Trilha Arquitetura
Tendências, tecnologias, futuro e o arquiteto!

A arquitetura das aplicações é uma peça chave para o sucesso do seu projeto de software. Esta trilha vai apresentar as principais tendências de mercado em termos de tecnologias e métodos com palestras que são úteis para as mais diversas linguagens e plataformas de programação.

Coordenação

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
OSGi, ESBs e JBoss Fuse - a saga! (STADIUM)

Você já deve ter ouvido falar sobre o termo 'OSGi'. Sabe o que realmente ele significa e como ou quando utilizá-lo no desenvolvimento de suas aplicações? Qual a relação do OSGi com um ESB? Se você tem dúvidas sobre todos esses termos e deseja aprender mais sobre eles, venha assistir essa palestra! Nela falaremos de: - Definições para OSGi - Containers OSGi e arquitetura por trás deles - JBoss Fuse - colocando OSGi em ação - Fabric - JBoss Fuse em alta disponibilidade - ESBs e a necessidade de alguns padrões de integração
11:10 às 12:00
Projeto de API: Aprendendo, Programando e Integrando

O Projeto (Design) de APIs é algo que todo programador deveria saber, afinal de contas, inevitavelmente todos escrevem programas que se comunicam com outros programas, sejam seus próprios programas ou de terceiros. Muitas vezes, integrar seu código ao de uma API pode ser algo terrível e complicado ou uma experiência simples prazerosa. Mas o que faz uma API ser simples e fácil de usar? O que de fato é uma API e quando devemos criar uma? Como desenvolvemos uma API? Basta usar Padrões de Projeto, DDD, TDD, etc? Esperamos responder essas e outras questões sobre o projeto de API e apresentar exemplos relacionados a um projeto open source real, como Guava e JRimum.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Arquitetura front-end com AngularJS

O desenvolvimento de aplicações web client-side traz consigo desafios arquiteturais equivalentes ao modelo tradicional implementado no lado servidor. Com base nesta afirmação, é necessário modelar e implementar uma arquitetura capaz de atender a todos os requisitos arquiteturais de um software. Para exemplificar este desafio, iremos propor um modelo de uma arquitetura utilizando o framework AngularJS, descrevendo suas principais características e como podemos aplicá-las em uma arquitetura front-end.
14:10 às 15:00
Real-time com Java e Node.js

Exemplo prático de como integrar uma aplicação Java com as ferramentas Socket.IO, Node.js e Redis para comunicação "real-time" com o browser.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Separando Negócio da Arquitetura com Modelos Executáveis (STADIUM)

Tipicamente, no desenvolvimento de uma nova aplicação, define-se uma arquitetura que é adotada no início do desenvolvimento e mantida até o fim da vida da aplicação. Mas não tem que ser assim. Essa apresentação mostrará que entendimento do negócio e arquitetura podem e devem ser definidos e mantidos separadamente, sendo combinados de maneira automatizada, quantas vezes forem necessárias, através da abordagem de modelos executáveis. Vantagens são uma base de código mais fácil de crescer e atualizar, facilidade de evolução arquitetural e suporte a múltiplas arquiteturas alvo, e oportunidades de reuso de arquitetura e especialização do trabalho.
16:40 às 17:30
Automatizando a automatização de sua Integração Contínua

Sempre sonhou em ter um ambiente automatizado de Integração Contínua? Que tal automatizar a geração deste ambiente automatizado? Nesta palestra mostraremos como na TecSinapse nós automatizados a geração de nosso ambiente de Integração Contínua provendo facilidade e extensibilidade de nosso ambiente em apenas alguns minutos utilizando Jenkins, Groovy, Git e muito mais.
17:40 às 18:30
E se sua aplicação falasse?

Imagine um time desenvolvendo para um domínio de negócio específico. Usamos linguagens para comunicar com o cliente, a empresa e o time. Também usamos linguagens de programação para desenvolvimento deste software. E ainda, buscamos que o nosso código expresse, não somente sintaxe correta da linguagem, mas o conhecimento próprio do domínio de negócio para o qual estamos desenvolvendo. E se fosse possível capturar o significado do negócio e transformar numa linguagem? Vamos falar sobre DSLs, sua arquitetura, seu uso no negócio e como implementá-las e testá-las.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Domingo, 18 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local



Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software, líderes de equipe...