Trilha Agile
Valor de negócio, visibilidade do progresso e software íntegro

Compreenda como várias empresas tem conseguido desenvolver soluções computacionais: orientadas aos valores de negócio; monitoradas por gestão simples mas adaptativa de projetos e fundamentada pela produção íntegra de software.

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
Desenvolvimento Orgânico de Software com User Stories (STADIUM)

Contar histórias é uma forma interessante de engajar leitores em um determinado assunto. Ser capaz de desenvolver software contando histórias é uma forma simples e orgânica de mostrar evolução do conhecimento de um time sobre processos de negócios, envolvendo todo o time através de uma linguagem comum.

User Stories escrevem de um modo ágil os requisitos do usuário no desenvolvimento de software, instigando os valores ágeis num projeto. Mesmo sendo criadas no XP, elas são uma excelente forma de Backlog no Scrum ou Kanban. Elas auxiliam na identificação do valor de negócio dos requisitos e focam-se totalmente no usuário final.

Dicas serão apresentadas para obter boas histórias de usuários. Do outro lado da moeda, bad smells também serão discutidos para evitar problemas em seu uso.

11:10 às 12:00
Antipatterns Ágeis

A adoção de metodologias ágeis visivelmente cresce no mundo. Não fazemos mais software como nos anos 90: os processos são cada vez mais dinâmicos para acompanhar as mudanças e inovações e o conhecimento das pessoas é cada vez mais valorizado. Mas como acontece essa transição nas organizações?

O conceito de desenvolvimento ágil de software é bastante amplo, podendo ser adaptado para diferentes realidades. É um agregado de práticas, métodos e cultura. Isso cria espaço para diferentes interpretações que podem resultar em falhas e fracassos, falsamente embasados sobre princípios "ágeis". São aí que aparecem os anti-patterns: padrões que parecem benéficos mas que na prática trazem um resultado contrário ao esperado.

Que padrões são esses? Como podem ser evitados ou corrigidos? Onde está o erro? Essa palestra mostra diversos exemplos desses padrões e onde estão as diferenças de interpretação que os causam.

12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Software Kaizen - Aceleração de equipes a partir de uma imersão temporária em ambiente de alto desempenho

Se você acredita na importância da adoção de metodologias ágeis na qualificação de equipes de desenvolvimento de software, mas não sabe como é possível realizar a aceleração dessas equipes. Então venha participar dessa palestra. Nós iremos apresentar um método de ensino premiado e inovador, chamado Software Kaisen, que tem resultado tanto em um incremento do grau de adoção de práticas ágeis, quanto em um incremento na velocidade das equipes.
Diário de bordo de um desenvolvedor de software remoto

A cada dia que passa fica mais fácil e viável trabalhar remotamente, e já tem muita gente entregando software dessa forma. Vou mostrar, do meu ponto de vista, como funciona o trabalho remoto, algumas das práticas, como começar e também as ferramentas que mais facilitam esta forma de trabalho.
14:10 às 15:00 15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Clean Code - Escrevendo código com qualidade!

Escrever código com baixa qualidade, de forma ilegível e confusa pode até funcionar! No entanto, atitudes como essa, conscientes ou não, resultam na contração de uma dívida que cobra juros altos, pagos com a perda constante de produtividade.

Com o passar do tempo, os custos de desenvolvimento e manutenção do projeto aumentam, ficando cada vez mais caro e demorado criar novas funcionalidades e realizar qualquer tipo de modificação, sem falar na quantidade de defeitos.

Esse problema pode trazer prejuízos financeiros e até afetar a imagem da empresa no mercado.

Outro reflexo negativo é a rotatividade da equipe, que em muitos casos acaba desistindo do projeto por não suportar mais a pressão e o ambiente caótico.

Muitas vezes, a melhor opção realmente acaba sendo jogar tudo fora e fazer de novo.

Na palestra de Clean Code serão abordados tópicos relacionados principalmente a responsabilidade e profissionalismo no desenvolvimento de software. Pontos importantes como motivação, qualidade de código, métricas, técnicas de refactoring, desenvolvimento orientado a testes e boas práticas para manter o código limpo e evitar muitas dores de cabeça no futuro!

16:40 às 17:30
Experiências, Erros e Acertos em Projetos Ágeis

Nesta palestra você verá as principais lições aprendidas em projetos de desenvolvimento ágil, abordando erros e acertos em projetos que vão desde startups até grandes corporações
17:40 às 18:30
Continuous Delivery - Em busca da entrega perfeita! (STADIUM)

Exemplificar, automatizar e acima de tudo facilitar a entrega de valor constante à nossos clientes. Este é o propósito desta palestra que visa levar até o ouvinte boas práticas, padrões e troca de experiências obtidas na aplicação de Continuous Delivery durante os últimos anos.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 17 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local



Público Alvo

Desenvolvedores de software e profissionais que participam diariamente de atividades de desenvolvimento ou manutenção de software. Interessados em entender a diferença entre metodologias prescritivas e adaptativas na prática: XP, Scrum, Lean e Kanban.