Trilha Arduino

Um Arduino na mão e uma idéia na cabeça. Computação física, Robótica e Domótica simples do básico ao avançado.

Uma trilha para amantes da eletrônica. Se você faz parte desse grupo, venha aprender conosco do básico ao avançado sobre temas como: Arduino, Robótica, Eletrônica, RFID, Raspberry Pi e muito mais. . Um dia cheio de trocas incríveis com outros interessados. Ainda, haverão variadas apresentações curtas de interessantes projetos amadores e profissionais. Participe.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Pré-Arduíno: O que tem dentro do chip ?
Pré-Arduíno: O que tem dentro do chip ?
Jacques Brawerman
Com a internet das coisas, não só nós estamos conectados à outras pessoas, mas também os objetos estão se conectando e permitindo atingir realizações que antes eram impossíveis. Em todos estes objetos, sempre vamos ver ao menos um dispositivo eletrônico que é uma caixa preta: o chip. Mas, o que tem dentro de um chip ? Como ele funciona ? Se você tem curiosidade em saber, esta palestra é pra você !

Jacques Brawerman
11:10 às 12:00 Do Arduino à Placa Própria
Do Arduino à Placa Própria
Daniel Quadros
Você prototipou o seu projeto com o Arduino e agora quer fazer uma montagem mais definitiva. Quais as opções e como fazer isto? O Arduino é, antes de mais nada, um ambiente de prototipação. Esta palestra abordará como fazer uma montagem mais definitiva para um projeto baseado no Arduino, comentando sobre modelos mais compactos (Arduino Mini e Nano), os módulos presentes na placa do Arduino e como implementá-los em uma placa própria. Será vista também como adaptar o projeto para microcontroladores da família AVR não suportados diretamente pela IDE do Arduino.

Daniel Quadros
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Arduino, Educação e Voluntariado
Arduino, Educação e Voluntariado
Mauro Assis
Como usar o Arduino como ferramenta para ensino de ciências e automação para crianças, jovens e alunos de cursos de engenharia. Experiência do palestrante no projeto Decolar, que apoia crianças pobres "superdotadas" de escolas públicas com o ensino de robótica e automação.

Mauro Assis
Conectando o Arduino na Nuvem
Conectando o Arduino na Nuvem
Fabio Costa Mângia
Todo mundo já sabe que o Cloud Computing tem se tornado tendência no mundo todo. Mas como inovar em aplicações para a computação em nuvem? Venha conhecer como o Arduino pode te ajudar nesta missão de forma simples, eficiente e sem fio.

Fabio Costa Mângia
Sistema Biotelemetrico Para Equinos
Sistema Biotelemetrico Para Equinos
Michel Vieira Batista / Welton Augusto de Paula
Foi desenvolvido um sistema biotelemétrico para equinos capaz de receber dados de medições feitas em tempo real no animal monitorado e disponibilizar aos usuários essas medidas através de gráficos. O mesmo teve as seguintes funcionalidades e objetivos: ? Monitorar as variações de medidas e alertar aos usuários caso haja mudanças consideráveis identificando possíveis sintomas de cólica. ? Desenvolver um protótipo de hardware utilizando sensores e a placa de desenvolvimento Open-Hardware Arduino para monitorar sinais vitais do animal. ? Efetuar a comunicação entre a placa eletrônica Arduino e o software Web via Web Service, utilizando-se da rede GSM. ? Desenvolver uma aplicação Web para prover dados fáceis e rápidos ao veterinário ou responsável, facilitando assim a identificação da doença.

Michel Vieira Batista / Welton Augusto de Paula
14:10 às 15:00
Web Extended com Arduíno
Web Extended com Arduíno
Daniel Furini / Antônio Neto
A palestra tem o objetivo de apresentar o potencial da plataforma Arduino para a criação, prototipação e desenvolvimento de novos formatos de interatividade que rompem as barreiras entre os universos online e offline e abrem possibilidades para os desenvolvedores recriarem a web.

Daniel Furini / Antônio Neto
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Dojo com Arduino
Dojo com Arduino
Luciano Ramalho
A proposta é realizar um Coding Dojo, atividade acessível para principiantes em programação, com a participação ativa de vários voluntários entre os presentes. A graça é que o software vai ser testado em um Arduino, e isso exige uma adaptação da metodologia de testes, que é parte essencial do Coding Dojo. Este Dojo com Arduino foi realizado com sucesso no Garoa Hacker Clube, durante a Virada Hacker em maio de 2012. Para saber mais sobre Coding Dojo e Arduino, veja a proposta completa. O Coding Dojo é uma atividade de programação coletiva onde duplas de programadores se alternam codando diante dos demais participantes, usando testes automatizados. Após a definição do problema a ser resolvido, uma dupla de programadores voluntários tem 5 minutos para escrever o primeiro teste e implementar o código necessário para fazer o teste passar. A dupla opera um computador ligado a um telão: um deles é o piloto, no teclado, e o outro é o co-piloto. Após 5 minutos, o piloto volta para a platéia, o co-piloto vira piloto e um novo co-piloto senta a seu lado. O processo se repete até o a solução do problema ou final do tempo estabelecido para a atividade. Os testes são sempre escritos primeiro, conforme a metodologia TDD (Test-Driven Design) e a participação da platéia pode acontecer sempre que todos os testes estão passando. Na variante de dojo desta proposta, o software a ser implementado é para acionar um circuito com o microcontrolador Arduino, o mais popular projeto de Open Hardware da atualidade. Adaptações à metodologia de testes são necessárias quando há hardware envolvido. Neste Dojo com Arduino, o problema a ser resolvido, bem como a metodologia de testes, foram aplicados com sucesso por este palestrante no Garoa Hacker Clube durante a Virada Hacker, parte da programação oficial da Virada Cultural de São Paulo, em maio de 2012. Depois disso fizemos Dojos com Arduino no FISL 2012, Tosconf 2013 e outros eventos.

Luciano Ramalho
16:40 às 17:30 Aplicações Profissionais com Radiuino (Arduino+RF)
Aplicações Profissionais com Radiuino (Arduino+RF)
Omar Ferroni Branquinho
Nesta palestra são mostrados casos de aplicações reais da plataforma Radiuino em ambiente profissional, desmistificando a ideia de que Arduino é apenas para bancada! Montar aplicações com RF para vender ficou muito mais fácil com Radiuino.

Omar Ferroni Branquinho
"oi casa", acenda as luzes
"oi casa", acenda as luzes
Luís Leão
O que pode acontecer quando você combina APIs, hardware aberto e um browser? Imagine um mundo aonde tudo pode ser comandado por voz. Isso já é possível e você verá uma demonstração de como pode ser implementado, através de APIs de reconhecimento de voz, de automação residencial, entre outras coisas, tudo controlado pelo browser e operando em hardware aberto e até mesmo utilizando soluções que já existem no mercado.

Luís Leão
17:40 às 18:30 Arduino + Raspberry Pi: turbine seu projeto Arduino com Linux (STADIUM)
Arduino + Raspberry Pi: turbine seu projeto Arduino com Linux (STADIUM)
Vinicius Senger
Arduino + Raspberry Pi: turbine seu projeto Arduino com Linux

Vinicius Senger
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Luiz Avila

Luiz Avila


Desenvolvedor de software há mais de 15 anos, trabalha com a plataforma java desde 1997. Entre 2005 e 2009 foi um dos lideres do Grupo de Usuários Java de Santa Catarina (GUJavaSC). Trabalhou em grandes projetos com foco em gestão pública, educação e entretenimento, entre outros. Entusiasta de eletrônica e robótica desenvolveu projetos de automação utilizando Arduíno e tecnologias de identificação por Radio Frequencia (RFID). Arquiteto de software na empresa Uno Soluções.


Desiree dos Santos

Desiree dos Santos


Mestranda em Ciencia da Computação (PUCRS) e formada em Sistemas para Internet(CEFET/RJ). Entusiasta de Metodologias ágeis e apaixonada por desenvolvimento de software, atualmente trabalha como consultora de software na ThoughtWorks Brasil. Militante no movimento de open hardware, desenvolvendo projetos de automação e robótica. Coordena a comunidade de arduino no RJ (arduinrio) e faz parte do hackerspace de Porto Alegre Matehacker. Participa da comunidade nacional e internacional de embarcados.


Antônio Neto

Antônio Neto


Antônio Neto é publicitário formado pela PUC-MG, foi estagiário na DNA Propaganda, morou no Canadá, foi planner na agência CYB, criou uma startup para o compartilhamento de conteúdos baseado em bluetooth, trabalhou com MKT e e-commerce na fabricante de bolsas femininas Vida Acessori, foi Concept Developer na Plankton Digital Brain e é co-fundador da Sóton, um estúdio de inovação digital especializado na concepçao de projetos interativos.


Daniel Furini

Daniel Furini


Daniel Furini é formado em Jogos Digitais pela Faculdade de Tecnologia Infórium. Trabalhou sete anos com desenvolvimento web em agências como BH Tech, 5 Seleto e !Nuova Comunicação. Atuou como Creative Developer na empresa Plankton Digital durante um ano, e atualmente é co-fundador e Innovation Developer da Sóton, um estúdio de inovação digital especializado na concepção de projetos interativos.


Daniel Quadros

Daniel Quadros


Daniel Quadros é Engenheiro Eletrônico pela Poli-USP, trabalha com desenvolvimento de software. Sócio fundador do Garoa Hacker Clube, brinca com eletrônica, microcontroladores, retrocomputação e sistemas embarcados. Compartilha as suas aventuras no seu blog pessoal e no seu canal no YouTube.



Fabio Costa Mângia

Fabio Costa Mângia


Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Sócio da Smartapps, uma plataforma de aplicativos na nuvem. Possui como hobby o desenvolvimento de aplicações embarcadas.


Jacques Brawerman

Jacques Brawerman


Bacharel em matemática com ênfase em informática pela UERJ. Mestre em Inteligência Artificial pela COPPE-UFRJ. Curso de extensão em Big Data & Data Mining pela PUC-RJ.



Luciano Ramalho

Luciano Ramalho


Consultor na ThoughtWorks, autor do livro Fluent Python (O'Reilly) / Python Fluente (Novatec), e co-fundador do Garoa Hacker Clube.



Luís Leão

Luís Leão


Como desenvolvedor evangelista na Twilio, Leão ajuda pessoas desenvolvedoras a criarem aplicações e serviços para se conectar com pessoas e construir juntos o futuro da comunicação através de APIs. Atualmente reconhecido como Google Developer Expert em Firebase, também foi professor de programação para escolas com Miami Ad School e EBAC e co-organizou comunidades de tecnologia, como o Google Developer Group de São Paulo, por 8 anos. Além disso, trabalhou com projetos de IoT em agências digitais, construindo instalações interativas para empresas como Google, Vivo e Fiat.



Mauro Assis

Mauro Assis


Engenheiro agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, com pós-graduação em Gestão de Projetos na FGV, trabalha há mais de 20 anos com desenvolvimento de software agrícola e florestal, no Brasil, em outros países da AL e na Europa. Professor de cursos de engenharia em diferentes faculdades, sempre com o auxílio da plataforma Arduino.


Michel Vieira Batista

Michel Vieira Batista


Formado em Engenharia da Computação pela Metrocamp 2012 trabalha na empresa Sanmina como Analista Desenvolvedor. Entusiasta de desenvolvimentos de projetos em diversas plataformas com integração ao Arduino. Guitarrista de uma banda de rock de campinas.


Omar Ferroni Branquinho

Omar Ferroni Branquinho


Omar Ferroni Branquinho é graduando em Engenharia de Computação na PUC-Campinas e colaborador da SpreadCom Telecomunicações LTDA. Trabalha há mais de 7 anos com redes de sensores sem fio, tendo executado projetos na Light, CPFL, Instituto Eldorado. Hoje se dedica à concepção de produtos para Redes de Sensores Sem Fio baseados na linha de produtos da SpreadCom.


Vinicius Senger

Vinicius Senger


Vinicius Senger é desenvolvedor, inventor e palestrante técnico trabalhando como no time de especialistas global da AWS Califórnia como Senior Developer Advocate. Começou a desenvolver softwares com apenas 8 anos de idade e nunca mais parou acumulando 30 anos de trabalho na área de T.I.. Fundador da Globalcode e do The Developers Conference, Vinicius foi considerado top 20 influenciador em desenvolvimento de IoT, Java Champion ganhando dois Duke's Choice Award na Califórnia por projetos de inovação em automação, robótica, barcos, casas, capacetes e muitas outros. Desde 2017 na AWS, tem trabalhado com Java, IoT, Serverless, Machine Learning, Inteligência Artificial, Alexa skills e outros



Welton Augusto de Paula

Welton Augusto de Paula


Formado em Engenharia da Computação pela Metrocamp 2012, trabalha na empresa Sanmina como desenvolvedor na plataforma .Net. Gosta de novas tecnologias e adora tomar uma cervejinha com os amigos.



Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sábado, 13 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi