Trilha PHP

Qualidade, Performance e Robustez em linguagem script

PHP é a linguagem script mais utilizada na internet, movendo boa parte da maior rede social existente. A intenção dessa trilha é promover palestras e discussões abordando boas práticas, qualidade de software, novas features, projetos, frameworks e ferramentas atuais.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Composer para gestão de dependências
Composer para gestão de dependências
Rogerio Prado de Jesus
Será apresentada a ferramenta Composer, o conceito de gestão de dependências, e como o Composer resolve esse problema no ambiente PHP. Mostrará como grandes projetos abertos já utilizam o Composer, e como você pode começar a utilizá-lo tanto em seus novos projetos quanto nos já existentes.

Rogerio Prado de Jesus
Automação e Deploy com Phing
Automação e Deploy com Phing
Hussani Oliveira
Quanto tempo você gasta com tarefas repetitivas? Nesta palestra vou mostrar como ganhar tempo automatizando processos com o Phing.

Hussani Oliveira
RAD: Criando API utilizando os componentes do Respect
RAD: Criando API utilizando os componentes do Respect
Ivan Rosolen
Nessa palestra vamos ter um overview de criação de ambiente e instalação dos componentes necessários para começar um projeto utilizando o Respect para criar API. Depois passamos para exemplos práticos de como criar os métodos da API usando Respect/Route para criar as chamadas da nossa API,Respect/Validation para garantir integridade dos dados e Respect/Relational para camada de abstração do banco de dados.

Ivan Rosolen
11:10 às 12:00 Criando Webservices ultra rápidos com PHP Phalcon e MongoDB (STADIUM)
Criando Webservices ultra rápidos com PHP Phalcon e MongoDB (STADIUM)
Luiz Gustavo Gavinho
Phalcon é um framework PHP ultra rápido, talvez o mais rápido da atualidade. Ser uma extensão em C e compilado explica muita coisa. Mas ele também é bem completo e possui uma arquitetura segmentada que te permite construir de forma muito simples APIs robustas, e quando usadas com MongoDB você tem um webservice pronto para suportar milhares de usuários. Tópicos: - Conceitos rápidos - Benchmark Charts de Frameworks PHP - Benchmark Charts de Banco de Dados - Meu próprio benchmark - Como eu fiz o benchmark em duas camadas (backend e front-end) - Por que PHP Phalcon e MongoDB? - Considerações para instalação - Arquitetura de uma API com Phalcon/MongoDB - Padrões e documentação - Demonstração

Luiz Gustavo Gavinho
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Virtualização e Provisionamento de ambientes com Vagrant e Puppet
Virtualização e Provisionamento de ambientes com Vagrant e Puppet
Lucas Nascimento Arruda
Você já parou pra pensar que sua stack de desenvolvimento (Apache, PHP, MySQL, etc) consome recursos de sua máquina do trabalho ou pessoal em momentos que você não está desenvolvendo? E quanto ao setup de ambiente e as muitas configurações que precisamos fazer a cada projeto novo que chega ou quando algum membro novo entra no time? Logo depois, como garantir que todos do time estão utilizando exatamente as mesmas versões para garantir máxima compatibilidade entre os diversos ambientes (local, staging, produção, etc)? Venha conhecer como a combinação entre duas tecnologias irá automatizar bastante processo manual economizando tempo e recursos e garantindo maior compatibilidade.

Lucas Nascimento Arruda
14:10 às 15:00
Google App Engine e PHP
Google App Engine e PHP
Antonio Marin Neto
Há pouco tempo o Google adicionou a linguagem líder na web em sua plataforma App Engine como feature mais pedida em sua comunidade.

Antonio Marin Neto
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 High Performance Drupal with MARIADB
High Performance Drupal with MARIADB
Colin Charles
Atrás de cada site Drupal bem sucedido, há um Banco de Dados bem tunado. Não é nenhum segredo que um Mysql em configuração default não conseguiria ir muito longe - daí a necessidade da arte do Tuning em MySQL para Drupal em escala. MariaDB é um substituto à altura para o MySQL, que têm ganhado muita força nos últimos tempos, e tende a ser o padrão na escolha em muitas distribuições agora. Com seu conjunto de recursos adicionais, podemos tirar vantagem de seu otimizador de Queries melhor, mais performance em Cache de Chaves, um pool de threads opensource para várias conexões com queries curtas rodando e commit agrupado de log binário para quando o seu banco de dados precisa crescer para além de uma única instância para uma replicada. Saiba mais sobre os casos usando GIS com Drupal e MariaDB. Saiba como tirar proveito dos novos recursos do MariaDB fazendo o Drupal escalar. A palestra também vai tocar em novos desenvolvimentos no MariaDB Galera Cluster e como isso pode ser usado para escalar leitura / gravação do Drupal. Em conclusão, haverá também um estudo de caso com um site popular, com mais de 50.000 entradas, escalando melhor com o MariaDB. Como um aparte, Drupal foi um dos primeiros projetos opensource que MariaDB recomendada ao lado de MySQL que está em uma grande virada de eventos global.

Colin Charles
16:40 às 17:30 PHP e Azure na Prática
PHP e Azure na Prática
Vinícius Souza
Vinicius Souza realizará um walktrhough desde a preparação do ambiente azure à configuração de uma aplicação PHP na Plataforma Cloud da Microsoft

Vinícius Souza
17:40 às 18:30 Fishbowl com os Palestrantes da Trilha PHP
Fishbowl com os Palestrantes da Trilha PHP
Vinícius Souza / Colin Charles / Rogerio Prado de Jesus / Hussani Oliveira / Ivan Rosolen / Antonio Marin Neto / Luiz Gustavo Gavinho / Lucas Nascimento Arruda
A idéia é realizar um debate de questões levantadas pelos participantes ao longo dia com os palestrantes. Aproveite este momento para saber mais sobre as palestras e mesmo aprender mais sobre outros assuntos.

Vinícius Souza / Colin Charles / Rogerio Prado de Jesus / Hussani Oliveira / Ivan Rosolen / Antonio Marin Neto / Luiz Gustavo Gavinho / Lucas Nascimento Arruda
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Anderson Casimiro

Anderson Casimiro


Comecei a programar em 1988, profissionalmente em 2001 e tenho evoluído times de desenvolvimento desde 2011. Atuo com a comunidade PHP desde 2008 e sou entusiasta do mundo Opensource desde 2003. Acredito que programar é direito de todos e meu objetivo de vida é facilitar isso.



Ivo Augusto Neves Nascimento

Ivo Augusto Neves Nascimento


Analista de Sistemas focado em práticas de D.D.D., licenciando em matemática, pesquisador amador de algorítmos de inteligência coletiva e análise de negócios.


Antonio Marin Neto

Antonio Marin Neto


Neto Marin trabalha há 13 anos com desenvolvimento de software, com passagens por grandes empresas brasileiras e principalmente no mercado de comunicação / mobilidade. Há mais de 5 anos no Google trabalhando inicialmente na área de Andriod Developer Relations, Neto está agora como evangelista técnico da plataforma Actions on Google (AoG) que permite aos desenvolvedores a criarem apps que funcionam com o Google Assistant.



Colin Charles

Colin Charles


Colin Charles works on MariaDB at Monty Program Ab. He lives in Kuala Lumpur, Malaysia and had worked at MySQL since 2005. Before joining MySQL, he worked actively on the Fedora and OpenOffice.org projects. He's spoken at many conferences - multiple LinuxCon's (N. America, Europe, Japan), O'Reilly Velocity/OSCON, linux.conf.au, The MySQL Conference & Expo, foss.in, to name a few.


Hussani Oliveira

Hussani Oliveira


Hussani Oliveira tem uma extensa carreira, desde 2010 trabalhando com agências, startups e diversos produtos digitais. Atualmente trabalha no QuintoAndar, a maior imobiliária digital do Brasil. Sendo um entusiasta de compartilhamento de conhecimento, é co-organizador na comunidade Golang SP.


Ivan Rosolen

Ivan Rosolen


Ivan Rosolen atua há mais de 15 anos como profissional de TI desenvolvendo sistemas web/desktop e aplicativos mobile. Head of Innovation na Arizona e membro ativo da comunidade PHP sendo um dos fundadores do Grupo de Desenvolvedores PHP de São Paulo - PHPSP


Lucas Nascimento Arruda

Lucas Nascimento Arruda


Personalidade singular, líder/empreendedor por vocação e entusiasta OpenSource. Lucas atualmente trabalha como Arquiteto de Software na CI&T e está na estrada há mais de 10 anos, trabalhando com Cloud Computing e Big Data. Reconhecido como Google Developer Expert (GDE), os últimos projetos em que se envolveu tiveram grande foco em ETL e Analytics com Big Data para grandes clientes. Como Google Authorized Trainer & Qualified Developer, já treinou mais de 200 profissionais em Google Cloud Platform em suas dezenas de turmas.



Luiz Gustavo Gavinho

Luiz Gustavo Gavinho


Empreendedor e programador. Mais de 18 anos de experiência com projetos inovadores de tecnologia nacionais e internacionais. Nos primórdios do nascimento da Internet no Brasil criou diversos ecommerces. Foi CTO da Ingresse. E atualmente é co-fundador e CTO da Midiacode e Business Developer na FPFtech.


Rogerio Prado de Jesus

Rogerio Prado de Jesus


Desenvolvedor, consultor de TI e "OpenSourcer" no GitHub. Evangelista da comunidade PHPSP, Analista na Caixa, Consultor na Quatro Elementos e Proprietário da PradoJ.com. Tecnólogo em PD pela FATEC-SP. Mantém o blog RogerioPradoJ.com


Vinícius Souza

Vinícius Souza


Bacharel em Ciência da computação com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento utilizando diferentes plataformas. Atualmente trabalha como evangelista de desenvolvimento no time de audiência técnica da Microsoft. Além da paixão por tecnologia, pratica automodelismo off road, joga muito game e está aprendendo a tocar guitarra.




Público Alvo

Estudantes, Profissionais PHP e Profissionais de outras tecnologias que desejam realizar integrações ou aprender mais sobre a Plataforma PHP


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sábado, 13 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi