Trilha Análise de Negócios
Recomendar soluções para que uma organização atinja seus objetivos

A análise de negócios possibilita entender a estrutura, as políticas e operações de uma organização e recomendar soluções para que esta atinja seus objetivos. E, na criação de produtos de software, Fred Brooks certa vez disse o seguinte: "A correta definição sobre o que precisa ser feito é a parte mais difícil do desenvolvimento de sistemas. Nenhuma outra compromete tanto um projeto quando mal executada. E nenhuma é mais difícil de ser corrigida". Portanto, seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios vem cada vez mais contribuindo para a melhoria do processo de criação de soluções de negócio baseadas em software. É sob a análise destes temas, com palestras instrutivas e casos de sucesso e fracasso, que esta trilha propõe reunir quem se desafia a conceber soluções de software para problemas do dia-a-dia de indivíduos e organizações.

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
Sobrevivendo ao caos mudança de requisitos

Pelos mais diversos motivos os requisitos mudam, muitas vezes ainda durante o seu desenvolvimento. Como reagir de maneira ágil à mudança, sem perder o controle do que exatamente o sistema deve entregar para o cliente, em meio ao ambiente caótico do desenvolvimento de software? Essa palestra apresenta formas de gerenciar os requisitos, mostrando exemplos práticos com as melhores técnicas e ferramentas de mercado.
11:10 às 12:00
Voto Como Vamos: como melhoramos a campanha política de Porto Alegre em 2012.

Visando o engajamento de cidadãos de POA com a política, surgiu o Voto Como Vamos. Através de crowdfunding e de uma parceria com a ThoughtWorks, foi criada uma plataforma onde todos os candidatos teriam o mesmo espaço e voz. Desenvolvido utilizando RoR, postgreSQL, Websolr, entre outros, o app tem código aberto, visando a expansão para outras cidades (já replicado em Caxias do Sul). Falaremos sobre o processo de crowdfunding, os resultados, os desafios técnicos e de negócio que enfrentamos.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Product Hacks: Como criar produtos que fisgam usuários e que eles amam

Nessa palestra vamos falar sobre como criar produtos que fisgam usuários e fazem com que seus usuários o utilizem como um hábito. Vamos explicar um modelo de "hooks" que está sendo utilizado por startups e grandes empresas para melhorar o design e a experiencia dos usuários.
14:10 às 15:00
Que contribuições a Análise de Negócios pode fazer no ciclo de vida de produtos de tecnologia? (STADIUM)

Esta palestra examinará as contribuições que a macro-disciplina Análise de Negócios pode fazer na criação de produtos de tecnologia. Compartilharei pontos altos e baixos que experimentei nos últimos 20 anos criando produtos de software para grandes empresas.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Estamos entregando o que o realmente o cliente deseja? Um caso prático para gerenciar as mudanças de requisitos e melhorar a análise de negócio.

Esta palestra apresenta a forma que a empresa conduziu a definição de sua nova metodologia de gestão de negócio e requisitos. Também aborda como essa metodologia permite o reuso efetivo de requisitos, através de uma ferramenta, nos projetos de manutenção e as lições aprendidas durante a elaboração e utilização da metodologia voltadas para Órgãos Públicos.
16:40 às 17:30
Os desafios na gestão de roadmap de produto em equipes ágeis (STADIUM)

Queremos apresentar uma forma leve, direta e honesta de gerenciar roadmap de produto, gerando maior alinhamento entre o desenvolvimento e a estratégia da organização. Apresentar como priorizar, estimar e engajar as pessoas para atingir os resultados esperados. Demonstrar como analisar, planejar e entregar as funcionalidades em uma equipe ágil, multidisciplinar e com diversas tecnologias envolvidas. Também queremos abordar como ocorre a metamorfose das funcionalidades conforme o tempo vai passando, desde sua concepção, até sua entrega.
17:40 às 18:30
Analista de Negócios e seu comportamento fora de projetos de Software

Como o Analista de Negócio pode entregar soluções para o cliente, sem que a mesma seja um software ? Uma releitura das boas praticas do AN voltadas para um mercado competitivo em busca de soluções.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 16 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local



Público Alvo

Analistas de negócios, analistas de requisitos, POs e etc.