Trilha Java EE

Venha conhecer as principais novidades do Java EE 7

O JavaEE é uma plataforma utilizada em grande escala por pequenas e grande corporações mundo a fora. Por meio de sua especificação esta plataforma define um conjunto ideal de funcionalidades para empresas que possuem uma visão moderna dos seus processos de negócio e produtos que demandam requisitos não funcionais, como: disponibilidade, escalabilidade e manutenibilidade. Já consolidada, a plataforma mantém o processo contínuo de evolução, sempre alinhada as tendências e necessidades do desenvolvimento corporativo. Nessa trilha veremos como tirar proveito das funcionalidades oferecidas pela plataforma, com eficiência e produtividade por intermédio de palestrantes ativos na comunidade, protagonistas do mercado que atuam em empresas que fazem o JavaEE acontecer. Venha conhecer as principais novidades do Java EE7!

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Presente e Futuro: Java EE.next() (STADIUM)
Presente e Futuro: Java EE.next() (STADIUM)
Bruno Borges
O Java EE começou bem, quando nas primeiras versões resolveu problemas de computação distribuida com padrões e tecnologias abertas. Hoje, estes problemas continuam a existir, mas a tecnologia evoluiu e nos trouxe agilidade e modernidade no desenvolvimento de soluções. Muito mais produtividade e simplicidade para desenvolver aplicações Web, de integração, ou serviços de negócio. Outras tecnologias, como Spring, Wicket, WebBeans, Seam, e tantas outras influenciaram, e continuarão a influenciar. O que esperar agora do Java EE no futuro?

Bruno Borges
11:10 às 12:00 Como aproveitar os novos recursos do Java EE 7
Como aproveitar os novos recursos do Java EE 7
Denis Tiago / Rodrigo Santos
A plataforma Java EE evolui mais uma vez, e nesta evolução vieram desde a simplificação no uso de algumas apis até introdução recursos que vão possibilitar mudanças no design de nossas aplicações. O objetivo dessa palestra é demonstrar de forma pratica, como se aproveitar dos beneficios de alguma das principais novidades do Java EE 7. Falaremos sobre as mudanças e introdução das especificações abaixo: Bean validation 1.1, Batch API, Servlet3.1, Websockets e Jms2.

Denis Tiago / Rodrigo Santos
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 EJB + JPA - Boas práticas e Dicas
EJB + JPA - Boas práticas e Dicas
Hébert Coelho de Oliveira
"Falaremos sobre EJB 3.1 e EJB 3.2. O que já existe mas não é utilizado, e o que virá de novidade. JPA 2 e JPA 2.1. O que há de novo na nova versão do JPA, boas práticas, vantagens e desvantagens em diversas abordagens no JPA. [="

Hébert Coelho de Oliveira
14:10 às 15:00
Do Modelo (JPA + QueryDSL) à Visão (JSF) com código limpo (STADIUM)
Do Modelo (JPA + QueryDSL) à Visão (JSF) com código limpo (STADIUM)
Edson Yanaga
Um caso de uso bastante comum em sistemas que utilizam JSF é a criação de formulários de consulta utilizando vários critérios diferentes (com muitos deles opcionais). Partindo dos dados dos formulários costuma-se criar código inundado de condições (IFs) e com checagem de nulos (!= null) para compor Strings que resultam em consultas JPA. QueryDSL é uma ferramenta útil e produtiva para garantir a geração de Queries JPA 100% type-safe sem a concatenação dessas Strings e com outras facilidades como o auto-complete em IDEs. Nesta palestra demonstraremos como fazer o uso intensivo de tipos customizados, Converters, Null Objects e QueryDSL para produzir uma arquitetura enxuta, produtiva e type-safe no desenvolvimento deste caso de uso partindo do Modelo (JPA + QueryDSL) à visão (JSF).

Edson Yanaga
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 JSF turbinado com Twitter Bootstrap e Java EE
JSF turbinado com Twitter Bootstrap e Java EE
Filipe Névola
A web atual exige responsividade para que seu sistema se comporte bem em qualquer dispositivo mas como alcançar isto utilizando JSF? O Twitter Bootstrap é um framework front-end que auxilia no desenvolvimento web para vários dispositivos (desktop, smartphones e tablets). Saiba como combinar estas tecnologias e ainda utilizar os recursos do Java EE para obter mais produtividade.

Filipe Névola
16:40 às 17:30 Aplicações HTML5 com Java EE 7 e NetBeans
Aplicações HTML5 com Java EE 7 e NetBeans
Bruno Borges
Desenvolva aplicações em HTML5 e Java EE 7 dentro do NetBeans. Veja como utilizar frameworks JavaScript como Backbone e jQuery, e os bootstraps de HTML5 como o Twitter Bootstrap e o Boilerplate. No Java EE 7, obtenha os benefícios de WebSockets, Server Sent Events e JAX-RS 2.0! A plataforma de desenvolvimento NetBeans traz na sua versão 7.3 excelentes funcionalidades para criar aplicações HTML5, com integração de JavaScript (e debug) em navegadores WebKit como Google Chrome. Do outro lado, temos o Java EE 7 para o desenvolvimento de serviços RESTful com a nova especificação JAX-RS 2.0. No NetBeans, crie arquivos Backbone.js para os serviços RESTful e tenha acesso direito e rápido aos serviços REST.

Bruno Borges
17:40 às 18:30 JAX-RS 2.0, as novidades do padrão para desenvolvimento REST
JAX-RS 2.0, as novidades do padrão para desenvolvimento REST
Fabio Velloso
Venha conhecer as novidades da API de desenvolvimento de REST da plataforma Java EE. Com novas funcionalidades que irão tornar o desenvolvimento mais simples, produtivo e divertido: Client API, Asynchronous Processing, Filters e Interceptors

Fabio Velloso
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Otávio Santana

Otávio Santana


Empowering staff-plus engineers to deliver highly scalable software on the cloud, so they can become influential in their companies and in the market, and move their technical careers to the next level.

Otavio is a passionate architect and software engineer focused on cloud and Java technologies. He has deep expertise in polyglot persistence, and high-performance applications in the areas of finance, social media, and e-commerce.

As an open-source contributor, Otavio is directly involved in the Java world as an expert leader in several specifications both at the Java Community Process (JCP) and at the Eclipse Foundation. His work on the Apache and Eclipse Foundations helps projects such as MicroProfile and Jakarta EE to flourish.



Filipe Névola

Filipe Névola


Filipe é líder de Desenvolvimento na TecSinapse. Atua com Java, JavaScript e web em geral há mais de 10 anos. É graduado em Ciência da Computação pela UEMS.


Bruno Borges

Bruno Borges


Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.


Denis Tiago

Denis Tiago


Atua como programador java há 6 anos, passando por empresas de diversos segmentos entre eles financeiro, telecom e fiscal. Formado em sistemas de informação pela uninove, possui as certificações scjp e scwcd.


Edson Yanaga

Edson Yanaga


Edson Yanaga, Diretor de Experiência do Desenvolvedor da Red Hat, é Java Champion e Microsoft MVP. Também é um autor reconhecido internacionalmente e palestrante frequente em eventos internacionais, discutindo Java, Cloud Computing, DevOps, Microservices, Domain-Driven Design e Software Craftsmanship. Yanaga se considera um Artesão de Software, e acredita que todos nós desenvolvedores podemos criar um mundo melhor para as pessoas através de software melhor. Seu propósito de vida é entregar e ajudar desenvolvedores do mundo todo a também entregar software melhor cada vez mais rápido e de modo mais confiável. Hoje seu trabalho, seu hobby e seu objetivo de vida são uma coisa só: e é muito feliz por causa disso.



Fabio Velloso

Fabio Velloso


Fabio Velloso trabalha com Java desde 1996, e desenvolvendo projetos para instituições financeiras, telecomunicações e de varejo usando a tecnologia Java para o desenvolvimento de aplicações baseadas em Java EE, integração de sistemas legados e segurança. Fundador e diretor da SouJava, Fábio possui vasta experiência como palestrante em conferências brasileiras como JustJava, Café Brasil, Abaporu, universidades e outros eventos JUG. Professor na Universidade Federal de São Carlos, e adota ferramentas de open source como NetBeans, Glassfish e Jersey para ensinar SOA, Web Services e REST. Atualmente desenvolve projetos pessoais com Big Data, Cloud, Design Thinking, Service Design e Economia Criativa.


Filipe Névola

Filipe Névola


Filipe é líder de Desenvolvimento na TecSinapse. Atua com Java, JavaScript e web em geral há mais de 10 anos. É graduado em Ciência da Computação pela UEMS.


Hébert Coelho de Oliveira

Hébert Coelho de Oliveira


Analista Desenvolvedor Sênior / Pós Graduado em Engenharia de Software / Scrum Master / Professor. Autor do Livro JSF Eficaz e atualmente escrevendo livro sobre JPA. Revisor oficial do livro Primefaces Cookbook. Criador do blog uaiHebert.com que já teve mais de 600 mil acessos por mais de 170 países.


Rodrigo Santos

Rodrigo Santos


É um desenvolvedor experiente, com 9 anos de experiência com a plataforma Java. Atualmente contribui para a evolução do NetBeans através do programa NetCAT. É formado em análise de sistemas e trabalha na empresa TecSinapse como desenvolvedor.



Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sábado, 13 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi