposição um conjunto de ferramentas e opções para entrar no mercado de nuvem. Essa palestra vai explorar ferramentas e estratégias que aproveitam a versatilidade dos ambientes de cloud computing e da tecnologia Java. Partindo de ferramentas open source, veremos como ?escalar o pé de feijão? em busca da flexibilidade da nuvem. Vamos acompanhar Jack, o desenvolvedor Java, e entender como a Tecnologia Java auxilia e potencializa o desenvolvimento para os ambientes de Cloud, e como o desenvolvedor Java pode aplicar os seus conhecimentos atuais nesse novo mercado.

Bruno Souza
16:40 às 17:30 A importância da gestão da comunicação num videogame
A importância da gestão da comunicação num videogame
Jesús Fabre
Pra produzir um jogo de sucesso você nao só precisa de um bom conceito, nível técnico e artístico de qualidade, cada vez mais também precisa de saber como comunicar tudo isso, pra isso deve comprender sua equipe, e ouvir o que sua comunidade opina sobre seu jogo. Vivemos num mercado cada vez mais saturado, com uma incrível quantidade de jogos publicados cada ano, devido as facilidades que dao as plataformas digitais aos desenvolvedores. Essa saturaçao de oferta é um fator que impacta fortemente nas vendas de um jogo. Por outra parte, as vendas de um jogo nao estao direitamente relacionadas com a qualidade que ele tem, mas sim que estao muito influenciadas pela sua popularidade. Na palestra falarei da importancia da figura do Relaçoes Públicas / Community Manager numa equipe de desenvolvimento independente, tudo isso tomando como exemplo de um caso de exito real, o jogo indie Darkout.

Jesús Fabre
17:40 às 18:30 Pirâmide de Testes em um Projeto Android
Pirâmide de Testes em um Projeto Android
Rafael Portela / Thiago Ghisi
Nós queremos falar da nossa experiência em um projeto Android real em andamento, e mostrar como estamos testando nossas aplicações, dando uma visão dos nossos: * Testes Unitários, usando Robolectric, Roboguice e Mockito, assim como as nossas dificuldades; * Testes de Integração, que asseguram o contrato entre APIs no backend; * Testes Funcionais, com cenários escritos em Cucumber, que usam UIAutomator para executá-los nos dispositivos; * Testes Manuais Exploratórios, e de Regressão. Por fim, queremos deixar claro a importância de se manter um bom balanço entre testes unitários e funcionais, mostrando a dificuldade de se manter uma pesada suíte de Testes Funcionais, e de testes que não nos dão o feedback esperado.

Rafael Portela / Thiago Ghisi
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

André Dias

André Dias


André Dias é CQO (Chief Quality Officer) na BR Soluções Integradas, Visual Studio ALM Ranger, Visual Studio ALM MVP e Professional Scrum Developer Trainer pela Scrum.Org. Possui as seguintes certificações: SCJP, SCWCD, MCP, MCTS, CSM, PSM, PSD, PSDT, MCSD ALM e MCT É graduado em Ciência da Computação pela Unip, atua na área de desenvolvimento de software há mais de 15 anos e, nos últimos anos, tem se dedicado as práticas de ALM (Application Lifecycle Management) e de Agilidade. É co-fundador da Lambda3, foi consultor de ALM da Microsoft Brasil e morou na Irlanda onde trabalhou em projetos de desenvolvimento para o governo Irlandês. No Brasil, atuou em dezenas de projetos, muitos deles para o governo e para grandes instituições financeiras. Tem participação ativa na comunidade através da realização de palestras, organização de eventos, seu blog e seu twitter em @AndreDiasBR


Bruno Borges

Bruno Borges


Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.


Bruno Souza

Bruno Souza


Bruno helps professional Java developers to share their passion so they can grow in their careers and work on amazing projects. Bruno wants every developer in the world to work with other great developers, in life-changing projects. For that he is on a personal crusade to connect developers and communities to their passions, to eliminate boring, low paying work.



Jesús Fabre

Jesús Fabre


Jesús Fabre (Murcia, España, 1983) é ingeniero informático e tem um maestrado em comunicaçao digital e educaçao pela Universidade de Alcalá de Henares. Trabalha nas áreas de comunicaçao online, produçao audiovisual e desenvolvimento web. Deu várias aulas e cursos em Universidades e Festivais de jogos, e trabalhou pra vários estudos independientes do Reino Unido, Espanha e do Brasil. Dirige o projeto documentário The Gamer Inside sobre o impacto social do videogame na sociedade.


Marlon Luz

Marlon Luz


Marlon Luz é Evangelista Técnico na Microsoft. Trabalhou junto com o Catraca Livre no desenho e na arquitetura do portal de notícias no Azure.


Osvaldo Daibert

Osvaldo Daibert


Evangelista técnico da Microsoft Brasil


Rafael Portela

Rafael Portela


Desenvolvedor de Software na ThoughtWorks, atualmente em um projeto Android de larga escala, com times distribuídos em diferentes países. Palestrante no Agile Brazil 2013, onde juntamente com Thiago Ghisi, apresentou práticas envolvendo fluxo contínuo de estórias em projetos kanban/lean.


Thiago Ghisi

Thiago Ghisi


Thiago começou a trabalhar com desenvolvimento de software em 2005 e é entusiasta em desenvolvimento ágil desde 2007. Já atuou como Desenvolvedor, QA, Analista de requisitos, Gerente de projetos e Consultor de processos CMMI/MPS.PR. Foi Consultor Senior de Qualidade na ThoughtWorks Brasil. Criou o DojoTuba (grupo de coding dojo) em 2011 e palestrou no Agile Brazil 2013 e no TDC Porto Alegre. Atualmente trabalha em Nova York, como Engenheiro de Software na Voxy.




Público Alvo

.


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.


Coordenação



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013

Das 8h00 às 19h00

UniRitter - Campus Porto Alegre

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis, Porto Alegre - RS

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 Porto Alegre Oracle Technology Network Grupo de Software da Intel Microsoft DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google SUCESU-RS Webgoal JetBrains Unity Firefox OS Wildtech Triangulum Soluções Globalcode UniRitter -->