Trilha Java
Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

A evolução constante do Java como linguagem e como plataforma, vem sendo acompanhada cada vez mais de perto pela comunidade brasileira, e a sua presença em diversos dispositivos confirmam cada vez mais sua força no ambiente corporativo. Aproveitando o recente lançamento da versão Java 8, nesta trilha serão apresentados diversos temas sobre a evolução da linguagem e da plataforma reunindo alguns dos profissionais mais reconhecidos pelo mercado brasileiro.

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
Migrando de Applets para JavaFX, e novos modelos de distribuição de aplicativos Java

Applets são uma tecnologia incrível que ajudou Java tornar-se famoso entre os desenvolvedores no passado. Eles são poderosos, fáceis de escrever e de distribuir através de páginas web, graças à NPAPI. Os applets ajudaram empresas a adicionarem recursos extras que navegadores não podem proporcionar. Mas os navegadores podem mudar o jogo, se pararem de suportar a NPAPI. O que os desenvolvedores podem fazer? Nesta sessão, vou apresentar aos participantes uma técnica que irá ajudá-los a migrar uma aplicação com base em website + Applets (sem UI) para um aplicativo JavaFX, e em seguida, apresentar todos os modelos possíveis de distribuição de aplicações Java: Java Web Start, Standalone, AppStores e dispositivos embarcados. Esta técnica requer apenas algumas alterações no código, e um pouco de conhecimento em Javascript.
11:10 às 12:00
Migrando aplicações do mundo real para o Java SE 8 (STADIUM)

A nova versão da plataforma Java contém profundas mudanças na linguagem, evolução das bibliotecas existentes e adição de novas APIs com o objetivo de melhorar a expressividade do código, tirar proveito dos múltiplos cores e prover uma solução padronizada para problemas comuns. O que acontece, porém, quando tentamos migrar código de aplicações reais para que usem o que há de novo no JDK? Até que ponto o código se torna realmente mais legível? Em que cenários há ganhos reais de performance e em quais isso não ocorre? Como que as novas APIs podem reduzir o tempo de desenvolvimento? Quais frameworks e APIs famosas apresentam problemas? Descubra a resposta a essas perguntas nessa palestra, baseada na nossa experiência real.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Finalmente Java sabe trabalhar com data e hora (STADIUM)

Finalmente Java tem um suporte nativo descente para representação de datas, horas e seus correlatos. Vamos então de forma bastante direta explorar esta poderosa nova API, mostrando exemplos de como executar cálculos entre datas e horas, além de como formatar e converter entre estes tipos e claro, como vamos mapear e persistir estas informações em nossos banco de dados.
14:10 às 15:00
Operação e Monitoramento de Aplicações Java Standalone: E agora?

Colocar aplicações Java em Produção, embora fácil, pode exigir mais do que imaginamos, especialmente quando é necessário diagnostica-la. E como fazer para com que o seu sono não seja prejudicado? Nesta palestra, iremos ver as principais caracteristicas da JVM, como integrar Logging e JMX, além de ferramentas para troubleshooting em sua aplicação
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
JavaFX, Lambdas e a nova API Collections

A versão mais empolgante da linguagem de programação mais popular do mundo já está aí. Java 8 traz como vantagens as expressões Lambdas, JavaFX como parte do Java, modificações nas interfaces, melhorias no paralelismo, entre diversas outras novas características. Nessa apresentação iremos mostrar as maiores novidades do Java 8 com foco nas melhorias na API de Collections com o uso de expressões Lambdas e JavaFX.
16:40 às 17:30
Adeus NullPointerException: Optional do Java 8 e NullObjects na prática

"null" é o erro de bilhões de dólares. Quanto tempo e dinheiro já não foram desperdiçados com NullPointerExceptions? Embora não possamos remover esse "recurso" da linguagem, podemos aprender a lidar com "null"s de uma forma melhor. NullObject é um pattern sub-utilizado para lidar com este problema, e no Java 8 podemos trabalhar com Optional Objects e lambdas. Veja como estas ferramentas podem fazer com que trabalhemos de modo muito mais efetivo.
17:40 às 18:30
Adote uma JSR com o Grupo de Usuários Java de SC (GUJavaSC)

O você acha de participar do futuro do Java? A Adopt a JSR é uma iniciativa internacional criada pela London Java Community e pelo SouJava, tendo como objetivo aumentar a participação dos grupos de usuários nas Java Specification Requests (JSR), as especificações do Java Community Process.
Processo de Desenvolvimento do LibreOffice

Saiba como desenvolver código para o LibreOffice. Conheça os Easy-Hacks, os maiores impulsionadores para a aglutinação de desenvolvedores no LibreOffice e os benefícios para o voluntário e para o profissional de se envolver na comunidade LibeOffice.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 17 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local