Trilha Cloud Computing
Utilizando o poder da nuvem em seu favor

Computação em Nuvem não é mais novidade, é realidade. Hoje os desafios residem em como poder utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, seu processo de entrega de software e seu negócio. Na trilha de Cloud Computing do TDC teremos diversas palestras e discussões sobre como a agilidade, escalabilidade, resiliência e produtividade da nuvem podem ser implementadas no ambiente em que você trabalha ou que gostaria de trabalhar.

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
Openstack Foundations

OpenStack é Cloud Computing de verdade! Se você é DevOps, SysAdmin, Desenvolvedor ou profissional da área de TI que quer conhecer o software de Cloud Computing que está revolucionando o mercado mundial, esta palestra é ideal. Os principais recursos que compõem uma infraestrutura como serviço serão apresentados. E o mais legal, demonstaremos o uso da API do Openstack numa aplicação escrita em Java, instanciando máquinas virtuais on-the-fly.
11:10 às 12:00
Docker: Tudo o que você precisava saber, mas não te contaram

O Docker é uma revolução na area de Cloud Computing. Através dele, você pode particionar sua máquina, e rodar processos menores. Mas em que consiste o docker, como funciona, e como adotá-lo? Iremos ver nesta palestra, com a construção de uma aplicação baseada em Docker, e examinar os fatores criticos de sucesso para a sua adoção
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Apps e usuários lado a lado com Azure Traffic Manager

Ok, seu app bombou! Agora, como garantir que todos os usuários tenham a mesma experiência ao redor do mundo? Conheça o Azure Traffic Manager, que permite que você rode serviços em datacenters no mundo todo, garantindo que seu usuário se conecte com o servidor com a menor latência.
Escalando o pé de feijão: estratégias open source para automação na nuvem

Explorando estratégias que aproveitam a versatilidade dos ambientes de cloud para automatizar atividades de alta complexidade. Partindo de ferramentas open source como Jenkins e Chef, veremos como automatizar atividades para reduzir a dependência de provedores de infra e plataformas, melhorar ambientes, e implementar processos de deployment e delivery contínuos cada vez mais sofisticados.
14:10 às 15:00
Gato ou Gado: Como você trata seus servidores?

Nessa palestra de 15 minutos vamos usar uma analogia divertida para falar sobre um aspecto fundamental para o uso ideal da Nuvem, de maneira elástica e escalável. Mudar a forma como você trata seus servidores é fundamental para um uso mais feliz e tranquilo nas Nuvens! A grande questão fiulosófica é: você trata seus servidores como gatos ou como gado?
Enviando mensagens da nuvem para o seu device

Aprenda como enviar mensagens a milhares de devices em tempo real, poupando bateria, consumo de banda e evitando polling, através do Google Cloud Messaging. Veremos o que é o Google Cloud Messaging, quando usá-lo, overview da arquitetura e mais demonstração relâmpago.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Diversidade no Cloud

Quer um cloud gratuito para rodar Java, Ruby, Python, PHP usando MySQL ou Mongo? Openshift pode ser a solução!
16:40 às 17:30
SAP HCP - Uma opção de PaaS Java aberta da SAP

SAP HANA Cloud Platform é uma oferta de Platform-as-a-Service da SAP que permite aos desenvolvedores criar, estender e rodar aplicativos Java na nuvem. Baseado em padrões abertos, esta plataforma Java JEE6 tem seu foco na usabilidade e facilidade de desenvolvimento. Venha para esta sessão, conheça sobre os principais serviços e ganhe acesso gratuito ao ambiente/treinamentos.
17:40 às 18:30
O Terceiro Porquê (STADIUM)

Por mais que os desenvolvedores aprecie a escalabilidade, segurança e flexibilidade de suas soluções em nuvem, o porquê da computação como serviço normalmente é reduzido às dimensões de tempo e dinheiro. Mas a inovação é, no mínimo, um porquê igualmente relevante. Na Amazon Web Services, inovar em nome dos clientes é mais que um valor corporativo, é evidente em diversas arquiteturas e ferramentas. Venha explorar o que existe além da virtualização.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 16 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local