Trilha JavaScript
.

Fique por dentro das principais novidades e tendências do mundo JavaScript como o Angular, Backbone, React e ainda o novo motor JavaScript que está sendo lançado no Java 8: o Nashorn. Não deixe de conhecer também diversas ferramentas para automatizar e evoluir o ciclo de vida de projetos como o Yo, Grunt, Bower e Karma. Por fim, descubra importantes conceitos e princípios sobre essa que é uma das linguagens de programação mais populares do mundo!

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
Desvendando a linguagem JavaScript

JavaScript é ao mesmo tempo uma das linguagens mais utilizadas e também uma das mais odiadas do mundo. Nesta palestra, vamos viajar pela sua história, conhecendo suas raízes em outras linguagens e também seus pontos fortes. Vamos também desmistificar mitos e aprender a evitar suas fraquezas.
11:10 às 12:00
React.js

React.js é um framework javascript para construir interfaces criado pelo Facebook e Instagram. Muitos utilizam-o como a View do MVC. O React não é apenas mais um framework javascript, ele traz ao mundo front-end uma nova forma de construir componentes robustos, testáveis e coesivos. Todo o Instagram e partes do Facebook foram construídas utilizando esse framework.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Javascript assíncrono: um bate papo sobre event loop + event queue, callbacks e promisses.

Nesta palestra vamos tentar entender um pouco como o browser lida com a execução de eventos no JavaScript. Vamos falar um pouco sobre Event Loop, Event Queue, Callbacks e Promisses do jQuery.
14:10 às 15:00
Hands-On: Desenvolvendo aplicações web com AngularJS (STADIUM)

Aprenda a construir aplicações web interativas e fáceis de utilizar, com uma arquitetura modular, robusta e flexível e uma produtividade que vai superar as suas expectativas! Abordaremos a criação de aplicações web utilizando a linguagem JavaScript e o framework AngularJS e ainda utilizando Test-Driven Development. Vamos conhecer os principais componentes arquiteturais do framework como controllers, directives, filters e services e também as melhores formas de combiná-los em uma arquitetura modular, robusta e flexível. A palestra é apresentado por Rodrigo Branas, autor do livro AngularJS Essentials, que está sendo lançado pela editora PacktPub.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
SOFEA - Arquiteturas REST com Backbone e HTML5

"SOFEA - Service-Oriented Front-End Architecture, ou arquitetura de interface com o usuário orientada a serviços, é uma metodologia amplamente utilizada por grandes empresas como Twitter, Linkedin e Facebook. Vamos desbravar ""O Mundo de SOFEA"", entendendo o desenvolvimento de arquiteturas leves, serviços REST e por fim criando o client-side com ajuda do HTML5 e Backbone."
16:40 às 17:30
Criando um toolkit para o front-end

Desenvolver para web hoje é uma loucura. Simplesmente existem muitas tecnologias e ferramentas disponíveis. E cada dia surgem novas coisas! O objetivo desta palestra é classificar as várias áreas do desenvolvimento front-end, tratar das necessidades específicas de cada uma delas, sugerindo tecnologias que tem sido criadas para atender estas necessidades. Vamos falar de Yeoman, Grunt, Angular, Require, testes e muito mais!
17:40 às 18:30
Nashorn: novo motor JavaScript no Java 8

O Nashorn é no Java 8, o novo motor Script Engine para a linguagem JavaScript, substituindo assim o antigo Mozilla Rhino. Nesta sessão, você entenderá os motivos para a substituição, e algumas features do novo motor, assim como também saber como e onde usar JavaScript dentro de aplicações Java. Também verá um pouco sobre o projeto Avatar.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 15 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local