Trilha UX/Front-End

Por que front-end precisa ser levado a sério.

Nessa trilha veremos técnicas e boas práticas pra quem é ou quer se tornar um desenvolvedor web de verdade. HTML5, Javascript, CSS e tudo mais para termos o melhor resultado de nossas aplicações web.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Angular.js e um workflow do barulho
Angular.js e um workflow do barulho
Rafael Specht da Silva
Angular.js é um framework criado e mantido pelo Google. Quais as vantagens e desvantagens? Conheça o framework e ferramentas como Karma e Batarang, que podem facilitar muito a vida do front-end. Vantagens e desvantagens - o que o framework agrega a quem o usa? Quais as vantagens e desvantagens? Karma - Karma é uma ferramenta desenvolvida pela equipe do Angular.js e é capaz de rodar testes de diferentes frameworks nos browsers escolhidos de forma automatizada. Gerando relatórios podemos integrar a aplicação com Jenkins e levantar métricas sobre os testes. BatarangJS - um plugin de Chrome também desenvolvido pela equipe do framework para ajudar a encontrar gargalos de performance e melhorar o debug.

Rafael Specht da Silva
11:10 às 12:00 Dicas para evoluir a UX de uma app mobile
Dicas para evoluir a UX de uma app mobile
Eduardo Costa
Você quer tornar mais fácil para as pessoas usar o seu aplicativo e garantir que a UX é excelente? Nesta palestra, vamos mostrar como avaliar uma app baseado em diretrizes de UX das principais lojas de apps(Windows, Apple e Google). Ao avaliar o design da sua app, você adiciona confiança no produto, e proporciona uma UX que os usuários vão achar útil e desejável. Nesta palestra vou abordar como melhorar a UX de aplicativos baseado na nossa experiência com os nossos aplicativos. A apresentação começa pelas fases de concepção de uma app até chegar nas dicas propriamente ditas, onde vamos mostrar ferramentas para coletar dados dos usuários e também vamos mostrar nossas apps detalhando as melhorias que foram feitas baseadas no comportamento dos usuários.

Eduardo Costa
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Knockout vs Zombies
Knockout vs Zombies
Jiéverson Maissiat
Venha desvendar os poderes do javascript, aproveitando-se do padrão "Model View ViewModel" (MVVM) para manter seu código limpo e organizado, afastando assim aqueles Zombies que costumam ser encontrados em códigos javascript. Será apresentado de uma maneira divertida os conceitos básicos para se começar a utilizar o KnockoutJS. Para isso vamos ver também os conceitos básicos do MVVM e data binding.

Jiéverson Maissiat
Arquitetura e boas práticas de CSS
Arquitetura e boas práticas de CSS
Glauber Dutra Ramos
Nessa palestra irei falar como organizar seu código CSS em módulos, utilizando framework SASS/COMPASS com variáveis, mixins e imports. Tambem abordarei assuntos como performance e boas práticas para criar seu CSS, nomenclatura (BEM, OOCSS, SMACSS), seletores, etc. Por último falarei sobre conceitos novos de teste de CSS através de screenshots da sua aplicação e guia de estilo.

Glauber Dutra Ramos
O Flexbox e a nossa briga de navegadores
O Flexbox e a nossa briga de navegadores
Leonardo Cassuriaga Lima
Palestra visa de forma divertida mostrar a evolução dos navegadores, a evolução dos Gadgets a evolução da internet e suas tecnologias de desenvolvimento... e como nós desenvolvedores front-end, ainda somos os mesmos de 10 anos atras. Qual a nossa função no mercado como agentes de mudança.

Leonardo Cassuriaga Lima
14:10 às 15:00
Conceitos de interfaces modernas multi devices
Conceitos de interfaces modernas multi devices
Vinícius Souza
Conceitos de interfaces modernas multi devices

Vinícius Souza
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Processo de Desenvolvimento FrontEnd - Do caos ao Sublime
Processo de Desenvolvimento FrontEnd - Do caos ao Sublime
Jaydson Gomes
O mundo muda constantemente. Na tecnologia isso é mais evidente, o avanço é exponêncial, e quase não conseguimos acompanhar o que há de mais novo na área em que atuamos. No desenvolvimento de software, a mudança pode influenciar diretamente no sucesso do mesmo. Novas tecnologias, novas ferramentas, novas linguagens, tudo isso deve ser considerado. O JavaScript ocupou o lugar de linguagem mais querida e popular no mundo, depois de passar anos sendo incompreendida. Esta mudança é reflexo do avanço da linguagem, das ferramentas e de todas as tecnologias que a cercam. O modo de se desenvolver código client-side mudou, e para melhor. O ambiente de desenvolvimento não é mais o mesmo, hoje temos um arsenal de ferramentas que nos ajudam a criar aplicações robustas, escaláveis e de qualidade. Praticamente tudo que existe para melhorar o desenvolvimento de software em alguma outra linguagem, também existe para JavaScript. Testes unitários, testes funcionais, ferramentas de build, validação de sintaxe, validação de convenções, integração contínua, etc. Todos os itens acima, e muitos outros, são essenciais em qualquer tipo de software, e atualmente temos o poder de tornar nossas aplicações JavaScript muito mais confiáveis do que há alguns anos. O objetivo da palestra é apresentar as principais ferramentas, tecnologias e técnicas disponíveis para o desenvolvimento de aplicações client-side, além de mostrar na prática, como mudamos completamente o processo de desenvolvimento FrontEnd em um dos maiores portais da América Latina, o Terra.

Jaydson Gomes
16:40 às 17:30 Os limites do universo front-end: um panorama de ferramentas e técnicas (Stadium)
Os limites do universo front-end: um panorama de ferramentas e técnicas (Stadium)
Jean Carlo Emer
Muitas ferramentas e técnicas nos cercam. Além da necessidade de conhecê-las a fundo, é preciso fazer as escolhas certas para cada projeto. Vamos falar de técnicas, templates, frameworks, grids, pré-processadores e sobretudo o estado da arte do HTML de uma maneira bem crítica, como você nunca viu! Um panorama de ferramentas e técnicas front-end. Abordando templates, boilerplates, frameworks, processadores e muito mais. A função aqui é elevar seu projeto a altos níveis de abstração para garantir melhor qualidade e agilidade no desenvolvimento.

Jean Carlo Emer
17:40 às 18:30 Isso tudo é muito legal! Pra que serve?
Isso tudo é muito legal! Pra que serve?
Felipe Nascimento de Moura
As tecnologias web estão crescendo, se modelando e adaptando, evoluindo cada vez mais rápido! Isso tudo é muito legal, empolgante, mas...onde usamos isso no dia-a-dia? Veremos códigos, sim, para construírmos estas coisas legais utilizando muito do HTML5, CSS3 e JavaScript, com Canvas, SVG, web sockets, user media, entre outros...mas vamos ver onde podemos realmente aplicar estas tecnologias! Utilizaremos o Power Polygon, um projeto Open Source iniciado por mim, para exemplificar, uma vez que utiliza a maioria destas tecnologias de forma bastante útil...não "apenas legal" :)

Felipe Nascimento de Moura
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Leonardo Cassuriaga Lima

Leonardo Cassuriaga Lima


Consultor de desenvolvimento de produtos e software, atuo no mercado de tecnologia desde 2002. Atuei a maior parte da carreira como engenheiro de software. Trabalhei também nas áreas de qualidade e processo, atualmente certificado pela Scrum Alliance, trabalho com Agilidade e Sistema Toyota de Produção desde 2005. Atuei com, e treinei equipes de desenvolvimento de alta performance, além de pequenos treinamentos em Metodologias Ágeis. Sócio da Gradium Software & Comunicação, empresa que atua principalmente com comunicação em redes sociais e tem como parceiro o próprio TDC. Também sou um dos integrantes do time que idealizou e levou uma edição do TDC para Porto Alegre em 2013 após ter participado da edição de Florianópolis.



Eduardo Bohrer

Eduardo Bohrer


Desenvolvedor poliglota com mais de 10 anos de experiência na área, passando por companhias e projetos de todos os portes. Apaixonado por tecnologia suas principais áreas de interesse são design de software, arquiteturas emergentes e heterogêneas além de escalabilidade. Participante de diversos projetos open-source e comunidades de desenvolvimento.


Eduardo Costa

Eduardo Costa


Co-fundador da Craftbox, organizer do GDG Porto Alegre, instrutor das mais diversas tecnologias e apaixonado pelo empreendedorismo.


Felipe Nascimento de Moura

Felipe Nascimento de Moura


Felipe é um entusiasta apaixonado por desenvolvimento e web trabalha com desenvolvimento web há quase uma década, tmabém palestrando e ministrando treinamentos. Atua no Terra Networks como Analista de Desenvolvimento e é um dos organizadores da BrazilJS Conference, RSJS conference e um dos co-fundadores da BrazilJS Foundation. Felipe contribui para diversos projetos Open Source, além de ter iniciado alguns projetos como Power-polygon, theWebMind e PHPDevBar.


Glauber Dutra Ramos

Glauber Dutra Ramos


Formado em ciências da computação na PUCRS e com especialização em Design Gráfico na unisinos. Trabalho na área a mais de 7 anos e nos últimos anos tenho focado mais em desenvolvimento front end e experiência do usuário. Atualmente UX designer na thoughtworks brazil.


Jaydson Gomes

Jaydson Gomes


Mais de 8 anos de experiência em desenvolvimento Web, apaixonado por JavaScript, curador da BrazilJS Conf, a principal conferência JavaScript do Brasil e uma das maiores do mundo, um dos criadores e líderes da BrazilJS Foundation. Trabalha atualmente no Terra, na equipe de arquitetura do portal, criando ferramentas e API's JavaScript e pesquisando novas tecnologias, como HTML5 e todo o seu guarda-chuva, Node.JS e, é claro, JavaScript.


Jean Carlo Emer

Jean Carlo Emer


Desenvolvedor na Codeminer 42, artesão da internet e cientista da computação. Adora aprender uma linguagem diferente, seja as do tipo que solucionam problemas aritméticos e lógicos, marcam, estilizam ou geram outras. É também um dos criadores da Rye.js e defensor da pluralidade das bibliotecas aspirantes a superar a jQuery.


Jiéverson Maissiat

Jiéverson Maissiat


Full stack developer, in love with javascript. Startup enthusiast.

Tenho 27 anos (programo desde os 13) e já trabalho como Dev desde 2008. Formado em Ciência da Computação pela PUCRS, com mestrado em Inteligência Artificial. A 4 anos atrás fundei minha primeira empresa, e a 3 anos atrás comecei (junto de 2 colegas) o desenvolvimento do Dietbox, produto que hoje me dedico fulltime.



Leonardo Cassuriaga Lima

Leonardo Cassuriaga Lima


Consultor de desenvolvimento de produtos e software, atuo no mercado de tecnologia desde 2002. Atuei a maior parte da carreira como engenheiro de software. Trabalhei também nas áreas de qualidade e processo, atualmente certificado pela Scrum Alliance, trabalho com Agilidade e Sistema Toyota de Produção desde 2005. Atuei com, e treinei equipes de desenvolvimento de alta performance, além de pequenos treinamentos em Metodologias Ágeis. Sócio da Gradium Software & Comunicação, empresa que atua principalmente com comunicação em redes sociais e tem como parceiro o próprio TDC. Também sou um dos integrantes do time que idealizou e levou uma edição do TDC para Porto Alegre em 2013 após ter participado da edição de Florianópolis.



Rafael Specht da Silva

Rafael Specht da Silva


Técnologo em Sistemas de Telecomunicações; apaixonado por Javascript; foi professor de eletrônica no IFsul Pelotas; trabalhou na Eckert-Caine desenvolvendo o Bridge, uma plataforma de administração com mais de cem mil linhas de Js; atualmente trabalha no time de jornais do Grupo RBS desenvolvendo, na maior parte do tempo, produtos focados em esportes.


Vinícius Souza

Vinícius Souza


Bacharel em Ciência da computação com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento utilizando diferentes plataformas. Atualmente trabalha como evangelista de desenvolvimento no time de audiência técnica da Microsoft. Além da paixão por tecnologia, pratica automodelismo off road, joga muito game e está aprendendo a tocar guitarra.




Público Alvo

Desenvolvedores web em geral, Designers.


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sábado, 26 de Outubro de 2013

Das 8h00 às 19h00

UniRitter - Campus Porto Alegre

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis, Porto Alegre - RS

Mais informações

Comunidades de Apoio

Felipe N. Moura
Felipe N. Moura
RSJS
Jaydson Gomes
Jaydson Gomes
Brazil JS



Patrocinadores TDC 2013 Porto Alegre Oracle Technology Network Grupo de Software da Intel Microsoft DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google SUCESU-RS Webgoal JetBrains Unity Firefox OS Wildtech Triangulum Soluções Globalcode UniRitter -->