Trilha iOS

Um pouco de tudo para o desenvolvedor iOS

Em sua segunda edição, a trilha repetirá o sucesso de 2012 com ainda mais palestras de peso! Serão discutidos tópicos indispensáveis para qualquer desenvolvedores mobile iniciantes, como User eXperience, Segurança e Design Patterns voltados à plataforma iOS.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Um pouco de arqueologia do Objective-C
Um pouco de arqueologia do Objective-C
Tales Pinheiro de Andrade
Uma das linguagens com maior crescimento no número de desenvolvedores nos ultimos tempos é Objective-C, subiu da 40ª posição em 2011 para terceiro lugar em 2011 (se mantendo lá desde então). Mas ela é muito mais antiga, e sofreu evoluções gigantescas nos ultimos anos. Conhecer seu passado é importante para entender o presente e aprender o que vem no futuro. Muita gente ainda usa técnicas arcaicas, ou usa as novas sem compreender o que existe por traz da cortina.

Tales Pinheiro de Andrade
11:10 às 12:00 Key-Value Coding - Simplifique o seu código.
Key-Value Coding - Simplifique o seu código.
Christian Felipe Macedo Sampaio
KVC pode te ajudar a escrever menos, fazendo com que o seu código fique mais legível e fácil de ser modificado. Saiba como implementar KVC no seu projeto elevando o nível do seu código.

Christian Felipe Macedo Sampaio
Sincronizando dados locais com a nuvem no iOS
Sincronizando dados locais com a nuvem no iOS
Victor Villela Serta
"Conheça as melhores práticas para salvar as informações dos seus aplicativos nas nuvem. Essa palestra apresenta técnicas para ler/enviar informações de servidores e como sincronizar essas informações com as que foram salvas localmente enquanto estava offline."

Victor Villela Serta
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Como usar seu paraquedas caso você tenha que saltar no mundo de Objective C
Como usar seu paraquedas caso você tenha que saltar no mundo de Objective C
Hanneli Carolina Andreazzi Tavante
Desenvolve aplicações de backend? Produz sites? Cuida de CRUDs? Respira Java ou Ruby e teve que rumar para o mundo de iOS e Objective C para deixar o chefe e o time satisfeitos? Se você caiu de paraquedas em Objective C e se sente despreparado ou inseguro e deseja produzir um código que não seja tão ruim, esta palestra é para você!

Hanneli Carolina Andreazzi Tavante
14:10 às 15:00
Cocoa Pods: O gerenciador de dependência para iOS e Mac
Cocoa Pods: O gerenciador de dependência para iOS e Mac
Guilherme Martinez Sampaio
Nesta palestra iremos cobrir como funciona o cocoa pods, como ele gerencia as dependências da sua aplicação e como criar specs para os seus componentes. Iremos cobrir como gerar um repositório specs e como configurar ele no cocoa pods.

Guilherme Martinez Sampaio
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Os blocos são seus amigos (quase sempre)
Os blocos são seus amigos (quase sempre)
Diogo Tridapalli
Os blocos (blocks) vem sendo cada vez mais utilizados na API do iOS, desde do iOS 4.0, foram incluídos em mais de 230 métodos. Com uma sintaxe ?diferente? num primeiro contato, esses objetos podem simplificar a vida sumindo com delegates, mas também complicar com vazamentos de memória misteriosos e mensagens ?não usuais? no console de debug. Nessa palestra vou falar um pouco da sintaxe e ilustrar situações de uso, além de dar algumas dicas para evitar problemas.

Diogo Tridapalli
16:40 às 17:30 Design de Interface Mobile
Design de Interface Mobile
Eduardo Rossini Junior
Pensar o design de aplicativos mobile envolve além da estética, a arquitetura de navegação, formas de interação e uma estrutura pensada especialmente para mobile, com seus elementos e comportamentos específicos. O objetivo da palestra é explanar o processo criativo de um aplicativo conhecendo os elementos específicos das plataformas, referências de boas interfaces e ideias com o intuito de criar uma interface com navegação funcional, fácil e intuitiva para os usuários mobile.

Eduardo Rossini Junior
17:40 às 18:30 Planejamento de Aplicativos (STADIUM)
Planejamento de Aplicativos (STADIUM)
Daniel Braga de Andrade
Os desenvolvedores são muito bons em código. Já está no DNA deles. Mas é preciso saber pensar em produto para criar bons cases. É o principal déficit desses profissionais. Acredito na reformulação da forma como um app deve ser encarado e nos grandes resultados que um projeto bem criado/desenvolvido pode gerar. A Metodologia apresenta um processo de criação de um aplicativo. Apresentando o passo a passo com os pontos que devem ser abordados para se chegar ao escopo de um aplicativo. Foi com essa metodologia que grandes cases do mercado brasileiro foram ao ar.

Daniel Braga de Andrade
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Samuel Menezes de Araujo

Samuel Menezes de Araujo


Formado em Ciência da Computação, tem experiência em projetos B2B e B2C para dispositivos móveis, tendo trabalhado para clientes nacionais e internacionais. Hoje é Designer de Experiência e Interface na Buscapé Company e co-fundador da 2thinkers.


Guilherme Afonso de Andrade

Guilherme Afonso de Andrade


Líder iOS na Movile, trabalha com desenvolvimento iOS desde 2009 e passou por diferentes projetos e inúmeras mudanças dos iOS neste período. Nas horas vagas, adora preparar cafés.


Christian Felipe Macedo Sampaio

Christian Felipe Macedo Sampaio


Desenvolvo para iOS desde 2010, iniciando com freelas e projetos pessoais. Hoje trabalho na Movile como desenvolvedor iOS. Sou formado em Jogos Digitais pela FATEC Americana-SP e técnico em eletroeletrônica pelo Colégio Técnico da Unicamp.


Daniel Braga de Andrade

Daniel Braga de Andrade


Formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM, trabalha na Editora Abril na equipe de Aplicativos Móveis, gerenciando projetos de desenvolvimento mobile para diversas plataformas com as marcas Abril.


Diogo Tridapalli

Diogo Tridapalli


Doutor em Física, faz parte da comunidade de iOS desde 2009. Trabalhou em uma ad network e teve seu código perturbando os usuários com anúncios em mais de 200 milhões de devices, também ajudou as pessoas a encontrar um táxi, quando desenvolvia o app iOS da 99Taxis. Já passou por novos projetos na Movile e hoje desenvolve no Nubank. Nas horas vagas gera entropia na organização do CocoaHeadsSP e escreve no Invariante.com.


Eduardo Rossini Junior

Eduardo Rossini Junior


Eduardo Rossini Junior é Interaction Designer e professor dos cursos de Design para Aplicativos Mobile no iai? Instituto de Artes Interativas. Já desenvolveu soluções de arquitetura e design para mais de uma centena de aplicativos mobile, levando em consideração estética, usabilidade, fácil estrutura de navegação e inovação.


Guilherme Martinez Sampaio

Guilherme Martinez Sampaio


iOS Developer desde 2009. Trabalhou para diversas empresas como iFood, PlayKids e Sympla. Tem interesse em paradigmas de programações diferentes como funcional e lógica



Hanneli Carolina Andreazzi Tavante

Hanneli Carolina Andreazzi Tavante


Hanneli (a.k.a @hannelita) é uma desenvolvedora fissurada por programar, aprender novas linguagens, frameworks, explodir capacitores, programar em C pra relaxar e comittar código útil (ou não) em projetos Open Source aleatórios que encontra vasculhando Githubs alheios. Ela também gosta de café, especialmente os do Starbucks.


Tales Pinheiro de Andrade

Tales Pinheiro de Andrade


- Mestre em computação pelo IME-USP na área de Bioinformática, Desenvolvedor C desde 2002, Objective-C desde 2007 (coisas basicas antes do iPhone!), Swift desde 2015, iOS desde 2010. Líder do capitulo SP do CocoaHeads Brasil, co-host em alguns episódios do podcast CocoaHeads Brasil, atualmente tech lead na Concrete Solutions.





Público Alvo

Estudantes e iniciantes no desenvolvimento para iOS.


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Quarta-feira, 10 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi