Trilha ALM

Da concepção ao monitoramento: ferramentas, técnicas e dicas para gerenciar o ciclo de vida de aplicações de sucesso

ALM (Application Management Lifecycle) é o processo de gerenciar o ciclo de vida de uma aplicação, desde da sua concepção até o momento em que ela deixa de ser usada. Esta trilha irá discutir técnicas ágeis para a construção e gerencimento de projetos de software, além de apresentar as ferramentas e dicas mais bacanas para que o seu projeto tenha sucesso não só durante a construção, mas também durante a produção.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 ALM de Ponta a Ponta
ALM de Ponta a Ponta
André Dias
Você sabe o que é ALM? E o que esperar de uma plataforma de ALM? Que ela seja aberta? Que ela seja totalmente integrada e com baixo TCO? Que ela aumente a produtividade e qualidade do seu time e também que dê transparência ao processo de desenvolvimento? Pois é, é o que todos queremos. Nesta palestra, veremos como gerenciar requisitos, como criar protótipos realmente fiéis e também como profissionalizar o ciclos de feedback com clientes. Além disso, veremos automação de build/deploy, ferramentas para testes manuais, automação de testes de interface e uma série de exemplos de relatórios que vão nos dar uma visão geral sobre a saúde do nosso projeto. Sem a sua empresa tem problemas para gerenciar mudanças, problemas com qualidade de software, dificuldades em colocar software em produção e dificuldades para saber se o seu projeto está dando lucro ou prejuízo, essa palestra é para você.

André Dias
11:10 às 12:00 Construindo uma plataforma unificada de gestão de desenvolvimento multi plataforma. Java / eclipse e .net
Construindo uma plataforma unificada de gestão de desenvolvimento multi plataforma. Java / eclipse e .net
José Freire Neto
Diferentes times com diferentes culturas, porém com um mesmo objetivo: transformar os negócios através da criação de aplicações inovadoras. Nesta sessão apresentaremos um caso de sucesso de uma grande empresa que unificou o processo de desenvolvimento de aplicações através do uso da solução de ALM da Microsoft. Aquela história de que neste projeto se faz assim e com aquela tecnologia se desenvolve deste outro jeito foi interrompido. Os ganhos de eficiência operacional mostram que o esforço valeu a pena.

José Freire Neto
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Minha empresa tem maturidade para ALM?
Minha empresa tem maturidade para ALM?
Thiago Meuser / Laís Ribas
Como um membro de equipe técnica explica ao grupo executivo que o investimento em uma solução ALM gera valor? O time fala em gerar valor o executivo entende melhor R.O.I. Nessa palestra eu uso de forte apelo visual pelos slides e videos para evidenciar que o importante é avaliar a maturidade da empresa para então tentar vender a solução. Eu crio uma especie de placar para contabilizar os pontos de uma empresa fictícia que tem os problemas comuns no setor de TI; Eu exibo vários storyboards de comportamentos na empresa, como por exemplo que a equipe de RH/DP da empresa fictícia acha que o papel deles é só cuidar dos processos admissionais, demissionais e descontar o plano de saúde e o seguro de vida em grupo que nunca ninguém viu e como isso influencia nos investimentos da empresa.

Thiago Meuser / Laís Ribas
Entendendo o Git
Entendendo o Git
Adriano Schmidt
O Git traz inúmeras vantagens no desenvolvimento de software, porém, até você aprender a utilizá-lo ele só traz dor de cabeça! E quando você acha que já sabe um pouco, você tem que ir no google de 5 em 5 minutos para descobrir como fazer o que você quer :/ Chega disso!! Essa palestra vai te explicar tudo que você precisa saber para começar a utilizar o Git sem medo!!

Adriano Schmidt
14:10 às 15:00
Construindo uma solução ponta a ponta com ferramentas open-source (STADIUM)
Construindo uma solução ponta a ponta com ferramentas open-source (STADIUM)
Bruno Souza / Kleber da Silva Xavier
O gerenciamento do ciclo de vida de aplicações é uma das mais eficientes maneiras de diminuir o risco de projetos de software, aumentar a produtividade dos desenvolvedores, e melhorar a comunicação no seu projeto. Ainda assim, um grande número de equipes não tira proveito dessas vantagens. Essa palestra vai mostrar como você pode montar um ambiente completo, utilizando ferramentas open source, e que permitirão com que projetos de qualquer porte se beneficiem dos avanços trazidos pelo ALM.

Bruno Souza / Kleber da Silva Xavier
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Garantindo a estabilidade e homogeneidade do seu ambiente de desenvolvimento com Vagrant
Garantindo a estabilidade e homogeneidade do seu ambiente de desenvolvimento com Vagrant
Edson Yanaga
Não é fácil garantir a execução e desenvolvimento adequados com o desafio que temos hoje de implementar sistemas que integram diversos frameworks, serviços e ferramentas diferentes. Situações como "na minha máquina funciona" ou "no ambiente de teste funciona/no de produção não" são infelizmente muito comuns. Some-se a isso a diversidade de ambientes e computadores que utilizamos para codificar (MacOSX, Linux e Windows). O Vagrant é uma ferramenta que permite que você automatize e configure facilmente ambientes homogêneos em diversas plataformas. Nesta palestra demonstraremos como criar um ambiente de desenvolvimento Java com vários serviços configurados e como fazer deploy deste ambiente localmente e na nuvem (AWS).

Edson Yanaga
16:40 às 17:30 DevOps - Práticas, Técnicas e Ferramentas para Continuous Delivery dentro de ALM
DevOps - Práticas, Técnicas e Ferramentas para Continuous Delivery dentro de ALM
Marcelo Sousa Ancelmo / Wagner Arnaut
Você consegue dizer qual a versão do seu software que atualmente está em produção? Qual está sendo homologada? E quem construiu e quando? Se ela foi compilada utilizando as dependências corretas? E quem autorizou a sua publicação? Se ela foi devidamente testada? Nessa palestra, serão demonstradas como estabelecer práticas e lançar mão de técnicas de desenvolvimento e ferramentas para se obter um ambiente onde as equipes de desenvolvimento, gestão e operação podem colaborar e participar na entrega de software funcional, com qualidade e velocidade de forma auditável

Marcelo Sousa Ancelmo / Wagner Arnaut
Informação é tudo! Produção sob monitoramento.
Informação é tudo! Produção sob monitoramento.
Julian Monteiro
Nesta palestra faremos um relato sobre os impactos positivos de um sistema de monitoramento em uma empresa de rastreamento de frotas. Mostraremos o uso intensivo do Zabbix para monitorar dados da aplicação e não somente da infra-estrutura. Esse monitoramento possibilitou a migração dos sistemas legados e hoje é essencial no dia a dia da aplicação. Uma vez instalado é difícil viver sem ele.

Julian Monteiro
17:40 às 18:30 Desenvolvimento de Software e Colaboração em tempos de Facebook
Desenvolvimento de Software e Colaboração em tempos de Facebook
Patricia Mantovani Capani
Faremos uma reflexão sobre como os conceitos e recursos tecnológicos da Web 2.0 e em particular das Redes Sociais, tão presentes no nosso dia-a-dia, ainda são pouco (!) e mal explorados em nosso universo de desenvolvimento de software. Incluindo demonstrações práticas, e utilizando como exemplo o Rational Team Concert, apresentaremos de que forma recursos como RSS feeds, instant messaging, tag cloud, blogs e outros podem facilmente ser incorporados ao dia-a-dia do time transformando comunicação informal em ativos de documentação de projetos ágeis.

Patricia Mantovani Capani
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Bruno Souza

Bruno Souza


Bruno helps professional Java developers to share their passion so they can grow in their careers and work on amazing projects. Bruno wants every developer in the world to work with other great developers, in life-changing projects. For that he is on a personal crusade to connect developers and communities to their passions, to eliminate boring, low paying work.



Kleber da Silva Xavier

Kleber da Silva Xavier


Formado em Engenharia Mecatrônica e mestre em Ciência da Computação pela USP, atua com desenvolvimento de softwares há mais de 15 anos e acumula mais de 6000 horas/aula. A vivência profissional inclui, dentre outras, experiências internacionais em Cingapura e Equador, desenvolvendo softwares críticos para plataformas de petróleo.


Adriano Schmidt

Adriano Schmidt


Adriano Schmidt, trabalha como Arquiteto de Software e UX Strategist em Florianópolis, SC. Além disso, recebe dinheiro para beber e testar sites em uma perspectiva de UX no www.oUsuarioEstaBebado.com


André Dias

André Dias


André Dias é CQO (Chief Quality Officer) na BR Soluções Integradas, Visual Studio ALM Ranger, Visual Studio ALM MVP e Professional Scrum Developer Trainer pela Scrum.Org. Possui as seguintes certificações: SCJP, SCWCD, MCP, MCTS, CSM, PSM, PSD, PSDT, MCSD ALM e MCT É graduado em Ciência da Computação pela Unip, atua na área de desenvolvimento de software há mais de 15 anos e, nos últimos anos, tem se dedicado as práticas de ALM (Application Lifecycle Management) e de Agilidade. É co-fundador da Lambda3, foi consultor de ALM da Microsoft Brasil e morou na Irlanda onde trabalhou em projetos de desenvolvimento para o governo Irlandês. No Brasil, atuou em dezenas de projetos, muitos deles para o governo e para grandes instituições financeiras. Tem participação ativa na comunidade através da realização de palestras, organização de eventos, seu blog e seu twitter em @AndreDiasBR


Bruno Souza

Bruno Souza


Bruno helps professional Java developers to share their passion so they can grow in their careers and work on amazing projects. Bruno wants every developer in the world to work with other great developers, in life-changing projects. For that he is on a personal crusade to connect developers and communities to their passions, to eliminate boring, low paying work.



Edson Yanaga

Edson Yanaga


Edson Yanaga, Diretor de Experiência do Desenvolvedor da Red Hat, é Java Champion e Microsoft MVP. Também é um autor reconhecido internacionalmente e palestrante frequente em eventos internacionais, discutindo Java, Cloud Computing, DevOps, Microservices, Domain-Driven Design e Software Craftsmanship. Yanaga se considera um Artesão de Software, e acredita que todos nós desenvolvedores podemos criar um mundo melhor para as pessoas através de software melhor. Seu propósito de vida é entregar e ajudar desenvolvedores do mundo todo a também entregar software melhor cada vez mais rápido e de modo mais confiável. Hoje seu trabalho, seu hobby e seu objetivo de vida são uma coisa só: e é muito feliz por causa disso.



José Freire Neto

José Freire Neto


Gerente de Pesquisa e desenvolvimento da Sonda IT (Multinacional com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de softwares físcais. Mais de 60% dos tributos brasileiros são processados em nossos produtos.), MCP Visual Studio Team Foundation Server 2010, desenvolvedor .net, apaixonado por tecnologia, motociclismo e futebol.


Julian Monteiro

Julian Monteiro


Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Informatique pela INRIA/Universidade de Nice Sophia-Antipolis, França (2010).


Kleber da Silva Xavier

Kleber da Silva Xavier


Formado em Engenharia Mecatrônica e mestre em Ciência da Computação pela USP, atua com desenvolvimento de softwares há mais de 15 anos e acumula mais de 6000 horas/aula. A vivência profissional inclui, dentre outras, experiências internacionais em Cingapura e Equador, desenvolvendo softwares críticos para plataformas de petróleo.


Laís Ribas

Laís Ribas


Engenheira Ambiental e Mestre em Geologia Exploratória de Petróleo e Gas pela Universidade Federal do Paraná, atua com consultoria na gestão de ciclo de processos de software na área de Legislação Ambiental.


Marcelo Sousa Ancelmo

Marcelo Sousa Ancelmo


Marcelo S. Ancelmo é atualmente Senior IT Specialist na IBM, oferecendo aos clientes no Brasil soluções concretas com foco específico em arquitetura de software, plataformas de middleware, gerenciamento de desempenho e DevOps. Em seus doze anos de experiência prática área de TI, Marcelo tem ajudado, apoiado, mentorizado e suportado equipes de TI nos seus desafios com a infra-estrutura, arquitetura, desenvolvimento, implementação e operações de aplicações. Palestrante freqüente no desenvolvimento de software, arquitetura e DevOps, com uma presença ativa na comunidade de software no Brasil e um aficionado por Hackathons.


Patricia Mantovani Capani

Patricia Mantovani Capani


Patricia Mantovani Capani é bacharel em Ciência da Computação pela USP e atualmente trabalha na divisão de Rational do Grupo de Software da IBM Brasil, atendendo aos maiores clientes do mercado corporativo brasileiro.

Possui mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia e desenvolvimento de software sendo 10 deles na Microsoft Brasil, tendo atuado como especialista técnica em ALM e Visual Studio e na vertical de desenvolvimento de software da área de consultoria.


Thiago Meuser

Thiago Meuser


Pesquisador especialista em blockchains públicas e soluções Parachains em Oráculos Descentralizados na El Canary Privacy & Ethics. Após residir de 2017 até 2020 no Vale do Silício atuando como líder técnico para clientes mundiais, retornou ao Brasil no final de 2020 para participar da revolução que o blockchain vai causar no país. Após 11 anos dedicados ao desenvolvimento de software e outros 5 anos a DevOps, hoje vive no Paraná dedicando-se desde 2020 ao setor de pesquisa e projetos blockchain.



Wagner Arnaut

Wagner Arnaut


Wagner Arnaut (TUBA) é CTO de Technology, Cloud e Cognitive e Distinguished Engineer da IBM Brasil. Desde 2020, Wagner é embaixador da IBM para Computação Quântica no Brasil. Previamente, ele atuou como Diretor Técnico de IBM Cloud e Cognitive e como Cloud Advisor Leader. Tuba era o CTO de IBM Rational para a América Latina, tendo ingressado na IBM após a aquisição da Rational, em 2003. Wagner trabalha com vários clientes da IBM como consultor para Jornada de Adoção Cloud e DevOps, tendo profundo conhecimento em Cloud, Computação Quântica, Desenvolvimento de Software e Inteligência Artificial. Mestre em Gestão do Conhecimento e Gestão de TI, ele também é professor universitário e palestrante IBM em várias conferências internacionais.



Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sexta-feira, 12 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi