Trilha High Performance Computing

FastData | BigData | Complex Events | Machine Learning

Trilha destinada à Engenheiros e Desenvolvedores que lidam com problemas relacionados à escalabilidade e altíssima performance.

A trilha mostrará cases de gerenciamento de Pentabytes de informações em memória com Fastdata, Zettabytes processando em paralelo com BigData.

Baixíssima latência e inferência em tempo real com Complex Events e máquinas de aprendizado associadas à redes neurais - Machine Learning.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 MapReduce e Hadoop, história e prática. (STADIUM)
MapReduce e Hadoop, história e prática. (STADIUM)
Luca Bastos
tar a história do MapReduce, falar como é usado no Google, mostrar como funciona no Google, citar casos comuns de uso, mostrar um exemplo prático de uso. Impossível falar de MapReduce sem falar do Hadoop. Vou contar a história do Hadoop, mostrar que é, como funciona, suas diferenças para o framework do Google, instalar, explicar os vários sabores e mostrar como funciona. Vou mostrar o Hadoop no AWS. O que é o Elastic MapReduce e como funciona.

Luca Bastos
11:10 às 12:00 Cloud Computing e Apache Cassandra na Chaordic Systems
Cloud Computing e Apache Cassandra na Chaordic Systems
Ivan Linhares Martins
A Chaordic Systems é uma empresa especializada em sistemas de recomendação e oferece soluções inteligentes para o mercado de e-commerce no Brasil. De uma startup até a sua consolidação no mercado, a plataforma de dados passou de milhões para alguns bilhões de requisições mensais. Esta palestra vai mostrar como a Chaordic lida com os desafios de escala e a alta disponibilidade dos sistemas. Além de mostrar o uso intensivo de Cloud Computing na arquitetura, será dado foco na alta disponibilidade dos dados com o Apache Cassandra (NoSQL) e no processo de migração a partir do MySQL.

Ivan Linhares Martins
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Apache Zookeeper - Conectando aplicações
Apache Zookeeper - Conectando aplicações
Diego de Oliveira
Um desafio constante nas empresas é a manutenção dos serviços interconectados. Quanto tempo você demora para restaurar e reconfigurar um serviço depois da queda, ou fazer a atualização de um parâmetro de configuração. O Apache Zookeeper é uma ferramenta de coordenação de serviços distribuídos altamente confiável que lhe ajudará nessa tarefa. Nessa palestra iremos ver como você pode usar essa ferramenta nos seu projetos para garantir alta disponibilidade, facilidade de configuração e descoberta de serviços. Os seguintes temas serão abordados: 1) Dificuldade de configuração em sistemas distribuídos e arquitetura SOA 2) Técnidas de configuração e descoberta de serviços 3) Descrição do projeto Apache Zookeeper 4) Exemplos de caso de uso por empresas globais como o Netflix, Yahoo, etc 5) Técnicas de utilização do Zookeeper para implementação de sistemas altamente tolerante a falhas. 6) Exemplos de código

Diego de Oliveira
14:10 às 15:00
Computação Manycore: uma arquitetura muito além do multicore!
Computação Manycore: uma arquitetura muito além do multicore!
Luciano Palma
O uso de múltiplos cores e múltiplos threads em paralelo é fundamental para a Computação de Alto Desempenho. Dentro deste contexto, a Intel criou um chip com uma arquitetura inovadora que expande os limites da computação e aloja até 61 núcleos de processamento em um único chip e disponibiliza até 244 threads simultâneas. Venha conhecer a arquitetura Manycore, que é utilizada no computador mais potente do mundo, o Tianhe-2. Nesta sessão, apresentaremos a arquitetura de um sistema equipado com o coprocessador Intel Xeon Phi e mostraremos como tirar proveito de máquinas com altíssimo poder de processamento através de paralelismo.

Luciano Palma
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Patterns & Best Practices para uma Arquitetura Baseada em In-Memory Data Grid
Patterns & Best Practices para uma Arquitetura Baseada em In-Memory Data Grid
Ricardo Ferreira
NoSQL e arquiteturas baseadas em In-Memory Data Grids (também conhecidos como Data Fabrics) apresentam características de escalabilidade e performance que extrapolam os padrões que o mercado entende atualmente, lidando com cenários de volumes na casa de terabytes em memória, milhões de transações por segundo bem como sub-millisegundos de latência. Para obter essas características, é necessário aplicar muito bem tecnologias de In-Memory Data Grid, além de conhecer exatamente em quais cenários ele pode ser aplicado. A palestra visa explicar o que são In-Memory Data Grids bem como, na prática, mostrar cenários de utilização, beneficios e cuidados a serem tomados. Descrição: - Dados Distribuídos em Grid usando Modelos P2P - Interoperabilidade de Dados entre Java, .NET & C++ - Processamento de Tarefas usando Map/Reduce - Data Grids Geograficamente Distribuídos por WANs - Offload de Sessões HTTP dos Application Servers - Terabytes de Dados usando Off-Heap & Discos SSD

Ricardo Ferreira
16:40 às 17:30 Fast Data e Predictive Analytics
Fast Data e Predictive Analytics
Alexandre Alves
Descrição em breve.

Alexandre Alves
17:40 às 18:30 Big Data Analytics e Fast Data - blueprints de arquitetura em casos reais
Big Data Analytics e Fast Data - blueprints de arquitetura em casos reais
Frederico Melo
Análise de dados Big Data - em dados estruturados e não-estruturados - incluindo tecnologias Hadoop e bancos de dados MPP estão ganhando um enorme foco do mercado hoje. Fast Data com In-Memory Data Grids - atingindo altíssima escalabilidade em memória também é algo de empresas buscando altíssima performance. Esta sessão irá mostrar como como unir estas duas forças, atingindo máxima performance, latência de sub-milisegundo e escalabilidade em Big Data - a arquitetura Big Fast Data.

Frederico Melo
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Felipe Oliveira

Felipe Oliveira


Fundador da Sciensa, empresa de inovação e pioneira no movimento de ?Transformação Digital? no país, com metodologia e cases reais: XP Investimentos, Grupo CVC, Gerdau, Porto Seguro entre outras. Especialista como professor: Aplicações distribuídas, Integrações de Alto Desempenho, High Performance Computing -HPC, DLTs (Dags, Blockchain), Inovação Corporativa, Construção de Produtos Digitais e Estratégia Digital. Resumindo: Empreendedor em Série, Professor, Digital Expert, e nas horas vagas; Piloto de Asa-Delta.


Alexandre Alves

Alexandre Alves


Chief Architect na Oracle


Diego de Oliveira

Diego de Oliveira


Engenheiro de Software apaixonado por entrega de valor e código funcionando. Experiência em sistemas variando desde mobile a sistemas especialistas distribuídos, banco de dados, infra e web. Nos últimos anos trabalhei com ambientes Java, C/C++, C#, Delphi, Linux e Windows. Conhecimento técnico, autodidata e orientação para o time estão entre as minhas inclinações pessoais. Apaixonado por java e agile.


Frederico Melo

Frederico Melo


Frederico Melo é Cloud Application Platform Specialist na VMware / Springsource para a América Latina. Possui mais de 10 anos de experiência de mercado, atuando no Brasil e exterior com arquitetura de soluções corporativas. Seu foco atual é em arquiteturas distribuídas de alta performance e escalabilidade em núvem. Antes da VMware, atuou também na Red Hat, IBM, Ericsson e HP.


Ivan Linhares Martins

Ivan Linhares Martins


Ivan é um engenheiro na Chaordic Systems, trabalhando no desenvolvimento e liderança da plataforma de dados da empresa. Antes de se juntar a Chaordic, trabalhou na Fundação CERTI fundando o Grupo de Software e com projetos de pesquisa e desenvolvimento para Siemens, Philips e Ministério da Educação. Twitter: @ivanlinhares


Luca Bastos

Luca Bastos


Engenheiro, empreendedor por 17 anos e desenvolvedor desde os tempos dos cartões perfurados. Organizador e palestrante no Agile Brazil 2012 e 2013. Organizador e futuro palestrante no AgileTrends 2013, Keynoter no TWBRAway Day 2012. Palestras: TDC 2013, 2012, 2010, Qcon 2011 e 2010, CaipiraÁgil 2013 e 2012, DevCamp 2013, AgileVale 2013, AgileRio 2013, AgileBrazil 2011, RubyConf 2010 e outros. Atualmente trabalha na ThoughtWorks


Luciano Palma

Luciano Palma


Electronic Engineer with MBA in Enterprise Management. 20+ years in the Technology Industry, including the roles of Google Business Group Lead (Google), Community Manager (Intel) , Technical Evangelist, Consultant and Premier Field Engineer (Microsoft). 4 years experience as a Developer in England and Italy. Founder of Desquebre (a startup that helps people fixing their home appliances) and GBG São Paulo Manager.



Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira


Ricardo Ferreira é Principal Solutions Architect no A-Team, uma divisão especial da engenharia de produtos da Oracle focada em projetos críticos em nível global, fornecendo orientações sobre melhores práticas de implementação, arquitetura, troubleshooting e como potencializar o uso de produtos da linha Fusion Middleware. Ricardo começou sua carreira em 1997 programando em C++ e dando suporte em produtos baseados em CORBA. Depois disso desprendeu mais de 16 anos de sua carreira em posições técnicas como desenvolvedor, arquiteto e pré-vendas. Em 2014 mudou-se para os EUA onde mora com sua família. Antes de atuar na Oracle, Ricardo trabalhou em outras empresas de middleware como Progress Software e Red Hat.




Público Alvo

Engenheiros de Sofware Sr, Desenvolvedores Sr.


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.


Coordenação

Felipe Oliveira
Felipe Oliveira
SOA|Expert

Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Quinta-feira, 11 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi