Trilha Internet das Coisas
Internet das coisas na palma de sua mão

Uma trilha para amantes da eletrônica. Se você faz parte desse grupo, venha aprender conosco do básico ao avançado sobre temas como: Arduino, Robótica, Eletrônica, RFID, Raspberry Pi e muito mais. Um dia cheio de trocas incríveis com outros interessados. Ainda, haverão variadas apresentações curtas de interessantes projetos amadores e profissionais. Participe.

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
A Nova Era Industrial: Internet das Coisas, Experimentação e o novo modelo de produção na era do fim das vantagens competitivas

Nessa palestra vamos passar por temas interessantes para ter uma visão mais holística da importância de soluções completas como o Raspberry Pi/Arduino. Vamos falar sobre: - O novo modelo de startups que estão surgindo com base em crowdfunding - Que ferramentas e soluções estão sendo usadas, não só para prototipar, mas também para construir em larga escala produtos físicos - Como aceleradoras focadas em hardware estão se organizando e ajudando novos makers empreendedores. - Como techshops e hardware hackspaces estão revolucionando o processo de produção e manufatura de produtos e soluções inovadoras. - Como pensar em modelos de negócio disruptivos e inovadores na nova era do hardare+software+mobile+cloud
11:10 às 12:00
IoT: A Internet das Coisas

A transformação dramática de sistemas isolados para dispositivos preparados para a Internet, que podem se conectar e comunicar uns com os outros e com a nuvem, está gerando oportunidades sem precedentes para novos serviços, melhorias na eficiência e na produtividade, suporte a tomada de decisões em tempo real e experiências de uso inovadoras. Vamos apresentar um overview sobre as oportunidades que a Internet das Coisas cria para empresas brasileiras, e mostrar como as tecnologias Intel de hardware (Galileo) e software (Projeto Yocto/Linux) podem ajudar a você ou a sua empresa a inovar neste novo mundo.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Arduino Legacy

Essa palestra tem como objetivo principal introduzir ao desenvolvimento de protótipos com Arduino. Apresentando conceitos iniciais sobre eletrônica e computação física. A palestra foca na apresentação de placas Program-me (Globalcode) para o controle dos motores, leitura dos sensores, etc. Será demonstrado também ao final da palestra o controle de placas @Tomada a partir de um dispositivo kinect.
14:10 às 15:00
Impressora 3D - Faça Você a Sua!

Nesta palestra explico brevemente como funciona a tecnologia, o que as pessoas no mundo inteiro estão fazendo com impressoras 3D e na sequência um relato de como fiz minha própria impressora 3D controlada por Arduino utilizando projetos open source. O principal ponto da palestra é mostrar como um leigo consegue aprender o necessário para fazer um equipamento que é visto como um dos agentes da nova revolução industrial. Tópicos abordados: * O que é impressão 3D * Como funciona uma impressora 3D * O que pode-se fazer com uma impressora 3D. * Projetos OpenSource de impressoras 3D. * Relato de construção de impressora OpenSource. * Impressão ao vivo de modelo 3D.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Controle de Eventos em Tempo Real através de Java Embarcado

O mercado de Internet das coisas (IoT) está explodindo e colocar dispositivos on-line não é mais nenhum mistério. O desafio agora passa a ser monitorar esses dispositivos conectados. Com um monitoramento eficiente dos dispositivos você pode agilizar a tomada de decisão e aumentar o valor do seu produto/negócio. Aprenda como fazer isso usando tecnologia Java Embedded.
16:40 às 17:30
Irrigasoft - Irrigacao utilizando arduino

A agua e um recurso natural cada vez mais escasso, cada vez mais se fala no melhor aproveitamento dos recursos hídricos, para isso a tecnologia pode dar uma ajuda, sobre isso que falaremos nessa palestra. O projeto consiste em automatizar a irrigação através de micro controladores. Utilizamos como tecnologia principal o Arduino, que juntamente com alguns sensores realizarão o controle da irrigação. Este projeto foi iniciado no Brasil, mas foi finalizado e testado na Alemanha, na cidade de Kaiserslautern.
17:40 às 18:30
Tweet pra cerveja! Torneira de chopp controlada por Java, JavaFX, e IoT! (STADIUM)

Esteja avisado! Nesta sessão os participantes com idade superior a 18 anos podem ficar bêbados. Vamos demonstrar, end-to-end, como fazer você mesmo uma torneira de chopp controlada por Java e conectada na Internet! Vamos mostrar um aplicativo visual JavaFX usando Java SE 8 e rodando em um Raspberry Pi. Uma aplicação Java EE 7 para processar os dados do Twitter e se comunicar com o RaspberryPi e, finalmente, o uso de um processamento de eventos complexos (CEP) no dispositivo embarcado, para avisar aqueles usuários que estão bebendo demais!
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Domingo, 18 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local



Público Alvo

Profissionais, estudantes, interessados e entusiastas de automação, eletrônica, computação física, Internet das Coisas