Trilha Java

Uma plataforma em constante evolução

A evolução constante do Java como linguagem e como plataforma, é acompanhada cada vez mais de perto pela comunidade brasileira, bem como a presença em diversos dispositivos confirmam a força da plataforma Java. Durante um dia inteiro serão apresentados diversos temas sobre a evolução da linguagem e da plataforma, APIs e frameworks de forma prática, reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Utilizando multi-touch e sensores com JavaFX e JNI
Utilizando multi-touch e sensores com JavaFX e JNI
Felipe Augusto Pedroso
Entenda os benefícios que a plataforma JavaFX traz no desenvolvimento de aplicações para Ultrabooks e quais são as novas formas de interação com esses dispositivos. Conheça também os desafios que o desenvolvedor enfrenta para utilização dos sensores presentes nesses dispositivos.

Felipe Augusto Pedroso
11:10 às 12:00 Encapsulamento e imutabilidade para garantir código limpo e de alto desempenho com Java 7+
Encapsulamento e imutabilidade para garantir código limpo e de alto desempenho com Java 7+
Edson Yanaga
Encapsulamento adequado e imutabilidade de objetos são dois fatores que influenciam em muito a qualidade do código desenvolvido. Nesta palestra demonstraremos como obter estas duas propriedades com diferentes técnicas de construção de objetos. Além disso executaremos alguns testes de desempenho utilizando código sequencial e o Fork/Join Framework do Java 7 nas classes criadas.

Edson Yanaga
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Lambda, nashorn, Metaspace: algumas novidades do Java SE 8 (STADIUM)
Lambda, nashorn, Metaspace: algumas novidades do Java SE 8 (STADIUM)
Bruno Borges
A nova versão do Java, SE 8, vem cheia de novidades. Três delas são bem importantes. Nashorn, a nova engine de JavaScript implementada pela Oracle e disponibilizada no projeto OpenJDK, substituirá o Rhino da Mozilla. O Metaspace vai substituir a PermGen. E as expressões Lambda vão permitir codificar de forma menos verbosa.

Bruno Borges
14:10 às 15:00
Migrando aplicações do mundo real para o Java SE 8
Migrando aplicações do mundo real para o Java SE 8
Michael Nascimento Santos / Janario Oliveira
A nova versão da plataforma Java contem profundas mudanças na linguagem, evolução das bibliotecas existentes e adição de novas APIs com o objetivo de melhorar a expressividade do código, tirar proveito dos múltiplos cores e prover uma solução padronizada para problemas comuns. O que acontece, porém, quando tentamos migrar código de aplicações reais para que usem o que há de novo no JDK? Até que ponto o código se torna realmente mais legível? Em que cenários há ganhos reais de performance e em quais isso não ocorre? Como que as novas APIs podem reduzir o tempo de desenvolvimento? Quais frameworks e APIs famosas apresentam problemas? Descubra a resposta a essas perguntas nessa palestra, baseada na nossa experiência real.

Michael Nascimento Santos / Janario Oliveira
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 JVM e suas linguagens
JVM e suas linguagens
André Fonseca
Graças a diversas JSRs, a JVM passou a ser uma plataforma multilinguagem permitindo executar código escrito em outras linguagens que não somente o JAVA. Essa palestra visa mostrar um pouco do caminho até esse ponto, algumas dessas linguagens e como isso pode mudar a forma que trabalhamos hoje.

André Fonseca
16:40 às 17:30 Melhorando sua vida com Neo4j: um guia prático para desenvolvedores Java
Melhorando sua vida com Neo4j: um guia prático para desenvolvedores Java
Eder Ignatowicz / Tiago Bento Fernandes
Nós pretendemos mostrar resumidamente o que é o neo4j, que tipo de problemas eu posso resolver, como me beneficiar na prática deste paradigma, como migrar base de dados relacional para grafos, como coexistir estes dois modelos etc.

Eder Ignatowicz / Tiago Bento Fernandes
17:40 às 18:30 Java EE passo-a-passo: o que é?
Java EE passo-a-passo: o que é?
Mauricio "Maltron" Leal
Java EE tem crescido e amadurecido de forma intensa por todo o ecossistema de Java. Hoje, acredita-se que temos um grande mercado de fabricantes, desenvolvedores e clientes que dependem desta tecnologia em torno de 850 Milho?s de Dolares. Esta palestra irá descrever o que é esta plataforma e como ela fundamentada, explicando seus serviços primários mais básicos: 1. Concorrencia 2. Transações 3. Persistencia 4. Objetos Distribuídos 5. Mensageria Assincrona 6. Serviços de Timer 7. Serviços de Diretório 8. Segurança 9. Interoperabilidade: WebServices, CORBA, REST

Mauricio "Maltron" Leal
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Marcelo de Castro

Marcelo de Castro


Experiência em desenvolvimento e treinamento em informática. Responsável técnico da Globalcode Alphaville, pós-graduado em Desenvolvimento Corporativo Java pelo IBTA, Tecnólogo em Processamento de Dados pela UNIUBE. Atua desde 2000 no desenvolvimento de sistemas, principalmente para a área acadêmica, e desde de 2004 com a plataforma Java. Palestrante em diversos eventos nacionais, instrutor das Academias Java, Web e Enterprise.


Renato Simões

Renato Simões


Professor e coordenador de inovação do Instituto Federal de Brasília IFB, é formado em Ciência da Computação e Mestre em Engenharia Elétrica, possui 11 anos de experiência com desenvolvimento Java, utilizando todo tipo de tecnologia e frameworks (do Java3D ao JavaEE). Ativista da tecnologia Java. Faz parte da coordenação do SouJava desde 2004. Curioso e inquieto ao extremo, gasta várias horas da semana envolvido com projetos de software malucos.


André Fonseca

André Fonseca


Sou um engenheiro de sistemas com mais de 10 anos de experiência desses a grande maioria foi trabalhando em desenvolvimento de sistemas em JAVA. Atualmente estou na Globo.com onde trabalho no desenvolvimento de plataformas, apis e portais utilizando outras linguagens como Python, Go e Ruby.


Bruno Borges

Bruno Borges


Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.


Eder Ignatowicz

Eder Ignatowicz


Java Champion, Tech Lead and Principal Software Engineer at Red Hat.



Edson Yanaga

Edson Yanaga


Edson Yanaga, Diretor de Experiência do Desenvolvedor da Red Hat, é Java Champion e Microsoft MVP. Também é um autor reconhecido internacionalmente e palestrante frequente em eventos internacionais, discutindo Java, Cloud Computing, DevOps, Microservices, Domain-Driven Design e Software Craftsmanship. Yanaga se considera um Artesão de Software, e acredita que todos nós desenvolvedores podemos criar um mundo melhor para as pessoas através de software melhor. Seu propósito de vida é entregar e ajudar desenvolvedores do mundo todo a também entregar software melhor cada vez mais rápido e de modo mais confiável. Hoje seu trabalho, seu hobby e seu objetivo de vida são uma coisa só: e é muito feliz por causa disso.



Felipe Augusto Pedroso

Felipe Augusto Pedroso


Engenheiro de Software com quase 10 anos de experiência em desenvolvimento e 4 anos de experiência de trabalho com evangelização de tecnologias e comunidades. Áreas de interesse: dispositivos móveis, visão computacional, desenvolvimento de jogos e chatbots.


Janario Oliveira

Janario Oliveira


"Janario Oliveira trabalha como desenvolvedor há 3 anos e já contribuiu para projetos open-source como Hibernate e Jenkins."


Mauricio "Maltron" Leal

Mauricio "Maltron" Leal


Mauricio Leal (também conhecido como Maltron) é Arquiteto de Soluções para JBoss na Red Hat e possui mais de 15 anos de experiência em tecnologias Open Source, ambientes de Alta Disponibilidade e Software de Tecnologias Móveis. Antes da Red Hat, trabalhou na Sun Microsystems (mais tarde adquirida pela Oracle) como Gerente de Programas para Desenvolvedores para toda a comunidade de Java no Brasil. Ao longo de sua carreira, obteve grandes experiências e resultados trabalhando junto com empresas de Mídia, Telecom e cooperando em projetos Governamentais em todo mercado Latino Americano. Maltron já trabalhou em outros mercados de alta tecnologia em países como a Alemanha, França e Irlanda e sempre esta procurando forma de promover Open Source não importa onde ele vai.


Michael Nascimento Santos

Michael Nascimento Santos


Michael é desenvolvedor com 19 anos de experiência na plataforma Java, além de programador há 25 anos. É Java Champion, committer do OpenJDK e membro do SouJava, além de co-líder da JSR-310 (Date & Time API) e expert em outras sete JSRs, incluindo a do Java SE 6. Hoje é CEO da Improving, empresa de consultoria, desenvolvimento e recrutamento em TI


Tiago Bento Fernandes

Tiago Bento Fernandes


Engenheiro de Software na Dextra, atua no desenvolvimento de um grande sistema financeiro e é estudante de Ciência da Computação na Unicamp




Público Alvo

Profissionais e interessados na Plataforma Java


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sexta-feira, 12 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi