Trilha NOSQL

.

Volumes de dados e capacidade de processamento como nunca vimos antes: essa é a nossa nova realidade e para tirarmos proveito disso, precisamos também de novas formas de armazenamento de dados. O movimento NoSQL surgiu em 2009 para trazer novas opções de ferramentas e modelos de dados capazes de atender as necessidades de uma nova geração de aplicações. Nesta trilha, iremos discutir diversas ferramentas NoSQL, tendências, as últimas novidades da área e como VOCÊ pode usar essa tecnologia para criar aplicações incríveis.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Introdução ao Redis
Introdução ao Redis
Wanderlei Souza / Denis Tiago
Redis é um banco não relacional para persistência e gerenciamento de estrutura de dados complexas. O objetivo da palestra é apresentar o Redis em exemplos práticos utilizados na arquitetura do apontador.com, uma das 20 maiores audiências do Brasil.

Wanderlei Souza / Denis Tiago
11:10 às 12:00 NoSQL e Plataforma Windows Azure
NoSQL e Plataforma Windows Azure
Rogério Cordeiro
Nessa sessão, você aprenderá com várias demonstrações o que é e como utilizar o Windows Azure Storage (table, blob, queue), ótima opção criação de aplicações que precisam de alta escalabilidade de dados e conceitos de NoSQL.

Rogério Cordeiro
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Resolvendo gargalos do banco de dados relacional com NOSQL
Resolvendo gargalos do banco de dados relacional com NOSQL
Anthony Marques
A palestra trata sobre alguns problemas gerados por banco de dados relacionais e como o NoSql foi uma solução para os problemas de desempenho para o site ingresse.com

Anthony Marques
Grafos em prática
Grafos em prática
Priscila Mayumi Sato
Aprenda um pouco sobre banco de dados de grafos e veja uma utilização prática, como pensando em como será o modelo, subir um banco na Amazon e adicionar dados via REST

Priscila Mayumi Sato
BigData e Agile Analytics
BigData e Agile Analytics
Luca Bastos
O que é Big Data, quando temos Big Data, o que estão fazendo por aí com Big Data mais aspectos filosóficos e éticos de Big Data E o que é Agile Analytics, para que é usado e como é usado. Por que chamar assim ao invés de Machine Learning, Predictive Analytics, Collective Intelligence, etc.

Luca Bastos
14:10 às 15:00
Doing NoSQL with MariaDB, a MySQL branch/fork? (STADIUM)
Doing NoSQL with MariaDB, a MySQL branch/fork? (STADIUM)
Colin Charles
These days, all the talk is about NoSQL and other cool databases that are doing things as key/value stores, column stores, big data and other trends. However the relational database model (RDBMS) has been around for decades and multiple databases from commercial to opensource implement this in a sensible fashion. MariaDB & MySQL are leading this trend. MariaDB is a RDBMS which is described as a better MySQL. It is fully compatible with MySQL and has more features than MySQL so for the intent of this talk, we will focus on MariaDB.

Colin Charles
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Utilizando Redis e Cassandra para criar um sistema de monitoração escalável
Utilizando Redis e Cassandra para criar um sistema de monitoração escalável
Juliano Martinez / Marcus Vechiato
Ter histórico de dados para identificar padrões e fazer o capacity planing acertivo é o sonho de toda grande empresa. Mas quão fácil é fazer isso quando se tem mais de 15 mil servidores e 224 mil serviços checados de minuto em minuto com crescimento constante? Como podemos escalar esse sistema e ter respostas em tempo real para prever degradação de ambientes críticos? Passamos por diversos sistemas de monitoração mas nenhum conseguia ser resiliente ao nivel que nosso negócio precisa, ser tolerante a falha, fornecer os dados em tempo real mesmo falando em histórico de dados com mais de um ano de coleta. Depois de muitos estudos chegamos ao check_mk que podemos classificar como ?nagios on steroids?, mas ainda assim ele não tinha um backend de dados escalavél e distribuido, nesse caso a solução para os nossos problemas foi criar a integração com o leela ( https://github.com/locaweb/leela ) um sistema escalavel de metricas e coleta de dados desenvolvido pela locaweb. Usando o leela como backend foi possivel criar um integração rápida e simples, ganhando todos os recursos que o cassandra pode oferecer, tivemos nós perdidos por falha de hardware e humana, migração de datacenter e apesar de tudo nenhum dado foi perdido. No estado atual da nossa monitoração, todos os servidores que vão para produção são inseridos automaticamente na monitoração via cfengine, todos os dados de coleta são gravados no leela ( atualmente 75 mil escritas por segundo no cassandra com 12 nós usando replication factor de 3, conseguimos fazer a média de 10k leituras por processo por segundo, usando um total de 1.5t de dados por mês ), ainda existem algumas otimizações a serem feitas no check_mk assim diminuiremos o envio das coletas de segundos para milisegundos, mas em relação ao cassadra o unico comentário é: o cassandra é impressionante.

Juliano Martinez / Marcus Vechiato
16:40 às 17:30 MongoDB: agregação através de exemplos
MongoDB: agregação através de exemplos
Luciano Ramalho
Há três mecanismos para agregação de dados no MongoDB: map-reduce, funções nativas e, desde a versão 2.1, o Aggregation Framework, que poderia ser chamado "map-reduce on rails". Este framework consiste de 8 operadores fundamentais que, quando combinados, permitem realizar consultas mais sofisticadas que as funções nativas de agregação, e de forma bem mais simples e fácil de manter que o tradicional map-reduce. Nesta palestra veremos os 8 operadores do Aggregation Framework em exemplos didáticos cuidadosamente projetados para ilustrar como eles funcionam e como podem ser combinados.

Luciano Ramalho
17:40 às 18:30 Comparação de desempenho entre bancos SQL e NoSQL
Comparação de desempenho entre bancos SQL e NoSQL
Mauro Pichiliani
O emprego de tecnologias associadas a bancos de dados NoSQL ainda é encarado com certa cautela e estranheza por diversos profissionais, especialmente aqueles que já trabalham com bancos de dados SQL há um bom tempo. Uma das maneiras práticas de argumentar a avaliação ou mesmo o emprego da tecnologia NoSQL em sistemas importantes de bancos de dados é a comparação com os bancos SQL, que atualmente representam a tecnologia padrão para a manipulação de dados estruturados nas empresas. Esta palestra apresenta uma comparação de desempenho com critérios científicos, valores comparativos, confiança estatística e rigor para medir e analisar quantitativamente o tempo de execução de instruções necessárias para inserir, atualizar, modificar, remover e consultar dados armazenados em bancos de dados SQL e NoSQL.

Mauro Pichiliani
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Alexandre Porcelli

Alexandre Porcelli


Hi, I?m Alex Porcelli, Welcome to my website! I?m 35 years old Brazilian who lives in Greater Boston Area, MA. I?m Principal Software Engineer at JBoss by Red Hat and proud member of Drools and jBPM team and co-founder of UberFire. Back in the days, I created the first noSQL conference in Brazil, creating a great community.



Fabiane Bizinella Nardon

Fabiane Bizinella Nardon


Fabiane Bizinella Nardon é mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e Doutora em Engenharia Elétrica pela USP. Ela foi arquiteta do Sistema de Saúde de São Paulo, considerado o maior sistema JavaEE do mundo e vencedor do Duke?s Choice Award de 2005. Liderou e lidera várias comunidades, incluindo a JavaTools Community no java.net, onde nasceram mais de 800 projetos open source. Palestrante frequente em conferências no Brasil e exterior, foi autora de diversos artigos técnicos e membro dos comitês de programa de conferências como JavaOne, OSCON, TDC, QConSP. Foi escolhida Java Champion pela Sun Microsystem, como reconhecimento de sua contribuição para o ecosistema Java. Atualmente é Chief Data Scientist da Tail, empresa que produz soluções



Anthony Marques

Anthony Marques


Manauara, 24 anos, desenvolvedor Java e PHP com poucos anos de experiência no mercado, mas que já liderou um projeto de migração de banco de dados e que além de tecnologia gosta de musculação.


Colin Charles

Colin Charles


Colin Charles works on MariaDB at Monty Program Ab. He lives in Kuala Lumpur, Malaysia and had worked at MySQL since 2005. Before joining MySQL, he worked actively on the Fedora and OpenOffice.org projects. He's spoken at many conferences - multiple LinuxCon's (N. America, Europe, Japan), O'Reilly Velocity/OSCON, linux.conf.au, The MySQL Conference & Expo, foss.in, to name a few.


Denis Tiago

Denis Tiago


Atua como programador java há 6 anos, passando por empresas de diversos segmentos entre eles financeiro, telecom e fiscal. Formado em sistemas de informação pela uninove, possui as certificações scjp e scwcd.


Juliano Martinez

Juliano Martinez


Lead System Engineer na locaweb aficionado por python e tecnologias esquisitas, aprende o que não gosta só para poder reclamar com categoria e joga wow no tempo livre.


Luca Bastos

Luca Bastos


Engenheiro, empreendedor por 17 anos e desenvolvedor desde os tempos dos cartões perfurados. Organizador e palestrante no Agile Brazil 2012 e 2013. Organizador e futuro palestrante no AgileTrends 2013, Keynoter no TWBRAway Day 2012. Palestras: TDC 2013, 2012, 2010, Qcon 2011 e 2010, CaipiraÁgil 2013 e 2012, DevCamp 2013, AgileVale 2013, AgileRio 2013, AgileBrazil 2011, RubyConf 2010 e outros. Atualmente trabalha na ThoughtWorks


Luciano Ramalho

Luciano Ramalho


Consultor na ThoughtWorks, autor do livro Fluent Python (O'Reilly) / Python Fluente (Novatec), e co-fundador do Garoa Hacker Clube.



Marcus Vechiato

Marcus Vechiato


Especialista em administração de sistemas com mais de 15 anos de experiência em ambientes críticos de internet, incluindo alguns dos maiores portais do Brasil.


Mauro Pichiliani

Mauro Pichiliani


Mauro Pichiliani é bacharel em Ciência da Computação, mestre e doutor pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Trabalha há mais de 15 anos utilizando diversas tecnologias de programação e já participou de projetos envolvendo aplicações móveis, realidade virtual, bancos de dados e aplicações Web. É pesquisador e cientista do laboratório de pesquisa da IBM no Brasil e mantenedor do DatabaseCast (@databasecast), o podcast brasileiro sobre banco de dados.



Priscila Mayumi Sato

Priscila Mayumi Sato


Priscila Sato é formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, reconhecida MTAC da Microsoft desde 2013, e já foi bem ativa na comunidade de desenvolvimento de software.


Rogério Cordeiro

Rogério Cordeiro


Rogerio Cordeiro, 15 anos de experiência no mercado de TI com foco em engenharia e desenvolvimento de software, Engenheiro Eletricista (Telecomunicações), Prof. de Pós-Graduação da Universidade Positivo e MCSD. Hoje é Technical Evangelist da Microsoft Brasil, especialista em computação em nuvem e Windows Azure Champ.


Wanderlei Souza

Wanderlei Souza


Arquiteto do Mckinsey Digital Labs, Java Duke's choice award winner, com mais de vinte anos de experiência em desenvolvimento de software. Especialista em soluções de testabilidade e arquiteturas de microsserviços, graduado pela FCI Mackenzie, pós-graduado pela PUC-Camp e mestre em engenharia de software pelo IPT.



Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Quinta-feira, 11 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi