Trilha Análise de Negócios
Construindo soluções que agregam valor ao seu negócio.

A análise de negócios possibilita entender a estrutura, as políticas e operações de uma organização e recomendar soluções para que esta atinja seus objetivos. E, na criação de produtos de software, Fred Brooks certa vez disse o seguinte: "A correta definição sobre o que precisa ser feito é a parte mais difícil do desenvolvimento de sistemas. Nenhuma outra compromete tanto um projeto quando mal executada. E nenhuma é mais difícil de ser corrigida". Portanto, a análise de negócios vem cada vez mais contribuindo para a melhoria do processo de criação de soluções de negócio baseadas em software. É sob a análise destes temas, com palestras instrutivas e casos de sucesso e fracasso, que esta trilha propõe reunir quem se desafia a conceber soluções de software para problemas do dia-a-dia de indivíduos e organizações.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Nós precisamos de um P.O.!

Porque os projetos falham, mesmo sendo bem construídos, usando clean code e as melhores técnicas de desenvolvimento? Porque os produtos ficam lá, estacionados, sem vendas e com dezenas de features implementadas e não usadas? Vamos conversar sobre esses assuntos hoje.
11:10 às 12:00
Negócios baseados em tecnologia

Gestão de negócios baseados em tecnologia exigem conhecimento multidisciplinar, novos formas de avaliação, preparação para o sucesso e para o fracasso, com uma dinâmica de investimento de crer para ver. O objetivo desta palestra é questionar o papel da universidade, dos analistas de negócios, dos empreendedores e dos engenheiros no empreendedorismo e criação de negócios baseados em tecnologia. A abordagem sobre como criar times, atrair investidores, pensar grande e inovar vai qualificar suas dúvidas e despertar interesse por saber mais nesse tema.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Faça algo que realmente entregue valor ao seu cliente. E isso não é só blá blá blá!

É muito comum ouvirmos falar sobre "foco no negócio" e "foco no cliente" mas muitas vezes, não entendemos direito o que isso quer dizer ou como ter esse tal foco. Se partirmos para a criação de um projeto de software, em geral vamos ter duas principais vertentes: no método waterfall, criamos todo um escopo de projeto para isso, no agile, pensamos em funcionalidades e discutimos prioridades e valor nos sprints. Mas será que todos os envolvidos conseguem entender o problema do cliente que gerou a necessidade de uma solução? Quais situações do dia a dia motivaram essa demanda? Como e por quem ela será usada lá na ponta? Essa palestra tem o objetivo de compartilhar um pouco da visão de marketing sobre como enxergar oportunidades, pensar além e superar expectativas, criando soluções inovadoras. Mais do que isso, visa apresentar através de cases como um time multidisciplinar pode entregar muito mais do que bits. Conte ainda com a apresentação de técnicas e ferramentas, para ajudar a chegar lá.
14:10 às 15:00
Direto Ao Ponto (STADIUM)

Nesta palestra Paulo Caroli e Antonio Lacerda irão demonstrar a técnica Direta ao Ponto, e seus resultados na criação de projetos enxutos. Para começar um projeto ágil precisamos de um entendimento comum dos objetivos do negócio e os usuários de destaque. Com base nesse contexto, buscamos o esclarecimento dos "pedaços menores" que compõem o MVP, com a finalidade de gerar um plano para o acompanhamento do projeto.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Meu cliente: Milhões de usuários desconhecidos.

Segundo o manifesto ágil, a prioridade máxima de um time é entregar valor de forma contínua e antecipada. Para atingir este objetivo é fundamental, portanto, entender o que é valor. A questão é: como chegar nesta resposta quando o cliente é composto por milhões de usuários lá fora? Nesta palestra, pretendo abordar o que eu aprendi até agora sobre como entender o que é valor para uma audiência distante e desconhecida através da análise de negócios ágil aplicada à gestão de produtos digitais.
Os desafios da análise de negócios em equipes ágeis

Quais as dificuldades encontradas por um analista de negócio no desenvolvimento de software em equipes ágeis? Os desafios podem ser na definição de ferramentas e processos, na criação e manutenção da documentação, na elaboração e execução do planejamento, e busca contínua da colaboração com o cliente, baseado em contratos mal realizados. Esses serão alguns temas que serão abordados na palestra, com objetivo de mostrar possíveis formas para enfrentarmos esses desafios.
16:40 às 17:30
Storyboards: Dos requisitos aos testes

Storyboards são uma forma prática e eficiente de desenhar, comunicar e discutir como um produto de software pode ser realizado ou modificado. Todas as pessoas, independente de sua área de atuação, podem visualizar e sugerir mudanças enquanto ainda é simples e barato realizá-las. E agora, você os storyboards podem inclusive ajudar na homologação e teste de forma automatizada antes da entrega. Ou seja, os desenhos podem ser usados por uma ferramenta para testar o produto, evoluindo sua qualidade.
Incerteza e Validação - Uma história sem fim

Queremos saber tudo sobre o que precisa ser desenvolvido mas esta sabedoria só vem com o tempo. Só que quanto mais passa o tempo, mais aprendemos a fazer diferente, a "fazer melhor". Quero filosofar :) um pouco sobre como podemos baixar a incerteza e buscar estratégias para chegar na tal validação. E a importância das estratégias de comunicação que precisamos desenvolver com o time e com clientes chave durante este processo.
17:40 às 18:30
E se sua aplicação falasse?

Imagine um time desenvolvendo para um domínio de negócio específico. Usamos linguagens para comunicar com o cliente, a empresa e o time. Também usamos linguagens de programação para desenvolvimento deste software. E ainda, buscamos que o nosso código expresse, não somente sintaxe correta da linguagem, mas o conhecimento próprio do domínio de negócio para o qual estamos desenvolvendo. E se fosse possível capturar o significado do negócio e transformar numa linguagem? Vamos falar sobre Language-Driven Development, uma maneira de construir um produto - análise, arquitetura, design, desenvolvimento e código - em torno de uma Linguagem Específica de Domínio.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 17 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de negócios, analistas de requisitos, gerentes de projeto, product owners e etc.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização