Trilha Agile

Agilidade além das práticas

Agilidade se tornou uma realidade, e com o uso recorrente de práticas lean e ToC, a industria chegou a conclusão que o maior problema de uma adoção ágil não são as práticas ou ferramentas, e sim as pessoas. Nesta trilha, conheceremos a fundo as problemáticas relacionadas a adoção de agilidade (Scrum, XP, Kanban), com casos de sucesso e insucesso, e o que tem sido utilizado para que a empresa assimile o novo status quo.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Inspecionando antes da adoção - Um Toolkit para Coaches (STADIUM)
Inspecionando antes da adoção - Um Toolkit para Coaches (STADIUM)
Wagner Roberto dos Santos
Grandes empresas com processos bem definidos, uma forte cultura "comando controle" e um organograma funcional com papéis bem definidos, são consideradas por muitos, as empresas mais díficeis de se implantar ágil. Nesta apresentação, veremos um conjunto de ferramentas ágeis para escalar as práticas e a cultura ágil, e conceitos oriundos de ToC, Lean, Systems Thinking para criar um ambiente apto e preparado para o mindset ágil. (25 min)

Wagner Roberto dos Santos
Como quadros e cartazes podem ajudar meu projeto ágil? (STADIUM)
Como quadros e cartazes podem ajudar meu projeto ágil? (STADIUM)
Renan de Melo Oliveira
Um dos itens mais encontrado na área de trabalho de uma equipe ágil é seu quadro branco cheio de post-its. É muito comum ver equipes utilizando um quadro para organizar tarefas e disponibilizar diversas informações importantes para o projeto por meio de cartazes, TVs ou monitores espalhados por aí. Essa prática é chamada no Extreme Programming (XP) como Espaço de Trabalho Informativo e é muito poderosa, pois ajuda a equipe a entender a sua situação como um todo além de identificar problemas muito mais rapidamente, permitindo se focar naqueles mais relevantes. Será que você explora todo o poder desta técnica? Quer saber como? Assista a palestra e descubra como utilizá-la

Renan de Melo Oliveira
11:10 às 12:00 Quando os rótulos não atendem as suas necessidades
Quando os rótulos não atendem as suas necessidades
Juliano de Paulo Ribeiro
Nessa palestra, vou falar sobre o período pré-agil e tão penalizado waterfall, que teve a sua importância e é muito mal interpretado até os dias de hoje. O problema não está no modelo e sim no seu legado, o pensamento em silos. Em seguida passaremos uma pequena overview dos métodos mais conhecidos, Scrum, Kanban, XP e Lean. Limitaremos nesses para não termos uma palestra de duas horas. Enfim, após mostrar as teorias, falaremos das práticas. Citarei exemplos reais, como da Objective Solutions de Maringá que iniciou de um modo ágil e hoje tem um modelo que lembra em muito o Kanban. Outro exemplo será o da VertexSoft, que começou com o modelo Scrum ao pé da letra, foi agregando outras práticas de Kanban, XP e até mesmo Lean, a fim de encontrar uma maneira de satisfazer a nossa necessidade interna por um sistema sustentável e no qual pudéssemos entregar a qualidade que o cliente precisa. Enfim, o objetivo é demonstrar que não se deve adotar uma prática ágil e fechar seus olhos e ouvidos para as demais. Todas têm algo muito bom para adicionar ao seu processo.

Juliano de Paulo Ribeiro
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Corra Scrum Master, corra para saber mais
Corra Scrum Master, corra para saber mais
Rafael Barbosa Camargo
Ser scrum master mudou muito em pouco anos. No começo, de mestre em Scrum, adicionou uma abordagem de Coaching, recentemente incorporou um aspecto de team building, e adiciona agora criatividade como Gamefication. O que, afinal, um scrum master tem de realmente saber e fazer? O que hoje, dentro da mala de ferramentas de um scrum master é bom, é ruim, é testado cientificamente, trás resultados? Nessa sessão, vamos abordar o que, hoje em dia, significa ser um bom scrum master

Rafael Barbosa Camargo
14:10 às 15:00
Requirement Hacks: Não seja mais um garçom de TI!
Requirement Hacks: Não seja mais um garçom de TI!
José Papo
Nessa sessão vamos tratar sobre requisitos no novo mundo de Lean startup e Customer Development. O objetivo é mostrar a analistas de negócio que devemos abolir a palavra requisitos e usar o termo hipóteses. Vamos dar ideias de como testar se uma hipótese (requisito) vale a pena ser construído antes de ser. Vamos usar exemplos de várias empresas como amazon, DropBox, Netflix, entre outros

José Papo
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Métricas... métricas por toda parte
Métricas... métricas por toda parte
Vitor Monteiro Puente
Vamos abordar diversos exemplos de como métricas podem auxiliar um time ágil.

Vitor Monteiro Puente
Aplicando princípios Lean no Desenvolvimento de Produtos
Aplicando princípios Lean no Desenvolvimento de Produtos
Everton Maldonado
Apresentaremos um vídeo onde são aplicados na prática os conceitos de Lean na criação e concepção de novos produtos

Everton Maldonado
16:40 às 17:30 Experiências, erros e acertos em projetos Ageis
Experiências, erros e acertos em projetos Ageis
Victor Hugo Germano / Raphael Molesim
Ao longo do último ano a Lambda3 enfrentou uma série de desafios durante o desenvolvimento de projetos ágeis em clientes com diferentes contextos de trabalho. A demanda de trabalho nos levou a aumentar o nosso time e deixou ainda mais clara a necessidade de disseminação constante de conhecimento entre os profissionais. Equilibrar essas necessidades internas e externas demanda bastante atenção de todos os envolvidos, principalmente em uma empresa que vive a democracia organizacional. Nessa palestra vamos compartilhar essas experiências, onde acertamos e onde erramos, esperando que as informações possam ajudar a vencer os desafios que você também enfrenta ao trabalhar em projetos ágeis.

Victor Hugo Germano / Raphael Molesim
17:40 às 18:30 Escalando Agilidade e além: DevOps e o novo ciclo de vida do software
Escalando Agilidade e além: DevOps e o novo ciclo de vida do software
Gustavo Grillo
Nesta sessão iremos discutir as alternativas de escalabilidade: DAD (Disciplined Agile Delivery), Scrum of Scrums e SAFe e sua integração com o ciclo de vida estendido do DevOps. Escalabilidade Ágil é a forma de uma organização aumentar a sua produtividade, diminuir os desperdícios e ainda obedecer a suas obrigações legais, de governança e auditoria, levando em consideração que essa organização possui uma estrutura estabelecida e sistemas e processos legados. DevOps é a capacidade de uma organização de entregar software continuamente que permite que ela aproveite as oportunidades do mercado e reduza o tempo de resposta a seus clientes. Para obter os benefícios prometidos é preciso que cada parte do processo seja integrada através de toda a organização de TI, e além dela. Discutiremos também como funciona essa integração e quais são seus reais objetivos.

Gustavo Grillo
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Wagner Roberto dos Santos

Wagner Roberto dos Santos


Wagner Roberto dos Santos é instrutor da Globalcode nas formações Academia Agile e Academia do Arquiteto, professor da FIAP nos cursos de especialização, possui mais de 12 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas. Atuando atualmente como Arquiteto de Software e Agile Coach pela OCTO Technology. Como arquiteto de software, se especializou na Plataforma Java EE, com experiência em ambientes distribuídos e de alta complexidade. Tendo utilizado tecnologias emergentes como os serviços AWS (Amazon Web Services) para controle de um ambiente em nuvem, NoSQL e Big Data. Ainda como arquiteto, trabalha na facilitação de times na definição de modelos ricos de domínio, favorecendo o uso de processos com o Domain Driven Design. Como Especialista em Agilidade, possui profundo conhecimento em técnicas de coaching e facilitação para liderança de equipes. Com pleno domínio em metodologias ágeis como FDD, Lean Kanban, Extreme Programming (XP) e Scrum. É Autor de diversos artigos para as revistas Mundo Java e Java Magazine. Possui as certificações SCJA, SCJP, SCWCD, SCSNI, SCJWSD, SCBCD, SCEA(I), CSM e ACP. Nas horas vagas mantém o blog http://netfeijao.blogspot.com


Renan de Melo Oliveira

Renan de Melo Oliveira


Instrutor de cursos de Agile e Java na Globalcode e pesquisador na área de métodos ágeis de desenvolvimento na empresa Maps Soluções e Serviços SA. É doutorando e mestre em Ciência da Computação, além de bacharel em Sistemas de Informação, todos pela USP. Faz parte da AgilCoop, uma cooperativa que fomenta a utilização de métodos ágeis no Brasil. Já trabalhou como coach de métodos ágeis auxiliando na criação de equipes ágeis, além de ter trabalhado no desenvolvimento em diversas empresas de software. Como desenvolvedor ele possui as certificações SCJP, SCWCD e SCEA-fase1 além de escrever artigos para revistas como Java Magazine e Mundo J.


Aline Bicalho Santos

Aline Bicalho Santos


Atua em gestão de projetos desde a faculdade, ora em projetos de pesquisa e agora em ambientes corporativos mais complexos com redesenho de processo, otimização de ambientes e tecnologia. Como program manager, atuo fortemente na gestão de times e expectativas. Sou mestre em Engenharia de Software pelo IPT-SP, finalizei o MBA na FGV-SP em Lean IT, sou engenherira de Controle e Automação pela PUC-MG e extensão na Ecole des Arts e Metiers - França.


Camilo Lopes

Camilo Lopes


Camilo Lopes é Desenvolvedor de Software na ADP Labs, escritor do livro "Guia do exame SCJP" e "Guia Prático JEE com frameworks".Trabalhou na HP Labs onde pode experimentar de forma prática o impacto de TDD no desenvolvimento de Software. Em breve estará lançando seu livro "TDD na Prática" pela Editora Ciência Moderna.


Everton Maldonado

Everton Maldonado


Desenvolve sistemas desde 2006 e é apaixonado por isso. Durante esses anos adquiriu experiência em metodologias agéis principalmente Extreme Programming (XP), design, arquitetura e desenvolvimento de softwares utilizando principalmente orientação a objetos e esta sempre em busca de se aprimorar, seja através de pessoas, livros, cursos ou palestras.


Gustavo Grillo

Gustavo Grillo


Com mais de quinze anos dedicados a engenharia de software vem trabalhando com a aplicação de processos agéis em projetos de TI, treinamentos e transformações organizacionais. É certificado ScrumMaster, Product Owner, RUP e em ferramentas IBM Rational. Já gerenciou equipes de desenvolvimento e qualidade em contextos in-house e de subcontratação. Possui especialização em Engenharia de Software pela FIAP e MBA pela FGV. Atualmente trabalha na entrega de projetos de melhoria de processo em grandes empresas do setor público e privado na IBM Rational. Montanhista e homebrewer.


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Juliano de Paulo Ribeiro

Juliano de Paulo Ribeiro


Kanban University-Accredited Kanban Trainer and Coach, Certified Scrum Professional (CSP-SM & PO / ScrumAlliance), Certified Scrum Developer (CSD / ScrumAlliance), Internet Systems Technologist, and Object-Oriented Programming Specialist (UNICESUMAR). I have been working with software development since 1994 and spoken at conferences in Brazil and abroad at events such as Scrum Gathering, Agile Brazil, The Developer's Conference, Agile Tour, Saturn, and XP Conference. I have been leading development teams for several years and implementing various practices of XP, Kanban, Clean Code, and Scrum in companies where I worked with (Serasa, Tecban, Easyinvest, Sodexo, Mercedes-Benz, PagSeguro, Certisign, Liferay, XP Investments).



Rafael Barbosa Camargo

Rafael Barbosa Camargo


Analista de negócios, terapeuta de clientes e usuários, antropólogo de processos e métodos, estudioso sobre métodos ágeis, psicologia e sistemas complexos. Curte Teoria das Restrições. A 9 anos atuando com Requisitos e Negócios, a mais de 7 anos trabalhando com Agilidade e mais de 5 anos e como Scrum Master e Product Owner. Agile Coach, tendo realizado trabalhos em mais de 30 empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Trabalho sobre melhorias de ambiente para desenvolvimento de produtos. Atuando também como consultor autônomo sobre coaching e mentoring de processos iterativos e incrementais.


Raphael Molesim

Raphael Molesim


Sou consultor em Enterprise Agility na McKinsey & Company, eu ajudo as empresas a alcançar agilidade nos negócios. Trabalho com desenvolvimento de software desde 2005, já trabalhei tanto como cliente, como fornecedor em diversas empresas como MyHome.ie (Irlanda), Lambda3, Redecard, entre outras. Conheci métodos ágeis em 2008 quando trabalhava como desenvolvedor adotando práticas de engenharia ágil. Atualmente tenho me dedicado em transformação digital, atuando em projetos na América Latina, ajudando empresas a redesenharem jornadas de cliente para o mundo digital e a revisitarem as estruturas corporativas para habilitar agilidade nas pontas, como o sistemas de gestão de desempenho. Sou bacharel em Sistemas de Informação pela EACH/USP.



Renan de Melo Oliveira

Renan de Melo Oliveira


Instrutor de cursos de Agile e Java na Globalcode e pesquisador na área de métodos ágeis de desenvolvimento na empresa Maps Soluções e Serviços SA. É doutorando e mestre em Ciência da Computação, além de bacharel em Sistemas de Informação, todos pela USP. Faz parte da AgilCoop, uma cooperativa que fomenta a utilização de métodos ágeis no Brasil. Já trabalhou como coach de métodos ágeis auxiliando na criação de equipes ágeis, além de ter trabalhado no desenvolvimento em diversas empresas de software. Como desenvolvedor ele possui as certificações SCJP, SCWCD e SCEA-fase1 além de escrever artigos para revistas como Java Magazine e Mundo J.


Victor Hugo Germano

Victor Hugo Germano


Co-Fundador da Lambda3, atuando como CEO. Cientista da Computação, escalador e mais recentemente: empreendedor. Trabalhando com métodos ágeis desde 2003, já viu várias empresas falirem. Depois de inúmeras tentativas "in company" de mudança cultural, cansou de trabalhar para os outros e decidiu o óbvio: fazer a própria empresa dar certo. Assim nasceu a Lambda3, empresa multidisciplinar que atualmente possui projetos Ágeis de diversos tamanhos em muitas indústrias diferentes. Neste momento, Victor é um dos diretores do Board da Agile Alliance Global, conselheiro da Agile Alliance Brazil e faz parte da organização inúmeros eventos no Brasil e no Mundo


Vitor Monteiro Puente

Vitor Monteiro Puente


Consultor na OCTO Technology, Evangelista do uso de ferramentas open source e de metodologias ágeis, possui experiência em metodologias como eXtreme Programing (XP), Scrum, Kanban e atualmente estou participando do processo de implantação de DaD e Kanban em um grande player na área de seguros. Mais recentemente tenho atuado como editor do site InfoQ Brasil e comecei a estudar e participar do projeto HyperGraphDB


Wagner Roberto dos Santos

Wagner Roberto dos Santos


Wagner Roberto dos Santos é instrutor da Globalcode nas formações Academia Agile e Academia do Arquiteto, professor da FIAP nos cursos de especialização, possui mais de 12 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas. Atuando atualmente como Arquiteto de Software e Agile Coach pela OCTO Technology. Como arquiteto de software, se especializou na Plataforma Java EE, com experiência em ambientes distribuídos e de alta complexidade. Tendo utilizado tecnologias emergentes como os serviços AWS (Amazon Web Services) para controle de um ambiente em nuvem, NoSQL e Big Data. Ainda como arquiteto, trabalha na facilitação de times na definição de modelos ricos de domínio, favorecendo o uso de processos com o Domain Driven Design. Como Especialista em Agilidade, possui profundo conhecimento em técnicas de coaching e facilitação para liderança de equipes. Com pleno domínio em metodologias ágeis como FDD, Lean Kanban, Extreme Programming (XP) e Scrum. É Autor de diversos artigos para as revistas Mundo Java e Java Magazine. Possui as certificações SCJA, SCJP, SCWCD, SCSNI, SCJWSD, SCBCD, SCEA(I), CSM e ACP. Nas horas vagas mantém o blog http://netfeijao.blogspot.com




Público Alvo

Estudantes, Desenvolvedores, Empreendedores, Entusiastas e todo aquele que quer melhorar sua forma de trabalho.


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Quarta-feira, 10 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi