Trilha BigData
Nova tendência, nova oportunidade

Saiba e conheça mais sobre Big Data e seus 3 Vs: volume, variedade e velocidade. Aprenda mais sobre a mineração de enormes volumes de dados estruturados e não estruturados de informações úteis, usando ferramentas não-tradicionais de data-shifting, incluindo Hadoop.

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
Brincando com a Inteligência Coletiva

Na internet se produz uma enormidade de informações a cada segundo. Imagine agora que possamos processar parte dessas informações e gerar "conhecimento"? Esse conhecimento pode ser previsões de consumo, agrupamento de conteúdos, previsão de acontecimentos a partir de conjunto de notícias, etc. A idéia é apresentar esse novo ramo e como podemos usá-los e quais suas possibilidades.
11:10 às 12:00
Hadoop para Programadores Java

Como criar aplicações Hadoop utilizando Java? Nesta palestra, iremos ver alguns aspectos relativos a criação, teste, e execução de aplicações Hadoop utilizando Maven, Vagrant, e o Cloudera Distribution for Hadoop (CDH)
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Capturando o pulso do planeta com as APIs de Streaming do Twitter (STADIUM)

500 milhões de tweets são criados todos os dias pelos usuários do Twitter. A sua plataforma permite que qualquer desenvolvedor tenha acesso para analisar o grande volume de informação gerado todos os dias via a sua API de streaming. Essa palestra apresentará como acessar esse laboratório de dados para criar aplicações que monitoram protestos, permitem usuários interagir com a TV, identificam padrões de comportamento ou que sua imaginação mandar. Discutiremos também quais arquiteturas de software são as ideais para consumir esse tipo de fluxo de dados.
14:10 às 15:00
Big Data e as Tecnologias Disruptivas: como a análise de dados está revolucionando indústrias e mercados

Nessa palestra com um foco de negócios e uso real de Big data vamos explicar como os novos modelos computacionais estão transformando diversas indústrias. O objetivo da palestra é o de fornecer idéias e modelos de negócio da aplicação de Big data para inovar e transformar produtos e mercados.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
A revolução da busca: Lucene / Solr

Os buscadores fazem parte do cotidiano do profissional moderno de qualquer área. Ferramentas como Google e Bing são obrigatórios para todo tipo de pesquisa. Considerando que as organizações estão gerando cada vez mais dados, uma ferramenta de busca deve ser capaz de recuperar informações considerando sua relevância para o usuário. Com o Lucene/Solr, cada empresa pode construir seu próprio mecanismo de busca, atendendo as suas demandas específicas.
Utilize todo o poder do ElasticSearch na sua empresa!

Seu projeto cresceu demais? O gargalo da sua aplicação é o banco de dados? Você perde horas a fio com seus DBA's para otimizar as queries e, ainda assim, não tem um resultado satisfatório? Aprenda a utilizar o ElasticSearch, que ajuda o github pesquisar mais de 8 milhões de repositórios e o globo.com a fazer 180 pesquisas por segundo para 25 de milhões de pessoas por dia!
16:40 às 17:30
Surfando Dados em Tempo Real e a estratégia da SAP para Big Data (STADIUM)

Entenda os desafios que empresas enfrentarão na era do Big Data, ou simplesmente DATA. Nesta sessão vamos abordar do ponto de vista do desenvolvedor algumas arquiteturas que suportam diferentes cenários estratégicos. Partindo de resultados instantâneos usando computação em-memória com performance de 10K-100K vezes com o SAP HANA; até o armazenamento infinito de dados não estruturados com Hadoop. Venha para esta sessão, saiba como complementar sua capacitação e ganhe acesso gratuito ao ambiente/treinamentos.
17:40 às 18:30
Com as Mãos Sujas de Dados

"Na prática a teoria é outra". Ainda mais em Big Data, onde a teoria descende do cálculo de 1930 e, em 2014, já lidamos com as ordens de petabytes e de nanosegundos. Para muitos clientes da Amazon Web Services, lidar de maneira prática com o volume, variedade e velocidade de seus dados é mais que um diferencial, é a essencia de seus negócios. Venha conhecer como eles estão fazendo isto.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 15 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local



Público Alvo

Desenvolvedores que queiram aprender mais sobre Big Data / Hadoop; Coordenadores e gerentes que querem saber o que é o Big Data e como se beneficiar com ele Estudantes que querem ver uma nova oportunidade na carreira.