Trilha Web
Web de ponta a ponta

Entenda como um padrão que você já usa foi criado. Saiba mais sobre a vida do seu request. Veja ferramentas/frameworks/bibliotecas que podem te auxiliar no dia a dia no desenvolvimento de apps web!

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
Ciclo de vida de uma especificação

Alguma vez você já se perguntou qual é o ciclo de vida de uma especificação da W3C? Como, quando e por quem ela é escrita? Para que serve essa documentação e o que ela contém? Essa palestra tem por objetivo mostrar de forma rápida o surgimento de uma especificação, suas fases e algumas formas de colaborar para termos uma web melhor no futuro.
A Vida de uma Request

Diversos componentes interagem para que nós possamos acessar uma página na web. Nesse talk, abordarei algumas dessas interações, contextualizadas no período de existência de uma única requisição feita pelo usuário: do browser ao servidor, e de volta."
11:10 às 12:00
User Experience para otimizar conversão

A importância em investir em User Experience ainda não está muito clara para algumas empresas, muitas consideram um investimento muito alto e com pouco retorno. Porém fazer UX, ultrapassa a máxima de proporcionar uma boa experiência para usuário, e tem como um dos objetivos aumentar o ROI da sua empresa. Há muitas alterações que impactam diretamente na taxa de conversão. Nessa palestra irei mostrar exemplos práticos de mudanças no seu site que podem aumentar a fidelização de clientes e consequentemente o seu lucro.
Atualizações sem F5 com WebSockets

Após anos dependendo do esquema de AJAX polling para criar páginas que precisam ser atualizadas constantemente, eis que o HTML 5 nos trouxe uma solução verdadeira: um novo protocolo de comunicação totalmente bidirecional, o WebSocket. Na palestra pretendemos explicar os principais aspectos desta tecnologia e fazer uma demonstração usando um servidor Java e clientes web rodando em várias plataformas, desktop e mobile.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Um mundo novo necessita de novas práticas: React

Todos sabemos da boa prática de não misturar JavaScript e Markup, é um mantra que nos ajudou por muito tempo a trazer sanidade a projetos fadados ao caos. Mas React traz uma idéia controversa e perigosa, de que JavaScript e Markup são na verdade partes de um mesmo componente. Entenda como essa ideia, que a principio possa parecer blasfêmea, tem inúmeras vantagens quando usada em SPAs.
Desenvolvimento Web Fácil com AngularJS

Nesta palestra, será apresentado um dos frameworks mais quentes da atualidade para construção de páginas Web, o AngularJS. Criado pelo Google, este framework provê inúmeras facilidades para a criação de aplicações web de simples a avançadas, facilitando o processo de desenvolvimento. Você vai conhecer os conceitos básicos e as boas práticas que o framework segue e te ajuda a seguir, produzindo código de qualidade.
14:10 às 15:00
UX é coisa de Designer (STADIUM)

Vamos entender o porquê User Experience é coisa para designer, quando precisamos comprar um e porque somente ele pode resolver todos os problemas do universo de UX.
Desenvolvimento de Apps multiplataforma com HTML5 (STADIUM)

A transformação dramática de sistemas isolados para dispositivos preparados para a Internet, que podem se conectar e comunicar uns com os outros e com a nuvem, está gerando oportunidades sem precedentes para novos serviços, melhorias na eficiência e na produtividade, suporte a tomada de decisões em tempo real e experiências de uso inovadoras. Vamos apresentar um overview sobre as oportunidades que a Internet das Coisas cria para empresas brasileiras, e mostrar como as tecnologias Intel de hardware (Galileo) e software (Projeto Yocto/Linux) podem ajudar a você ou a sua empresa a inovar neste novo mundo.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Automatizando tarefas com o Grunt

Já pensou se você pudesse automatizar tarefas simples do dia-a-dia de um desenvolvedor? Fazer deploy, realizar testes, minificar, compilar pré-processadores, hint, entre outros. Isso já é possível utilizando Grunt!
16:40 às 17:30
Repensando seu CSS - Performance e boas práticas (STADIUM)

Vamos revistar velhas técnicas e conhecidas propriedades css, para combinar o poder do css3, com tudo o que já sabíamos fazer antes, além de incluir um pouquinho de javascript, mostrando que nem tudo precisa ser difícil de ser feito.
17:40 às 18:30
SPDY, HTTP/2.0, Hypermidia APIs: o que o futuro da Web nos reserva

Estão trabalhando para tornar história aqueles seus JavaScripts concatenados em um só arquivo, aquele seu sub-domínio criado especificamente para servir imagens, aquela sua API com número de versão na URL, e estas mudanças trarão mais velocidade e segurança para a Web. Entenda como tudo está tomando forma e o que você pode fazer para colaborar.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Domingo, 18 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local