Trilha JavaEE
A plataforma madura e eficiente para desenvolvimento corporativo!

O JavaEE é uma plataforma utilizada em grande escala por pequenas e grande corporações mundo a fora. Por meio de sua especificação esta plataforma define um conjunto ideal de funcionalidades para empresas que possuem uma visão moderna dos seus processos de negócio e produtos que demandam requisitos não funcionais, como: disponibilidade, escalabilidade e manutenibilidade. Já consolidada, a plataforma mantém o processo contínuo de evolução, sempre alinhada as tendências e necessidades do desenvolvimento corporativo. Nessa trilha veremos como tirar proveito das funcionalidades oferecidas pela plataforma, com eficiência e produtividade por intermédio de palestrantes ativos na comunidade, protagonistas do mercado que atuam em empresas que fazem o JavaEE acontecer.

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
Criando uma aplicação HTML5 com Java EE 7 e WebSockets (STADIUM)

A família de tecnologias HTML5 avançou e foi bem longe, comparado com tecnologias rich client e possibilitou clientes Web com cada vez mais capacidade de execução nos navegadores de hoje. Em particular, WebSockets trazem novas oportunidades para a comunicação eficiente peer-to-peer, fornecendo a base para uma nova geração de aplicações web interativas e "ao vivo". Esta sessão examina os esforços com JSR 356 para apoiar WebSocket no modelo de programação Java, a partir de sua integração ao nível de base nos recipientes Java Servlet e Java EE para um novo, API fácil de usar e conjunto de ferramentas que faz parte do padrão plataforma Java.
11:10 às 12:00
Do Modelo (JPA + QueryDSL) à Visão (JSF) com código limpo (STADIUM)

Um caso de uso bastante comum em sistemas que utilizam JSF é a criação de formulários de consulta utilizando vários critérios diferentes (com muitos deles opcionais). Partindo dos dados dos formulários costuma-se criar código inundado de condições (IFs) e com checagem de nulos (!= null) para compor Strings que resultam em consultas JPA. QueryDSL é uma ferramenta útil e produtiva para garantir a geração de Queries JPA 100% type-safe sem a concatenação dessas Strings e com outras facilidades como o auto-complete em IDEs. Nesta palestra demonstraremos como fazer o uso intensivo de tipos customizados, Converters, Null Objects e QueryDSL para produzir uma arquitetura enxuta, produtiva e type-safe no desenvolvimento deste caso de uso partindo do Modelo (JPA + QueryDSL) à visão (JSF).
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Integrando-se ao mundo complexo de forma simples

A cada dia temos que fazer mais integrações em aplicações corporativas ou até mesmo em aplicações para o varejo. Nessa palestra mostraremos exemplos reais de uso do Apache Camel com implementações de integrações em vários cenários como Redes Sociais, Feed/RSS, FTP, REST, SMTP e muito mais. Você verá que com pouco código é possível se integrar utilizando vários protocolos tirando todo proveito do Apache Camel.
14:10 às 15:00
Conheça as novidades REST com Java EE em minutos.

Venha conferir o que há de novo na API 2.0 do Java para RESTful Web Services. Nesta palestra serão abordados: Client API, Filters/Interceptors, Asynchronous Processing, Validation, entre outros.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
JBoss Forge 2: Tornando sua IDE interessante de novo

Está complicado criar extensões para a sua IDE favorita? As ferramentas existentes não produzem um código seguindo melhores práticas? Quer criar uma aplicação JavaEE 6 ou 7 e tem dificuldade em configurar um projeto novo ou já existente? JBoss Forge, um projeto da comunidade JBoss, permite aos desenvolvedores adicionar suas próprias extensões para os seus frameworks preferidos e compartilhá-los.O JBoss Forge não é somente uma ferramenta de desenvolvimento rápido de aplicações, mas uma plataforma para a criação de ferramentas reusáveis que podem tornar você e o seu grupo mais eficientes.
16:40 às 17:30
Spring a todo vapor

O Spring é um dos mais populares frameworks de injeção de dependência e inversão de controle no mundo Java atualmente, mas, na verdade, ele vai muito além disso? Conheça mais sobre o Spring seus subprojetos, a vantagem de seu uso, integração com o Java EE, as novidades dentro do Spring 4 e saiba como fazer parte do projeto.
17:40 às 18:30
Java EE com Apache TomEE e TomEE+

Venha conhecer a simplicidade do Tomcat com o poder do Java EE. Explorar suas ferramentas e utilitários, como contribuir e entender um pouco mais de seu ecossistema.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 16 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local



Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software, gerentes de projetos, líderes de equipe, testers ...